Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 25 de maio de 2014

Ainda sobre o Papa na Terra Santa

Por João Emiliano Martins Neto
Papa Francisco, hoje (25 de maio), na Praça da Manjedoura (Terra Santa)

Imagino um Papa cheio de bonomia como o Santo Padre Francisco na Terra Santa um lugar cercado de fés que inspiram radicalismos extremos que levam os seus seguidores, por exemplo, a proibirem o culto às imagens como cultuam os católicos. O horror, o escândalo diante de um crucifixo ou uma imagem é comum entre judeus e muçulmanos. Não nos esqueçamos que uns tais judeus ultra-ortodoxos há poucos dias se manifestaram querendo que Francisco ficasse em Roma. Deus mesmo aquele que os judeus não ousam pronunciar o nome feito imagem, feito homem, feito presença hoje no seu vigário que é o Papa é para essa gente um verdadeiro absurdo.


Claro que a dimensão do absolutamente transcendente é importante, mas Deus mesmo não se revelou aos homens em livros sagrados como a lei de Moisés e no Alcorão, então por que a encarnação do Verbo e as imagens e ícones escandalizam tanto? Se somente formos considerar a divindade em seus atributos eu diria que mais básicos estamos reduzindo a mesma ao interessantíssimo, porém, intelectualista deus dos filósofos.

Deus é Deus, mas também é família, é trinitário e é presença viva e tangível. Portanto, viva o Santo Padre na Terra Santa!

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores