Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Com noção

A tragédia da esquerda. De repente o grande açoite do sistema e do suposto rebanho que seguiria cegamente o status quo e que veria tudo como banal, cristaliza-se em formas banais e irrefletidas que de maneira alguma são um problema para a sociedade.

A correspondência do pensamento com a realidade é um exercício sempre a algo incompleto e incognoscível para a mente humana, mas podemos ensaiar aproximações. Só em Deus pensamento e realidade coincidem, porque algo pensado por Deus é o real mesmo que Deus tira do nada e traz a existência.

Pensar com a própria cabeça e abstrair Cristo que é o próprio Deus, abstrair os santos e doutores católicos, sapientíssimos como Santo Anselmo ou Santo Agostinho ou Santo Tomás de Aquino, alguns que morreram com suas línguas decepadas, martirizados nas bocas dos leões, arrastados, decapitados como Santo Thomás More ou pelo ISIS. Abstrair, em nome de se pensar com a própria cabeça, a sabedoria e renúncia de Buda; abstrair Sócrates, Platão e Aristóteles, enfim, em nome do que seria uma vaidade de pensar com a própria cabeça e fazer tábula rasa a tantos e tantos mestres é algo de uma temeridade formidavelmente, a meu ver, temerária, eu, prudentemente, não arriscaria.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores