Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 23 de março de 2024

Por uma dialética aprimorada

Autoria: João Emiliano Martins Neto


A dialética que eu pretendo para a minha filosofia em construção, o espiritualismo histórico e dialético, corrigindo o que eu escrevera antes é uma dialética aprimorada, é a dialética teológica católica romana para com perfeição defender os direitos de Deus, eu expressamente pretendo tal defesa, em contraposição ao relativismo, cegueira e idolatria da defesa dos tais direitos do homem expressamente, por vez dele, defendidos por Immanuel Kant, o anão disforme de Königsberg. 


É uma dialética melhor do que a platônica que é uma, diria eu, transcendência na imanência, apesar de ser uma dialética excelente protocristã e espiritual de alguma forma onde na pena de um Xenofonte vê-se claramente a fecundade do ensino das virtudes de uma razão ordenada que vai do sensível ao inteligível seguida de alguma forma pelos verdadeiros filósofos e pelos pretensos ao longo da história da filosofia. Mas, é uma "antropofania", diria eu assim. É uma manifestação ainda dos poderes e direitos do homem, no entanto, Platão de alguma forma abriu-se para o transcendente tanto que ele fundou a sua comunidade religiosa, a sua Thiasos, e não um partido político ateu e materialista comunista que foi o que fez Karl Marx e Friedrich Engels para construir uma ímpia torre de Babel.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores