Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Um ninho para José Venâncio e para mim

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Gostei de um diálogo do capítulo do dia 14 deste mês de fevereiro da novela Renascer entre José Venâncio e a doce e compreensiva Buba que mesmo não sendo mulher, é uma mulher transexual, saberia no folhetim ela ser mais mulher no trato do que Eliana, a esposa legítima de Venâncio que amargurada já o chamou de covarde. Neste diálogo Venâncio diz que preferia ter um ninho do que ser largado no mundo para ganhar o mundo, segundo queria o pai José Inocêncio, morta a mulher Maria Santa, mandou os filhos para serem "dotô" na cidade grande.


Buba, compreensiva, disse que a forma de demonstrar amor do pai Inocêncio foi o de ser provedor e não demonstrar amor com gestos o que é bem melhor do que o reducionismo tipicamente materialista da metafísica de galinheiro e porca material de comprar-se as pessoas com coisas. Eu duvido muito da compreensibilidade de alguém que na verdade é um macho, o caso de Buba, a não ser que seja um homem muito santo e sábio e com virtudes heróicas ou em uma narrativa irônica é um homem muito fraco e é fraco por ser transexual ou por ser um homem homossexual e/ou no meu caso por ser um homem fraco e covarde. Todavia, a TV Globo gosta de ideologizar ainda mais na questão atual do tal "gênero" em que se insere a questão transexual. Buba disse que a forma de demonstrar amor do pai Inocêncio foi o de ser provedor e não demonstrar amor com gestos o que convenhamos é bem melhor, é bem mais edificante do que o reducionismo tipicamente materialista da metafísica de galinheiro e porca fisicalista de se comprar as pessoas com coisas. O mesmo que a personagem José Inocêncio meus pais fizeram comigo. O meu pai em menor grau ou em bem menor grau ao ponto de ser possessivo o que é típico do controlador signo de escorpião. Eu preferia ter um ninho contra as intempéries que eu tentei fugir de mundo em certa medida no ocidente, bem menor talvez desde sempre no ocidente e bem menor hoje: ocidente supostamente "homofóbico", sabe-se lá o que essa palavra quer dizer fora da paranoia rotuladora politicamente correta esquerdista, e o mundo cruel contra nós, doentes mentais, pessoas cujas cabeças, praticamente literalmente, foram cortadas ao nascermos ou em uma certa altura de nossas vidas, os mais miseráveis de todos os miseráveis que somos nós, os loucos. Um aconchego de um ninho é mais do que fundamental e urgente para quem é enfermo da mente.


Mas, diz a Bíblia Sagrada que Deus é uma família para quem não tem, Ele é Pai e, por exemplo, jamais tiraria brincadeira de mau gosto qual fez o senhor meu pai dizendo na minha cara em uma mesa de lanchonete da Estação das Docas aqui em Belém do Pará, rindo do nome da minha doença mental, o transtorno bipolar, dizendo e redizendo que eu sou "bipo". Deus é este aconchego no seu ninho que é a Igreja Católica com a gente aninhado no seio da Virgem e Sempre Virgem Maria até chegarmos à idade de Jesus Cristo para com asas de águia enfrentarmos o mundo do que jeito cruel que ele for e o vencermos de lavada, pois sapientiam autem non vincit malitia.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores