Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Perseguição, covardia e o veneno da má educação doméstica

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Diante da perseguição que eu estou sofrendo por parte de uma mulher que eu não sei se é louca ou se está confundindo-me com outra pessoa que absolutamente, graças a Deus, eu não o sou, ela diz que eu seria um "macumbeiro perdedor", eu que nunca fui do Candomblé e se eu frequentei a Umbanda, foi por um curtíssimo espaço de tempo e há mais de vinte anos atrás. E agora eu estou talvez covardemente evitando encontrar-me com ela nas igrejas católicas que eu tinha o hábito de frequentar para rezar em minha cidade de Belém do Pará como a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, na Capela Nossa Senhora de Lourdes ou na Igreja de Santo Antônio de Lisboa, o que eu noto com tal fuga é que o veneno da má educação doméstica que eu tive em casa marcou-me.


Foi uma má educação doméstica, pois que longe da Religião cristã, assim maus pais envenenam as almas de seus filhos quando são irreligiosos ou seguidores de farsas como o protestantismo, o judaísmo, o paganismo ou o Islã. Criam filhos alheios ao que seja a verdade, a sabedoria, a luz, retidão e justiça que é personificada em ninguém menos que no próprio Deus que se fez homem em Jesus Cristo, o qual exige que não preservemos a nossa vida neste mundo, porque a vamos perdê-la, mas que se perdermos a nossa vida por Jesus, que é a própria vida, diz a Bíblia Sagrada, vamos achá-la.


O que restou à parte mais nobre e influente do mundo que é o ocidente por ter abandonado o símbolo da fé cristã desde a época de Martinho Lutero com sua ideia de uma fé morta, ensina São Tiago na Bíblia, porque desvinculada das boas obras? Restou uma cegueira, restou uma incapacidade absolutamente burra, em termos filosóficos se a Filosofia é o estudo das questões mais gerais e fundamentais sobre o mundo e o homem que é a parte mais nobre do mundo, de tentar tomar algo do mundo, algo comum ao mundo e o próprio mundo, a fim de apreendê-lo e expressá-lo em conceitos que são gerados n'alma do homem filósofo ou de qualquer homem que pense querendo ser relevante.


Se o cristianismo é a verdade e ele no-la a apresenta Deus como o Criador, logo, algo d'Ele, Deus, Ele imprimiu ao mundo que é algo como a verdade, a sabedoria que Ele personifica e que é vida, sentido, ciência, luz que hoje os homens trabalhando apenas pelo dinheiro que ficou no lugar do divino, eles lutam para obter, hoje com a financeirização, dinheiro que gera apenas dinheiro, o sonho do capitalismo como o capital em forma de dinheiro em movimento proliferando a si mesmo. O veneno, então, está posto nas almas das pessoas atuais que educando os seus filhos longe da divina Religião restam como escravos do materialismo mais crasso em detrimento de toda a verdade mais fundamental que é a metafísica ou espiritual que dá sentido ao mundo, que é o Ser que possibilita os entes, ou seja, Deus.


Resta a covardia em almas como a minha de querer sobreviver a qualquer custo para no fim das contas impor a tirania e a chantagem de uma casca, de um homem vazio da verdade, logo, vazio de si mesmo ou vazio de algo que o constitui. Ocorrerá um puro teatro ridículo e perigoso desprezando o conhecimento profundo, sábio e iluminado, do que seja o mundo, mas, que lá na frente, mais cedo ou mais tarde, a verdade expulsa pela porta, volta pela janela, pois veritas omnia vincit, a verdade tudo vence.

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Comentário meu no site extremista católico Fratres in Unum

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Papa São João XXIII

Comentário meu, abaixo, que eu escrevi hoje de manhã no site extremista católico Fratres in Unum que eu duvido que eles publiquem, dado que como tudo o que está na internet segue o espírito de seita ou de gueto, bolha, eles gostam mais de publicar certos comentários bobos de extremistas católicos como eles.

 

Papa São Paulo VI

Sanctis Joannes XXIII et Paulus VI Pont Max in cielo

 del oro? Amigos do Fratres in Unum e demais amigos, eu tenho frequentado a Santa Missa Tridentina diariamente em minha cidade de Belém do Pará, norte do Brasil. A capelinha ligada ao pessoal do Instituto Bom Pastor (IBP) é minúscula mostrando o caminho estreito de quem quer ser um verdadeiro cristão que passa por dores, sofrimentos e lágrimas por sua fidelidade. Se bem que os círculos mais modernos da Santa Igreja passam por dificuldades também por tentarem compreender o pobre homem nosso contemporâneo ou moderno, as vestes brancas dos sumos pontífices pós-conciliares acabaram sujas e rasgadas, por isso a Igreja uma nova Igreja tão diferente da Igreja. A Igreja seria como o bom samaritano, socorrendo o homem moderno ou contemporâneo ferido no caminho de descida de Jerusalém para Jericó, essa era a intenção do Papa São Paulo VI no Concílio Vaticano II, ele disse isso expressamente no discurso de epílogo do Segundo Sagrado Sínodo do Vaticano, coisa que os mais conservadores não entenderiam, pois seriam como o levita ou o sacerdote fariseu que passam ao largo, indiferentes e orgulhosos, daquele homem ferido que para eles não seria o seu próximo. Nesse sentido, será que os santos sumos pontífices, São João XXIII e São Paulo VI não estariam em um céu de ouro, de um ouro mais refinado por terem querido inserir compreenssivamente a Santa Igreja no mundo atual de tantas e tão profundas transformações, a fim de que a Santa Igreja não seja algo meramente uma seita, algo antigo, antiquado e superado?

domingo, 29 de agosto de 2021

Friedrich Nietzsche: besta quadrada e ressentido

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Assistindo a um vídeo de uma palestra da filósofa Scarlett Marton, no site YouTube, ela especialista em Friedrich Nietzsche, eu comentei lá:


Friedrich Nietzsche era uma besta quadrada e ressentida, porque perdeu cedo o pai, o pastor Carl Ludwig Nietzsche, e o irmão e foi criado por um excesso de mulheres com a mãe Francisca e a irmã Isabel. Eu sei bem o que é isso, sou até homossexual e sou um homem fraco, covarde, temo as mulheres, além de odiá-las o que é até esperado de um homossexual, somado à uma pelo menos leve inveja a elas, talvez porque eu fui criado por um excesso de mulheres, o absurdo dobro do número de mulheres que cercaram Nietzsche e tive uma mãe dominadora, pouco carinhosa e protagonista demais. 

 

Mas, Nietzsche é uma besta quadrada, porque dizer que o ser humano nada mais é do que afetos, impulsos e pulsões é que é um contrassenso, porque no instante, diz o grande filósofo Olavo de Carvalho, em que se toma consciência do inconsciente com os seus afetos, impulsos e pulsões já está-se em um estágio de superá-los e então descobre-se a verdadeira natureza humana que é a espiritual, ainda que arrastando-se uma carcaça corporal com seu inconsciente de afetos, impulsos e pulsões.

Dominação e vergonha

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Ontem eu conversava com um rapaz sedevacantista, logo, alguém dos mais rígidos dos rígidos e incompreensivos do estágio em que chegou o homem nos dias atuais modernos ou contemporâneos ao ponto de ser alguém que separou-se da comunhão e paz com a Sé apostólica, a Sé de Pedro dos últimos 63 anos desde a morte do Santo Padre, o Papa Pio XII. E como não poderia deixar de ser causou espécie a ele a minha atitude confessional de confessar-lhe pecados meus contra o sexto mandamento como o fato de eu ter as vezes caído no pecado da homossexualidade.


Ele dizia que certos pecados não devem ser nem nominados, São Paulo dizia o mesmo, em seu tempo longínquo em que ele viveu, mas em que tempo nós vivemos e tempo no qual a Igreja Católica Santíssima quis aggiornar-se, fez o aggiornamento, estamos no tempo do aggiornamento, tempo de atualização da Igreja? Vivemos na era moderna ou contemporânea em que o homem quer ser Deus, quer ter o domínio total, quer a maioridade, quer dar-se conta de que está nu, tal qual uma criança, Adão e Eva aperceberam-se nus ao tornarem-se como Deus no Éden e vestiram-se. 

 

O homem quer vestir-se, quer trajar-se com a cultura de sua própria humanidade, então, com as reformas ocorridas no Sagrado Sínodo Vaticano II (1962-1965), a Santa Igreja como o bom samaritano não quis, nas palavras do Santo Padre São Paulo VI ao encerrar o Concílio, condenar, contudo, quis socorrer o homem como o bom samaritano (São Lucas 10, 25-37) que viu o pobre homem, figura do homem moderno, caído à beira do caminho enquanto os nominalmente mais fiéis à religião da época como seria o sedevacantista hoje em questão não viram tal homem caído como o seu próximo, disse o próprio Jesus, mas o condenaram à destruição simplesmente passando ao largo, mantendo distância, sendo indiferentes.


Há uma rigidez, uma dureza e uma incompreensão em quem é mais tradicionalista na Santa Igreja e segundo o que eu pude perceber do rapaz sedevacantista, ele um campeão em considerar a Sagrada Tradição ao ponto de não aceitar o que os sagrados pastores dos últimos 63 anos tem a dizer dela, interpretá-la e custodiá-la, pois eles seriam traidores, o que eu pude perceber e, se ele estiver certo, a Santa Igreja de outrora, talvez ele esteja exagerando, em outrora a Santa Igreja com relação aos pecados contra o sexto mandamento parecia aos olhos do homem moderno ou contemporâneo atual dominada pela vergonha por não querer sequer nominar, dizia São Paulo, certas modalidades anormais e contra a natureza do pecado contra o sexto mandamento como a masturbação ou a homossexualidade. Segue-se que o homem católico de outrora era mais refém de certos fatos corriqueiros da vida como a masturbação e a homossexualidade por não querer nem ao menos referi-los em nome de um extremo pudor.


A vergonha tomava conta, dominava e com isso o voto de ignorância e de estar-se nas trevas parecia dominar o homem de muito tempo atrás, cujo porta-voz é o rapaz sedevacante com o qual eu dialogava ontem. Ora, nada repugna mais ao homem moderno ou talvez a vocação própria do homem que deseja sempre saber, nada repugna mais ao homem desde a época do surgimento da Filosofia, apanágio do ocidente sempre progressista, que separou o homem das construções míticas e das tradições, nada repugna mais do que não poder apreender, tomar em suas mãos o real, através do conceito que é a atividade propriamente filosófica e posteriormente científica e que é a marca da modernidade ao ponto do domínio total do homem sobre o mundo infelizmente na modernidade sem mais dispor-se a interpretá-lo, compreendê-lo de forma objetiva, contudo, tem o homem o ímpeto de transformar o mundo.

 

O rapaz sedevacante extremista radical impressionou-me, percebi que naquela reposta dele em áudio pelo WhatsApp, algo tão contemporâneo, eu voltei no tempo talvez aos anos de 1910 ou de 1940. Ele, não sei se escudado por algum santo doutor em moral da Santa Igreja, culpando-me só a mim por meu pecado homossexual, entretanto, no meu caso pessoal houve no passado o meu problema de meu distúrbio mental, o transtorno bipolar, que influencia no aumento da prática sexual e como fica a ação do diabo sobre o homem para induzi-lo a pecar? Eu tenho uma inclinação, ainda que prudente, aos grupos tradicionalistas, tenho frequentado um deles em minha cidade de Belém do Pará, então, eu tendo a ter como autoridade o parecer de um sedevacante como o rapaz em questão, ele, contudo, talvez esteja errando pela própria dureza, não sei.


Uma coisa é certa, a Santa Igreja atualizou-se, aggiornou-se, ou deveria ter simplesmente abarcado e ido além, transcendido a modernidade, a época em que vivemos, conforme ensina o competentíssimo filósofo Olavo de Carvalho, pois a Igreja é a presença do eterno no tempo. E tal modernização da Igreja Santa de Cristo foi um gesto de pôr-se mesmo na pele do homem de nosso tempo e com ele a própria Igreja acabou ferida no meio do caminho, a veste branca dos papas pós-conciliares sujou-se ao aproximar-se compreensivamente dos descaminhos do pobre homem moderno ou contemporâneo. De todo o jeito eu percebo que a Igreja ganhou em ver tal homem como seu próximo, tal qual o bom samaritano, enquanto os outros rígidos e duros e incompreensivos são apenas marcados pela indiferença ao seu próprio próximo que não seja por definição algum semelhante santarrão como eles, não sabendo eles, por conseguinte, nada do amor que abrange o amor ao próximo o qual estão vendo caído no meio do caminho, então, como podem dizer que amam a Deus o qual não veem, pergunta o Apóstolo (1 São João 4, 20)?

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Filosofar, a atividade pedestre

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Filosofar é uma atividade pedestre. É como andar nas ruas ou caminhos vendo coisas, lugares, pessoas, observando e contemplando feiura e belezas, desviando-se de empecilhos como pessoas, pedras, buracos, atravessando nos sinais de trânsito, alguns lugares no Brasil chamam-nos semáforos, sinais ou sinaleiras. É desviar-se e evitar loucos nas ruas ou pessoas perigosas, assaltantes, vagabundos ou desviando-se de gente preta de tão pobre, diria Caetano Veloso; é desviar-se de crianças correndo em tua direção para pelo menos ampará-las paternalmente. Filosofar é desviar-se de carros ou motocicletas que invadam a calçada ou que estejam saindo de garagens de casas ou edifícios ao longo do caminho ou atravessar as ruas desviando-se de carros, até mesmo caminhões e motocicletas que podem vir na direção do filósofo em alta velocidade. É filosofar a atividade pedestre de quem sente o calor e o frio da grande rua ou caminho que é o mundo para a compreensão do mais real acerca do mundo.


Filosofar é algo pedestre, conforme diz o grande filósofo Paulo Ghiraldelli Júnior, porque é agir como Sócrates, que no caminho e rua do mundo, com o objetivo cândido dele de querer simplesmente esclarecer, dá-se conta com coisas banais que podemos tropeçar em meio ao caminho e começa a meditar acerca delas, desbanalizando-as ou a Filosofia como desbanalização do banal, ensina Ghiraldelli ou a Filosofia sendo algo à maneira de ver algo de incomum no comum, dizia o filósofo genial alemão, Josef Pieper.


Filosofar ainda é algo pedestre mesmo em nossa época moderna ou contemporânea que quis teoricamente e na prática abolir a Filosofia quando estabeleceu um sujeito absoluto impossível, por que como ele soube que é sujeito absoluto se em nenhum instante ele foi objeto para si mesmo já que na modernidade era apenas um sono dogmático, dizia Immanuel Kant, arcaico medieval e antigo o voltar-se para objeto? Mas, mesmo na modernidade ou contemporaneidade psicótica filosofar ainda é algo pedestre ainda que o pedestre em tal época tenha tornado-se como louco, bêbado ou drogado, pois em seu subjetivismo, o sujeito, o homem, ele mesmo é a rua e caminho de si mesmo, sendo somente o homem o tema central e tudo.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Olavo de Carvalho morreu??!!!

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Imagem de Olavo de Carvalho hospitalizado no dia 25 de agosto de 2021
 

A filha primogênita de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho Martin Arribas, que é brigada e com razão com o pai por no mínimo abandono de incapaz quando ela e alguns irmãos eram crianças, divulgou no Twitter, ontem, que Carvalho teria morrido, ele que está internado no Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) pela segunda vez com problemas cardíacos, insuficiência renal crônica, um mal na bexiga e uma normalmente letal infecção urinária generalizada.


A imprensa averiguou bem a situação do idoso e concluiu que ele está vivo, falante, lúcido e com quadro estável. Vaso ruim não quebra, nem o diabo quer alguém tão obscuro e maldoso como Carvalho lá no inferno, e porque também no inferno só vão os péssimos filósofos como um Demócrito, Epicuro, Immanuel Kant, Ludwig Feuerbach ou um Friedrich Nietzsche, um gênio como Carvalho não encontra guarita na região mais baixa dos mortos.


A religião que virou seita ou a religião que virou pó

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Eu estou assistindo à Santa Missa no chamado Rito Extraordinário que é a Santa Missa Tridentina do Santo Padre, o Papa São Pio V, diariamente, ligada a um grupo católico de tradição chamado Instituto Bom Pastor. É a Missa de sempre, é o catolicismo real, de fato, sonante, de mais de dois mil anos, é todo um símbolo de nossa Santa Fé católica, o Papa São Paulo VI reconhecia como um símbolo e o desprezava, em forma de liturgia, é algo maravilhoso e de fato quem assiste à tal celebração sai alimentado espiritualmente ao contrário do cardápio mais pobre e simplório que é a Santa Missa do chamado Rito Ordinário que é a Novus Ordo Missae do Santo Padre, o Papa Paulo VI.


O que eu noto por tal participação minha em tal Missa é que o catolicismo romano é a religião que virou seita, tornou-se uma seita de tradicionalistas como o do Instituto Bom Pastor ou da Fraternidade Sacerdotal São Pio X fundada por Dom Marcel Lefebvre. Sinto-me, as vezes, em uma seita de cismáticos ou de sedevacantistas, ao tomar parte da mesa eucarística no Rito Extraordinário e eles parecem-se ser em parte isso em face de uma hierarquia eclesiástica cuja jurisdição tornou-se precária ao terem renunciado a própria autoridade, sobretudo, profética ao terem querido ser o sal que perdeu o sabor, logo, são pisados pelos homens, disse Jesus Cristo, são desprezados em suas lições e ordens irrelevantes e impossíveis de serem postas em prática em face do risco para a Fé e a salvação das almas que é a suprema lei, salus animarum, suprema lex.


A religião católica romana quis modernizar-se a partir da década de 1960 do século XX e deu no que deu, virou pó, o catolicismo virou pó, ficou reduzido a nada, o nada que é a modernidade que consiste no domínio técnico sobre o mundo, é pura dominação, no lugar do entendimento profundo e real do que é o mundo. Eu não tenho dúvida de escrever aqui que o que está ocorrendo com a Igreja Católica é o que houve no livro que tornou-se filme de autoria de C. S. Lewis, As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa. A religião católica, a verdadeira luz, verdade e verdadeira sabedoria, a vida, está sepultada sob grossas camadas de morte, de gelo, sepultada está pelo mal por Satã que apossou-se da Santa Igreja desde a década de 1960, fazendo uso da santa e humilde obediência que nós, fiéis, devemos aos nossos sagrados pastores, hoje indignos ou pelo menos muito precarizados para ostentarem tal título de liderança que ostentam.

 

Eu escrevi um série de artigos louvando o tempo do aggiornamento em que vivemos, no que tal tempo tem de inteligência e cabeça para entender o outro e o nosso tempo moderno ou contemporâneo, o que é muito interessante e justo, mas eu não posso deixar de notar que o catolicismo antigo é muito superior e é a verdadeira Igreja. O Santo Padre, atual, o Papa Francisco, aliás, vem punindo os católicos de tradição por acharem-se como a "verdadeira Igreja", mas eles o são, eles são superiores, por afirmarem e reafirmarem o símbolo e dogma da Santa Fé católica por sua doutrina, baseada nos catecismos antigos e em livros de antigos e clássicos doutores e santos, e por afirmarem uma lex orandi com a Santa Missa Tridentina que em sua santa estrutura e santos gestos mantém detalhadamente a integridade da Fé, e Deus está nos detalhes, dizem os judeus. 

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Ateus, os degenerados

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Casa aonde viveu na infância o filósofo Benedito Nunes na Avenida Gentil Bittencourt de Belém do Pará (fotografia tirada por mim)

 

Publiquei o texto que se segue, infra, em um grupo de ateus no Facebook, dizendo-lhes que ateus seriam degenerados.


CAROS AMIGOS ATEUS, eu acho que se Deus fosse mulher eu seria ateu como vocês, porque como eu tive uma mãe muito ruim e severa para comigo, uma mãe ausente diferentemente das outras mães que são carinhosas, então, eu acho que isso fez com que eu tornasse-me homossexual, apesar de que a gênese psíquica da homossexualidade é desconhecida, e também dizem que uma mãe muito controladora e protagonista seriam causas da homossexualidade masculina e de alguma forma a minha mãe foi controladora e sem dúvida alguma protagonista, histérica, com mania de limpeza e ordem.

 

Mas, ainda bem que Deus é identificado com o homem, porque Deus é Pai, pelo menos no cristianismo, então, o trauma com o pai eu deixo na conta de vocês, ateus - homens - que desprezam o cristianismo, que podem ter tido, é uma das causas psicológicas do ateísmo, o complexo de Édipo, em o qual o menino quer matar o pai que não deixou com sua força e tamanho o menino ter um relacionamento incestuoso com a mãe, daí que já adulto a pessoa do sexo masculino, ateia, costuma ter um relacionamento promíscuo com múltiplas mulheres, eu mesmo conheci uma pessoa assim, cujo pai era viciado em álcool e nunca sustentou o filho. O pai, o homem que identifica-se com Deus Pai no cristianismo as vezes é um mau pai, muito autoritário, então, o filho torna-se ateu, porque odeia qualquer princípio de ordem, limite, autoridade, absoluto e universal que tem a ver com o pai, o homem e com Deus na religião cristã. Outrossim, o ateísmo vem de um pai fraco ou que simplesmente morreu como o filósofo brasileiro que nasceu, viveu e morreu em minha cidade de Belém do Pará, Benedito Nunes, cujo pai morreu quando a mãe o esperava, estava gestante dele, e Nunes foi criado pela mãe e pelas tias em uma casa ali na Avenida Gentil Bittencourt no bairro de Batista Campos de minha cidade de Belém. Não deu outra, Nunes largou a Igreja Católica e dizia-se que não era "em sã consciência um beneficiário da Fé."

 

 
Ludwig Feuerbach

Também o grande ateu Ludwig Feuerbach que influenciou o ateísmo de um Karl Marx e de Sigmund Freud, Feuerbach teve um pai que na infância do ateu causou-lhe um grande trauma e a coisa foi um escândalo à época, que foi ser um pai alcoólatra que largou a mãe de Feuerbach por outra mulher, ele era um adúltero. Ou há o caso de Sigmund Freud que via o pai ser agredido nas ruas da Áustria por antissemitas e não reagia, tal fraqueza do pai teria feito Freud projetar a sombra do pai supostamente fraco em Deus, não deu outra, Freud restou ateu.

 

Bom, eu graças a Deus, gay, só tenho raiva e um pouco de inveja, que é algo comum a gays que não têm a vagina e o encanto que as mulheres, contudo, como o Deus da religião que por sorte é a verdadeira que é o cristianismo é Pai, é identificado com o pai e o meu pai é uma pessoa maravilhosa, eu sigo sendo cristão devoto, praticante, graças a Deus, sempre podendo dizer com São Paulo, o apóstolo, que de todo o jeito mulher, e até como uma forma de vingar-me das mulheres, na Igreja elas devem ficar caladas e que elas devem ser submissas aos seus maridos, mulher não apita, é o provinciano e o particular, o absoluto, o rei é o homem figura de Deus, o Deus cristão, Deus Pai.

Filósofo e paranoico

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, um santo lugar para iluminar a mente


Soube hoje em um canal no site YouTube, um canal de um adulador, sobre o quadro clínico do filósofo Olavo de Carvalho. Ele, Olavo de Carvalho, é um gênio filosófico, mas politicamente ele é só paranoia, por isso ele precisa tomar um santo remedinho controlado psicotrópico que eu tomo todos os dias que é o risperidona, a fim de desopilar e iluminar a sua mente. Sugiro que também Carvalho fique um tempo internado, como ele já ficou internado em um manicômio no passado e ele negava hipocritamente tal fato, que o filósofo fique um tempo em um manicômio hospital psiquiátrico no qual eu mesmo fiquei internado durante quase trinta dias, no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna de minha cidade de Belém, a capital do Estado do Pará. Carvalho é só paranoia, politicamente, porque agora está recebendo tratamento gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) feito na época da Constituinte do ano de 1988 pelos tais "comunistas", os progressistas que Carvalho deplora e diante deles sente-se perseguido.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Carlos Bolsonaro preso hoje, mas sempre neurótico

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Carlos Bolsonaro e Léo Índio

Carlos Bolsonaro, o Carluxo, filho 02 do presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, seria preso hoje, dia 23 de agosto de 2021, Festa de Santa Rosa de Lima. Tal notícia deu insistentemente na internet nos últimos dias depois da prisão de Roberto Jefferson, o condenado pelo mensalão que foi a compra de consciências de políticos na época em que estava no Planalto, o Partido dos Trabalhadores (PT). Antes já fora presa, na esteira de pessoas perseguidas pela militância togada judiciária do Supremo Tribunal Federal (STF) e com justiça para salvaguardar as instituições, já fora presa Sara Winter, a guerrilheira bipolar, ora de esquerda feminista feminazi radical e agora radical de extrema-direita que quando veio aqui em Belém do Pará lá na Estação das Docas não sabia educadamente fazer uma refeição e conversar com o Conde Loppeux, anfitrião da direita aqui no Estado do Pará. Logo depois foi preso o "jornalista de alta performance", Oswaldo Eustáquio. Há uma perseguição forte com o Gengivão, Allan dos Santos, e suas fake news e sede por verbas estatais apoiada pelo filósofo Olavo de Carvalho, que é um gênio filosófico, mas é paranóide politicamente.


Carlos Bolsonaro é considerado o líder do gabinete do ódio onde ocorre fake news, desinformação, curandeirismo é apregoado na propaganda de cloroquina e ivermectina como supostos medicamentos contra a Covid-19, além do assassinato de reputações de oposicionistas ao governo Bolsonaro. Carluxo, o "moleque reprimido", segundo o presidente da CPI da Covid, o senador Omar Aziz, Carluxo é aquele mesmo supostamente homossexual no armário que supostamente tendo um romance com o próprio primo, Léo Índio, não se assume,  mas da tribuna da Câmara de Vereadores carioca ele quer o direito de ser homofóbico, ou seja, Carluxo é sempre neurótico, contaram-lhe a mentira de que ele seria heterossexual, por causa de um pai rígido, e ele acreditou, se é verdade e é o que parece que ele seria homossexual e teria um caso com o primo, e assim ele afoga as mágoas não no álcool ou rezando, mas destilando ódio e fake news nas redes sociais e no WhatsApp.


Eu sugeriria a Carluxo que ele assumisse o fato sonante, se for verdade, de sua homossexualidade, apenas mais um fato entre outros do mundo doa a quem doer, e tornando-se um cristão praticante com fé em Jesus Cristo ele seria um justo, pois o justo vive da fé, e vivendo na castidade, pois a fé sem obras é morta, transformasse a repressão em compreensão de sua fraqueza humana, demasiada humana e não mais praticasse, por isso mesmo, a mentira, seja existencial, pessoal, acerca de si próprio, não mais, por fim, também praticando a mentira, a neurose política que está destruindo o seu próprio País e povo.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

O alcance da radix

Autoria: João Emiliano Martins Neto


A origem psíquica da homossexualidade é desconhecida e assim o reconhece a própria Santa Igreja Católica Apostólica Romana, mas nem por isso pode-se deixar de pelo menos especular, tentar ver no speculum, ao espelho d'alma algo do mundo. Tentar ver o alcance da radix, o alcance da raiz de meu pavor da presença feminina hoje no mundo de forma tão protagonista e exagerada, e atualmente na forma demoníaca daquela mulher insana desgraçada que persegue-me nas igrejas que eu costumo frequentar já que eu mesmo sou homossexual e parece que uma das causas para a homossexualidade é uma mãe com um protagonismo, muito controladora ou ausente (o caso da senhora minha mãe) na educação de um menino.


Há um abismo de trevas, um mistério de trevas, de absurdo, eu não teria dúvida de dizer, já que se trata de uma anormalidade um homem deitar-se com outro homem como se fosse mulher ou uma mulher deitar-se com outra mulher como se fosse homem. Há um abismo de trevas onde a radix, a raiz que deu origem a gente como eu está assentada, não se sabe a origem psíquica da homossexualidade. Eu recordo-me que à primeira vez em que eu estive internado em um hospital psiquiátrico manicômio, no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, havia um internado ali muito enfermo e que passava o dia todo gritando. Diziam, os enfermeiros, que é porque ele era um homossexual que a mãe não permitia-lhe viver conforme a sua paixão por ser muito conservadora, eis, parece uma causa para o mistério da homossexualidade.


O alcance de tal radix, no caso a homossexualidade, é um abismo sem fundo por ser desconhecido, porque, também, por que não pensar que gosta-se do mesmo sexo, porque é simplesmente bom? Há um aspecto de inversão na homossexualidade, ok, algo meio louco, contudo, há na homossexualidade algo de simétrico, ainda que invertido, em relação à homossexualidade, pois o universo de afetividade é o mesmo da normalidade heterossexual e que já inspirou grandes obras artísticas que em nada deixam a dever às dos heterossexuais comuns.


Uma coisa eu posso dizer com Friedrich Nietzsche e talvez também o ateu Benedito Nunes, e um ateu é tão na raiz (radix) revoltado quanto um homossexual praticante, que não é o meu caso, graças a Deus, nós, Nietzsche e eu, e talvez Nunes que foi criado pela mãe e por várias tias em um casarão no começo da Avenida Gentil Bittencourt no bairro de Batista Campos daqui de Belém do Pará, nós deploramos o fato de como homens termos sido criados com um excesso de mulheres, pois o pai de Nietzsche, o pastor luterano Carl Ludwig Nietzsche, e seu irmão haviam morrido e Nietzsche ainda sonhou com eles desaparecendo e eu fui criado por uma mãe que hoje age de forma estúpida comigo, maltratando-me, e ainda tive mais três irmãs, nenhum só irmão homem que poderia ser um parceiro, amigo, sendo que uma delas sempre invejou-me nos brinquedos, por exemplo, que eu ganhava do senhor meu pai e ainda detesta-me até hoje. Mulher é uma desgraça, desde Adão.

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Radix

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Ontem eu fui receber o sacramento da penitência na Catedral Metropolitana de Belém, Paróquia Nossa Senhora da Graça, que fica no bairro da Cidade Velha de minha cidade de Belém, a capital do Estado do Pará e confessei ali para o padre o que eu julguei que foi um pecado meu covardia por eu estar fugindo daquela mulher doida, insana que cismou comigo e está perseguindo-me nas igrejas que eu costumo frequentar no centro daqui da capital do Estado do Pará.

 

Depois da confissão eu pensei, rezando ali o Santo Terço do Santo Rosário, diante de uma pintura unidimensional de Sant'Ana com sua filha Nossa Senhora tendo às mãos um livro com palavras da Bíblia Sagrada onde está escrito radix Jesse, raiz de Jessé, pois o Cristo Jesus, filho de Maria é a da raiz de Jessé pai de Davi, pai de Jesus Cristo. E pensei, será que a radix, a raiz de meu temor de tal mulher não é oriundo do medo que na verdade eu tenho das mulheres e que pode ser a origem de minha condição homossexual?


De fato, eu tive uma educação muito severa, cheia de manias por parte da senhora minha mãe e certa vez eu fiz um teste psicológico que detectou um tipo de carência, dificuldade que eu tenho com a figura materna. De fato, muitos homossexuais são apegados à mãe e minha mãe chega a ser cruel, não gosta de dialogar e de ser afetuosa, mas fica como uma Marta do evangelho apenas de lá para cá em uma azáfama obsessiva, fazendo um servicinho em casa de empregadinha doméstica, de sobretudo fazer limpeza e cozinhar.


Uma mulher no Facebook, hoje, dizia-me depois que eu expus as minhas neuroses como a supracitada que eu teria inveja das mulheres, porque elas tem útero, já que eu critiquei ali as mulheres baseando-me em Friedrich Nietzsche que era um crítico genial às mulheres. Bom, eu não nego que nós, gays, tenhamos alguma inveja das mulheres, pois é mais fácil atrair um homem sendo mulher do que sendo corporalmente homem. Ter uma vagina no lugar de um pobre ânus para oferecer, na concepção de um gay muito mais antes do que um útero (a mulher ali no Facebook foi cândida ao mencionar o útero).

 

Então, diante do exposto parece que as mulheres, a partir de minha mãe, são o terror em minha vida, aquela mulher louca a perseguir-me é o diabo encarnado em mulher, mas de quem as mulheres não são o terror? Talvez elas não sejam o terror de quem não foi como eu criado por uma bruxa e nem dos homens que por alguma bruxa não seja apaixonado, não cai-lhe em seu sortilégio. E os homens também podem ser um terror que o diga os ateus que traumatizados com o pai renegam ao próprio Criador deles, Deus que identifica-se com a figura do pai, do homem, por sua autoridade primária. O homem pode ser um terror em um pai louco autoritário como a mulher doida que está perseguindo-me, vai da qualidade moral de cada homem.

 

Mas, é tudo trauma o que causa a homossexualidade? A origem psíquica da homossexualidade é desconhecida, reconhece a própria Igreja Católica, e pode-se alegar que gosta-se sexualmente e afetivamente de alguém, porque assim são as coisas, porque acha-se homem ou mulher melhor, um mais belo do que outro de algum jeito, paciência. Também como querem grupos fanáticos católicos como um Centro Dom Bosco julgar a homossexualidade como necessariamente um transtorno é um salto no escuro, diante do desconhecido, que oficialmente a Igreja reconhece como desconhecido.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Dá até pena

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Ontem eu encomendei uma biografia excelente sobre o reformador revolucionário Martinho Lutero de autoria de um escritor francês, Frantz Funck-Bretano, em nova edição editada por uma editora ligada à Associação Cultural Montfort, é a editora a Flos Cameli. Eu já havia comprado esse livro anteriormente, mas a edição está tão antiga, é do ano de 1947, que o livro está se desfazendo.


Martinho Lutero foi uma revolução no cristianismo, ele incorporou a revolução que era para ser sempre o cristianismo, porque o que há de interessante na vida de gente boazinha e obediente beirando ao moralismo e até ao farisaísmo, aparentemente poderia-se dizer, dos santos e a vida temperada, apimentada, que realmente dividiu a História de medieval para moderna, com todos os problemas disso, de um Lutero que fez valer a graça ao dizer, por exemplo, que se o diabo te tentar com bebedeira, bebe mais um pouco em nome de Jesus? Graça é de graça, se pagamos para recebê-la foi-se a graça e segue-se que Deus tem uma dívida para com o homem e quem salva é Jesus Cristo que saibam todos os sóbrios e não a sua própria sobriedade beirando ao moralismo e ao farisaísmo.


Martinho Lutero já não sabia mais como agradar a Deus, mostra Funck-Brentano em seu livro, ele era extremamente penitente e servo sofredor, mas e como fica a revolução do cristianismo ou a verdadeira redescoberta do cristianismo do que seja a natureza humana que é sua insuficiência, o seu débito ontológico insanável, a sua ferida e chaga do pecado que lança o homem automaticamente ao pecado, reconhece São Paulo (Romanos, capítulo 7), logo, parece não haver liberdade para o homem, e o homem incapaz de aplacar a sua justa, santa e reta consciência a acusá-lo onde reina em seu trono Deus que inscreveu em sua consciência as sua leis?


A sabedoria da fé que não pressupõe o trabalho, a boa obra, reconheceu o próprio São Paulo em carta dele aos romanos (capítulo 4 e versículo 5) eu não teria dúvidas de dizer que é a grande sabedoria e revolução do cristianismo, porque a justiça tão buscada em seu verdadeiro sentido por um justo como o filósofo Sócrates, foi tal justiça convertida por Deus no evangelho, revelada no evangelho de fé em fé, ex fide in fidem, por fé em Jesus Cristo do princípio ao fim, disse São Paulo também aos romanos (capítulo 1 e versículo 17) e redescoberta por Lutero à luz de velas em seu humilde aposento, pois conclui São Paulo repetindo o profeta Hababuque, justus autem ex fide vivit, o justo viverá por fé.


Dá até pena não ser luterano, protestante, diante de uma vida tão luminosa e reveladora como a de Lutero. Uma vida com um testemunho tão marcante e de uma vida tão na raiz influenciada pelas ideias cristãs no que elas têm de contrário ao senso comum mais vulgar que converte o cristianismo em um neofarisaísmo orgulhoso, satânico de forma sutilíssima, de fazer-se boas obras. Mas, eu julgo mais prudente ser católico romano, pois que sabendo que, tudo bem, a justiça de Deus vem da fé, a fé é a raiz de nossa justificação, reconhece o Papa São Pio X, todavia, sem moralismo ou muito menos farisaísmo, as boas obras são o fruto de tal raiz a tornar o mundo no lugar de um deserto árido de ideias ou de uma terra arrasada pelo diabo fazendo guerra contra o homem, com as suas boas obras o homem torna o mundo em um pomar e antes com a presença dos santos em forma de flores a alegrar o jardim e lavoura do mundo.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

O Talibã e o provincianismo do Ocidente

Autoria: João Emiliano Martins Neto


No dia 15 de agosto de 2021 a milícia Talibã tomou o palácio governamental no Afeganistão, pondo fim, assim, há quase 20 anos de ocupação americana e de seus aliados naquele País do Oriente Médio. Fracassou como já era esperado que fracassasse a decisão americana de ocidentalizar aquela nação. Em parte uma grande vitória foi obtida com a captura e morte do terrorista Osama Bin Laden.


O Ocidente é de um provincianismo atroz quando acha que sua política e pensamento liberal pode imperar no mundo inteiro sobretudo em regiões do mundo formadas pelo Islã que é uma religião que prevê o mergulho, como ensina Olavo de Carvalho, do indivíduo por inteiro na doutrina em uma sociedade sagrada até os mínimos detalhes, pois do profeta Maomé sabe-se de sua vida até aos detalhes, consoante relatam os Hadiths.

 

A experiência religiosa, metafísica, é universal, ainda que deturpada pelos erros impostos por cada povo filhos de Adão por isso feridos pelo pecado original, o qual ou não tem notícia da encarnação de Deus em Jesus Cristo ou não a quer aceitar como é o caso dos adeptos do Islã. É universal a experiência com a transcendência e imanência da verdade que é Deus que tudo criou e por isso em tudo deixou a sua marca de verdade, de luz.


Enquanto isso o provincianismo do Ocidente é atroz, porque aqui se quer em nome de libertinagem e loucura qualquer dar direitos à libertinagem e à loucura. Aqui quer dar-se direitos às mulheres quando o lugar delas é em casa cuidando do lar e dos filhos, evidentemente e quer dar-se direitos a homossexuais quando o dever deles é buscar sublimar as suas obviamente más paixões.


O ocidente não compreende a criatura mais nobre sobre o planeta Terra que é o homem, mas a sabedoria islâmica, cristã, budista ou hindu com suas experiências milenares compreendem bem o homem e o mundo. Resta ao ocidente americanizado em retirada do Afeganistão restar cheio de tristeza como o jovem rico, os Estados Unidos é um País riquíssimo, que não quis deixar tudo para ser perfeito seguindo a sabedoria milenar.


Salve, santos anjos!

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 


Há uns dois dias atrás em caí em uma tentação de aproximar-me de um pecado mortal. Eu vi um homem catador de latinhas, todo maltrapilho e ébrio que fez um gesto obsceno para mim que despertou o meu desejo sexual. Fui atrás dele, era um sujeito porco apontou para uma pessoa na rua dizendo que eu sou "veado" e coisa e tal. Depois horas depois desandei pelas ruas da cidade em busca de sexo homossexual.


É a má paixão humana da luxúria diante da qual os santos anjos podem ajudar os homens a vencê-la, pois que os anjos não padecendo de nenhuma paixão, muito menos as más, por serem puros espíritos, não têm corpos, podem ajudar o homem com seus bons propósitos puramente espirituais a servirem a algo tão espiritual como a verdade e a sabedoria que é Deus. Podem como São Miguel, o Arcanjo, batalhar as lutas que o homem que por si só não pode vencer para a vitória de Deus na vida dos homens.


Salve, santos anjos queridíssimos! Vocês são labaredas de fogo, ministros de Deus que estão aí para ajudar a que se salvem os que estão destinados a serem salvos. Muito obrigado.

Loucura, razão e a sede de controle dos nobres

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Como eu já referi em um artigo aqui neste meu blog que uma pobre mulher insana está perseguindo-me nas igrejas, paróquias e capelas que eu costumo frequentar, ela, uma mulher fora de si que eu não conheço, aproxima-se de mim e logo tira uma fotografia minha e diz que eu a estou perseguindo. É uma louca que deveria tomar um dos santos remedinhos controlados que eu tomo todos os dias, um antipsicótico como o risperidona, por exemplo que eu tomo todos os dias, a fim de cair em si.


Há uma certa impaciência, raiva das pessoas ditas normais, sãs mentalmente, diante de nós, doentes mentais, porque a razão quer sempre assumir o controle e o homem é um mendigo em busca de sentido, diz o filósofo Luiz Felipe Pondé. Para piorar a razão, pelo menos a moderna, não quer necessariamente entender nada, não quer exatamente acercar-se da verdade da coisa, ser objetivista, então, mais ainda diante de algo como a loucura, o absurdo, o mistério de trevas, conforme diz o filósofo Olavo de Carvalho, torna-se agravada a sede de controle dos nobres que são os homens que são em toda a natureza a única criatura visível, com corpo neste mundo que é dotado da capacidade de descobrir a verdade.


É preciso haver a oração, a compaixão, a misericórdia diante de um mundo ferido de morte pelo pecado de Adão e que por isso pode estar ferido de algo tão grave, sofrido e doloroso como a insanidade, o eclipse da razão. A razão é sempre mais racional, tem luzes, de fato, quando retrata-se, quando renuncia ao controle total sobre o mundo, até porque o fundamento, a verdade do mundo, do real, é algo que radica-se em Deus por meio da fé em Jesus Cristo e também da razão, contudo não só em suas próprias forças.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

No tempo do aggiornamento (parte 3)

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Os tradicionalistas radicais extremistas e fanáticos obcecados querem o culto divino, a Santa Missa, em latim sem que as pessoas em geral compreendam o idioma e assim durante a Missa ficam alheias ao que está acontecendo e restam pobrezinhas rezando o Santo Rosário durante a celebração, enquanto o padre fisicamente de costas para elas, ainda que todos estejam como devem estar fisicamente de frente para Deus que encontra-se no altar, ainda que toda a Missa seja sempre para Deus, espiritualmente.

 

No tempo do aggiornamento é concedida pela Santa Igreja Católica que a Santa Missa seja rezada na língua local de cada país e com as principais palavras da celebrações ditas de forma audíveis pelo sacerdote do princípio ao fim, pois em nosso tempo do aggiornamento iniciado no Concílio Ecumênico Vaticano II,  os bispos reuniram-se com intenção de reformar a Sagrada Liturgia para que os fiéis "não atendessem a este mistério da fé como estranhos e mudos espectadores, mas, entendendo-se bem através de ritos e orações, participassem consciente, piedosa e ativamente da ação sagrada." (Constituição sobre a Liturgia Sagrada "Sacrossantum Concilium", 3 de dezembro de 1963, n. 48).


No tempo do aggiornamento, a Santa Igreja atualizou-se para um culto, para uma Sagrada Liturgia acessível e mais consciente onde, por exemplo, os acólitos e os fiéis não respondem mecanicamente e ignorando o significado de sua resposta e o que foi dito antes pelo sacerdote, pois antigamente dizia-se tudo em latim. No tempo do aggiornamento a cena do Calvário é renovada na língua da maioria do povo local que a acompanhava há mais de dois milênios o Cristo Jesus dando a sua vida em seu glorioso trono da santa cruz.

Minhas experiências místicas, espirituais ou quem sabe apenas psíquicas

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Eu já tive algumas experiências na vida que eu julgo ser místicas, espirituais ou talvez sejam apenas psíquicas, coisa da minha cabeça que por causa do meu distúrbio bipolar pode ter sido afetada por alguma ilusão, sobretudo, na época que eu era espírita. Seguem-se, abaixo, as experiências:

 

Eu já vi alguma coisa parecida com o diabo olhando-me e já ouvi vozes dizendo para eu vir logo, pois eu estava adormecendo e segundo o espiritismo, na época eu era espírita, quando a gente dorme ocorre a emancipação d'alma, em outras palavras, a alma sai do corpo da pessoa quando ela dorme e encontra outros espíritos bons ou maus. 

 

Também certa vez, já na época presente em que eu sou católico romano, eu já conversei com algumas pessoas e eu dizia para elas qual é a vontade de Deus, o que Ele pensa. Os ateus devem ficar com raiva e duvidar, porque para eles Deus não existe. 

 

Outra vez eu estava rezando diante de uma imagem da Divina Theotókos, a Nossa Senhora, e eu percebi que Ela intimamente ou Deus falava comigo. 

 

Outras vezes quando eu rezo diante do sacrário na Santa Igreja eu rezo com muito fervor.

domingo, 15 de agosto de 2021

No tempo do aggiornamento (parte 2)

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Concílio Ecumênico Vaticano II


Com todos os problemas causados pelo Concílio Ecumênico Vaticano II e seu aggiornamento, atualização da fé cristã querida pelo Santo Padre, o Papa São João XXIII, sobretudo no que se refere a dar-se direitos ao que é considerado o erro, às falsas religiões e às heresias, à elas dar direitos políticos, por exemplo, apesar de que antigamente havia uma certa inclinação à uma ditadura católica foi vetada e houve uma busca de uma maior compreensão à tradições espirituais mais antigas que a própria Igreja Católica, mas tal aggiornamento pode ser percebido na própria pele de quem com os cristãos, sobretudo os pobres e todos os que sofrem, compartilham com os cristãos as mesmas alegrias e esperanças, sofrimentos e angústias, ensina o Santo Padre, o Papa São Paulo VI.


Eu percebo na minha própria pele o quanto foi interessante tal aggiornamento, vivemos no tempo do aggiornamento, que é quando eu medito sobre a ideia protestante da justificação somente pela fé (sola fide) e talvez seja a fé que não pressupõe trabalho (Romanos 4, 5) a própria sabedoria e gênio do cristianismo e hoje, graças a Deus, há um ecumenismo mais franco e aberto por parte da Igreja. Ou também quando vou confessar algum pecado contra o sexto mandamento que diz para não pecar-se contra a castidade, eu percebo o quanto os padres preocupam-se não só como o pecado contra Deus, o que é o principal, a ofensa a Deus, pois Deus deve ser amado sobre todas as coisas, mas também o quanto o pecado é um mal, por exemplo, o pecado contra a castidade, é fruto de uma afetividade e emoções enfermas, feridas, é algo que conduz a um desgaste pessoal, disse certa vez para mim um padre confessor.


Uma tal compreensão, a dureza e rigidez tradicionalista não tem muita percepção, cabeça e inteligência para percebê-lo, eles já deram prova disso muitas vezes, porque movidos as vezes por um fanatismo, são obcecados, ou movidos por um senso comum acham tudo um mar calmo de evidências. Deixando de levar em conta que o que é verdade, tem que ser verdade "para mim", também, ao juízo de quem percebe a verdade e vive todo o drama humano da verdade, já que de todas as criaturas visíveis sobre a Terra somente o homem conhece a verdade tanto subjetivamente quanto objetividade, e sem querer aqui descartar a objetividade e transcendência da verdade para não cair no agnosticismo moderno.


Este é o tempo do aggiornamento, onde, por exemplo, o drama da Igreja na Alemanha pode ser compreendido como diante do pecado que é a homossexualidade que equivocadamente os padres ali querem abençoar os pares homossexuais, contudo, em tal tempo de atualização da fé cristã e católica, os que certamente sofrem e vivem angustiados tal qual os gays, os pobres que são gente como eles, como nós, gays, pois eu também sou gay, entretanto, não mais praticante, graças a Deus. Mas, nossos sofrimentos e angústias ao lado de todos os pobres a exemplo dos atuais trabalhadores uberizados vendedores de iFood e Rappi precarizados sem nenhum direito trabalhista, todavia, nós compartilhamos nossas dores com as alegrias e esperanças dos cristãos, ensina a Santa Igreja aggiornata atual.


O drama de todos os que sofrem e vivem angustiados diante da verdade de um mundo que um dia revoltou-se com Adão contra o seu próprio Deus, e restou ferido por criminosos e caído à beira do caminho ao descer de Jerusalém para Jericó, nós, todos sofredores e também nós, os doentes, no caso a minha doença é doença mental, graças a Deus que temos na Santa Igreja Católica sobretudo a atual do tempo do aggiornamento, temos por meio da Igreja a Jesus Cristo, o bom samaritano, para socorrer-nos.

sábado, 14 de agosto de 2021

No tempo do aggiornamento

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Martinho Lutero

Neste nosso tempo de aggiornamento na Santa Igreja Católica pós-Vaticano II e por isso é um tempo de um diálogo mais livre e franco, mais humanístico, também e compreensivo, e, por isso falando em ecumenismo, eu acho muito interessante a intuição original de Martinho Lutero exposta em uma biografia chamada "Martin Lutero" escrita por um escritor francês protestante, o Frantz Funck-Brentano, em que o autor mostra ali um Lutero sinceramente atormentado e angustiado com a questão das boas obras muito exiigidas pelo catolicismo, sobretudo o catolicismo pré-Concílio Vaticano II. Funck-Bretano relata o quanto Lutero ficara impressionado com o testemunho de um contemporâneo seu que era um homem católico romano que movido por um rigor ascético e penitencial restou como só pele e osso, magríssimo, e carregando um pesado saco nas costas.



Eu penso que no final das contas, é a questão da fé em Jesus Cristo como a justiça de Deus comutada por Deus em fé, porque disse São Paulo aos romanos (capítulo 1 e versículo 17) que "Justitia enim Dei eo revelatur EX FIDE IN FIDEM sicut scriptum est justus autem ex fide vivit". É a fé e não em obras, porque a fé não pressupõe o trabalho, a obra, porque disse São Paulo aos romanos (capítulo 4 e versículo 5) que "ei vero qui NON OPERATUR credenti autem in eo qui justificat impium REPUTATUR FIDES ejus ad justitita". Ou seja, esta sabedoria da fé é que seria a sabedoria do cristianismo que o protestantismo pode ter demonstrado na vida concreta sofrida de Lutero e que hoje a Igreja Católica reformada pelo Concílio Vaticano II vê com mais serenidade e boa vontade.

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Um homem único, homenagem a Jesus Cristo

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 



Apesar de ser Deus, mas Jesus Cristo sendo também verdadeiramente homem foi em toda a história humana um homem único. Foi o homem que em nome da verdade, em nome da sabedoria, sendo o Verbo divino que veio ao mundo como luz a todo homem, diz São João no prólogo do evangelho segundo a sua autoria, e Jesus em nome também da retidão e da justiça restaurou todas as coisas não temendo entregar o seu corpo à morte, não temeu derramar o seu sangue e é bom repetir, sendo apenas um pobre e simples homem, ainda que sendo também verdadeiramente Deus.


Jesus não temeu a revoltante posição de um absolutamente inocente como Ele assumir em si os pecados e culpas as mais ignóbeis do homem e nem as doenças e pesos os mais insuportáveis que suportam os humanos. O Cristo assim só Ele pôde agradar a Deus, aplacar a santa ira divina, satisfazer toda a justiça divina por sua missão única vicária e propiciatória consumada em sua morte na santa cruz. Missão consumada na santa cruz que por previsão de tais méritos, pois para Deus não há o tempo, o Cristo deu-nos uma Mãe, Maria Santíssima, a Imaculada Conceição.


Cristo um pobre e simples homem, mesmo sendo Deus, assumiu o drama da consciência humana esmagada por seus crimes, erros e pecados incapaz do homem por si mesmo livrar-se da condenação do Juiz que é Deus que reina soberano no trono situado em cada consciência humana. Mas, "justitia enim Dei eo revelatur ex fide in fidem sicut scriptum est justus autem ex fide vivit", ou seja, o Juiz converteu a sua justiça revelasse-se no evangelho em que por meio da fé em Jesus Cristo do princípio ao fim o homem fosse justo, pois o justo vive da fé.


A fé deve ser acompanhada por boas obras, pois a fé sem obras é morta, contudo por meio da fé que não exige em si mesma trabalho, pois disse São Paulo aos romanos, "ei vero qui non operatur credenti autem in eo qui justificat impium fides ejus reputatur ad justitia", que é verdade que quem não trabalhou, mas confia naquele (Jesus Cristo) que justifica o ímpio, a sua fé lhe é creditada na conta de justiça.


A consciência humana é um abismo de dívida de valor infinito do homem para com o seu Deus, para com a verdade e a sabedoria que o Cristo Jesus soube assumir em si mesmo tal abismo indevassável e que não há trabalho, boa obra e sem dúvida alguma que haveria justiça em tal trabalho e boa obra, mas dada a fraqueza humana não poderia nunca remir a humana consciência culpada, mas a fé no Cristo pode remi-la.


Eis, então, uma singela homenagem minha a Jesus Cristo, o homem que vindo ao mundo por meio de Maria Santíssima, por isso nossa co-Redentora, desde o seu humilde berço na forma de uma manjedoura até o patíbulo da santa cruz gloriosa na medida em que foi humilhante e finalmente aí, regenerou o mundo caído. Este mundo tem jeito, Jesus é o jeito, por meio da fé, então, diz o Santo Padre, o Papa São Pio X, por meio da fé em Jesus começa, tem por raiz a justiça do homem diante de Deus com os frutos que se seguem de santidade, mesmo diante de perseguições ou diante da morte como frutos a tornar o mundo de um deserto ou um terra arrasada em um pomar com árvores com bons frutos.

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Padre Júlio Lancellotti entre marmitas e o esquecimento do direito de Deus

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Padre Júlio Lancellotti

Ficaram famosas nesta semana as críticas via Twitter da deputada estadual Janaína Paschoal do Estado de São Paulo contra o pároco da Paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca da cidade de São Paulo, o Padre Júlio Lancellotti, porque ele distribui marmitas para os usuários de drogas da chamada Cracolândia da capital paulistana.


Parece ser fato o que disse o lúcido formador de opinião Joel Pinheiro da Fonseca, que seria fato que o que faz o padre é o que fazia Jesus Cristo ou São Francisco de Assis. Eu discordo, e Joel não poderia admitir algo cristão além de marmitas, dar o pão perecível, pois ele é ateu, como o pão multiplicado miraculosamente por Cristo não foi suficiente, pois depois a multidão voltou a procurá-Lo por mais pão perecível e meramente tal pão. O Cristo, então, respondeu-lhe para a multidão trabalhar pelo pão que não perece e que Ele daria à multidão em sua própria carne.


Aí entra o direito de Deus que sendo honrado pelo homem, segue-se que Deus dá-lhe o panis angelorum, o pão dos anjos, o pão do céu que é a sua própria carne e o seu próprio sangue na Eucaristia que é verdadeira comida e bebida, ensinou Jesus, através da reconciliação do homem com o seu Deus por meio da fé e dos sacramentos a começar do batismo e depois normalmente por incidir em pecados atuais pelo sacramento da penitência. É preciso que o padre pregue aos usuários de drogas da Cracolândia que eles larguem o pecado mortal que é o de estarem se drogando e assim destruindo as suas vidas e também eventualmente poderia ministrar-lhes o sacramento da unção dos enfermos.


O panis angelorum é o pão que não perece, mas que dá a vida eterna, pois os hebreus comeram do Maná que veio do céu, entretanto, morreram, o pão que Cristo dá que é a sua carne dá ao homem a vida eterna, desde que o homem busque a reconciliação e que, por exemplo, largue pecados como as drogas ou a homossexualidade que de alguma forma o Padre Júlio esquece-se de lembrar que é pecado ao querer punir, e com razão, a violência terrível e farisaica hipócrita e implacável dos homofóbicos.


Onde está no que faz o Padre Júlio o direito de Deus? Ele abençoa um ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tudo bem, que abençoe a todos, contudo, onde e quando o padre já condenou os erros de um ex-presidente de esquerda com todo o esquecimento do direito de Deus que é o que constitui o ideal de esquerda?


Todo respeito ao Reverendíssimo Padre Júlio, ele é um pai espiritual, é padre, tem uma dignidade excelsa que talvez ele mesmo em seu progressismo não leve mais em conta o dom que recebeu no sacramento da ordem, todavia, até onde eu sei o direito de Deus fica bem esquecido nas atividades do padre.

Heróis da liberdade ou do instinto?

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Conversando com um amigo que é protestante e como é comum em qualquer protestante ou homem comum moderno, mas em especial se ele é protestante e também os ateus eu noto que por causa do protestantismo, o primeiro alento do homem moderno, eu noto que o meu amigo e tais pessoas como ele legaram ao mundo uma perigosa banalidade e cegueira total ao mundo que é a dissolução da verdade em nome da liberdade ou seria em nome do instinto, visto que a liberdade pressupõe o conhecimento da verdade e do bem que se quer seguir, aderir livremente?


O homem moderno, a partir do protestante, estabeleceu no mundo o direito ao erro. Ele querendo ser herói da liberdade em verdade ao instinto deu direitos, deu cidadania. Um menino assim deveria dizer primeiro se o protestantismo ou o liberalismo, o socialismo ou qualquer outra ideia que ele quer aderir se ele a quer com direitos no mundo não seriam para ele, portanto, a verdade e o bem. O homem move-se pela verdade que é a notícia que a realidade dá de si e assim desperta-lhe, fecunda-lhe, dá sentido e luz ao seu pensamento.


O homem moderno é louco, vive fora de si, quer direitos ao que pode ser o erro quando o erro pode ser apenas tolerado, porque errar os homens erram, contudo mais cedo ou mais tarde se não forem débeis mentais depois que se dão conta do erro devem aderir à verdade e também ao bem. O homem moderno quer que a sua única verdade seja o seu Estado laico ateu republicano democrático e liberal onde na verdade só tal Estado em tal república é sujeito e ente de plenos direitos, porque na verdade diante do cipoal de ideias divergentes em realidade tais ideias são meramente toleradas.


Triste fim e forma tomou o mundo ocidental e que vem engolindo o oriente cismático e muçulmano em que toda a sabedoria que é a alegria na verdade está proibida não naturalmente em nome da liberdade, mas em nome do puro instinto, em nome da vontade de poder para muito além do bem e do mal, onde qualquer sensação agradável como a do viciado em drogas é mais crível do que a verdade, ainda que a mais dura, mas que sempre pode dar a mais perene e estável alegria por sua fecunda luz a guiar-nos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Eu e eles. Cristo, um só com os homens

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 



Eu dou graças a Deus por minhas fraquezas, debilidades e pelo que há de mal em mim. Dou graças a Deus, porque eu tenho misericórdia, compaixão e compreensão diante de quem peca como eu, por exemplo, seja na homossexualidade ou em alguma doença mental, pois eu sofro do transtorno bipolar e vem a pecar nesse caso quem não quer aceitar o necessário tratamento médico, não aceita o tratamento por algum motivo que não seja a puro dolo de maldade, temeridade dolosa.


Minha postura, então, diante dessas pessoas e dos homens fracos, em geral, tende a ser não a de eu e eles, tal qual fazem os fariseus hipócritas e implacáveis que gostam de julgar e condenar os outros. Minha postura é a de nosso Senhor Jesus Cristo que é o próprio Deus que tornou-se um só com os homens. Jesus Cristo assumiu a miséria humana, assumiu a condição limitada, o pó e cinza, o nada que é o homem, foi tentado em tudo como nós, homens, diz o autor da carta aos hebreus (capítulo 4 e versículo 15), apesar de nunca ter embarcado na dolo puro e absoluto que é a maldade do pecado, contudo o Cristo foi tentado em tudo.


Bendita doença mental e bendita homossexualidade que tornaram-me mais humano, mais compreensivo, mais grato, mais criatura, diferentemente dos juízes ingratos e fariseus sem ciência alguma, aliás a ciência perfeita que Deus oferece ao homem pelo perdão que ele deve dar de coração ao seu próximo, ciência perfeita (Isaías 53,11) de quem sofre e une seus sofrimentos pacientemente sofridos como fez Jesus para reconciliar-nos com Deus, pois a essência do cristianismo é ser justificação, perdão, generosidade, sacrifício a Deus e ao próximo. Os fariseus não tem a ciência alguma do abismo que tornou-se o mundo desde que o pecado que nele entrou com a desobediência de Adão.


Com relação aos fariseus poder-se-ia dizer que o Cristo tinha uma relação entre Ele e eles, porque os fariseus pareciam o super-homem que não necessitavam da misericórdia divina, pois achavam-se justos aos seus próprios olhos, gloriavam-se de suas boas obras, não precisavam da graça divina para nada, a graça que é absolutamente necessária e hoje a Santa Igreja Católica concorda com os protestantes que é somente pela graça (sola gratia) que somos salvos.


Cristo, um só com os homens derrubou todo o muro de divisão que dividiria um orgulhoso e alienado eu diante do eles que são o próximo que é tão homem quanto qualquer outro homem, homem que o Cristo aceitou sê-Lo em tudo, incluindo nas tentações de todo o tipo que todos os homens padecem, menos no pecado que é a opção deliberada, fria e calculada na direção do mal.

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

A mera convivência humana e a realidade espiritual

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Eu acho que alguém que sempre viveu em algum condomínio fechado de classe média a alta e que também que sempre viveu em alguma grande capital como a do Estado de São Paulo ou de alguma outra grande capital ocidental como em Nova Iorque, Londres, Paris ou Berlim, onde um vizinho ou um morador qualquer de tais lugares não dizem um só bom dia ao outro vizinho ou morador, por isso a experiência universal da realidade espiritual em Deus, dos anjos, do céu, do paraíso, da vida eterna, do pecado ou do diabo são bobagens. O fato é que dialogando com as pessoas, dizendo-lhes pelo menos um bom dia e dialogando com o que pessoas do passado deixaram de alguma forma registrado algo espiritual, Deus, os anjos, o céu, o diabo, Jesus Cristo e o pecado mostram-se reais. 

 

Por exemplo, quem frequenta a Igreja Católica sabe que a Igreja guarda o depósito da fé que é fruto da convivência em carne e osso que os santos apóstolos tiveram com o Cristo e que legaram aos seus continuadores que são os bispos do mundo inteiro em comunhão com o Papa. Então, quem quer não more em uma grande cidade como São Paulo, Nova Iorque, Paris, Londres ou Berlim, e em um condomínio fechado onde só more gente solitária, individualista e que gosta de criar cachorro no lugar de criar filhos e quem quer que frequente a Igreja Católica dá-se conta de que o espiritual existe.

 

A realidade espiritual é algo que possibilita tudo o que há no mundo. Deus é o que torna toda as coisas possíveis, porque Ele as criou e assim as constituiu de possibilidade, porque senão elas não seriam possíveis de estarem no mundo como entes que são, e as constituiu do que Ele é que é verdade, sabedoria, luz, inteligibilidade, enfim, e propósito, porque, por exemplo, o olho foi feito para enxergar. 

 

Com tudo isso quem de nós, ai de nós, nunca transgrediu tal verdade e propósito ou não procurou viver conforme a verdade, pela graça de Deus, e assim alguma resposta recebeu de tal realidade espiritual seja punido-o ou recompensando-o de alguma forma nem que seja na mera convivência humana? Os relatos são inúmeros a quem quer que se não se feche, sem ser um eremita, absolutamente do convívio humano conforme é o que ocorre nos grandes centros do mundo ocidental. Os relatos dos milagres, por exemplo, são inúmeros.

domingo, 8 de agosto de 2021

O dia dos adversários

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Hoje é dia dos pais, é dia da autoridade máxima do lar, seu princípio de ordem absoluto depois de Deus e seguido do Rei, Czar, Kaiser ou Imperador que deveria reinar como pai em sua nação se não fossem a instalação por golpes ou sinistros regicídios de republiquetas de bananas liberais, democráticas e ateias mundo afora.

 

Mas hoje é também o dia dos adversários dos ateus que não respeitam nenhum princípio de ordem e autoridade a não ser a instalação da ordem e autoridade deles mesmos, porque ateus acham que o único problema do mundo é que eles não estão mandando, ainda que se digam anarquistas, porque na anarquia vale o mais forte que joga uma bomba no terreno do vizinho.


É muito comum na vida dos ateus como causa ou pelo menos suspeita de seu ateísmo pais despóticos ou fracos ou até que simplesmente morreram, pobres deles, mas filhos não perdoam como o pai do ateu Sigmund Freud que judeu como era, na Áustria, Freud via na infância os antissemitas derrubarem o chapelão hebreu do próprio pai nas ruas e o pai não reagia. Ou aqui mesmo na minha cidade de Belém do Pará, o famoso filósofo local que dizia textualmente não ser "um beneficiário da fé" de renome nacional e internacional, Benedito Nunes, cujo pai morreu quando a mãe estava gestante dele, não deu outra tornou-se ateu. Ou há o caso do famoso Karl Marx cujo pai foi ao que parece defectivo, pois sendo judeu converteu-se ao cristianismo e cristianismo para um judeu é uma grave ofensa.


Deus, o princípio evidente de ordem, propósito, finalidade, inteligência, verdade e sabedoria, apesar do mundo ser um vale de lágrimas transtornado que foi por causa do pecado de Adão, em tudo que há que não poderia ser evidentemente obra do acaso e que também no caso do homem Deus constituiu a humana consciência com a lei e direito natural tudo isso é uma afronta para os moleques ateus que se não são cegos e burros tem uma agenda na maldade que vai de fazer sexo com a vizinha até a tomada do poder político para a implantação de suas agendas de expansão da vontade de poder que é o que tristemente resta quando se quer estar para além do bem e do mal que foram ditados por uma força extrínseca divina que os ateus detestam.


Bom, mas feliz dia dos pais, toda honra aos pais, aos superiores que simplesmente o são superiores, pois deram-nos a vida física, se mais nada puderam nos dar afora isso. Honra, como manda o quarto mandamento, a pais e mães, pois sem eles nenhum de nós, eu que hoje escrevi este texto e ninguém que o estiver lendo, poderia estar escrevendo e lendo aqui sem pai e mãe que nos gerassem. Da mesma forma como sem Deus não haveria mundo, cosmos, cuja palavra pressupõe organização, inteligência, logo, uma constituição conforme a verdade e sabedoria, também luz que é Deus.

sábado, 7 de agosto de 2021

O carcereiro da consciência

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Eu gosto de debater com ateus, porque eu percebo que as minhas intuições, fruto de minha vida de oração e devoção, enquanto fiel são verdadeiras. Então, há uns dois dias atrás, porque desde esse período eu estou bloqueado em uma de minhas contas homônimas no Facebook, já que eu disse a verdade sobre os ateus, eles são burros, há uns dois dias eu li uma ateia dizer em um grupo dessa rede social que ela é a dona da própria consciência enquanto ateia.


Eu não sei como uma pessoa pode ser dona de sua consciência se não for ser como que uma carcereira da própria consciência, alguém que leva cativa a verdade em nome da injustiça e isso, textualmente escreveu São Paulo aos romanos, conduz à manifestação da ira de Deus do alto do céu (Romanos 1, 18). A consciência é algo que ilumina o nosso caminho dizendo-nos o que sabemos e o que na prática fizemos e o que não sabemos e na prática não fizemos, seja por omissão ou por inocência.


Os ateus como aquela mulher dizem ser donos da própria consciência, porque na verdade trazem cativa a própria consciência ou por ignorância e burrice, cegueira, ou por maldade, por exemplo, e que é a raiz da burrice ou maldade ateística com relação ao fato, remeto-me mais uma vez a São Paulo aos romanos, de que Deus pode ser conhecido em tudo o que há de criado, assim podendo ser conhecido em seu eterno poder e divindade, claramente pode ser conhecido, tornando qualquer pessoa inteligente e sã mentalmente indesculpável (Romanos 1, 20). Poderia até ser desculpável o ateísmo no caso de uma pessoa cega e obtusa, mas certamente é indesculpável o ateísmo da parte de alguém que é mau, pois que até um ser rudimentar como um anelídeo, uma minhoca de jardim, tem em seu ser algo que a constitui que é algo de inteligente que não pode ter vindo do acaso.


Os ateus a exemplo daquela mulher sabem que à falta de Deus, à falta de uma inteligência suprema criadora e que por isso tudo fez com algo de Si, isto é, com inteligibilidade: como algo com uma ordem, verdade e propósito, o que resta para essa gente é a militância política fanática própria da esquerda que é maciçamente ateia para propiciar o total servilismo ao jus-positivismo dos poderosos da vez, pois perdida a dimensão da lei e direito naturais que emanam do divino, que hoje na prática se dá tal perda nas múltiplas repúblicas liberais democráticas ocidentais que livraram-se ou nunca tiveram um monarca pela graça de Deus, não pode haver na mente ateia, dizem eles, leis eternas escritas em tábuas, até porque teriam sido escritas por quem se não há Deus?


É uma vergonha o ateísmo que é algo fundado no ressentimento diante da incapacidade e insuficiência humana de quem teria tido, por exemplo, o seu pedido de namoro rejeitado ou o pai não quis comprar o iPhone da moda, é fundado no horror ao vale de lágrimas que é este mundo deste o pecado de Adão, é fundado na burrice, na loucura, na imoralidade, no ódio aos pais e a todo princípio de autoridade, na preguiça, além de em outros pecados capitais como a luxúria, a ira, a gula e a avareza.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores