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quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Uma abordagem filosófica (teológica romano-católica e filosófica)

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Uma abordagem filosófica que eu acho interessante destacar que é uma abordagem teológica romano-católica e filosófica, e também política e que por ser uma abordagem teológica roman-católica e política é contra o Estado laico a favor da instauração de um Estado católico como reinado social de Jesus Cristo, uma abordagem filosófica teológica romano-católica também política já que estamos em uma época de forte politização e o crivo, eu diria assim, político é importante, porque é da esfera da ação hieraquicamente inferior à ética em que se encontra a política na sua questão do poder. 


Tal abordagem filosófica é como diria Blaise Pascal, que apesar de ter sido um herege jansenista, não que na raiz de toda a minha abordagem filosófica não esteja o platonismo com as devidas correções aristotélicas e era o mesmo Filósofo (Aristóteles) que dizia do seu grupo como o grupo do "nós, os platônicos" e o jansenismo por seu pessimismo antropológico fecundo tinha algo de platônico, gnóstico, apesar de louco, herético: rigorista, injusto, fanático, Pascal dizia de que não há nada mais conforme a razão do que a retratação da razão no que se refere à fé, ainda que seja a falsa fé herética jansenista irracional de Pascal, porque a verdadeira fé que é a divina e católica se coloca a razão humana como sua escrava contudo não maltrata a sua escrava da mesma forma que não deve-se dar um tiro no pé ou cortar um dedo só porque a senhora é a alma e o corpo e o seu escravo.


Platão dizia que a alma humana é o que eu diria que é o que faz o homem conhecer por excelência, a alma humana dá acesso "ao que" e o corpo acessaria "o como", então, com agudeza a minha abordagem filosófica é um filosofar teológico só o é com força teológica quando o é romano-católica, o resto das pretensas teologias pelo menos no crisitanismo genérico e falso como o do protestantismo ou dos cismáticos orientais não passam de uma antropologias com o homem pelo método indutivo à semelhança das pseudo filosofias emancipadas da teologia induzindo o homem a si mesmo ao erro nos erros mais crassos seja no cisma quando nega-se a autoridade suprema do Sumo Pontífice e nega-se estar ao lado das pessoas a ele sujeitas ou na heresia a exemplo da protestante quando alguma verdade de fé é negada após a recepção do batismo. Diria Etienne Gilson que a filosofia torna-se mesmo impossível no calvinismo do protestantismo visto a negação da liberdade humana nesta ideologia.


Politicamente a minha defesa é a do principado eclesiástico a respeito do qual o Old Nick (Nicolau Maquiavel) não tecia nenhuma crítica dado ser a sociedade perfeita a Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana que é uma instituição divina, portanto, sendo Jesus Cristo o Rei dos reis e Senhor dos senhores os Estados nacionais do mundo devem estar debaixo da autoridade do Sumo Pontífice, o Papa em Estados não mais laicos e sim católicos e assim regular as suas leis pela divina para serem leis justas e exequíveis.

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