Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Prada, lingerie e o brasileiro

Serena era uma doidinha aí, desgarrada,  personagem da atriz e modelo brasileira, Gisele Budchen, no filme O Diabo vestre Prada (2006). Nas poucas cenas em que aparece a modelo latinoamericana com muito dinheiro no banco, talvez perenemente sem parentes importantes e vinda do interior do mundo (Brasil), a personagem Serena já começa como todo brasileiro obstinadamente insiste em ser: sempre sem qualquer vestígio de caráter. Serena xinga a personagem principal do filme vivida pela atriz Anne Hathaway. A fulana critica a personagem citada por usar roupas recatadas bem ao gosto americano: biblicamente correto, "da avó da personagem", segundo palavras bem pouco serenas de Serena.

 
Ora, mas tal recato no vestir, seria impensável para o brasileiro materialista (metido a ser sensual) comum. Lembro-me de uma parente próxima minha ser insultada duramente para ela (será tão duramente mesmo? foi chamada de "protestante" {cristã bíblica, verdadeira} e daí?) por outro parente próximo nosso por se vestir com alguma - para o meu gosto - fidelidade bíblica.



O que fez-me escrever o presente artigo foi ter assistido, caro leitor, ontem se bem me recordo, a uma matéria em um famoso telejornal de que uma propaganda de roupas íntimas femininas estrelado por Gisele Budchen seria censurado no Brasil por desmerecer as sacrossantas fêmeas da espécie humana ao mostrá-las dignas de credibilidade para os seus parceiros somente quando usam lingeries...



Ué, mas, pelo exposto por mim, baseado no que percebo da cultura de meu pobre e infeliz País, o Brasil, acho que realmente p'ra brasileiro, o Diabo não precisa vestir Prada, lingerie já serve. Dona Gisele e o que sei de Brasil é que não deixam-me mentir.


JOÃO EMILIANO MARTINS NETO

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores