Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 25 de junho de 2016

"Lógica da Filosofia" (recomendação bibliográfica)




Caros leitores,

Um livro que recomendo a leitura é Lógica da Filosofia do filósofo franco-alemão Éric Weil, editora É Realizações. É excelente, é um livro sistemático em tempos como o nosso para a Filosofia em que o sistema fora abolido. Todo o pensamento de Weil está exposto nesse referido livro. Tal livro é estupendo mostra claramente o filósofo como aquele que é digno de ser chamado de homem, porque é o animal dotado de linguagem com sentido, o zoon logon, o ser do discurso que se opõe à violência, quando, por exemplo, depara-se com seres que biologicamente são considerados humanos, mas não são homens de fato, porque não exploram o discurso, a linguagem com sentido, o mundo das significações, não aprofundam-se na pesquisa do ser. Nessa preguiça e desconhecimento todo de si mesmos o homem comum, o animal com máscara de homem pode mesmo vir a matar o filósofo como houve no passado com Sócrates e até aos nossos dias.

Então, amigos, recomendo, leiam Lógica da Filosofia de Éric Weil e deleitem-se e aprendam a serem um dia em ato o que potencialmente todos nós humanos podemos um dia sê-lo que é o de sermos homens, ou seja, com o discurso escavarmos o mundo rumo à verdade que jaz no abismo, como diria o filósofo pré-socrático Demócrito de Abdera.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores