Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Personagem João Pedro com consciência de classe e o mercado louco

Autoria: João Emiliano Martins Neto


João Pedro mostrando consciência de classe patronal


O mercado parece louco segundo a personagem João Pedro com consciência de classe e consciência de classe patronal no folhetim Renascer em refilmagem. O patrão José Inocêncio foi logo esnobando o filho enjeitado por ele mesmo, pois João não é o patrão, não é o dono das safras. Patrão burro, inconsciente, lacaio do mercado e da indústria que vende por uma ninharia a sua safra cacaueira a navios que vem d'África antes da safra sair, sua safra de cacau excelente vendido ao mesmo preço das safras com a praga de vassoura de bruxa que estragam nos armazéns, ficam mofadas tais safras péssimas concorrentes de José Inocêncio, segundo João Pedro, safra concorrente de "varredura" com baratas, plantada sem manejo, cheio de "veneno", João estaria referindo-se aos agrotóxicos e no primeiro capítulo do folhetim Inocêncio abria a luz do sol nas suas plantações para que banhasse os cacaus para combater a vassoura de bruxa.


Pelo jeito o mercado não é só louco e usurpador do trabalho dos proletários que é o caso do próprio João Pedro, apesar dele ser filho do patrão só que filho enjeitado que sempre trabalhou como tabaréu, o mercado também é caprichoso para com certos patrões também, os fazendeiros de cacau que segundo o que eu vejo na novela Renascer eles parecem estar fora de moda e José Inocêncio é o último dos coronéis do cacau. Pelo jeito, o caso da consciência de João Pedro, os trabalhadores são mais inteligentes do que os patrões para azar dos próprios patrões e de seus interesses.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores