Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Graça, Evangelho e Reforma irresistíveis

Por João Emiliano Martins Neto

"Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia." (Habacuque 3.2 ACF)

Em coletiva à imprensa, ontem, dia 29 de outubro Sua Excelência Reverendíssima o Arcebispo católico-romano de Belém, Dom Alberto Taveira, acho que disse uma heresia. Ora, orgulhoso com os números astronômicos a respeito dos milhões de pessoas cristãs nominais ou não, acho que no caso do Catolicismo muito mais nominais que efetivos, presentes à Festa do chamado Círio de Nazaré, o bispo local disse que ninguém resiste ao Círio. Ora, o tal Círio que é muito mais a festividade papistamente idólatra do testemunho popular da ignorância paraense à respeito da fé cristã, faz pouco caso à vela gigante a que se dá o nome de círio. A veneração popular é em torno e por uma pequena imagenzinha de escultura que retrata a mãe de Deus. Falava em pouco caso, bem pouco caso também demonstrou o próprio Senhor Jesus Cristo pela própria bem-aventurada Maria, quando chegaram ao ponto de querer colocá-la em uma berlinda como fazem os paraenses, porque Maria deu a luz ao Filho de Deus. 
Porta da Igreja do Castelo (Schloßkirche) de Wittemberg (Alemanha), a "Igreja de Todos os Santos", aonde Martinho Lutero afixou suas 95 teses contra a altivez romana em 31 de outubro de 1517.

Penso que às vésperas de mais um 31 de outubro que neste ano marca a data redonda dos 495 anos da Reforma Protestante do século XVI quando um desconhecido e problemático monge romanista afixou umas teses às portas de uma igreja de um castelo na Alemanha (Wittemberg), cabe eu escrever aqui que o que é irrestível é a graça de Deus a dar-se quando do ensino do Evangelho que é o poder de Deus para salvar a todo aquele que crê.

O Cirio só é irresistível para os predestinados para irem para o Inferno ou para os que ainda o Senhor Deus ainda não os chamou para a sua maravilhosa luz. Que nesses 495 anos de Reforma, a Bíblia e os postulados dos primeiros e verdadeiros reformadores inspirem não uma nova reforma, mas um retorno aos ideais da Reforma do século XVI, os quais são tão irresistíveis quanto a graça e o Evangelho. Ideais reformistas que são, outrossim, tão imortais e marcaram a História como nenhum evangélico, hoje, porque rendidos a títeres de líderes malignos, misturada à incúria de uma teologia anacrônica e há muito lançada na lata de lixo da História, conseguem superá-los, assim como Roma não supera sua obstinação em heresias há milênios.


Sola Fide!
Sola gratia!
Sola Scriptura!
Solus Christus!
Soli Deo gloria!
Ecclesia reformata et semper reformanda est!

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores