Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Uma causa para o ateísmo

Autoria: João Emiliano Martins Neto 

Resumo: O que pode causar o ateísmo? É algum tipo de cegueira e inépcia a causa do ateísmo? Descubra lendo este meu brevíssimo rascunho sobre o ateísmo abaixo.

Eu acho que uma causa do ateísmo se dá no plano natural em uma incompreensão dos ateus quanto à uma inconsciência deles do fato de que tudo o que há no mundo, de natural, criado, diremos nós, cristãos, é insuficiente em si mesmo, ainda que as coisas naturais guardem com Deus alguma semelhança de bem, de verdade e beleza, no que se chama de analogia do ente, mas misturada à incompletude própria do que é natural. Então, a ideia de Deus vem a ser algo de bem, verdade e beleza em grau máximo. Por aí se pode ver a ideia ingênua que um ateu tem com relação à natureza, ele a idealiza, está iludido um ateu, por isso mesmo diz o adágio popular de que a o ateísmo dura até o avião chacoalhar. Por que? Porque parece óbvio, se até pilotos de aviões, uma tripulação de algo tão poderoso como um avião, e técnicos de aviões podem vir a falhar e o avião vir a chacoalhar ou até a cair, então, só resta ao ateu caindo, antes da fatal queda do avião, no caos, ele cair em si e saindo de sua ilusão e ingenuidade de ficar idolatrando a criatura no lugar do Criador, só resta ao ateu se pegar com algo de realmente poderoso como Deus na hora do aperto pois homem algum consegue livrá-lo de tal aperto. Ou seja, na melhor das hipóteses, ateu, é ateu, como se diz, toddynho: pequeno-burguês que leva uma vida muito boa nas grandes cidades do mundo, de preferência morando nos centros das grandes cidades do mundo, sustentado muitas vezes pelos pais, são leite com pera, são mimados, gente fútil. Eu acho que a ideia clara de Deus ocorre, portanto, naquele momento de lucidez e maturidade que nenhum homem realmente adulto, consciente dos limites da natureza já deixou de experimentar ou de pelo menos refletir sobre os mesmos limites.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores