Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 3 de janeiro de 2021

Teologia ou ideologia?

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Resumo: Uma reflexão minha sobre o que seja a Teologia que é um estudo a serviço da verdade e não do poder sem nenhum pudor.


Se Deus me permitir, no final deste ano da graça de 2021 eu hei de ingressar no curso de Teologia da Faculdade Católica de Belém (Facbel) que é ligada à Arquidiocese de minha cidade de Belém, a capital do Estado do Pará.


Eu gostaria de refletir, aqui, caro amigo leitor, sobre se a Teologia pode confundir-se à uma ideologia que é a falsa consciência, o vestido transparente de ideias que inutilmente cobre o ridículo rei nu que quer o poder total, entretanto, não consegue ter poder nem sobre si mesmo para evitar o ridículo de estar nu e que para isso faz uso de meras narrativas, discursos falsamente brilhantes a fim de manter-se no poder. Depois de anos interessado em Filosofia que é uma ciência que começou em seus primórdios como uma crítica à religião estabelecida, isto é, como um movimento que se poderia dizer iluminista por ser crítico ao fazer uso da razão humana a fim de se entender o mundo e não usar do recurso ao divino ou da mágica, diriam os ateus caluniosamente; depois desse tempo todo de humanismo e laicidade próprios da Filosofia eu voltei-me para o estudo da ciência sagrada. Bom, mas a ciência do Sagrado não precisa ser de forma alguma algo que não seja um exame crítico, ainda que atrelado ao que Deus revelou que não é discutido, assim como o filósofo e o cientista, respectivamente, não discutem o fundamental que é a razão e as suas pesquisas empíricas de laboratório. A Teologia não precisa ser ideologia, um mero discurso para manter-se no poder uma casta sacerdotal corrupta e ignóbil, contudo a Teologia como um falar a partir de Deus, diria o grande Karl Barth, é a Teologia o entendimento racional do conteúdo do que seja o Sagrado que é tudo o que é separado para o serviço divino, para que a Deus seja dada toda honra e glória.


No caso da Teologia em sentido estrito que é o estudo do cristianismo, eu acho interessante as conclusões teológicas fecundas que há na liberdade, apesar das divisões, do protestantismo. Ideias fecundas e interessantes como a luterana da justificação do homem somente pela fé ou o calvinismo com sua teologia da expiação em que o Senhor Jesus Cristo teria morrido somente pelos eleitos. No catolicismo a questão da obediência ao clero e a manutenção da unidade eclesial podem calar ou ao menos obliterar a intuição ou dedução do que seja a verdade teológica, mas tudo bem, é evidente que para nós, católicos, o Espírito Santo que é fundamental para o teólogo e para os cristãos, em geral, age de maneira privilegiada e infalível no Santo Padre, o Papa, porque ele detém as chaves. Contudo, dizendo com Galileu Galilei que a Terra se move, de fato, ela se move e o próprio Galilei que fora condenado em sua época, hoje a Igreja Católica mesma reconhece o erro que cometeu contra o pensamento.


Os teólogos devem afirmar e reafirmar a Teologia como Teologia, jamais ideologia. A Teologia como um dizer algo acerca de Deus, a partir de Deus, tendo o Espírito Santo como guia, e, sim, para nós, católicos, o Papa é o porta-voz privilegiado do Espírito Santo, por isso o doce Cristo aqui na terra que é o Papa jamais em nome da unidade que pressupõe a verdade que é o Cristo manso e humilde de coração quererá à força, logo, com violência e orgulho forçar nos estudos teológicos e também para os simples fiéis o que seja a mentira que tem pernas curtas, mais cedo ou mais tarde cairá.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores