Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Entes metafísicos

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Diante da expectativa e polêmica para a eleição presidencial que há de vir do ano da graça de 2022, cabe aqui algumas considerações um tanto filosóficas e de sabedoria política acerca dos dois grandes candidatos ao Palácio do Planalto, Jair Messias Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva como verdadeiros entes metafísicos, ideias ou conceitos.


Jair que é o atual presidente da República é um ente metafísico, ideia ou conceito ou também é um símbolo para a direita, porque apesar da montanha tremenda de alta de seus delitos que coincide com a montanha de cadáveres sublime de pessoas que morreram por causa da má gestão de Bolsonaro na sindemia do novo coronavírus, pois Bolsonaro deu de ombros diante das mortes de brasileiros, dizendo-se não ser coveiro, não quis comprar vacinas e as que quis comprar ele prevaricou permitindo o superfaturamento em suas compras. Mas, ele é uma ideia, é um conceito do que é a direita e deverá receber os votos da direita. O Senhor presidente Jair é, por exemplo, ao dizer na cara de um jornalista que ele teria "cara de homossexual terrível" é com toda a força do que o homem genuinamente concebe por sua percepção do mundo alguém assim de muita coragem diante da escalada de imoralidade e nonsense esquerdista que impôs a conduta homossexual como normal. E, também, porque Jair reparou, dia desses, no cercadinho do Palácio da Alvorada que um de um de seus apoiadores bolsominion estaria com um brinco na orelha, algo normalmente inapropriado para um homem, apesar de que eu mesmo já usei brinco. Bolsonaro, então, é uma realização metafísica, espiritual, e pode receber por tal símbolo que é os votos da direita mais raiz.

 

Lula é algo de ainda mais grave, sério e perigoso, pois é como disse Jesus Cristo, deve-se temer antes aquele que pode lançar corpo e alma no inferno (São Mateus 10, 28). Jair apenas mata o corpo infectando-o com Covid, Lula infecta talvez não o corpo, porque certamente a esquerda e uma direita menos extremada no mundo todo mostraram-se competentes na gestão da sidemia do novo coronavírus, entretanto, certamente Lula e a esquerda infectam a alma conduzindo-a à sepultura espiritual que é o inferno. Por ele ser de esquerda é o anti-conceito, é o juízo sintético a priori kantiano, não é algo genuinamente percebido, concebido por nenhum homem que seja normal ou que não esteja bêbado ou drogado. Mas, vá lá, Lula que ele mesmo disse ser uma ideia, é a ideia dos psicopatas ou dos burrinhos que estudam para serem burros, de esquerda, é a ideia dos cabos eleitorais de esquerda onipresentes seja nas redações de jornais, revistas, na grande imprensa inteira, na cultura, nos youtubers mirins na internet que fecham os olhos e querem que a população não veja o mal em si mesmo que é a esquerda e os crimes de Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT) quando no poder com mensalão, petrolão, alianças com o crime de narcotráfico e sequestros das Farc ou do MIR chileno nos quadros do Foro de São Paulo. Lula é aborto, é eutanásia, é descriminalização das drogas, é o controle da mídia por gente sem nenhuma moral, é Lula a possibilidade, ainda que remota, de o Brasil tornar-se uma Venezuela ou Cuba, visto que o PT e a esquerda inteira apoiam tais regimes tirânicos somados aos africanos e ainda os do Oriente Médio, tal qual o próprio Irã ou a Líbia, e ainda os petistas e a esquerda têm a desfaçatez de dizer que apoiam os homossexuais que morrem a rodo em tais lugares do mundo.

O que é a esquerda?

Autoria: João Emiliano Martins Neto


A esquerda é basicamente identitarismo e cirandeiros. A esquerda brasileira é basicamente o sustentáculo do liberalismo econômico que propicia o capitalismo selvagem com migalhas de identitarismo, cirandeirismo, bolsas-farelo, canais na internet como os Galináceos Cirandeiros (Galãs Feios: Helder Maldonado e Marco Bezzi), Bagulho Bochecha (Henry Bugalho), Brasil 247 e Diário do Centro do Mundo, enfim, gente que aposta a própria alma em serem meros cabos eleitorais. Também a esquerda é ateísmo, materialismo com sua metafísica porca que não ousa dizer o nome, pois é uma péssima filosofia. A Esquerda, é também defesa do aborto, das drogas e da imoralidade sexual.

Deus é

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 



Amém.
 
 
Por Deus ser tudo isso é que a esquerda O odeia ao ver o mal no mundo, então, ela quer o socialismo e comunismo ateus para tentar por um poder humano total impor no final das contas o arbítrio no absurdo que vê no mundo.


Também uma certa direita capitalista selvagem acha que pode pela busca do lucro desenfreado, hoje na forma da tirania dos bancos com a financeirização, impor no absurdo do mal imperante que se tornou o mundo com a entrada do pecado original, resolver tudo com o dinheiro quando o mesmo só gera pessoas vazias, bobas, obcecadas sem nenhuma sabedoria cuja fonte é Deus.

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Um excelente artigo

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Marilena de Souza Chauí


Caro leitor, recomendo para ti este excelente artigo aqui de autoria do filósofo esquerdista Doutor Paulo Ghiraldelli Júnior. É um excelente e lúcido artigo criticando uma entrevista recente concedida pela filósofa esquerdista Marilena de Souza Chauí à revista Focus ligada à Fundação Perseu Abramo do Partido dos Trabalhadores (PT) na qual a filósofa diz, na opinião de Ghiraldelli, besteiras sobre o governo Bolsonaro de que seria um governo de extrema-direita e que por isso seria um "palhaço" dos liberais da Faria Lima, que são os funcionários e investidores do mercado financeiro, da cidade de São Paulo quando na verdade, segundo o filósofo, tal governo seria libertário ou anarcocapitalista querendo, com isso, acabar com a República a fim de implantar a liberdade total do indivíduo seguida do fim da sociedade, porque dominada por milícias, tráfico de drogas e seitas evangélicas resultando em um Brasil como um grande favelão carioca de Rio das Pedras pela implantação da lei do mais forte, o darwinismo social, chora menos quem pode mais. 

 

Eu sou de direita, católico, monarquista e bem na ponta talvez eu vote no ano da graça de 2022 em Jair Messias Bolsonaro de novo para o Palácio do Planalto, pois ele é no mínimo um símbolo de uma direita raiz, bem posicionada e autoconsciente diferentemente de um Partido Novo, João Dória ou um Eduardo Leite que diz ter orgulho de ser gay, se é que se pode ter orgulho de algo que pode escravizar o homem que é o caso de um desejo qualquer, no Planalto que seriam versões tucanas e dissolvidas da direita, tal qual ocorria com o PSDB em face ao PT. Mas, reconheço em Paulo, um dos homens de esquerda mais inteligentes que eu conheço, ou quem sabe o nome mais inteligente da esquerda brasileira hodierna na medida em que se pode ser de esquerda e inteligente, pois a esquerda que quer a salvação da humanidade pela política e não por Jesus Cristo, através da fé e dos sacramentos, e a esquerda tem uma metafísica materialista economicista e que não ousa dizer o nome enquanto metafísica, pois mostrar-se-ia nua semelhantemente a Adão e Eva no Éden, envergonhada, diante da reflexão de baixa qualidade, burra, sobre o que seja o real.


 
Já disse a gente muito presente nas redes sociais, aos Galináceos Cirandeiros, os Galãs Feios (Helder Maldonado e Marco Bezzi) aproveitarem as lições do professor Ghiraldelli, mas eles querem mesmo é ganhar dinheiro de partidos de esquerda a exemplo do PT para falarem de Big Brother Brasil e de Nego do Borel em A Fazenda. Gente como eles ao lado de Henry Bugalho, o Bagulho Bochecha, Brasil 247 e Diário do Centro do Mundo e outros youtubers mirins, de fato, não tem cura, fazendo a esquerda patinar sem princípios, niilista e sem gás mesmo, físico, tal qual alguém que fosse viciado em masturbação coisa muito comum na esquerda imoral e ateia.

A Ave Maria, uma oração e ato de fé

Autoria: João Emiliano Martins Neto

Cabeça da Virgem (Leonardo da Vinci)
 

A oração da Ave Maria é uma oração e é um ato de fé. Tomando-se o que disse Santa Isabel quando da visitação de Nossa Senhora à ela, Santa Isabel disse, "bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre", benedicta tu inter mulieribus et benedictus fructus ventris tui (São Lucas 1, 42), e que na oração da Ave Maria há o acréscimo ao final a palavra "Jesus". Eis um belo ato de fé, porque uma pessoa de fé certamente que bendiz à Virgem Maria como bendita entre todas as mulheres, pois Maria concebeu o Verbo divino, o Filho de Deus, virginalmente, e ainda bendiz, o que é mais importante para alguém de fé, ao próprio Deus feito homem em seu ventre: Jesus Cristo.


Certa vez, por causa de minha inclinação à homossexualidade eu muito cooptado pelas minhas próprias más paixões e pelo diabo, eu maldisse o Cristo, certamente naquele momento infeliz eu perdi a fé. Então, o ato de fé que é a oração da Ave Maria reabilita no homem a fé juntamente com a reza do Credo dos Apóstolos, também com o Pai Nosso e com a récita do Glória.


segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Psiquiatria, a ciência nas trevas

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

The Rake's Progress, gravura de William Hogarth retratando um manicômio


A Psiquiatria é a ciência nas trevas. É uma ciência, uma forma de circunscrever, recortar e abordar um trecho da realidade que encontra-se envolta em preconceitos, ignorância, orgulho, brutalidade, dor, sofrimento, vergonha que sem dúvida alguma envolvem a saúde mental em algo mais doentio, de trevas e sem sentido do que já é algo de absurdo e tenebroso a própria loucura, pois conta com a maldade humana.


Efeitos colaterais fortíssimos por causa de certos medicamentos, até mesmo o comportamento brutal em que eram tratados os pacientes em situação a mais miserável possível de eclipse da razão com o que é até compreensível, porém injustificável, o cansaço de quem os cuida, somado ao medo das criaturas terríveis que se tornam certos pacientes psiquiátricos que agindo como gigantes bobos, crianças grandes, porém com a força dos gigantes, dos adultos na névoa de luz da razão natural toldada pela enfermidade mental. Orgulho de até mesmo certos terapeutas, eu mesmo como paciente psiquiátrico que eu sou já enfrentei uma psicóloga dizendo-me que eu seria uma vergonha na família e para a memória do meu avô, pois eu tenho o nome dele, acrescentado do nome Neto, porque eu sou doente mental como se a culpa fosse minha por tal condição ou situação. Ou o orgulho do paciente que não assume-se como doente mental, mente sobre os seus sintomas ao médico, disfarça, teme uma internação se for necessária para o seu bem em determinada circunstância, pois, no fim de tudo o homem é o animal racional, não é mesmo? Logo, segue-se que ele sente-se desumanizado, rebaixado e arrastado pelas tenazes de sua doença da mente, por ser arrastado pelo nonsense de sua doença.


A Psiquiatria pode iluminar os meandros do crepúsculo da racionalidade humana tornando-a de novo em dia ou pelo menos em uma cidade iluminada durante a noite, por isso vale tirar tal ciência de entre as trevas do preconceito, da ignorância, em outros casos da maldade humana, tirá-la de debaixo do alqueire para colocá-la no velador e assim iluminar a casa que é o mundo com a restauração da luz humana deste mundo que é o homem que pode estar por hora caído por alguma enfermidade absolutamente compreensível, o cérebro não é isento do pecado original e nem é de ferro pode cair como soldado ferido, doente, cabe à uma ciência como a Psiquiatria reerguê-lo.

sábado, 25 de setembro de 2021

O lítio da Nação

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Lítio


Eu comentava, ontem, em um canal no YouTube de uma pessoa que usa o codinome Conde Loppeux de la Villanueva, cujo nome verdadeiro é Leonardo Bruno Fonseca de Oliveira, ele um restolho de uma direita inteligente, que o Centrão e o MDB são o lítio da Nação. O lítio é um medicamento que serve para tratar do transtorno afetivo bipolar e também para casos de cefaleia, pois no caso de tal transtorno equilibra o humor. Eu mesmo sofro do transtorno bipolar e posso testemunhar o bem que é o lítio. Ora, Centrão e MDB equilibram os humores da Nação nas pessoas de seus representantes de direita ou de esquerda contra os seus rompantes, respectivamente, reacionários ou revolucionários.


Centrão hoje na época de Jair Messias Bolsonaro e a extrema-direita no poder e o outrora PMDB da época do Partido dos Trabalhadores (PT) no Palácio do Planalto, equilibram as coisas evitando que pautas no mínimo complicadas desses dois lados polares de direita e de esquerda tornem-se efetivas na sociedade brasileira como é o caso do aborto, descriminalização das drogas ou casamento gay, além de algo do tipo do que seria a implementação dos sovietes no Brasil por parte do PT, no apagar das luzes do governo Dilma Rousseff, que quereriam passar por cima do Parlamento. Todas essas pautas de esquerda se fossem aprovadas, assim como do lado da direita pautas ultra-liberais capitalistas selvagens como a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS) ou o Brasil tornar-se uma Pátria armada, e há estatísticas como esta aqui do programa do Gregório Duvivier na HBO Brasil, que dizem que aumenta a violência na sociedade com a população armada, se essas pautas fossem aprovadas, bem rapidamente o Brasil tornar-se-ia como eu, um paciente bipolar em pleno surto, ora eufórico, maníaco, ora depressivo, enfim, segundo desequilíbrio próprio dos extremismos das bolhas, guetos e provincianismos de direita ou o que é pior, de esquerda.


O Conde censurou o meu comentário no YouTube, apagou-o, porque a internet com seus sites e redes sociais online não passam de um problema atroz de provincianismo, bolhas, para usar um termo mais recente, cada site, blog, perfil em rede social ou canal permite os comentários que dão-lhes aprovação, que os pecaminosamente lisonjeiam, dificilmente submetem-se ao tão difícil para eles constrangimento de serem contrariados mesmo que há milhares até de quilômetros de distância física longe de seus interlocutores. Ele o censurou, porque por falar em lítio ou equilíbrio representado por partidos, ainda que corruptos, tais quais os do Centrão e do MDB, o tal Conde foi acusado por mim no referido comentário de um gesto de extremismo de direita, uma espécie de episódio maníaco ou talvez depressivo que o fez patinar e derrapar rumo ao despautério, quando ele em uma sua última live que ele participou e que se encontra postado no canal dele, o cara xingou de "bichas loucas" aos pobres, desgraçados e miseráveis homossexuais que fogem de seus países que estão sob a égide de tiranias islâmicas crudelíssimas que matam homossexuais, por exemplo, no Irã atirando-os do alto de edifícios. Ou seja, o gordo que tem uma cara que parece ser uma mistura de muitas coisas bem denotando a confusão moral em que ele talvez viva com aquela sobrancelha um tanto fina dele arqueando-se que ele tem do lado esquerdo de sua face. O obeso mórbido com um falso título nobiliárquico outrossim acha-se um belo homem se comparado a mim que ele disse eu ser um "tribo fu", certa vez. Talvez eu seja, deveras horroroso, longe de mim pretender ter o dom da beleza, contudo, o meu rosto eu acho que tem alguma harmonia.

 

Aliás, Conde e eu, nós vivemos na mesma cidade, aqui em Belém do Pará, eu o conheço há 14 anos, só nos vimos pessoalmente uma vez na vida, ocasião em que ele saiu correndo de perto de mim, pois eu estava muito mal mentalmente àquela ocasião. Ele nunca convidou-me para tomar uma água que seja, nunca fui à casa dele e ele nunca veio à minha, não que eu nunca quisesse convidá-lo a vir à minha morada ou convidá-lo nem que fosse para tomar pelo menos um copo de água fria, conforme recomendou Jesus Cristo, aqui em casa ou na rua. Quando uma vez eu fiz menção de ir casa dele, o extremista simplesmente disse que não. Conde que tinha um grande amigo para ele, hoje já falecido, Luiz Fernando Vaz, que certa vez disse-me na Praça do Operário daqui de Belém que o Conde é, em termos claros, um mentiroso compulsivo, um desonesto, Vaz que era um homossexual assumido, mas, na minha cara, o tal "Conde", então, livrando-se de toda a hipocrisia e traquejo mínimo social diante dos homossexuais que atualmente têm grande cidadania no mundo, Conde que tem uma aparência um tanto suína vomitou em mim que eu, também homossexual e assumido, eu seria um tarado por gostar de ser sodomizado, é o Conde especialista em tudo, até em saúde mental ou psicológica, talvez aí se explique a sua feiura, a feiura dos vagabundos de internet que falam de tudo sem saber ao certo ou especialmente de nada.


Bom, é isso, caros amigos leitores, o Brasil parece ter algum rumo e jeito, contra os arroubos totalitários de uma ínfima elite esquerdista que quer a inversão da realidade e contra os excessos autoritários de um povo brasileiro profundamente conservador em certa medida ingênuos e erráticos, fruto do que se chama de massa ignara, e a elite que torna tal inclinação sectária e que está hodiernamente reinante no Palácio do Planalto. Graças aos maltrapilhos pela corrupção partidos do Centrão que contam com um Partido Progressista (PP), a central da corrupção que afundou na lama a gestão petista no Planalto, e o MDB que tem uma figura doce como o psicopata Jader Barbalho, ex-governador por duas vezes do meu Estado do Pará, cuja fortuna roubada dos cofres públicos, ele destruiu o Banco do Estado do Pará S/A (Banpará), espelha-se na gigantesca torre de transmissão de rádio e televisão que fica na Avenida Almirante Barroso da capital paraense, torre que é da Rede Brasil Amazônia TV, uma poderosa holding cujos donos são a família metralha Barbalho.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Recado meu no perfil de uma mulher árabe no Twitter

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Only Jesus saves and it saves the world from an Islamic society founded on a man who could not choose between one option or another that would always entail a renunciation, pain and loss, but at least in Christianity man can choose.
 
 
Tradução: Apenas Jesus salva e salva o mundo de uma sociedade islâmica fundada em um homem que não pode escolher entre uma opção ou outra que sempre implicaria em uma renúncia, dor ou perda, mas, pelo menos no cristianismo o homem pode escolher.

Cristianismo é testemunho ou não é nada

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

São Tomé


Olavo tem razão, pois, o que é chamado dogma na religião cristã é algo bem avant la lettre, por assim dizer, porque no cristianismo o que não é testemunho ocular, concreto, de carne e osso e de se tocar na carne e osso ferido de Cristo que foi a experiência dos discípulos e apóstolos de Cristo que conviveram com Ele e o viram, como São Tomé o viu e tocou-lhe no lado ferido pela lança, depois da ressurreição, se não for nada disso de testemunho, logo, não é nada, é apenas construção doutrinária, uma racionalização, diriam os psicanalistas, muito posterior, bem ensina o filósofo Olavo de Carvalho ao criticar o apego doutrinário dos cristãos como algo até mesmo blasfemo, dependente do que pensam os intelectuais. Ou você acredita no que viram os seus olhos ou você não pode ser cristão. A coisa toda da vida, morte e ressurreição do Cristo que perfazem a religião cristã simplesmente se deu, achem tais relatos verossímeis ou não.

 

Por exemplo, não é nada verossímil para os judeus um Messias que teve o fim de Jesus Cristo pregado em uma cruz e morto é um escândalo para eles, assim como quando eu conto para certas pessoas que eu sou doente mental, algumas querem agredir-me fisicamente ou acabam muito tristes, pois esperam a glória do intelecto humano em todos os homens. Para quem é pobre querem alguém são para ajudá-los, pois alguns deles têm doentes mentais até mesmo na própria família e constatam na carne e no osso as agruras de tal circunstância. Outras pessoas ficam tristes e decepcionadas, pois querem o intelecto humano dominando o mundo, o que nem sempre ocorre, há gente como nós, os desgraçados e miseráveis doentinhos e é bom que não ocorra tal dominação, pois ninguém precisa de muitos inventores, supostamente bons da cabeça, de bombas atômicas para destruir a humanidade ou inventores de redes sociais online como o ZAP dos tiozões para divulgarem fake news.



Os judeus queriam um líder político que para ontem os libertasse do jugo dos pagãos romanos e que lhes reconstruisse o Templo destruído no ano 70 depois de Cristo pelo general Tito, nada disso houve com o Cristo. Cristo queria uma reconstrução do templo do Seu corpo em três dias e almejava a reconstrução do templo interior do homem onde Ele habitaria espiritualmente por Seu Divino Espírito e Cristo queria um reinado d'Ele sobretudo nos corações, não neste mundo que Ele disse expressamente não ser o Seu reino e Jesus queria que o homem fosse senhor de seus impulsos e não pelos mesmos fosse dominado, tal qual queria um Friedrich Nietzsche.



Enfim, no cristianismo o buraco é mais embaixo e o que é mero dogma e fé cega, hoje, é apenas uma aparência de autoritarismo para algo mais profundo no cristianismo, porque fundado no testemunho de carne e osso que por mais incrível que pareça foi um dos fatos entre outros fatos históricos do mundo.

 

Existe uma direitopatia?

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Há um termo, o "esquerdopata", a doença que acometeria quem é de esquerda muito espalhado pelo pastor protestante Silas Malafaia, que é um homem muito combativo, franco e aberto em suas posições, diferentemente do ambíguo ensaboado acusado de ser um bandido comum, o Jim Jones daqui de Belém do Pará que xingou de forma blasfema a Jesus Cristo de doido, o tal Samuel Câmara. Malafaia que eu acho que é sincero em suas posições e que revela muitos crimes e maldades da oposição ao governo Jair Messias Bolsonaro, apesar de eu achar que ele deveria fazer o contrário do que fez o jovem rico chamado por Jesus Cristo e dar tudo aos pobres que ele ganhou com a heresia protestante e foi muito o que ele ganhou. Há uns bons anos atrás a revista sobre os ricos, a Forbes, colocou Malafaia na lista dos pastores mais ricos do Brasil ao lado de Edir Macedo e R.R. Soares. Mas, Malafaia espalhou o termo "esquerdopatia" e "esquerdopata" para denunciar uma certa patologia que certamente afeta a esquerda que é uma visão materialista, niilista. Parecem uns possessos por mil demônios os esquerdistas, pois querem um mundo idealizado que só existe na cabeça deles. A esquerda seria esquerdopata por ser ateia, anticristã e revolucionária, pois não leva em conta uma natureza humana seja por cegueira, burrice ou seja por cálculo maquiavélico.


A pergunta que eu faço neste meu artigo é, pode haver, por outro lado, uma direitopatia, uma doença do lado da direita? Eu acho que pode haver, sim, que o diga o que poderia ser a direita, a classe dirigente e dominante da época de Jesus Cristo que eram os fariseus que já estavam cegos a tal ponto que não entendiam mais nem as coisas terrenas, que o diga o diálogo de Jesus com o fariseu Nicodemos durante a noite, figura externa da noite em que vivia o fariseu. Que o diga a casta farisaica e dos saduceus que em uma interpretação enrijecida e como a cegá-los do que fosse a religião judaica tornaram a religião judaica como a figueira sem fruto amaldiçoada por Cristo e que secou de alto a baixo. Além do abandono a que se encontrava o povo daquela época, como ovelhas sem pastor, dizia o Cristo comovido, e que iam em busca de Jesus para Ele orientá-la, curá-la, alimentá-la e tudo o mais. Isso sem contar que tal direita, por assim dizer, muito cumpridora de suas regrinhas e legalismo esquecia-se da humildade tal qual na parábola do fariseu e do publicano, contada pelo Messias, na qual o fariseu gabava-se de ser um bom cumpridor da Torá que é a lei mosaica e desprezava o pobre pecador publicano que penitenciava-se verdadeiramente ao ser humilde no Templo, reconhecendo sua limitação e faltas. Enfim, vai longe este estrato do que poderia ser uma direita direitopata como os fariseus de outrora, do tempo longínquo da época de Cristo, pois o Cristo, é bom lembrar o que seria uma direitopatia crassa, chamava os fariseus de raça de víboras e filhos do diabo.


Há uma direita atual que por um moralismo e legalismo semelhante à direita direitopata farisaica que poderia ser uma direita direitopata atual que é aquela gente que diz, eu estava assistindo, ontem, em um vídeo antigo do Gregório Duvivier para o HBO Brasil no site YouTube, que é uma direita representada pelo seu corifeu maior que é Olavo de Carvalho, um mestre em Filosofia, sem dúvida  alguma, não sou nenhum cabo eleitoral do Partido dos Trabalhadores (PT) para não reconhecer, mas, que erra muito politicamente tal qual um Divino Platão que restou vendido como escravo pelo tirano de Siracusa, Dionísio II. Carvalho dizia, em um print mostrado por Duvivier, que educação sexual nas escolas seria para promover a "putaria". Bom, o que é comprovado, e Duvivier mostra bem, é que educação sexual nas escolas previne doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), previne gravidez precoce cujo índice é altíssimo no Brasil atual, eu só não lembro o número, a estatística, agora. Educação sexual previne a homofobia que seria altíssima no Brasil, não lembro se Gregório mostrou a estatística e denuncia possíveis abusos sexuais no seio das famílias o que é muito comum contra crianças por parte de amigos e parentes das famílias e também por pais, não anotei o número de casos no vídeo de Duvivier, contudo, é alto no Brasil de hoje.


Enfim, a direitopatia pode estar na defesa de um capitalismo selvagem como o americano que não defende um atendimento estatal em saúde que seria algo "socialista" ou até, dizem os mais boçais direitopatas, "comunista", puro extremismo de direita que se não for uma evidência tem tal atitude uma doença da direita, uma direitopatia, eu não sei mais o que é, pois é semelhante à esquerdopatia que vê qualquer inclinação à direita como "fascismo" e "nazismo". Enquanto isso um Olavo de Carvalho teve que sair às pressas da América e criminosamente furando a fila, ele está sendo investigado por isso pelo Ministério Público, ingressar no nosso bom e velho Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, segundo Olavo, "cem por cento socialista" e financiado por gente, Olavo incluía-se no número deles, saudável que nunca precisaria do atendimento do SUS. Língua não tem osso, é um órgão muito móvel e leve, pequeno, que faz o grande navio de uma vida mover-se, diria o apóstolo São Tiago na Bíblia Sagrada. Língua é assim mesmo, é algo perigoso, e eis Olavo fugido do paraíso capitalista selvagem americano, motivo de piada na antiga União Soviética em uma charge que denunciava que para um médico americano pouco importava a doença do paciente, entretanto, sim, o seu capital no bolso. Olavo fugiu do paraíso americano rumo ao nosso rude e terrível "inferno" "comunista" brasileiro, entrementes, onde há o SUS para socorrer um velho e doente. Inferno para o gosto de uma certa direita direitopata, cega e burra de preferência bolsonarista, contudo, que fique bem claro eu mesmo sou de direita, todavia, sem extremismos e com a cabeça no lugar, sem patologia, graças a Deus.


Então, eis uns dois exemplos, acima, do que seria uma direitopatia muito bem constatável pela experiência histórica, bíblica e comum. Não adianta os extremistas de direita e de esquerda quererem demonizar uns aos outros, os extremistas não vão longe, vivem longe dos fatos em suas bolhas, guetos ou delírios persecutórios, pois querem o poder sem nenhum pudor, para isso instrumentalizam as massas ignaras como gado ou bucha de canhão, e volta e meia direita e esquerda precisará uma da outra. A direita pode acabar velha e doente no fim da vida como o filósofo Olavo de Carvalho, precisando do Sistema Único de Saúde (SUS) e a esquerda pode precisar de que bandido bom seja bandido morto e bem morto.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

No tempo do aggiornamento: sectarismo e cegueira

Autoria: João Emiliano Martins Neto


No discurso de Jair Messias Bolsonaro, hoje, em Nova Iorque na abertura da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas, novamente a direita, tal qual faz a esquerda, colocou-se como líder sectário de um povo, o povo brasileiro, no caso da direita, na defesa da família tradicional. Sectarismo a gente vê por aí em nome do poder sem nenhum pudor, porque se Bolsonaro fosse a favor da tal família tradicional, de fato, jamais aceitaria a repartição de parte dos salários dos funcionários de gabinetes de si mesmo e de sua família, assim arrebentando a sua própria família com a corrupção do peculato, que é a rachadinha e não receberia ajoelhado as bênçãos de um Edir Macedo acusado de ser um criminoso comum terrível que explora o cristianismo para o lucro fácil e defende o maior atentado à tal concepção de família que é o aborto e nem ficaria do lado das milícias e demais maus policiais que dizimam crianças nas periferias, favelas ou comunidades pobres, sobretudo da cidade do Rio de Janeiro, e do Brasil afora.


O sectarismo cega e está a serviço do poder, contra tal cegueira a Santa Igreja Católica no tempo do aggiornamento em que vivemos antenada para com os sinais dos tempos sabe que em uma sociedade plural explorada pelo capital onde tudo torna-se mercadoria, capital defendido com unhas e dentes por uma direita brasileira e mundial, capitaneada pelos Estados Unidos e em parte pela China, capitalista e protestante cuja ética tem por espírito o espírito do capitalismo, cabe um mundo onde não se caia nem no socialismo e comunismo onde o homem é emancipado de Deus e de Sua Santa Igreja é apenas uma peça de uma engrenagem que não leve em conta a sua individualidade e singularidade, nem leve em conta a intransponível, sem os sacramentos e disciplina cristã, barreira metafísica do pecado em um materialismo similar ao do capital, nem se caia na exploração como mercadoria de corpos e almas própria do capital, que aceita até mesmo o comércio de drogas, órgãos humanos e adoção de crianças, mas que o mundo seja um mundo de irmãos em uma nova ordem mundial, assim queria expressamente o Santíssimo Padre, o Papa São João Paulo II de feliz memória.


O que se há de entender no mundo de hoje e que no tempo do aggiornamento a Igreja Católica tentou e tenta compreender e conformar-se é que a lógica burguesa comercial em que vivemos e não temos por hora como sair da mesma, demanda o politicamente correto, a tolerância e a suavidade que o diálogo propicia, pois com o sectarismo e cegueira de uma direita reinante e de grupos tradicionalistas protestantes e católicos ressentidos e nostálgicos apenas isolaria alguma ideia, tal qual a ideia cristã como algo intolerante e fanático, rígido, com um discurso ditatorial, enquanto outras ideias ressaltariam, caso acomodem-se em tal  lógica de mercado como mais atraentes do que o cristianismo e sabe-se que o cristianismo como um todo é historicamente pródigo em ser rígido e intolerante junto com o Islã, sobretudo.


O sectarismo da direita reinante vive de mãos dadas com a cegueira e não sabe tirar as consequências do capitalismo que diz defender em sua tarefa, reconhecia Karl Marx a virtude do capitalismo de civilizar o mundo, por isso, quem não queira estar no mundo da Lua deve entender a lógica do diálogo e da tolerância, da não rigidez para que neste mundo possa fazer prosperar as melhores ideias e princípios de todos os tempos e lugares como são as ideias e princípios cristãos que são imortais, eternos e para todos os tempos e gentes e podem muito bem sustentar o mundo de politicamente correto, suavidade, entendimento, diálogo com algo tão cristão tal qual o perdão, o autossacrifício e o sacrifício por Deus e pelo mundo com a ajuda da graça.

Cigarro, diálogo e a polarização

Autoria: João Emiliano Martins Neto


O cigarro de tabaco, hoje repudiado e expulso de estar em lugares decentes como algo prejudicial e o cigarro é algo prejudicial, de fato, que o diga tantas pessoas com câncer no pulmão, na língua, em que pese a prevalência da origem genética do câncer e também um mal como o enfisema pulmonar contra quem é fumante como eu, mas o cigarro pode ajudar muito na busca pelo diálogo e entendimento. Eu digo por experiência própria, pois eu sou fumante, quem fuma, escuta mais, tem mais paciência, está mais predisposto à reflexão diante do que uma outra pessoa esteja dizendo-lhe vis-à-vis. A polarização atual que afeta o Brasil e o mundo é bem mostrada pelo secretário da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres, que abriu hoje, dia 21 de setembro de 2021, Festa de São Mateus, na abertura da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas, Guterres fala em nome de uma instituição como a ONU que tenta um diálogo entre os povos que antes na época do domínio da Igreja Católica era o mundo conhecido um só em Cristo Jesus, hoje, ou desde a Reforma Protestante do século XVI, em particular por causa do germanismo nacionalista de um Martinho Lutero, perdeu-se a unidade do mundo como uma só família de irmãos tendo a Deus por Pai.


Muito da rigidez de um povo como o brasileiro que é profundamente conservador, quanto a rigidez somada ao sectarismo de direita e esquerda que querem liderar esse povo vem da falta de umas boas tragadas de cigarro de tabaco, a fim de ouvirem mais o outro, o diferente e o diverso, sempre, claro, buscando-se a unidade, porque, bem diz o grande filósofo Olavo de Carvalho e em grande medida culpado pela polarização atual no Brasil, mas Carvalho dizia que mente é rebelde a que não se busque o absoluto, a unidade do conhecimento na unidade da consciência e vice-versa, a busca do uno que no final das contas é Deus.


O cigarro pode ajudar no diálogo para que a cegueira diante da pandemia ou sindemia do novo coronavírus não seja uma bandeira cega e obtusa contra o tal "passaporte sanitário", a que se referiu Jair Messias Bolsonaro em seu discurso que ecoa o que sectos religiosos e políticos fanáticos ensinam, hoje, na ONU, porque é evidente que há uma montanha de cadáveres de pessoas que pereceram por causa da Covid-19. Cadáveres que podemos tropeçar, por assim dizer, na rua como nas ruas do Equador onde cadáveres eram abandonados nas ruas de tal País por seus familiares para serem levados pelas autoridades sanitárias daquele lugar. Então, quem busque o diálogo e o entendimento e caso precise e não esteja deixando de tomar regularmente um bom antipsicótico para voltar para a realidade tal qual é o meu caso que tomo o risperidona todos os dias, graças a Deus; quem não esteja precisando cuidar da própria cabeça o que seria o caso de Jair Bolsonaro, tal pessoa deve defender o tal "passaporte sanitário" e com isso obrigar a todos os que podem que se vacinem contra a peste que veio daquela tirania que é a China, um capitalismo de Estado que tem a mesma voracidade do capital em todo o mundo e em particular no Brasil que com a direita no poder defende o mesmo capitalismo selvagem ganancioso que devasta as florestas e desperta males desconhecidos.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Um fato e outro fato: a verdade implicante novamente

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Eu assisti agora há pouco a um vídeo do filósofo Doutor Paulo Ghiraldelli Júnior no qual ele critica um vídeo do travesti drag queen Rita von Hunty, cujo nome verdadeiro é Guilherme Terreri Lima Pereira, no qual ele fala da obra do educador brasileiro Paulo Freire, segundo Ghiraldelli tudo errado, confundindo experiência com a vivência concreta do educando e do educador e que na verdade Freire fala de vivência, algo mais concreto, da vida, segundo o educador, apesar de eu não ver grande diferença entre algo que se experencia com algo que se vive. Também Hunty diz ser próprio do educador brasileiro a crítica às pedagogias antigas, coisa que segundo Ghiraldelli que é um educador laureado diz ser algo comum na Educação a crítica às experiências anteriores.


Ghiraldelli vê tanta burrice no vídeo do travesti que ele diz que este homem fantasiado de mulher é um esquizofrênico que ao travestir-se assume uma outra personalidade, algo próprio do esquizofrênico. E, de fato, todo o apoio à sinceridade em alguém assumir-se ser homossexual, é um fato, mas há outro fato que é uma verdade implicante à verdade homossexual que é um traço da perversão própria da homossexualidade que é a subversão da masculinidade e assim, talvez, como uma mulher que tende a ser covarde e assim precisar de um homem por trás que a garanta, Rita von Hunty esconderia-se por trás de sua fantasia de mulher, coisa que talvez ele não faria enquanto um simples homem que ele repudia em si mesmo ao ponto de travestir-se, para dizer as maiores besteiras sobre um autor como Paulo Freire homenageado e estudado no mundo inteiro e que este ano estaria completando o centenário de nascimento sem que Hunty pouco ou nada saiba a respeito dele, segundo bem mostra Ghiraldelli.


É a homossexualidade uma forma de esquizofrenia? Eu não diria isso, exatamente, contudo, o travestismo, um homem trajado de mulher, é uma forma esquizofrênica de assumir-se uma outra personalidade, segundo Paulo Ghiraldelli que também não é psiquiatra, todavia, sabe-se que a esquizofrenia tem como traço fundamental uma alma dividida que é o que pode acontecer quando qualquer um leigo só para ganhar dinheiro no site YouTube tal qual parece ser o caso de Guilherme vem a público para falar do que não sabe com a cara de pau e covardia típica das mulheres, pois, aliás, a virtude da coragem sempre é evocada como a virtude de se ser homem, seja homem!, dizem, o que não se pode cobrar das mulheres e nem de homossexuais radicais e extremistas como Guilherme que chegam a ponto de serem travestis.

Bandidinho e bandidão

Autoria: João Emiliano Martins Neto


O Brasil está em clima de eleição para o ano de 2022. Temos duas opções polares, de um lado, à esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva e de outro, à direita, Jair Messias Bolsonaro, disputando ele a reeleição. Um é um bandidão que promoveu o crime como política do lado da esquerda, através do conluio que é o Foro de São Paulo criado no ano de 1990 por Lula e Fidel Castro, o ditador sanguinário de Cuba, que une política de esquerda com o crime, pura redundância viciosa, através da aliança de partidos de esquerda com organizações criminosas como o narcotráfico das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) ou o MIR (Movimiento Izquierda Revolucionaria) que industrializa os sequestros. E o Partido dos Trabalhadores (PT) de Lula criou o mensalão que foi a maior compra de consciências da história do Congresso Nacional, e mais, fez o petrolão, que destruiu a Petrobrás S/A, perpetrando assim o maior caso de corrupção da história do mundo, além do PT ter financiado ditaduras sanguinárias pelo mundo como na América Latina em Cuba, n'África e no Oriente Médio onde homossexuais, que o PT diz defender, são cruelmente assassinados.


Do lado da direita Jair Bolsonaro colocou na Procuradoria Geral da República (PGR) um Augusto Aras, amigo de José Dirceu, agente cubano no Brasil impertérrito na defesa do socialismo ateu, aprovou o juiz de garantias que atrasa a consecução da justiça no Brasil tudo isso para livrar o próprio filho corrupto Flávio Bolsonaro acusado de rachadinhas e de conluio com milicianos no Estado do Rio de Janeiro. Bolsonaro, é o bandidinho, que causou quase 600 mil mortes por Covid-19 no Brasil, permitiu a compra de vacinas que não funcionam por meio do pagamento de propinas e ainda disse que não é coveiro para se preocupar com as mortes de brasileiros pelo novo coronavírus. Bolsonaro promoveu rachadinhas no seu gabinete de deputado federal e nos gabinetes dos filhos Flávio e Carlos Bolsonaro, o Carluxo, sendo as rachadinhas o crime de embolsar parte dos salários dos funcionários dos gabinetes de um parlamentar, é o crime de peculato, pois o salário de um assessor parlamentar vem do tesouro do Estado e é destinado legitimamente, integralmente, à tais funcionários. Bolsonaro querendo defender os agentes de segurança pública do Estado fluminense promoveu os justiceiros sanguinários que são os milicianos, pois a direita alijada dos meios considerados inteligentes de reflexão e pensamento e não ocupando cargos nas faculdades de Direito outrossim não tendo os seus intelectuais que defendam a justiça para colocarem os bandidos com justiça na cadeia ou sofrendo idealmente prisão perpétua ou até mesmo a pena capital, simplesmente decidiu, aliás pensando como o povo, que bandido bom é bandido morto. Os bandidos, é bom lembrar, são os maiores inimigos de uma sociedade, só no mundo invertido dos canhotos da esquerda política pode-se querer dar direitos ilegítimos aos maus que não seja o estrito cumprimento da justiça, segundo o direito natural, a lei natural e a lei divina que ordena até mesmo a pena de morte para um homicida (Gênesis 9, 6), apesar de que, hoje, o entendimento da Santa Igreja Católica é de que mesmo um assassino mantém a sua dignidade humana, o que é óbvio, e mesmo ele não pode sofrer a mesma pena que fez o seu próximo sofrer, pois parece que estar-se-ia combatendo o mal com o mal, esse é o meu entendimento da nova visão contrária da Igreja à pena de morte, e penso que é conforme o caso.

 

Bolsonaro no final das contas é um bandidinho, pois que pelo menos as milícias mantém alguma segurança nas periferias brasileiras, mantém o narcotráfico sobre algum controle e ambos, no final das contas, podem encontrar a conversão ao cristianismo em alguma seita evangélica, apesar da heresia que é o protestantismo e apesar da corrupção de seus pastores caça-níqueis. A esquerda, bandidona e sofrendo de complexo de Édipo, ao contrário, odeia até mesmo o cristianismo para rivalizar com os evangélicos, e dizem ser o cristianismo uma superstição, defendendo que os milagres da Bíblia Sagrada são apenas metafóricos, porque a esquerda é sempre ateia e materialista, apenas instrumentalizando o cristianismo para os seus fins de tomada de poder usando os pobres como bucha de canhão.


Temos, então, para o ano da graça de 2022, o bandidinho, Jair Bolsonaro, e o bandidão, Lula, com uma bandidagem que desafia a própria glória Deus, vide a apostasia e o materialismo marxista da esquerda e com isso a promoção dos bandidos, visto que o que seja lei para a esquerda é o que o homem entende como o bem resultando na proibição de perguntar e de dizer-se toda a verdade, pois Luiz Inácio Lula da Silva, o hoje sapo barbudo na senectude quer amordaçar a imprensa que com Bolsonaro no poder, em geral, apenas sofre os seus murmúrios, porém, não a censura institucional.

sábado, 18 de setembro de 2021

Um teatro ridículo e tenebroso e a castidade impossível: um gay pode casar?

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Um gay não pode casar em nenhum caso, muito menos com uma pessoa do seu mesmo sexo e nem com o sexo oposto. O homossexual, um gay, é chamado à castidade, assim diz a Igreja Católica no seu Catecismo atual do ano de 1992, isto é, do tempo do aggiornamento em que vivemos em que antigas condições humanas como a homossexual é discutida às claras sem o antigo tabu, silêncio e incompreensão do passado, porque veritas filia temporis, a verdade é filha do tempo, dizia Niccolò Tommaseo, mas, sempre mantendo-se íntegro o depósito da fé cuja verdade e doutrina é para todos os tempos e lugares, verdade e doutrina que condena a homossexualidade como algo não conforme a reta razão: intrínsecamente mau, desordenado, como sendo uma grave depravação, onde não há uma complementariedade afetiva genuína e que não pode ser admitida em nenhum caso, assim diz o Catecismo quando vai falar do sexto mandamento que ordena não pecar-se contra a castidade.


A castidade é impossível para o homem, contudo, é possível para Deus com a colaboração do homem que deve afastar-se das más companhias com suas más conversações e maus exemplos, assim afastando-se das ocasiões próximas de pecado. Deve afastar-se da pornografia e de uma vida intemperante na gula. Fora da castidade que é o seu chamado, o homossexual pode cair em um teatro ridículo e tenebroso e assim movido pela soberba de querer parecer para a plateia da sociedade algo que ele não é que é o tal macho alfa, o heterossexual comum que não tendo nenhum compromisso nem mesmo o simples com a castidade, o homossexual vai aventurar-se farsescamente e perigosamente a contrair núpcias com uma pessoa do sexo oposto para a sua infelicidade e a infelicidade do seu parceiro ou de sua parceira. Antes uma dura e mesmo que muito triste verdade de assumir-se sendo um homossexual praticante, mesmo sendo algo objetivamente ruim a homossexualidade ou melhor e idealmente ser um homossexual não praticante, porque casto, suportando a solidão, do que viver como um impostor heterossexual que não se é, ainda mais se traindo o próprio parceiro ou parceiras com pessoas do mesmo sexo na calada da noite.


Alguém poderia dizer, ah, e se a natureza falar mais alto e em algum momento o casal puder se entender? Entretanto, sempre haverá o grave risco de pesar a desordem em que se encontra uma pessoa homossexual, que é uma desordem insidiosa que afeta como um vírus de computador a alma humana do homossexual que é a desordem do vício contra a natureza em que vive tal pessoa, então, é melhor não casar-se com alguém do sexo oposto, antes só do que mal acompanhado. Também, uma pessoa que faz tanta questão de casar-se quer antes uma vida sexual ativa, quer satisfazer sua concupiscência da carne, do que quer algo mais nobre que é a castidade e Deus quer antes a castidade do homem, pois o homem casto pode ser todo de Deus, pode ter um coração indiviso, tal qual o de São José, o seu grande e glorioso santo muito acima de todos os santos homens depois dele e abaixo da Virgem Maria. Deus dá graça aos humildes e quem O serve humildemente e com um coração todo d'Ele pela castidade pode ser premiado miraculosamente com a reversão de sua condição desordenada homossexual, sobretudo se fizer a promessa a Deus de viver a vida inteira na pureza e na castidade algo mais excelente do que dividir-se entre Deus e às criaturas: esposa, marido e filhos, porquanto terá Deus como o bem maior em sua vida.

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Carlos Bolsonaro vai casar

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Carlos Bolsonaro

Fiquei sabendo há uns dois dias atrás que Carlos Nantes Bolsonaro vai casar, ele que é o filho 02 do presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro. Então, há horas eu venho recomendando pela rede social online, Twitter, que diante de tal passo no mínimo temerário de alguém como Carlos que tem a fama de ser homossexual que ele fique internado em um dos hospitais psiquiátricos manicômios no qual eu mesmo já estive internado em minha vida, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna de minha cidade de Belém do Pará, que é um excelente e santo lugar para curar as feridas da mente e iluminá-la. Ou que ele tome um dos santos remedinhos controlados psicotrópicos que eu tomo todos os dias que é o antipsicótico risperidona, a fim de cuidar-se de sua cabeça. 


Por que tudo isso? Porque eu escrevi acima, dizem que Carlos Bolsonaro, o Carluxo, é gay e teria um caso com um de seus primos, Léo Índio, pois que há fotografias de ambos com ambos juntos que parecem ser fotografias de namorados, de pessoas muito íntimas e eles já viveram juntos no condomínio fechado, Vivendas da Barra, lá na capital do Estado do Rio de Janeiro. Viveram juntos na companhia de um cachorro no mesmo condomínio onde coisa muito pior do que uma possível homossexualidade dos dois ocorre, porque no tal Vivendas vivem milicianos comparsas dos bolsonaros e um deles, Ronnie Lessa, que é o ex-PM acusado dos disparos que assassinaram a vereadora Marielle Franco do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) da cidade do Rio, que vive no tal Vivendas junto à sua esposa, Elaine Lessa, que também é no mínimo acusada de crimes, acumpliciada com o marido.


Carluxo já disse da tribuna da Câmara dos Vereadores da cidade do Rio de Janeiro, logo, na segunda mais importante e influente tribuna de edis do Brasil que quer ter o direito de ser homofóbico, então, hoje a militância política LGBTQIA+, de fato, cai de pau em cima de alguém que venha com um tal discurso de tamanha violência e na verdade em todos os tempos quem está autorizado a esmagar fisicamente o seu próximo, seja homossexual ou não com uma tal discriminação injusta tal qual o é a homofobia que é a violência assassina contra gays expressamente condenada pela Santa Igreja Católica?


Em uma postagem aleatória, ontem, no Twitter de Carlos ele faz referência a Deus, então, eu retorqui-lhe que ele não crê em Deus, pois o Deus cristão condena os soberbos e dá graça aos humildes, assim diz a Bíblia Sagrada (São Tiago 4, 6). Deus não quer ajudar, não quer dar a sua graça à uma pessoa que supostamente sendo gay rejeita evidentemente a ação divina, pois quer fazer alguma coisa às suas próprias expensas que é dar uma de machão e revolve casar-se com uma pessoa do sexo oposto, seja por covardia, seja por soberba, uma fraqueza não anula a outra necessariamente, para manter as meras aparências diante de uma sociedade que pelo jeito gosta de ser plateia, gosta de um espetáculo, porém, não o espetáculo da verdade, como dizia o filósofo Sócrates do tipo de espetáculo que gostam os filósofos. Eu escrevi a Carluxo naquela rede social que antes ele ser chamado de bicha a vida inteira por uma sociedade inclemente, dura e incompreensiva, mas isso pelo menos ter a virtude de ser a verdade, ainda que uma verdade dolorosa do que viver em uma mentira sacramentada pelo sacramento do matrimônio na Igreja Católica, o que eu acho que é um sacrilégio, ou por um acordo civil.

 

Podem os membros de uma sociedade, do mundo, chamarem a nós, gays, de bichas, boiolas, baitolas, o que seja de sinônimos vis para um homossexual, é melhor ser humilde e reconhecer humildemente um fato entre outros fatos do mundo de que se é gay, até que um dia se Deus quiser Ele possa reverter tal situação no mínimo excêntrica, do que viver em uma farsa. Deus dá a sua graça aos humildes e um dia aqueles que gostam de humilhar a nós, gays, podem precisar de nós, que podemos ser o bom samaritano para tal pessoa. Até da grama da rua pode-se precisar, e que grande humilhação será para o orgulhoso heterossexual incompreensivo fariseu e que também, como diria Jesus Cristo para o fariseu Simão (São Lucas 7, 40), tal fariseu não amará tanto a Jesus Cristo, porque pouco foi perdoado, não era afinal de contas um leproso, um gay, alguém conhecido por ser pecador na cidade, enquanto o gay que foi muito perdoado, porque se era um gay praticante estava praticando um grave pecado, esse amará mais o Cristo, pois mais foi perdoado (versículo 47).

No tempo do aggiornamento: a modernidade santificada

Autoria: João Emiliano Martins Neto


A partir do Concílio Ecumênico Vaticano II alguma coisa como o protestantismo antes visto pelos padres antigos de forma, em geral, definitiva como heresia é visto como uma forma de espiritualidade cristã que pode ter elementos exímios e de validade e santificação. Os edifícios das comunidades eclesiais protestantes devem ser promovidos e preservados, diz um dos documentos do Concílio, a Unitatis Redintegratio, e assim a devoção privada, íntima, pessoal e segundo os sentimentos e livre escolha do homem por não pertencer à Igreja Católica deve ser preservada e é valorizada.


Ok, modernidade é autossuficiência, é racionalismo, é materialismo histórico e dialético ou marxismo, é subjetivismo, é um sentimento e contém uma ideia de liberdade sem uma noção firme de bem e verdade, pelo menos eu a entendo assim, conforme os cânones clássicos e medievais, mas, de alguma forma tais coisas passaram a ser levadas em conta e respeitadas, nem que seja no sentido de um diálogo, de uma escuta e entendimento maior por parte da Igreja no que antigamente era proselitismo e condenação que tomavam todo o espaço e tempo dos católicos. O entendimento do que seja o mundo por parte do sujeito é levado em conta, contudo, é claro que devemos corrigir a modernidade, pois de alguma forma o mundo, o real, insinua-se ao homem com sua presença dizendo ao homem o que é tal mundo.


O cristianismo a partir de tal Concílio passou a valorizar o homem, São Paulo VI, o Papa do Concílio de feliz e perpétua memória fazia loas ao homem e o cristianismo passou a ser visto como a religião do homem, coisa tremendamente ruim para os mais tradicionalistas radicais e fechados, rígidos. Religião do homem e como não seria algo assim o cristianismo visto que é o cristianismo a religião do Deus feito homem que quis desde a Virgem Maria na anunciação do Senhor colocar nas mãos do homem, de sua livre vontade e discernimento a união do homem à verdade cuja fonte é Deus e a reconciliação com tal verdade, repetindo, por sua livre vontade, visto que o próprio Jesus Cristo no horto das oliveiras livremente submeteu-se à vontade do Pai sendo que Ele preferia que o seu cálice de dor fosse-lhe passado de sua mão (São Mateus 26, 39).


No tempo do aggiornamento em que vivemos, em suma, a Santa Igreja Católica vem tentando provar, não sem os desafios próprios de nossa época, que não há de haver tempo e circunstância, por mais refratária que seja tal qual de fato em alguns aspectos mostra-se a modernidade muito contrária ao cristianismo, todavia, não há época em que a eternidade, em que a verdade, nas quais, respectivamente, o homem não possa ser inserido e verdade na qual ele não possa aderir. Se a verdade cristã é a verdade, se Cristo não mentiu ao dizer ser a verdade e não um costume restrito à épocas pretéritas e se a verdade vence tudo, veritas omnia vincit, a modernidade em que vivemos quando ela passar há de ser apenas a moldura atual da obra de arte de beleza, verdade e bem que o Criador quis conceber para a sua criatura e na qual a sua criatura humana está inserida, criatura que viva expressa a glória desse mesmo Criador.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Uma maioria silenciada

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Fotografia da manifestação de 07 de setembro de 2021 em frente à Catedral Metropolitana de Brasília


As manifestações do último dia 07 de setembro de 2021, manifestações de direita a favor do medroso presidente Jair Messias Bolsonaro que deu para trás e recuou antes os poderes das tais instituições nada democráticas brasileiras, porque instituições crivadas de uma elite com ideias da mais rude e ignóbil ralé esquerdista como o Supremo Tribunal Federal (STF) que é um escritório de advocacia das esquerdas, tais manifestações mostraram, como sempre mostram, os anseios de uma maioria silenciada.


Uma maioria conservadora, com princípios que remontam à sua formação cristã que coroa as mais altas aspirações humanas que há muitas décadas antes da eleição de Jair Bolsonaro não tinha canais de expressão como em jornais de destaque, na cultura, nas leis, na educação. Os bolsonaristas ou bolsominions trajados em suas manifestações com as cores da bandeira brasileira trajam as cores do que os torna cidadãos brasileiros e eles o são de maneira eminente, visto que não são vendidos a qualquer ideologia de nações degeneradas do mundo com subculturas alheias à nossa, sobretudo alheias à humana dignidade e à glória de Deus o que é o mais importante de tudo.


Não quero dizer com isso que se possa justificar hipócritas e farsantes criminosos mesmo de direita como um Carlos Bolsonaro, o tal Carluxo que com suas rachadinhas ainda agora quer incluir um casamento que seria de fachada com uma mulher, sendo que dizem que ele seria homossexual. Gente que querendo representar o povo, apenas mentem que não sentem com suas fake news, como é exemplo um Allan dos Santos e sua obsessão por uma suposta fraude na eleição americana do ano de 2020 ou aquela tal de Paula Marisa que em um tweet na rede social Twitter ela negou existir uma tal "verdade absoluta",  construção meramente verbal de quem não vê que toda verdade é necessária e absoluta, ainda que seja apenas contextual. Claro, isso para justificar-se de suas mentiras, embustes e calúnias contra os seus adversários que, aliás, se forem de esquerda sempre negaram uma verdade universal, eis um exemplo de pacto tácito da direita com o diabo esquerdista.


A maioria segue silenciada, uma maioria que não se vê representada por instituições que dizem ser democráticas, mas que, de fato, não são e aproveitadores de direita, porque é aquela coisa, se o Brasil não se vê dominado por uma elite que é ralé de esquerda, por outro lado nós brasileiros quando nos vemos imbuídos das ideias corretas e somos investidos na prática de cargos para pô-las em prática, nós não conseguimos sustentar-nos à altura intelectual e moral das mais altas e legítimas aspirações que dizemos defender, seja, respectivamente por inépcia, seja por desonestidade. Então, vendemo-nos por uma ninharia, por um cargo ou salário no Estado ou uma rachadinha nos gabinetes dos bolsonaros. Rachadinha é uma parte dos salários de assessores de parlamentares os quais os mesmos parlamentares os embolsam, é o bom e velho crime de peculato.


É vida que segue no Brasil onde uma maioria silenciada vive grávida das melhores ideias e aspirações sem um parteiro que a ajude a dar a luz suas concepções e que ampare-as em instituições a já há muito dominadas por homicidas de um Brasil pujante que deveria vir à luz e ser desenvolvido se dependesse de seu povo que é a verdadeira elite que luta, chora, transpira, reza e espera por dias melhores.

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Viciados em sentido e o salto da fé

Autoria: João Emiliano Martins Neto


O homem é um viciado em sentido, em busca do significado e do entendimento, há, então, uma covardia, um medo do homem, bem vê o grande filósofo Soren Aabye Kierkegaard, diante de algo que ele não entende, diante do absurdo, segue-se que o homem não quer dar o salto da fé. O homem não quer ser o herói da fé como Abraão que dispôs-se a pela fé entregar o seu filho Isaac para a morte, ou Jó que confiou em Deus mesmo diante de seus infortúnios, a mulher dele acabou louca amaldiçoando a Deus ou o homem não aceita crer em Jesus Cristo que é algo paradoxal, louco e absurdo que é Ele ser o homem-Deus ou que Ele possa ressuscitar os mortos.


No cristianismo a coisa continua indo longe quando Cristo aconselha a nós darmos a nossa outra face para uma bofetada quando a primeira já apanhou ou que abençoemos a quem nos amaldiçoa, algo considerado desumano por um sofista porco como Friedrich Nietzsche mergulhado em uma vida no estádio estético. Pode parecer banal em um ocidente acostumado com o cristianismo, e que vê tal ideia como algo banal, mas nos primeiros tempos um santo padre como Tertuliano de Cartago dizia que acreditava no absurdo, credum quia absurdum, diante da encarnação do Verbo ou diante da ressurreição dos mortos.


Não poderá ser um cristão, ser um liberto pela verdade que é Cristo, enquanto o homem for escravo medroso e dependente de que a sua luz de sua razão natural possa ser a única luz a iluminá-lo, sendo um covarde como um Fernando Pessoa que dizia da razão, "Só ela me alumia", mas, Pessoa foi apóstata em sua vida.

 

Como pode para a razão humana a justiça de Deus revelar-se no evangelho, segundo São Paulo (Romanos 1, 17), pela simples fé, a qual não pressupõe as boas obras, do princípio ao fim se por justiça racionalmente considerada é dar a cada um aquilo que lhe é devido? Mas, se o homem não tiver a coragem, o arrojo de dar o salto da fé se ele preferir ficar viciado na busca do sentido, ele, o homem, nunca será livre para escolher e sendo escravo de sua razão cometerá o suicídio de sua razão, cometerá o assassinato de sua razão que precisa curvar-se ante o Deus encarnado, Jesus Cristo, que se revelou e que criou o homem para submeter tudo aos seus divinos pés inclusive a razão humana que se quer tão dominadora e autossuficiente.

A obrigação de ser internado

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Eu duvido que os extremistas tradicionalistas do site Fratres in Unum publiquem o meu comentário que se segue abaixo que eu postei no site deles, por isso o copio e colo ele aqui no meu blog. É um comentário que fiz a um artigo deles intitulado "A obrigação de ser esquerdista" na esteira do tempo em que vivemos de polarização e fanatismo ideológico político no Brasil atual onde o que menos importa é a necessidade de, por exemplo, gente velha e doente como Olavo de Carvalho que está terminando a vida necessitando de um fruto da esquerda malvada que é o SUS, porque no sistema de saúde privado americano o que menos importa é a doença do paciente e sim o seu capital.

 

Amigos do Fratres in Unum, não falem tão mal da esquerda, porque Olavo de Carvalho o líder da seita de direita que se tornou o Brasil, ele está terminando a vida hospitalizado, internado, no Sistema Único de Saúde (SUS), terminou na obrigação de ser internado e internado no bom e velho fruto da esquerda da época da Assembleia Nacional Constituinte da segunda metade da década de 1980, o bom e velho fruto do malvado "comunismo" que seria algo aproximado do que diz a Bíblia Sagrada em Atos dos Apóstolos 2, 44, 45; 4, 32-37 onde aos pés dos santos apóstolos ninguém passava necessidade e ninguém tinha nada como sendo exclusivamente seu. O SUS que propicia mais igualdade para nós, enfermos, o Olavo de Carvalho e eu que sou doente mental.

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

O suicídio do entendimento

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Nos últimos dias eu voltei a ler alguma coisa sobre o filósofo dinamarquês Soren Aabye Kierkegaard, pois que, de fato, é algo que impressiona-me a questão de uma concepção de cristianismo como a de matriz protestante que é uma ideia de religião que como via de justificar o homem pelo menos parte, tem como raiz e um Papa São Pio X concordava com isso, de uma pura confiança em alguém como Deus em Jesus Cristo que não passa ou que ultrapassa a humana consideração racional de que algo o homem precise se perfecionar ou barganhar com o divino como a de querer justiça neste mundo, vide o próprio Jesus Cristo que mandou que oferecêssemos a outra face quando levássemos uma bofetada em uma delas (São Lucas 6, 29a). Kierkegaard trouxe-nos o entendimento da retratação da razão, a razão curvando-se ante o que para ela é o absurdo da fé, a razão sempre tão dominadora do mundo que devastou as florestas, construiu cidades poluídas, arranha-céus, máquinas, computadores, redes sociais online que mais isolam do que congregam as pessoas e armas de destruição em massa.

 

Contudo, ao mesmo tempo, com todo o respeito pelo gênio de Kierkegaard de alguma coisa como a verdade, porque é verdade alguma coisa que seja verdade para si mesmo ou para cada um tomado pessoalmente, individualmente e existencialmente, mas, eu considero que tal entendimento que passa muito pelos sentimentos, tal coisa seria o suicídio do entendimento.


Se Kierkegaard revoltou-se contra as grandes abstrações e teorias e contra uma atitude teorizante que parece, interpreto eu assim, tornar o homem como uma mera peça de uma grande engrenagem, ou como um mero coadjuvante de um processo histórico, entretanto, ao mesmo tempo a verdade é alguma coisa que não espera a nossa consciência de que ela existe, pois está aí ou virá como o desenvolvimento ou presença de uma essência de algo existente no mundo. O existencialismo ateu de um Jean-Paul Sartre chega ao ponto de não reconhecer uma essência, coloca tudo na conta de uma ideia de existência que molda o homem, o homem podendo ser o que quiser ser em algo que torna a liberdade em um peso já que não há um Deus que predetermine tudo, eis a miséria do ateísmo.


Eu respeito a ideia de fé de Kierkegaard que dá-se no terceiro estádio de desenvolvimento humano que é o estádio religioso, onde ocorre o salto da fé que é um salto no escuro, apesar de que o bem-aventurado, santo e glorioso apóstolo São Tiago dizer que a fé sem obras é morta (São Tiago 2, 17), mas a fé ainda é um polo oposto à razão, é um polo complementar como uma outra asa, ponderaria um Papa São João Paulo II, todavia, oposto. O que eu respeito na ideia de fé do filósofo dinamarquês é que a relação do homem com Jesus Cristo, com o cristianismo tem por raiz uma aposta em algo que vai além da humana razão como raiz da justiça e salvação do homem, pois que parece loucura à razão Jesus, o absolutamente inocente, sofrendo à punição de morte que caberia a cada um de nós, homens culpados. Não deixaria de ser uma religião fiduciária o cristianismo pelo menos no que se refere ao primeiro passo de ingresso em tal religião.


Para além de um moralismo e de um legalismo formalista religioso que tem por origem o estádio ainda atrasado, segundo Soren Kierkegaard, que é o estádio ético de uma conformação com as expectativas da sociedade, uma massa humana amorfa e indistinta que tomada individualmente se for sincera não cumpre com todas as regrinhas, na opinião do pai do existencialismo, há a fé na concepção kierkegaardiana ou luterana do estádio religioso que toca pessoalmente, existencialmente o homem onde a sabedoria, Jesus Cristo, viria em busca do homem como em uma poesia, em um cântico, tal qual o bom samaritano que desprezado pelo sacerdote e pelo levita homens do estádio ético, também desprezavam o seu próximo caído no meio do caminho e que foi socorrido pelo samaritano.

 

A razão, o entendimento, o esclarecimento até mesmo para retratar-se precisa convir racionalmente que deve inclinar-se, sobretudo ante a autoridade de ninguém menos que do próprio Jesus Cristo que ordena a loucura para a razão de que devemos bendizer aqueles que nos amaldiçoam (São Lucas 6, 28). Soren Kierkegaard que me perdoe, todavia, ainda que a razão deva ceder a algo que até mesmo esteja abaixo de si, por exemplo, quando estamos diante de uma desgraçada pessoa com alguma enfermidade mental, mas sempre a razão o fará sem descartar a sua luz, querer negar isso é suicídio, é autoengano, e é expulsar a verdade pela porta, mas ela sempre retornará pela janela.

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Paulo Ghiraldelli Júnior

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Paulo Ghiraldelli Júnior é especialista no argumentum magister dixit, o argumentum ad verecundiam. Por que? Porque ele vendo que o poder esquerdista que o laureou doutor, mestre e graduado em algumas áreas do conhecimento por gente como ele da esquerda que domina as universidades, agora tal poder estar ameaçado pelos ventos de direita, ele usa de carteirada, uma pretensa autoridade oriunda de seus títulos para refutar os seus adversários, mas sem substância alguma, porque se houvesse alguma tais tipos de argumentos espúrios não seriam usados por ele.
 
 
 
Um exemplo do apelo de Ghiraldelli a tal argumento espúrio foi o famoso caso na internet do entrevero entre Olavo de Carvalho e Paulo Ghiraldelli em o qual Olavo teria demonstrado que na verdade Ghiraldelli não leu a República (do grego, Politeia) de Platão, ou se a leu, mas, para não concordar com Olavo, ele fez uso da carteirada, então, Ghiraldelli teria tentado desonestamente refutar Olavo dizendo que Sócrates não se referiu aos filósofos como os amantes do espetáculo da verdade que foi exatamente o que Sócrates fez referência.



Porém, eu não acho que Ghiraldelli seja de jogar-se fora, eu aprendo muito com ele, sobretudo, no que ele diz da economia, apesar do apelo que ele faz ao materialismo histórico e dialético que é o economicismo próprio da escola marxista. Eu não sou materialista, sou cristão, pego mais por uma noção metafísica do homem e do mundo radicada no pecado, na soberba, para explicar os males do mundo que constituem o mundo transtornando-o. Com relação à explicação política que Ghiraldelli dá relativamente à situação política brasileira atual parece-me muito concreta que é que Jair Messias Bolsonaro não quer dar golpe algum, pois as elites financeirizadas estão no poder com ele no Palácio do Planalto, mas o que ele quer é um radicalismo capitalista de tipo anárquico, o anarcocapitalismo ou neofeudalismo onde o Brasil tornar-se-ia um moro da cidade do Rio de Janeiro, um Rio das Pedras, comandado por milícias, tráfico de drogas e igrejas evangélicas caça-níqueis onde o dinheiro do crime das milícias e do tráfico é lavado em tais igrejas. Ou seja, Bolsonaro estaria destruindo algo como a República, através da democracia para esgarçá-la, por exemplo, no que Bolsonaro fez ao criar um ministério da saúde paralelo durante a pandemia eximindo-se de sua função executiva e ao comprar vacinas que não funcionavam cobrando propinas através de seus office-boys.

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Um email para o filósofo esquerdista Paulo Ghiraldelli Júnior

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Francielle Maria Chies expondo-se nua


Eu acho que eu vou mandar um email para o filósofo esquerdista Paulo Ghiraldelli Júnior para que ele fique um tempo internado no hospital psiquiátrico manicômio no qual eu fiquei internado por quase trinta dias, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, pois ele é esquerdista, eu acho que é porque ele sofre de complexo de Édipo. Segundo Sigmund Freud eu também sofreria de complexo de Édipo, por isso eu sou gay, mas, no caso de Ghiraldelli, ele sofreria de tal complexo, porque ele já teve muitas mulheres e as expõe ao ridículo ao expô-las nuas, como no caso da Francielle Maria Chies, ex-amante dele e no caso da amante dele atual, a Mariângela Cabelo. Ghiraldelli sofreria de complexo de Édipo, porque ele para revoltar-se contra o pai que não permitiu que ele namorasse com a própria mãe, Ghiraldelli já teve muitas mulheres.
 

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna



Eu, no meu caso, segundo a Psicanálise e Freud, eu sofreria de complexo de Édipo, porque dos meus três a seis anos de idade, época fálica de minha vida na qual eu desejava a minha mãe, eu fui naturalmente cerceado pelo meu pai mais forte do que eu naquela época e castrado por não poder manipular o meu pênis, não aprendi a agir como ele para conseguir outras mulheres, então, passei a agir como as mulheres para conseguir o amor dos homens.
 
 
 
Ser de direita é para os fortes e é para os saudáveis, e para os não complexados que souberam ser homens, no meu caso eu não soube e teria por isso virado gay, e é ser de direita para os fortes, porque livres do no caso complexo de Édipo souberam castrar seus impulsos genésicos e venéreos, souberam o seu lugar de filho não podendo possuir a própria mãe, tendo que arranjar a sua própria e única mulher, ser fiel a ela, e até que a morte os separe.

domingo, 5 de setembro de 2021

No tempo do aggiornamento: o Papa São Paulo VI e seus súditos burros

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Eu tenho em minha biblioteca pessoal o chamado Compêndio do Concílio Vaticano II que é a coleção em um livro contendo todos os documentos que formam o que foi decidido nesse Sagrado Sínodo da Santa Igreja que ocorreu dos anos de 1962 a 1965 em suas constituições como a constituição pastoral Gaudium et Spes ou as dogmáticas Lumen Gentium e a Dei Verbum, além da Sacrossantum Concilium e outros documentos que disciplinam os bispos, os padres ou presbíteros e a Igreja no oriente, além do ensino católico nos seminários, a Optatam Totius.


Em uma das orelhas deste livro, segundo a edição que eu tenho, há um texto do Papa São Paulo VI onde o nosso pai sagrado, doutor e mestre universal diz que aqueles que querem apegar-se aos costumes e ensinamentos antigos não seriam dos católicos os mais inteligentes, logo, seriam burros, seriam súditos burros do Papa. Eu acho que é Theodor Adorno da Escola de Frankfurt quem diz que a direita tem uma cicatriz e tal cicatriz é a burrice.


A burrice da direita ou dos apegados a costumes e ensinamentos antigos eu acho que é aquilo que diz o grande filósofo Paulo Ghiraldelli Júnior, é que a direita, o conservador, precisa manter a sua posição, ele empaca no meio do caminho, estanca o fluxo do pensar como a mula ou o burrinho, então, ele não pode pensar, porque o pensar é um movimento, é um devir, é um sair da zona de conforto e conformismo.


Mas, é claro que o pensamento encontra o seu sentido, substância, o que o desperta e o ilumina, o que o mobiliza a entrar em ação cogitante que é a verdade do real que pretende-se, por fim, contemplar e, então, conformar-se à tal verdade. Desde que se aja com sinceridade na busca de tal verdade, pensando, e depois de encontrá-la dizê-la evidentemente que tal atitude não será a da mera obediência do burro, do jumento que é o símbolo da obediência.


Um esquerdista revoltado, porque assumidamente rebelde como Paulo Ghiraldelli não aceitará a verdade do real, pois para ele a realidade é alguma coisa de um reizinho e o esquerdista em seu complexo de Édipo quer ser ele o rei do mundo, o mundo vai mal, porque não é ele que está mandando. O esquerdista acha que é a sua lei é que boa, perfeita e agradável e não a lei de Deus, o verdadeiro Monarca, como dele dizia o filósofo alemão Leibniz.


Então, no final das contas quem é burro, a direita ou a esquerda? Depende, há excessos de ambos os lados e eu fico com o discernimento do próprio e de ninguém menos que do Papa São Paulo VI de dizer que não são inteligentes os que ficam com os costumes de antes do Concílio Vaticano II. O Papa precisa de súditos inteligentes e na Santa Igreja do tempo do aggiornamento são inteligentes os que sentem com a Igreja renovada pelo Vaticano II que tenta não ser uma instituição do passado, porque pelo menos os homens do passado tem a desculpa de não saberem o que sabemos hoje com todo o progresso feito pela humanidade até aos dias de hoje para contemplar melhor a beleza da verdade nova e antiga do evangelho.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores