Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Feriados, Igreja Católica, o tédio e as substâncias

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Eu que trabalho com um tipo de comerciante, camelô de rua para o qual cada dia de trabalho é um dia de algum lucro, eu poderia reclamar da Igreja Católica por ela colocar tantos feriados, dias santos e festas no ano. Realmente nos dias santos e feriados como este do Carnaval não dá para ganhar dinheiro, mas, só o vazio e o tédio da vida moderna, tédio profundo segundo aquela besta bem moderna daqui do Estado do Pará que era Benedito Nunes que desprezava as substâncias, a metafísica, só tal vida atual que é um nada que pode desprezar os feriados católicos onde podemos ao encontrarmo-nos com Deus encontrarmo-nos com nós mesmos, encontrarmos o homem para que o homem, nós, não passemos pelo tempo como uma sombra. 


Nos feriados católicos pode ocorrer o auto-conhecimento de que dizia o conselho escrito no pórtico do oráculo de Delfos para quem é católico praticante fiel o que é sumamente interessante, cura toda a chatice de uma vida em busca moderna de sucesso, bens materiais, dinheiro, revolução comunista, capitalismo, fama, aplausos, viagens e um dia as viagens caem na mesmice dado que o mundo físico planetário tem os seus limites. A ciência do homem dá-nos acesso à ciência de Deus por meio da Igreja Católica. A ciência do homem, pois o homem é das substâncias do mundo sensível a mais nobre, interessante e de cujo conhecimento torna alguém no mundo sensível enormemente sábio. Não caiamos no tédio moderno anti-metafísico, ignorante da verdade e das substâncias, de matriz protestante. Tal ciência que animou a um homem velho, o mestre Sócrates a ser um mártir da ciência do homem, a verdadeira filosofia.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores