Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 18 de fevereiro de 2024

Metafísica de galinheiro

Autoria: João Emiliano Martins Neto


José Bento


No último capítulo da novela Renascer em refilmagem neste ano, capítulo de sábado, a personagem José Bento, o folgado semelhante a mim mesmo, ele veio com a metafísica de galinheiro materialista ao descrever a festa de casamento do pai José Inocêncio como que o pai fez "uma festa e tanto"; que "o painho abriu a burra"; "sem falar na mulherada". Bento arroga que ele é irmão de seus irmãos: "somos irmãos"; "somos os donos dessa fazenda". Disse mais em forma de tréplica que "somos os herdeiros legítimos" ao que disse erradamente, contrário à lei e ao direito, o irmão honesto e diligente, João Pedro, que "o dono que essa terra conhece se chama José Inocêncio". 


Olavo de Carvalho com gonorreia


Para piorar consideravelmente o canalha José Bento disse mais: "pegar madrasta é um dos poucos motivos legais que um pai pode deserdar um filho, sabia?" João Pedro que é apaixonado pela agora realmente madrasta, Mariana, largou-lhe um belo soco nas fuças do próprio irmão. Eu sou contra a violência física, até porque eu sou medonhamente covarde e nunca e jamais arrisquei o desforço físico nem em momentos-limite da minha vida e muito menos eu concordo com briga com vingança física de tirar sangue entre irmãos, contudo, bem que o vagabundo José Bento mereceu. Um dos raros vagabundos por assim dizer éticos que eu conheço sou eu, acho que é porque eu estou sempre recomeçando ao receber os sacramentos na Santa Madre Igreja Católica, não é o caso de Bento com sua vida-boa de Don Juan.


O materialismo é a metafísica de galinheiro bem disse o mestre Olavo de Carvalho, aquele mesmo que por tal metafísica pegou a gonorreia de suas aventuras sexuais e supostamente quase contaminou a filha mais velha, Heloísa de Carvalho Martin Arribas, quando ela era criança e ela só teria escapado do contágio graças à avó racista, Nicéia Pimentel, que dava-lhe um penico para as necessidades fisiológicas. Eu escrevo "supostamente" e "teria", porque alguém informou-me que o contágio da gonorreia não dar-se-ia pelo uso dos mesmos vasos. É uma metafísica reducionista a materialista e José Bento no lugar de lavrar de alguma maneira as terras que herdará, quer piscina com Jacuzzi, quer luxo nas terras que o pai conquistou com suor, sangue (literalmente o próprio sangue e talvez ele tenha matado o seu rival "Coroné" Belarmino) e lágrimas. Bento acabará sendo uma nova personagem "Coroné" Pica-pau, assassinado por Belarmino na primeira fase do folhetim. Pica-pau, porque tal ave só se aproxima da plantação de cacau para colher os frutos, não precisou trabalhar na terra.


Vergonha é o materialismo. Por isso eu aposto mesmo, apesar de minhas terríveis fraquezas, na minha religião católica romana e na minha filosofia, na minha metafísica que é a do espiritualismo histórico e dialético. Histórico tentando ver algo de espiritual, metafísico ou quiçá teológico, o próprio Espírito Santo que é mais Ele mesmo e nós n'Ele podemos ser mais nós mesmos substancialmente e santos tal qual Ele e por meio mesmo da santidade, ao longo da história. Por isso nós católicos rezamos em uma ideia histórica da presença do Espírito de Deus assim: "Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era, no princípio, agora e sempre. Amém." E tendo como dialética um diálogo edificante qual o de Platão em O Banquete ou do Amor em que Sócrates falando da assunção do material rumo ao belo em si e do seu aprendizado sobre o amor que Sócrates teve com Diotima de Mantineia e não uma síntese espúria qual a de Hegel com a sua dialética que acha mesmo, dizia Olavo de Carvalho, que poderia surgir de Deus Pai, a Deus Filho Jesus Cristo e dos apóstolos com a Igreja Católica poderia haver a síntese absurda, a falsa analogia que seria o advento de um esgoto tipo Martinho Lutero e o protestantismo.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores