Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 6 de outubro de 2019

Por que Olavo de Carvalho é filósofo

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho é um dos escritores mais comentados e criticados, mas pouco ou nada mesmo estudado pelos seus críticos que diante o que seriam contradições no discurso de Carvalho não levam em conta a postura dialética apropriada a quem se diga filósofo que é a de se lidar com contrários para compreender o todo, por isso acham até mesmo que Olavo de Carvalho não seria um filósofo, de fato, porque ele não é um ideólogo ou um panfletário ou um sofista a cunhar discursos meramente brilhantes e persuasivos cheios de palavras de ordem. Quero aqui tentar lançar luz em pelo menos um item do que seria a filosofia de Carvalho, acho que já fiz algo parecido em postagens passadas sobre o professor Olavo, mas a mim serve também como um farol para iluminar o mar revolto de revoltas e ódios contra Olavo de Carvalho a fim de mostrar para ti, meu leitor, que ao meu ver o filósofo Carvalho seria filósofo com efeito.

Vejam o chamado "conhecimento por presença" de Olavo de Carvalho. Ou seja, como com um realismo extremado chega-se às coisas mesmas relegadas à constante tentação dos filósofos de tudo idealizarem diante do real que se impõe a si mesmo, deveras, apesar dos joguinhos linguísticos dos sofistas. Houve um idealismo idealismo que foi num crescendo desde o nominalismo ockhamista passando pelo cartesianismo até a filosofia transcendental de Immanuel Kant, depois o domínio do desejo sobre o ser em Hegel até o erro fatal do mundo de narrativas e não mais de busca da verdade de Jacques Derrida. Por isto exposto em revista não faria de Olavo um filósofo? Claro que o pensamento de Carvalho, ao meu ver, precisa ser descompactado em livros temáticos mais assertivos com os temas cardeais como o citado do conhecimento por presença da filosofia olaviana, porque há uma vastidão de aulas por ele proferidas ao longo de anos e que dão umas milhares de páginas.

Há um fato que eu julgo meramente circunstancial como é próprio da Política que é por Olavo de Carvalho apoiar o atual governo do Brasil de Jair Messias Bolsonaro, então, as picuinhas políticas costumam obliterar a capacidade e acuidade intelectual de quem critica Carvalho, ele que se diz um intelectual. Ao meu ver não enxergar nada de filosófico, genuinamente filosófico em Olavo de Carvalho é ignorar por completo tudo, absolutamente tudo acerca do brasileiro mais ilustre e influente de todos os tempos, o qual conseguiu mudar o rumo de seu próprio País, o Brasil, que ia no rumo da loucura e ódio esquerdista. Olavo tem a ideia dele de conhecimento por presença, como dito e isso sem contar a teoria dele dos quatro discursos de Aristóteles, itens que o inscrevem, sim, seguramente como filósofo formalmente, até pela descoberta de Olavo de uma significação segura para o que seja a Filosofia como a busca da unidade do conhecimento na unidade da consciência e vice-versa. Tal significação, conceito do que seja a Filosofia identifica filósofos que inclusive são céticos, os que negam a possibilidade de se chegar à verdade ou ao conhecimento, pois todo aquele que buscou unificar o saber na unificação de sua consciência atributo da alma humana, e inversamente, também, tal homem é filósofo e se Carvalho cunhou um tal conceito sumamente perene filosófico e definidor da Filosofia como ele não é filósofo?

É isso, meus amigos, mais um artigo meu sobre o que seja Olavo de Carvalho como filósofo em que tento reafirmar o que simplesmente vejo como filosófico em Carvalho contra o tumulto fascista e comunista, enfim, sempre esquerdista que impõe contra a verdade de um gênio e sua obra um véu de obscuridade por pura sofística, retórica, propaganda, marketing quando não pura histeria e loucura de grupos políticos totalmente desmoralizados e desonrados sobretudo por si mesmos pela opção decidida que fizeram pelas trevas.

Um comentário:

Frank Matos disse...

Lido até o rodapé, pergunto:

E, Paulo Ghiraldelli, é filósofo? Se sim, o que é um filósofo? Sentindo-me pensativo... 🤔

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores