Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Pensamentos - Homossexualidade

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Resumo: Pensamentos sobre a homossexualidade em uma reflexão onde o pensamento seja conduzido a ir com a coisa mesma que é a homossexualidade onde a mesma deva conduzir o pensar.

 

A homossexualidade designa ora um desejo afetivo e sexual subjetivo por pessoas do mesmo sexo e ora uma prática sexual com pessoas do mesmo sexo. Hoje a homossexualidade é vista como algo normalizado nas sociedades ocidentais e mesmo por governos ditos de direita conservadores como o governo de Donald Trump na América ou de Jair Messias Bolsonaro no Brasil atual. Ainda que o próprio presidente Bolsonaro com o intuito de agredir um jornalista que lhe fez uma pergunta incômoda, Bolsonaro tenha dito que o sujeito teria "uma cara de homossexual terrível". Porque na verdade a relação de certos indivíduos de direita com a homossexualidade é uma relação ambígua de amor e ódio, morde e assopra. Certas pessoas mais conservadoras por seus escrúpulos morais e segundo uma concepção antiga que a ciência tinha da homossexualidade como doença mental não aceitam as pessoas homossexuais e também em alguma dessas pessoas alegadamente mais escrupulosas há uma consciência culpada e pesada por estarem na verdade a praticar atos homossexuais às escondidas, então, escravas como o são da direita ou da religião elas tem inveja dos outrora escravos homossexuais hoje libertos que vivem as suas vidas afetivas e sexuais à luz do dia e agem tais escrupulosos como capitães do mato de seus senhores a caçarem os homossexuais praticantes e assumidos.


Eu já ouvi um conservador como Bernardo Pires Küster, um líder conservador atual brasileiro, a dizer em um evento de pessoas de direita que a direita aceitaria os homossexuais caso eles fossem não praticantes... Mas que negócio é esse? Tratava-se de um evento partidário ou um evento de alguma religião ou da Igreja? Quer, por acaso, Küster, um Hezbollah ou um Fatah no Brasil? Isto é, um partido religioso em pleno Estado laico? Quantos partidos conservadores ocidente afora não tem homossexuais em suas fileiras? Então, o homossexual deve ser sempre esquerdista se a própria esquerda outrora considerava a homossexualidade como uma degeneração burguesa que atrapalharia a revolução? Se bem que se a ciência, como tudo o que é humano, pode evoluir e as próprias agremiações de direita que certamente nem sempre aceitaram os homossexuais em seu meio, hoje os aceitam, bem como a esquerda faz o mesmo.


Eu penso que a homossexualidade não resiste a quem busca refletir. Primeiro porque é evidente que a prática sexual é tal e qual como algo que deveria ser aberto à vida e a homossexualidade fecha o que seria a finalidade do sexo para a geração de filhos. Em segundo lugar, estou me baseando muito no que diz o Catecismo da Igreja Católica, não há uma complementariedade afetiva genuína na homossexualidade, visto que tal prática por ocorrer entre pessoas do mesmo sexo é curioso que um dos pares ou ambos em uma medida razoável deverão ser pessoas mais masculinas em um certo sentido ideal, porque é o ideal do homem que se busca em uma dupla de dois homens, os gays. Sendo que também um dos tais secundariamente poderá ser mais feminino se na dupla gay um dos componentes da dupla for, como é comum ocorrer, ou um bissexual ou um heterossexual por ocasião desviado da prática comum heterossexual própria a ele. O mesmo esquema vale inversamente no caso de lésbicas se a dupla se der entre duas mulheres como o ideal em tal caso é o da mulher, ambas deverão ser idealmente femininas e delicadas, mas costuma ocorrer que um dos componentes da dupla é mais masculinizada. Parece que em tais duplas um dos dois ser mais feminino, no caso dos gays, ou uma das duas ser masculinizada é o não raro o mínimo que se vê corriqueiramente por aí ou ainda em uma só pessoa coexistir elementos mais ou menos femininos os masculinos como traço apropriado da inversão homossexual que os caracteriza. Há, como demonstrado, na homossexualidade uma grande complicação e mão de obra, coisa que no outro lado, no relacionamento comum, normal e natural heterossexual se vê dispensado, visto que na heterossexualidade ocorre, de fato, além da abertura à vida, ocorre a tal complementariedade afetiva, um homem e uma mulher com seus perfis sexuais polares íntegros, por assim dizer, que se complementam afetivamente com perfeição.


O que poderia-se dizer que é mero preconceito de pessoas teleguiadas, aterrorizadas e fanatizadas por uma educação muito rígida e conservadora, é que a homossexualidade gera vergonha, culpa, é um desafio aos escrúpulos simplesmente presentes na consciência de todo homem ou mulher normais. Eu penso que não tem jeito, o homem tem inscrita em sua consciência a lei divina e é no santuário ou recinto íntimo e privado da própria consciência que o homem orientado pela reta razão que uma reflexão honesta o fará dirigir a sua vontade para o que seja a verdade e o bem e daí poderá julgar os rumos que a mesma vontade tomou e diante do Deus que está sempre assentado em Seu trono em tal santuário, pois Deus mesmo é a raiz e a culminância do que seja o bem e a verdade que o homem na homossexualidade acaba por prestar contas por ter trocado Deus e sua vontade que é contrária à homossexualidade, conforme o que diz a própria natureza e sua ordem queridas por essa mesma verdade e bem personificadas em Deus.

 

Para concluir aqui esta minha atitude de pensar ou de adentrar a verdade sobre o mundo fazendo uso da fecundidade que pensando bem o marxismo e o comunismo podem dar ao pensamento, é claro que na sociedade capitalista e burguesa interesseira por lucro e dinheiro, onde Deus virou dinheiro, que pessoas homossexuais poderão ser preteridas aos bons empregos ou poderão ganhar menos do que pessoas heterossexuais. Ou seja, a uma consciência transcendental e metafísica ou espiritual, hoje, substitui-se a consciência de classe se se trata de homossexuais empobrecidos ou proletarizados. Há a ideia perene segundo Karl Marx da luta de classes e há de acertar quem ficar do lado dos pobres, então, a outrora consciência espiritual na prática hoje de um mundo tão materialista que ocorra à consciência de classe social onde o oprimido é o homossexual e o opressor é heterossexual, sobretudo é oprimido aquele pobre homossexual mais afetado, isto é, mais feminino no caso de um gay ou mais masculina, no caso de uma lésbica, porque, realmente, a homossexualidade é uma limitação pessoal ou é algo sui generis que não raro marca uma pessoa humana com certos trejeitos que podem ser muito escandalosos e isso a prejudica em detrimento de suas capacidades que poderiam ser muito úteis para a prosperidade de um mundo que se quer mais solidário, justo e fraterno.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores