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segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Algumas notas sobre a minha filosofia do espiritualismo meta-histórico e dialético platônico e agostiniano

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Já que a minha filosofia pretende usar as dialéticas platônica e agostiniana, quais seriam as relações entre as duas dialéticas? 


1) Busca pela verdade: Tanto os pré-socráticos quanto Platão e Santo Agostinho buscam a verdade, embora em contextos diferentes.


2) Transcendência: A Segunda Navegação e Platão e a Terceira Navegação de Santo Agostinho envolvem a transcendência da razão humana o que já desde a atividade filosófica de Sócrates na pesquisa dele sobre se estaria certo o oráculo de Delfos de que ele era o homem mais sábio de Atenas, as questões de Sócrates para com os seus concidadãos ocasionava um renascimento da alma, porque não a fechava na razão humana onde parece-me que reside no limite a opinião humana e não a verdade revelada pelo deus de Delfos.


3) Influência do Platonismo: O pensamento de Platão influenciou significativamente a filosofia cristã, incluindo Santo Agostinho.


4) Evolução da Busca: As Três Navegações de Santo Agostinho podem ser vistas como uma evolução em busca pela verdade, iniciada pelos pré-socráticos e continuada por Platão. 


Em resumo, embora as "Navegações" tenham contextos diferentes, é possível identificar relações entre elas, destacando a busca pela verdade, transcendência e influência do platonismo na filosofia cristã.


As "Navegações" de Santo Agostinho:


1) Primeira Navegação: A conversão de Santo Agostinho ao Cristianismo, que ocorreu após uma longa busca espiritual e filosófica.


2) Segunda Navegação: Seu desenvolvimento teológico e sua luta contra as heresias do seu tempo, como o Maniqueísmo e o Pelagianismo.


3) Terceira Navegação: Sua profunda reflexão sobre a natureza de Deus e a humanidade, expressa em obras como "Confissões" e "A Cidade de Deus".


As "Navegações" na filosofia grega e em Platão:


Primeira Navegação (Pré-socráticos)


a) Busca pelas causas fundamentais do universo.


b) Interrogação sobre a natureza da realidade.


c) Filósofos como Tales, Anaximandro e Xenófanes.


Segunda Navegação (Platão)


a) Busca pela verdade eterna e imutável.


b) Transcendência da razão humana.


c) Teoria das Formas e da Alma.


Fundamento Filosófico


O espiritualismo baseado nestas Navegações platônica e agostiana oferece um fundamento filosófico parr a história, considerando:


1) Teleologia: A história tem um propósito e direção, orientada pela realidade divina e espiritual.


2) Transcendência: A história transcende a dimensão material, envolvendo aspectos espirituais e metafísicos.


3) Eternalidade: A história é conectada à eternidade, sendo parte de um processo mais amplo e duradouro.


4) Unidade: A história é una, com todos os eventos e processos interconectados e significativos e não uma poeira desconexa de eventos históricos fechados em seu tempo, época e lugar, segundo o historicismo que pode ser o mais extremado, o que resultaria na ideia de certos homens "filhos do seu tempo" sem qualquer possibilidade de apreensão da verdade, porque sem qualquer apreensão de algo realmente conceitual, universal e atemporal.


Meta-história


O espiritualismo oferece uma perspectiva meta-histórica, considerando a história como:


1) Expressão da realidade divina: A história é uma manifestação da realidade divina ou espiritual.


2) Processo de revelação: A história é um processo de revelação da verdade e propósito divino que é o que diz o número 750 do atual Catecismo da Igreja Católica de que Jesus Cristo é a chave, sentido e fim da história.


3) Caminho para a salvação: A história é um caminho para a salvação ou realização espiritual.

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