Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Sola Philosophia!

Por João Emiliano Martins Neto

O nome agora de meu blog é Sola Philosophia, pois como escrevi na também nova descrição deste meu blog a Filosofia e a razão só não são incontornáveis para os muito ingênuos para não dizer simplesmente loucos e por que? Pois, eu diria, que a Filosofia parte de um certo logos, um discurso, um verbo que muitas vezes se faz carne em quem empunha a bandeira do filosofar. Tal discurso é o de todo homem, por mais que irracionalmente alguns homens desprezem o filosofar, a razão, por mais que desprezem o mesmo logos que os ajuda a expressarem sua decisão por não quererem usar o próprio cérebro maravilhoso humano dado por Deus.

A Filosofia, portanto, é incontornável, quem a despreza como é possível perceber usa argumentos racionais, filosóficos, penetra fundo no que seja real para pessoas tão ingratas e confusas como são as anti-filósofos. Quando ainda era protestante aprendi a respeito das chamadas "solas" que provindas do latim significam "somente" e eram as tais: sola fide (somente a fé), sola gratia (somente a graça), sola Scriptura (somente a Escritura), solus Christus (somente Cristo) e soli Deo gloria (somente a glória de Deus). As tais solas que simplesmente aviltam a obra do ser humano para que seja exaltada uma certa concepção de soberania divina de um Deus que para mim é um tirano. Foi dessas tais solas que surgiram na época do Renascimento, ou seja, no tempo em que a Filosofia no Ocidente começou a decair que tirei a minha Sola Philosophia para título de meu blog.

Nada mais justo que um Sola Philosophia, nada mais justo e realista que descrer dos autores irracionalistas dos solas da Reforma e de todos os irracionalistas que não grunem, não latem, não piam e nem emitem os diversos sons dos animais irracionais para se comunicarem, mas que como filósofos, pois todo homem o é em maior ou em menor grau, usam a linguagem, mero meio de expressão do ser, da realidade que a cada homem há uma quota da mesma acessível.

Seja bem-vindo, então, meu caro leitor ao meu blog repaginado. Espero que aprecio minha tentativa, ainda que dificultosa, de penetrar no real, usando o logos e sem me esquecer de ser grato a Deus, sobretudo, por ser humano, portanto, capaz de tentar expressá-lo.


Sola Philosophia!

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Filosofia e poder

Por João Emiliano Martins Neto

O poder muitas vezes e ainda mais em tempos de supremacia esquerdista, pode se identificar com a totalidade do real. Ou seja, o inquilino de qualquer palácio ou casa governamental pode se achar com poderes para com uma espécie de varinha mágica desatar todos os nós da realidade, ele não aceitará a realidade como aquilo que simplesmente é. Definitivamente ser não é poder, pois todo governante ou rei deverá humildemente se curvar perante as estruturas inquebrantáveis do real, do ser e saber que sua esfera de poder é circunscrita à finitude humana e ao tempo em que se circunscreve a por definição temporalidade de sua capacidade humana de mando.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Lição filosófica

Por João Emiliano Martins Neto

Uma lição filosófica para não esquecer nunca mais: trecho do filme "Duns Scot e Guilherme de Ockham".


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Atitudes perante a morte

Por João Emiliano Martins Neto

Eduardo Campos
As pessoas comuns sentem muito, choram, se desesperam, rezam, arrancam os cabelos, se condoem perante os mortos, mas será que esquerdistas como o Sr. Eduardo Campos falecido hoje sentem o mesmo perante a montanha de cadáveres - sim uma tétrica montanha de cadáveres - fruto da história sangrenta comunista dos últimos quase 100 anos de regimes socialistas pelo mundo?

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores