Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 12 de outubro de 2013

O Círio de Nazaré e o condenado

Por João Emiliano Martins Neto

 Se Deus fez assim ao homem e fez-se homem em Cristo, imagem de carne, como condenaria o culto às imagens?

Há muito isolado por suas condições psicopatológicas em uma cela, o condenado vivia a estudar as leis penais brasileiras para melhor defender-se em próximas audiências, além de ler muita Literatura que é sempre no mundo todo fonte segura de conhecimento da alma humana.



Quando o carcereiro serviu por uma pequena entrada da parede da cela, sua derradeira comunicação com o mundo, o delicioso almoço do Círio.

"Feliz Círio de Nazaré 2013! A Igreja em oração unida a Maria mãe de Jesus ora por você."


Dizia uma plaquetinha sob uma imagenzinha de Nossa Senhora de Nazaré afixada nas bordas da bandeija que servira a refeição ao pobre.

O inteligente, mas recluso indivíduo gabava-se em pensamento com seus botões. "Sou sempre tão capaz e brilhante em minha defesa nos tribunais. Minha mente, apesar das peculiaridades de meu transtorno antissocial, faz-me dispensar até mesmo advogados experientíssimos em minha defesa."




"Você é só um monstro insensível e metido!" De chofre lembrou o carcereiro ao levar-lhe o alimento.

"Mas sou um sucesso aqui dentro". Vangloriava-se o condenado em seu isolamento já de muitos anos. "Meu comportamento é irrepreensível na prisão. Enquanto muitos de meus colegas de cárcere desesperam-se de solidão, sobretudo pelas ameaças cotidianas das epidêmicas no Brasil sevícias sexuais." Calculava.

"Ora, se Deus dera aos homens a glória da inteligência e vejo a minha com meus 100% de razão, absolutamente fria, imagem e semelhança divina (sic!) ou sem qualquer tentação sentimental. Se Deus fez assim ao homem e fez-se homem em Cristo, imagem de carne, como condenaria o culto às imagens? Dispensaria Ele, por conseguinte, a interseção dos "mortos" como Maria que não só não morreu, mas que por ser imaculada pode muito a oração dessa justa em nosso favor*? Pensam ao contrário os hereges, e o mundo burrinho e embotado por seus edipianos ateísmos e grosseiros materialismos." Cogitava tais pareceres ao observar o prato típico da estação religiosa que era o pato ao tucupi à sua frente.

O recluso orou pedindo, antes de ceiar, por fim, por sua cura e por outros motivos a si conexos. Sabe bem ele e como poucos que a Verdadeira Igreja viva na terra por sua origem divina,
continuidade histórica e amor a dignidade libertária e intelectual humana é a Católica-romana que assim na terra como no céu ora sempre unida a ninguém menos que com Maria, mãe de Jesus pelo bem de todos.

Amém.

___________________________
*São Tiago 5:16b

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores