Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Questões simplesmente filosóficas sobre o cristianismo

Autoria: João Emiliano Martins Neto



Questões sub specie philosophorum acerca do cristianismo (catolicismo).

Se o catolicismo não é uma ideia entre outras como diz o senso comum cristão, então, o que o distinguiria como tal ou quem seria o último filósofo da história da Filosofia que finalmente com o catolicismo fechou o mercado de ideias com a ideia das ideias, que seria o catolicismo tal ideia? Seria santo Tomás de Aquino, o último filósofo, ele, o autor de um cristianismo naturalista, bem racional, a partir do aristotelismo? Jesus Cristo existiu, então, de fato? Mas é possível a existência de Cristo com os feitos, diz a religião cristã: miraculosos, diriam os mais céticos: "mágicos" feitos por Ele, é possível tais coisas fantásticas ou mágicas ser possível feitas por um homem como multiplicar pães e peixes, ressuscitar Ele mesmo, Cristo, dos mortos ao terceiro dia depois de ter sido assassinado em uma cruz pelo Império Romano ou segundo alguns céticos Cristo teria morrido apedrejado? Seria possível a um homem ressuscitar mortos, dar visão a cegos, curar outros tantos doentes como leprosos e "hemorroísos" (uma pessoa com fluxo de sangue contínuo) e coisas semelhantes? Ok, um devoto cristão dir-lo-á, mas Cristo é Deus, mas Deus e homem? Seria algo bem, por assim dizer, mágico, deveras, um homem e Deus simultaneamente. E Deus no cristianismo e no judaísmo ser criador ou ter feito tudo do nada pode ser confirmado com a razão? Segundo santo Tomás, não, pois só se saberia que Deus é criador, porque a Bíblia Sagrada revela isso, no entanto a Bíblia só é algo digno de crédito para quem em tal livro no mesmo crê, pois tal pessoa é um judeu observante  fiel ou se se é um cristão fiel. Agora, algo como Deus é a culminância já da filosofia grega pagã pré-cristã, para além da ideia popular grega politeísta à época clássica, mas sem a ideia fantástica ou mágica do divino com uma atividade tão radical como criar, isto é, fazer tudo do nada, incluindo-se o próprio mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

João, Por favor, debata com este autor do blog que tem muitos artigos contra a nossa mais sagrada Madre Igreja. Por favor, faça algo especialmente sobre este artigo:

https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2019/08/luke-177-10-is-biblical-support-for.html

Você poderia por favor desafiá-lo?

João Emiliano Martins Neto disse...

Verei o que posso fazer, meu amigo. O dono do blogue é um estrangeiro semi-anônimo que é muito cabeça duro como qualquer protestante, mas verei, com a ajuda de Deus, o que eu possa fazer.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores