Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

A inteligência cristã

Autoria: João Emiliano Martins Neto

Resumo: Em que consiste a inteligência ou gênio cristão já presente em todo homem razoável e de boa vontade, mas sobretudo no homem de Fé.

A inteligência ou gênio cristão consiste na consciência humana ser poderosamente e especialmente iluminada pela luz da fé, pela luz da fé em Jesus, pela luz da fé no acontecimento de um encontro do homem com um outro homem, mas um homem especial, Jesus Cristo, o homem-Deus ou o homem divinizado. Ordinariamente pode todo homem são e com seus afetos e consciência retamente ordenados mesmo que apenas naturalmente pela luz da razão natural pode esse homem ter algum vislumbre da consciência máxima de si mesmo e de Deus que é a mesma Verdade que é dada ao homem na revelação cristã e católica romana. Cristo é a imagem do homem corrigido em seus rumos que o levavam para a mentira, a escuridão e a morte.

Deus é o Criador de céu e terra, Deus é trino e uno no Pai, no Filho e no Espírito Santo, Sua alma será julgada por Deus por causa do que fez por meio do corpo, isto é, em sua fidelidade maior ou menor ao Amor, no juízo particular e será julgada no dia do Juízo Final que é o juízo geral que um dia ocorrerá quando da segunda vinda de Jesus Cristo quando os mortos ressuscitarão, sejam mortos fiéis ou infiéis e serão, mortos e pessoas vivas à época do Juízo serão julgados pelo Cristo Juiz. Tal conhecimento ficou velado por milênios mesmo aos homens mais santos e justos israelitas como os profetas ou mesmo ficou velado aos homens mais sábios da antiguidade pagã, mas foi revelado por Jesus Cristo, a derradeira e máxima manifestação de Deus à humanidade para dar a humanidade a visão clara e ampla da Verdade, que é Deus, a inteligência cristã.

O homem pode cultivar tal inteligência cristã, com a ajuda indispensável da graça de Deus, na pureza e castidade, isto é, por um coração indiviso do homem todo de seu Deus, todo da Verdade, não dividido com criatura alguma por mais excelente que seja tal criatura, verá o homem de puro coração a Deus, verá como dito a Verdade. Pela participação nos sacramentos como sobretudo o da Eucaristia, que é o encontro com o próprio homem-Deus antes referido que é Cristo, com frequência, mas também pela confissão sacramental frequente que é o encontro do homem com o homem-Deus Jesus Cristo misericordioso que o cura pelo Seu perdão, e com o recurso da oração, pode o homem achegar-se à Verdade, à Sabedoria, à Luz, ao Sumo Bem, à própria Vida que é Deus que dá ao homem discernimento do que é o bem e o mal, torna o homem capaz de distinguir nos dias que correm de sua vida os sinais dos tempos, pode homem alegrar-se com tal Luz que é o seu Deus, é em tudo isso que consiste uma inteligência, um gênio e sabedoria cristã alcançadas desde já, por sua vez, por todo homem de boa vontade, mesmo que pagão, até mesmo ateu, contudo de boa vontade, o qual, de fato, busca o que é razoável todo homem buscar que é a verdade e o bem.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores