Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 12 de junho de 2016

Da transformação à contemplação (enumerando os passos)

Karl Marx quis destruir a Filosofia dizendo que nós, filósofos, não poderíamos mais interpretar o mundo, mas desde Marx transformá-lo.

1) O que os filósofos podem fazer é nada fazer ou fazer o de sempre, contemplar, observar, dizer o que estão vendo do mundo, da realidade e com a linguagem dizê-lo, explicá-lo para o vulgo.

2) Eu sou, com a graça de Deus, ótimo em explicar. Você me dá um problema, eu o examino, ouvindo todos os partidos que eu possa envolvidos, e depois dou-te uma explicação.

3) Agora, querer transformar o mundo, é melhor deixar isso para um carpinteiro, um marceneiro, um escultor, um operário no chão de fábrica qualquer, um demiurgo, mas não para o filósofo.


Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores