Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Filosofia contra a Política


Uma das atitudes mais malandras ou tipicamente brasileira é querer que um indivíduo, azar se ele for um filósofo, que tal pessoa não faça uso de generalizações. Ora, tal atitude, eu creio ser mais política do que filosófica. Explico o porquê. Ora, o filósofo que não generaliza não pode ser filósofo, porque o filósofo sempre busca a verdade. Eu compreendo a verdade como algo percebido no que é mais geral ou mais comum na vida, em tudo o que acontece. As exceções mais raras, devem passar despercebidas ou como se nada fossem por serem insignificantes, segundo ensina o filósofo alemão, o Leibniz. Por isso, acho que filósofo que não generaliza, não é filósofo, não, mas é um político ou mais um da 'turma do deixa disso'.


A Filosofia é a maior inimiga da Política.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores