Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Homilia Diária.624: Memória de Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja

A influência de Santo Agostinho, o Doctor Gratie, em minha minha vida é toda ligada à passagem minha pelos arraiais dos hereges, dos irmãos separados pela heresia, os protestantes. O homem, miserável pecador, concepção de Agostinho bispo contra decerto que o otimismo ascético de Pelágio da Bretanha, ascestismo que eu mesmo sou muito entusiasta, tal concepção agostiniana é levada pelos nossos irmãos apartados pelo erro, é levado a extremos inauditos que ao meu ver trouxeram a concepção kantiana de teoria do conhecimento aonde é claro que parece justo que o homem peça contas de sua capacidade de conhecer, mas chegar ao extremo de a própria mente dessa tal coisa chamada homem em sua subjetividade em seus juízos sintéticos a priori forjar o objeto, aí já é demais, aí já seria um extremo de ceticismo quanto à capacidade do homem ser sempre o que e quem ele é: homem, ainda que ferido pelo pecado original, idéia defendida pelo santo de hoje contra Pelágio.

 

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores