Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 27 de novembro de 2010

O que é um filósofo cristão?

Olavo de Carvalho, filósofo cristão brasileiro
Descrição de uma comunidade que pertence a mim no site Orkut:



"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." - João 8:32 (ACF)


O que é um filósofo cristão? Não sou nenhum teólogo, sábio e nem muito menos sou nenhum santo, mas defino um filósofo cristão como alguém que, por possuir a mente de Cristo ou, eu diria, um filósofo cristão por experimentar da sabedoria cristã, não ignora que há o chamado débito ontológico humano causado pela Queda e suas conseqüências cognitivas. No entanto, um filósofo cristão, sabe que nosso Senhor Jesus Cristo Redentor por ser Redentor de somente todo homem dado a Ele pelo Pai, o Senhor resolveu na cruz do Calvário o tal débito. Pelo exposto, então, um filósofo cristão consegue com muito mais competência, coragem e sinceridade, indispensáveis na pesquisa do ser das coisas, encarar os impasses próprios do fazer filosófico e ser um legítimo filósofo.

Ser filósofo de verdade, por fim, é ser filósofo cristão. Eu creio!


Solus Christus!!

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores