Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

A essência do ser um homem religioso

Autoria: João Emiliano Martins Neto

Resumo: O que é ser um homem religioso e como o cristianismo católico romano pode dar muito bem o melhor meio para que o homem seja religioso.

A essência do ser um homem religioso é algo como estar em busca do ideal. É ser religioso estar em busca ou já ter encontrado a ideia mesma clara e lúcida das coisas naturais, que existem no mundo como precárias e insuficientes. É já ter visto a imperfeição deste mundo. É ser religioso ter perdido uma total confiança e esperança que se tinha neste mundo e em si mesmo, então, passa-se a cultuar algo de mais alto e excelente, algo de ideal inspirado, como dito, por algo de mais alto e excelente, vindo mesmo do Alto e tendo o homem os pés bem no chão, sendo bem realista diante de tudo que há neste mundo que é pouco e ao fim frustrante, então, põe o homem a sua confiança, a partir daí, no que é o divino, esperando que Deus leve tal homem à perfeição, à completude que ele mesmo, tal homem, um recorte do mundo insuficiente, não pode atingir tal perfeição.

Vícios de todo tipo como o vício da comida, da bebida, drogas, o vício do sexo, do dinheiro ou do poder, enfim, em tudo o que não pode saciar o homem, mas que podem destruí-lo, porque o homem nunca satisfeito por essas coisas do mundo vai a querer desfrutar tais coisas que nunca o deixam satisfeito, vai o homem nas mesmas até destruí-lo se nunca o homem quiser ser religioso, se for tal homem crédulo neste mundo e em si mesmo, um idolatra, até o fim.

Mas, na plenitude dos tempos, nos tempos últimos que são os nossos o Pai se dignou revelar-se integralmente ao homem a enviar o Seu Filho ao mundo, Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria para estabelecer a Igreja Católica Apostólica Romana, o Reino dos Céus neste mundo, o melhor meio do homem poder ser religioso. Já está tal Reino misteriosamente neste mundo na Igreja Católica que vem a revelar o Pai, Deus Criador do céu e da terra e o Seu Filho Jesus que morto em uma cruz pelos pecados dos homens, ressuscitado e que subiu por fim aos céus mereceu a todo homem de boa vontade o conhecimento da verdade e a salvação a fim de resgatar o homem perdido, morto e sepultado em seus delitos e pecados. Venceu Cristo a morte, o perecimento a que está destinado este mundo passageiro, desarraigando a morte por Sua morte em um madeiro e ao ressuscitar Jesus Cristo aponta a todo homem que nele confia a vida eterna, a remissão dos pecados, a cura, a libertação, o Céu.

Enfim, por Cristo todo homem pode ser com segurança e verdadeiramente um homem religioso, reconciliado com o Seu Deus, reconciliado com o Bem e com a Verdade que é o próprio Deus desde que ele creia e milite perseverando a cada dia na Igreja Católica, participando dos sacramentos e praticando o bem ao amar ao seu Deus sobre todas as coisas e ao amar o seu próximo como a si mesmo na pureza, na castidade, na temperança, na paciência, no perdão e em todo o conhecimento.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores