Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 28 de novembro de 2021

Olavo de Carvalho, o fujão?

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Olavo de Carvalho


Olavo de Carvalho segundo as boas ou más línguas, o jornal Folha de S.Paulo, teria fugido do Brasil como um rato via Paraguai onde ele teria chegado via terrestre, de carro, para lá pegar um avião e voltar para o paraíso, ou inferno, capitalista selvagem americano para quem é doente como ele, a fim de refugiar-se da Justiça que estava exigindo um depoimento dele em vista do inquérito que apura a questão das milícias digitais com suas fake news, fomento de atividades antidemocráticas e demolição de reputações com a ameaça de agressão física contra membros do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro.


Eu penso o seguinte, meu caro leitor, Olavo de Carvalho que deveria ter se limitado às suas aulinhas dele de Filosofia, mas, ao contrário, ele resolveu enveredar na política e nos temas sociais, ele o fez da maneira mais delirante e paranoica possível alicerçado, via Steve Bannon, em seu The Moviment. Um governo como o de Jair Messias Bolsonaro, apoiado por Carvalho, mostrou-se um fracasso em todos os sentidos, seja na gestão da pandemia ou sindemia de Covid-19 deixando morrer mais de 600 mil brasileiros e não comprando as vacinas da Pfizer a tempo de evitar mais mortes, além de ter sido contra as medidas de distanciamento social e uso de máscaras, ainda fez propaganda de medicamentos ineficazes como cloroquina, ivermectina e outros. E, agora, com a economia brasileira em frangalhos, o governo Bolsonaro também mostra a sua incompetência, ao deixar o povo comendo ossos pela impossibilidade de comprar carne, comida.


Eu sou de direita, acho mais correto ser direitista dado o capitalismo ser a forma social mais conforme a natureza humana, natureza humana que a esquerda louca faz vista grossa, pois quer o poder total via Estado dominado por ela. O capitalismo é mais conforme o que poderia ser uma natureza humana, visto que quem tem saúde e capacidade, caso não trabalhe, não deve comer, já ensinava o Apóstolo (São Paulo), e que dívidas exigem títulos, não necessariamente juros, para que as mesmas com justiça devam ser pagas. Também, porque, até onde eu sei, só nos países mais estatizados tal qual o Brasil é que ocorrem crises no capitalismo. E eu sou de direita, porque a tradição, o antigo, o experimentado e o velho devem ser levadas em conta e não apenas um futuro hipotético, conforme querem a esquerda e os modernistas, sem levar em conta que o futuro é filho do passado e do presente.

 

Eu sou direita, mas, esta direita em vias de ir parar na cadeia junto com Olavo e um Gengivão (Allan dos Santos) não presta e a esquerda, seja cultural, da grande mídia ou política com todos os seus erros e o seu apelo à narrativas, a direita também ama essa palavra atualmente, pelo menos não é o império da ilusão, não é o império das fake news que esta direita fajuta se tornou, inspirada em um charlatão e picareta de marca maior como Olavo de Carvalho.

 

Olavo, talvez, achava com Aristófanes, apenas um comediógrafo da Hélade antiga que dizia satiricamente que Sócrates era um nefelibata, habitante das nuvens, então, o filósofo brasileiro achando a Filosofia uma atividade talvez alienada muito abstrata distante da concretude do mundo social e político enveredou pelo submundo das narrativas ou dos discursos dos sofistas que encaminharam a morte de Sócrates. Olavo embrenhou-se por querer um reino neste mundo que nem mesmo Jesus Cristo quis estabelecer, conforme queriam os judeus para o Messias deles, segundo a interpretação deles, porque o domínio deste mundo sempre será para a esquerda, tendo por chefe o deus deste século ou para todos aqueles que substituem o mundo da graça pelo mundo da força bruta, da conquista orgulhosa e egoísta e da violência.

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Nikolas Ferreira x Nando Moura

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Nando Moura e Nikolas Ferreira

Assisti às mais de duas horas de debate entre um tímido e como sempre teimoso Nando Moura contra o excelente vereador da cidade de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais, Nikolas Ferreira, e achei excelente a fala do vereador que tomou a dianteira e o protagonismo no debate, ainda que de forma desonesta interrompendo o seu interlocutor, ao defender o presidente Jair Messias Bolsonaro. Dá até vontade de votar em Bolsonaro, quando, por exemplo, Nikolas prova ponto a ponto que seriam mentirosas uma tal lista de traições de Bolsonaro veiculada internet afora por Moura.


Moura quereria um presidente radical e fanático que não dialogasse com as forças vivas, políticas da sociedade representadas no Congresso Nacional, que podem não ser perfeitas, muitíssimo longe disso, não são santos de altar cercados por anjos, flores, velas e incenso, mas, são o que temos para hoje e que certamente como no passado esquerdista, temperam cum grano salis os ímpetos da direita reinante da atualidade.


Cagnin, sobrenome de Moura, é teimoso, é insistente, estava mais tímido e deixou Nikolas em seu praticamente monólogo durante o debate, porque agora os novos ventos com Sérgio Moro podendo ser candidato à Presidência do Brasil, Moro não é fanático, extremista, como Bolsonaro. No entanto, eu consultando aqui na internet a um pdf da Constituição, eu acho que Nikolas enganou-se ou mentiu ao tentar provar citando o artigo 14° da Carta Magna de 1988 que qualquer cidadão comum poderia entrar com uma representação contra os governantes por crimes de responsabilidade. Eu acho que é Cagnin que acertou ao chamar o vereador de mentiroso sobre esse ponto, pois que somente o Procurador Geral da República é que poderia fazer tal representação.


Enfim, o debate foi da direita contra a direita e a direita reinante, hoje, age como a esquerda reinante de outrora, é antropófaga, são os iguais devorando os seus próprio iguais. Enquanto o verdadeiro inimigo que é a esquerda, inimigo da espécie humana, está sempre à espreita e sem dúvida alguma que Bolsonaro ao aprovar muitas medidas contra o combate à corrupção, levando-se em conta a refutação excelente de Nikolas Ferreira a esse respeito, o Presidente Jair ao taxar lucros e dividendos e ao não ter sabido administrar a pandemia, o atual Presidente do Brasil pode ter estendido um belo tapete de cadáveres humanos para a volta da esquerda ao poder.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Olavo de Carvalho está de volta

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Olavo de Carvalho (Imagem: Reprodução/YouTube)


Olavo de Carvalho está de volta. Deu na internet, no site YouTube que já na casa dele nos Estados Unidos, em um vídeo Olavo dizendo que recebeu alta dos hospitais nos quais esteve internado no Brasil, só não sei se receberia alta de um hospital psiquiátrico manicômio se nele fosse internado, como já ele já fora internado no passado e não recebera alta, pois que os médicos diante da coisa horrorosa que é Carvalho, cuja prova é muita coisa que ele ensina e escreve, não queriam dispensar-lhe. Mas, Olavo execrado por pessoas absolutamente analfabetas em Filosofia que desconhecem o, na minha opinião e segundo o que pensava o padre Stanislav Ladusãns, o grande filósofo que é Olavo, um peixe dentro d'água dada a relação íntima e coerente de Olavo com a Filosofia, segundo o padre. E, também, execrado por essas mesmas pessoas que são meros cabos eleitorais da esquerda, o tal Doutor Paulo Ghiraldelli Júnior é um deles que chegou a plagiar o título de uma coleção de livros de Carvalho, o "História Essencial da Filosofia". E Olavo é execrado por direitistas horrorizados com a lama do governo apoiado pelo escritor que é o governo de Jair Messias Bolsonaro, o Bozo, miliciano, chamado de genocida por ter permissivamente e ativamente ter permitido a morte de mais de 600 mil pessoas de Covid-19 no Brasil. Bozo, o "cara da casa de vidro", como dizem com intimidade de Bolsonaro os bandidos milicianos.


Ao que parece fortemente Olavo de Carvalho teria saído como um bandido, fugido do Brasil, mas, segundo ele alega, apareceu um "voo repentino" para que ele embarcasse em "15 minutos", segundo eu li no site UOL. Olavo disse que "não vou esperar o MP me convocar." Ele diz que "um dia" o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) convocar-lo-ia, em virtude de que há suspeitas de que Olavo teria furado a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para ingressar na internação no InCor (Instituto do Coração) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

 

Quando da chegada de Carvalho ao Brasil eu li no mesmo site UOL e a filha mais velha de Olavo, a excelente Heloísa de Carvalho Martin Arribas, levantou a lebre, de que Olavo teria furado a fila. Mas, eu li no UOL, os passageiros do voo que trouxe o grande filósofo ao Brasil disseram que ele não passara mal no voo, não, mas que comera, fizera uma refeição, reclamou da comida como todo velho rabugento, bebeu Coca-Cola e dormiu a viagem inteira. Portanto, nada de passar mal para precisar de atendimento emergencial ao SUS no Brasil. Ao que parece Olavo fez uso de má-fé e com o auxílio de pistolões no governo Bolsonaro, o homem que teria cometido pelo menos o aborto de um filho na seita maligna Tradição, conseguiu ingressar pela porta dos fundos no tratamento de saúde do sistema estatal de saúde brasileiro, que ele de forma ingrata e fanática de direita dizia ser "cem por cento socialista".


Olavo está de volta. É um grande filósofo? É. Eu mesmo presenciei em um áudio de uma aula dele sobre Immanuel Kant, o anão de Königsberg ser finalmente vencido esse fantasma alemão que assombra e oblitera a Filosofia há mais de 200 anos. Kant teria sido vencido por Olavo, se eu não estou sendo muito burro ou muito louco para ainda dar ouvidos a Olavo, na ideia de Kant de que, segundo Olavo, o mundo de Kant seria um mundo fictício onde a mente humana, a capacidade cognitiva humana se é um espelho, no entanto, ela só reflete algo ali que, de fato, existe, logo, a coisa em si pode ser cognoscível, o baixinho alemão dizia que seria incognoscível, segundo o que eu entendi da explicação de Olavo e o exemplo que ele dá do espelho.


Desejo e rezo pela saúde e longa vida de Olavo de Carvalho, apesar do charlatanismo que é, por exemplo, a visão paranoica e delirante que em boa parte ele tem da política, além da loucura de alguém que não recebeu alta do manicômio no qual esteve internado, e o mau pai que ele foi com os filhos, poderia citar um exemplo, a filha dele, Leilah Carvalho, que por causa de uma hipóxia na infância, fruto do desleixo do pai com relação à essa filha mais jovem, ela restou com sequelas: risadas involuntárias e um braço, talvez o direito, que dá sempre uma torção para trás.

sábado, 13 de novembro de 2021

Nando Moura, sacudido pelos ventos

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Acompanhei nos últimos pelo menos dois dias a alguns vídeos postados pelo influencer youtuber, Nando Moura (Luís Fernando de Moura Cagnin) respondendo a outros influencers e youtubers de extrema esquerda, ele, de extrema direita, naturalmente. Foram longos vídeos, o primeiro de Nando Moura com mais de uma hora de duração respondendo a um vídeo antigo do canal Meteoro Brasil no site YouTube.


O que eu vi foi de um lado a extrema esquerda xingando de neofascista a Nando, porque para tal extremo qualquer divergência mais à direita é neofascismo e do lado da direita, do guitarrista, o nazismo ser dado como de esquerda, pois que mesmo que diante do extremo que é o racismo do nazismo, algo análogo a uma "etnofobia" que em um extremo não poderia faltar em um conservador, mas, algo que tenha alguma estrutura coletivista semelhante à esquerda, não que a direita outrora não tivesse o seu coletivismo, algo assim para o anacrônico e extremista obcecado Cagnin já é esquerda.


Vi a mentira de Cagnin de dizer que ele não pertencia a um tal Motoclube, que, segundo o canal O Historiador (Carlito Neto), era um tipo de nome de fantasia, não haveriam motoqueiros no mesmo, mas seria um instrumento na internet para ataques virtuais a desafetos de Moura. Moura Cagnin teria mentido dizendo que teme motos, que não as dirige nunca, é afastado delas.


Entre xingamentos e apelidos de lado a lado, muito mais do lado de alguns da extrema esquerda, Henry Bugalho alega que o filho de apenas seis anos à época foi atacado por apoiadores de Nando Moura, então, ele resolveu retaliar atacando a esposa de Moura ao simplesmente ler um boletim de ocorrência em um vídeo que a denunciava como estelionatária, pois ela haveria comprado coisas na internet, recebia-as, e depois mentia dizendo que não as havia recebido. Moura alega que a Justiça não teria qualquer indício concreto para dar continuidade ao processo contra essa mulher.


Nando Moura foi sacudido pelos ventos dos últimos tempos, os ventos de alguma mudança na direita que governa e fanatiza o Brasil que já não admite a tosquice e os exageros de Jair Messias Bolsonaro, mas, que pelo menos expressavam alguma autenticidade e de realização metafísica. Agora a direita a que Moura adere que é a de Sérgio Moro, é uma direita de sapatênis, é mais polida, é uma direita caviar que nas palavras de Moro no seu discurso de filiação ao partido Podemos, respeita os diferentes, ou seja, com menor rigor metafísico.

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Quem é Nando Moura?

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Nando Moura


Nando Moura, Luís Fernando de Moura Cagnin, é um roqueiro frustrado com a carreira em um estilo musical como o rock que desde Elvis Presley colocou o rei do rock, Elvis, rebolando, coisa rara na época dele para um homem, Presley que era um cantor de música evangélica em sua igreja, terminou os seus dias no vício. O rock cujo pai seria o Diabo, segundo o nosso Raul Seixas, o rock onde nos shows as pessoas ficam fumando maconha e isso decepcionou Nando, ele abandonou a sua banda Pandora 101. A modernização roqueira exauriu Nando, pois o que é moderno como sempre por querer reinventar a roda, a reinventa quadrada.


Vendo que uma reinvenção quadrada da roda é besteira, Nando Moura voltou-se para um discurso e partido mais conservador, ele diz-se conservador e religioso cristão. Então, ontem, eu assisti a um longo vídeo dele, vídeo de mais de uma hora no site YouTube, em que ele tenta com malogro refutar uns seus detratores, o Meteoro Brasil e o casal Leon e Nilce do canal no Facebook, Coisa de Nerd. Ele malogrou, pois como bem mostrou o excelente, apesar de seus preconceitos ateus e esquerdistas, Henry Bugalho, em um vídeo resposta ao longo vídeo do roqueiro, Henry criticou o uso de expressões verbais e de linguagem grosseira, os palavrões, defendidos por Moura, Henry mostrou com passagens bíblicas que palavrões são condenados no cristianismo e o roqueiro tentou defender, em seu extremismo de direita, que nazismo é de esquerda para dar um banho lustral na direita que perdeu com Adolf Hitler e Benito Mussolini, a Segunda Guerra Mundial.


Foi ridículo da parte do Cagnin, porque não é subjetivo, como ele diz, que direita e esquerda sejam posições confusas, ainda que contextualizáveis ao longo da história e dos lugares. Bugalho mostra bem com o autor italiano, Norberto Bobbio, que direita e esquerda, uma, a direita, defende uma hierarquia social, e uma desigualdade social como desejável, natural, normal ou inevitável baseado no direito natural e na tradição. O nazismo de Adolf Hitler levou a ideia de hierarquia ao ponto da demência na defesa de uma raça como a ariana sendo superior e devendo dominar o mundo. Onde, então, que nazismo é de esquerda se a esquerda defende a igualdade social, ainda que um Josef Stálin tenha querido isso com o autoritarismo? A opressão é a regra nos extremos de loucura da direita e o mundo de irmãos é a regra na esquerda, ainda que a esquerda faça uso da opressão para impor algo como o tal mundo de irmãos, infelizmente, impossível.


Leon e Nilce do canal Coisa de Nerd, saíram-se muito bem, provando que nazismo seria de direita, apesar de eu achar que a direita, cujo extremo seria o nazismo e o fascismo, é algo viciado pela própria concepção moderna cuja máxima expressão é a esquerda, pois que Benito Mussolini, o Duce, representante do fascismo italiano, dizia que nada devia colocar-se contra o Estado e nem fora do Estado, mas tudo pelo Estado, ora, um Luiz Inácio Lula da Silva e os seus militantes petistas em menor ou em maior grau quereriam a mesma coisa, e um Karl Marx já dizia que o Estado existe para propiciar a felicidade do homem, isso decerto que ecoando a ideia de Georg Friedrich Wilhelm Hegel, mas, e onde ficam instituições intermediárias tal qual as famílias, os cristãos, a Igreja Católica, a iniciativa privada capitalista, e uma nobreza como a monárquica de sangue, ou espiritual, moral e intelectual onde ficam? Evidentemente que nazismo e fascismo com o seu Führer ou o Duce são a máxima personificação moderna do homem como deus pagão ou demiurgo a dominar o universo, isso é bem moderno e tem lá o seu lado esquerdista. Eu vejo que nazifascismo poderia ser uma terceira via às clássicas posições de direita e esquerda.


Enfim, nessa briga toda eu fico do lado da briga, porque ambos os lados, o de Nando Moura, de um lado, e Leon e Nilce, Henry Bugalho e Meteoro Brasil, de outro lado, cada um puxa a brasa para a sua sardinha e a verdade que se lixe.

sábado, 6 de novembro de 2021

Marília Mendonça, a cancioneira do chifre

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Marília Mendonça era a cancioneira do chifre, da dor de corno, da traição e da dor de cotovelo. O que ela fazia era o lixo e a porcaria a que se referia um clássico como Milton Nascimento no ano de 2019 em entrevista à Folha de S. Paulo, queixando-se tristemente do que tinha se tornado a cultura brasileira. Li as letras de pelo menos duas canções da tal Marília como Alô Porteiro e Infiel e só vi lixo ali. Imaginem envolver um nada como um porteiro em uma canção sobre relacionamento íntimo, é lixo.


Podemos desejar a morte de quem esteja enlameando tanto a cultura de um povo? Talvez. No caso, finalmente, Marília morreu. Devemos lamentar uma morte, mas diante da vida dela, ambas podem ser ditas como morte e vida severina.

Marília Mendonça

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Eu soube, ontem, dia 05 de novembro de 2021, à noite, da morte trágica e violenta de uma tal Marília Mendonça que chocou o Brasil, chocou o Brasil, porque o padrão cultural e espiritual do brasileiro encontra-se reduzido ao que acha qualquer idiota, e em meio ao povo o que mais há são Zés ninguém, ignorantes e cabeças dura, tudo isso como restolho da empulhação que é a filosofia de um Immanuel Kant que coloca como padrão do saber não o conhecimento da coisa em si mesma, que seria incognoscível, através do conhecimento das formas eternas.


É terrível o tom de voz, o que soa aos ouvidos no tipo de barulho, ruído, que encheu os bolsos de dinheiro da tal Marília. É recorrente como tais artistas, eu soube hoje, estão morrendo violentamente e tragicamente em acidentes de avião, o meio de transporte mais seguro que há, talvez seja Deus querendo evitar que os seus filhos sejam por mais tempo envenenados a peso de ouro com esse tipo de lixo subcultural.

 

Hoje estou até rezando pela alma de Marília Mendonça, por misericórdia, pois se Deus tem misericórdia, logo, devemos ter misericórdia dos outros, também, a fim de alcançarmos misericórdia. Neste mês dedicado todo ele aos fiéis defuntos, e não só até o dia 8 de novembro quando antigamente era a data limite para visitar-se como obra indulgenciada a um cemitério, eu fui a um campo santo de minha cidade de Belém do Pará, o Cemitério Santa Izabel, a fim de ajudar a alma de Marília, que Deus tenha misericórdia dela, porque talvez fosse árduo para ela curtir o que é realmente o belo: a música clássica e suportar uma vida na obscuridade e com pouco dinheiro para não envenenar as almas dos brasileiros com o seu lixo subcultural, se ela estiver no purgatório, assim espero, o sofrimento dela ali está sendo sete vezes pior, inimaginável perto do sofrimento, "sofrência", que era a porcaria que ela cantarolava, que ela não quis suportar para não ser algo de tão descartável culturalmente.



Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores