Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 28 de agosto de 2018

A FILOSOFIA

Autoria: João Emiliano Martins Neto


A Filosofia é uma técnica para a reflexão profunda, radical, sistemática, racional e rigorosa, por conceito, ou seja, por definição, de tudo o que é comum, isto é, banal no mundo, desbanalizando o banal, a tornar incomum o comum e fazendo com que o que é dado como real mostre que talvez, por meio da critica, talvez possa ser algo aparente. Com tudo isso é a Filosofia a mãe da Ciência.
A devoção à Ciência é o objeto de devoção do filósofo como hoje com o avanço esplendoroso da tecnologia e da Ciência pode-se observar, para além de crendices e superstições.

A Filosofia pode ajudar e muito a discernir discursos meramente propagandísticos vindos da sede de poder e domínio sem nenhum pudor de charlatães e bandidinhos comuns energúmenos possuídos por mil demônios.

A propaganda é em essência o discurso ideológico que eis que é o oposto da Filosofia que é a busca dos fundamentos, é o que está na raiz, por isso a Filosofia é apaixonantemente algo radical. Vai a Filosofia no que está escondido, debaixo da terra, rumo ao duro solo, mas firme, verdade do ser.

Filosofar é um bem árduo, mas é apaixonante para todos aqueles que buscam a boa educação e que não se deixam vencer pela ganância de querer mais parecer do que ser.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores