Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Metafilosofia


Filosofar, acho que é sempre e inevitavelmente, enfrentar o nosso primeiro e maior adversário que somos nós mesmos, porque, somos todos pecadores. O pecado odeia a verdade da mesma forma que as trevas não se achegam para a luz, porque temem pela torpeza sombria de suas obras, segundo a Bíblia. O pecado teme a verdade, a lucidez, a transparência, a elucidação que é sempre buscada no filosofar sério e verdadeiro.


A carne é fraca, assim alertou para a gente o nosso Senhor JESUS CRISTO que é a própria verdade encarnada que faz nossa carne fraca pelo pecado, tremer perante tal verdade excelsa que é ELE mesmo...


A propósito, dizem que eu sou doido, doido mesmo, minha gente, clinicamente ou de verdade, um doido. Eu já acho que não sou doido, não, como querem, com uma persistência maníaca e latindo, os cães satânicos, os meus acusadores. Entre esses acusadores se encontram até pastores, obviamente sem focinheira alguma, lá da minha igreja. Já que temo a verdade como qualquer indivíduo, dito normal, teme, com a prudência de quem quer resguardar ao menos como alguma prudência tática a própria privacidade da bisbilhotice popular, por que, então, eu seria um doido? A começar, temo pela verdade a respeito de mim mesmo pecador... Saber de sua própria verdade individual é o primeiro degrau ou é a raiz da busca eficaz da verdade, é a forma de não viciar a busca da verdade já na base. Ora, os loucos são tão sinceros, que, para ficar em um só exemplo, eles até a própria roupa tiram na rua (risos). Ora, eu ainda não cheguei a tal ponto obsceno de sinceridade ou amor a verdade. Logo, acho que não sou doido ou não sou tão doido ou tão filósofo quanto anseiam tão loucamente os meus diabólicos acusadores. (risos)


Mas, finalmente, que DEUS abençoe a nós, essas coisas doidas, nós os filósofos eleitos, para que a brilhante Estrela da Manhã que é DEUS nosso Senhor JESUS Nazareno, o Justo, não deixe que as trevas de nossa hipocrisia humana prevaleçam na busca da verdade que é o Mestre JESUS, no final das contas. Em nome de JESUS e que assim seja.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores