Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 13 de outubro de 2012

Devocional paralelo

Por João Emiliano Martins Neto


Preâmbulo

Em meio ao clima de religiosidade cristã que amo nesta época de Círio de Nazaré na capital do Pará quero escrever uma espécie de devocional paralelo. Paralelo à emoção e à devoção de meus irmãos católicos, não para criticá-los, pois neste momento de grande perseguição a dar o bote sobre os cristãos o que mais nossa comunidade espiritual precisa é fortalecer, tornar visível e lembrar o essencial invisível aos olhos de muitas doutrinas comuns e fundamentais que nos unem em nossa religião que é a única verdadeira: o Cristianismo, o qual é visível na catolicidade, apesar das tremendas diferenças em nossas tradições, de nossa igreja espalhada no mundo todo.



O Devocional

Senhor Jesus Cristo nossa Páscoa é por isso nosso êxodo, como aconteceu com os ancestrais dos judeus, é nosso credencial para uma nova vida. Nova vida que não é só um, dois ou até mais dias especiais consecutivos durante o ano ou regularmente durante um ano. As festas de luas novas, velhas, cheias, que minguam, Círios para o cristão deve ser a cada encontro pessoal como esse nosso Senhor. Encontros e reencontros reconciliadores, vivificantes, que podem fazer em tudo o eleito prosperar e, sobretudo, salvíficos mediante a fé em Cristo pela operação livre e soberana do Espírito Santo sobre os predestinados ao regenerá-los.

Nosso Senhor Jesus, cabeça do colégio dos eleitos como está escrito nos "Cânones de Dort", sem dúvida que no entendimento de um dos grupos mais legítimos como herdeiros da Reforma do século XVI: refiro-me aos luteranos que são menos apressados e rigorosos no ascetismo, não deixa de ser uma economia em solado de sapato, vigílias encanecedoras e sofrimentos no calor e sufoco extremo como acontece na corda do Círio de Nazaré aqui na Cidade Morena.

Ele é nossa vida nova, nosso descanso sabático há qualquer dia ou instante. Preguemos e vivamos um verdadeiro encontro com essa Pessoa divina, razão de nossa esperança, que é Jesus e saberemos não raramente como ocorre com outros grupos religiosos e muito menos de forma carnavalesca o que é o verdadeiro descanso sabático e feriado à qualquer instante e à qualquer instante nossa vida terá não comida ou bebida, pato no tucupi ou maniçoba, visto que de tais dádivas não consiste o Reino, mas o Reino alegria, gozo e paz no Espírito.



Sola gratia! Solus Christus! 

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores