Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Outro burro

Autoria: João Emiliano Martins Neto

René Descartes (Frans Hals)

Além de José Arthur Giannotti que pode estar ardendo à este exato instante nas profundezas do inferno, René Descartes era outra besta quadrada. Ele que é o pai da desgraça que é a sofística moderna que os iludidos chamam de filosofia moderna. Para Descartes só existia algo, porque ele havia pensado como no caso do cogito (cogito ergo sum/penso, logo, existo). Ou seja, algo existia, no caso ele, Descartes, porque ele pensou e se ele pensa, logo, ele existe. Mas, como diz o grande mestre filósofo Olavo de Carvalho, e no caso de uma banana que mesmo não pensando ela existe e como que Descartes, em sua dúvida metódica que de tudo duvidava, poderia pensar uma banana ou tantas outras coisas que há no mundo, que realmente existem, que mesmo que nenhum ser humano tenha nelas pensado, mas, de fato, elas existem, estão aí no mundo?

Mais gratidão

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Olavo de Carvalho

Em que pese a loucura da esquerda de transformar em direito ou em obrigação de alguém ao livre ato de caridade, caridade a Deus e por isso caridade ao homem de ajudá-lo em suas necessidades, mas que Olavo de Carvalho que recebeu alta pela segunda vez consecutiva, após fazer um cateterismo, na última quarta-feira, dia 28 de julho, Festa de São Nazário e São Celso, mártires, contudo, que Carvalho tenha mais gratidão misturada à uma compaixão diante dos bastardos loucos de esquerda que bem ou mal, negando que tem por pai o Pai do Céu, pois O culpam pela desgraça humana, o mesmo Pai que os inspira ainda que longinquamente a fazerem algum bem, mas eles acabam por fazer um bem ao nos darem um Sistema Único de Saúde (SUS) que pode amparar o cidadão contra os excessos do sistema capitalista, também ateu como esses comunistas, sistema capitalista aonde só tem Saúde e também Educação, itens indispensáveis para uma vida digna, quem tem o vil metal.

O que é a modernidade? O que é ser moderno?

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Nossa Senhora Sede da Sabedoria


O que é a modernidade? O que é ser moderno? Modernidade e ser moderno é nunca mais fazer o que um filósofo Sócrates fez que é o de abrir-se para querer saber o que são as coisas, os existentes, a realidade. O que importa para o homem moderno é o que o seu pensar exerça um domínio tal sobre o que seja o mundo que dê ao mundo existência, porém, não existência no sentido genuíno, mas existência "para o homem", "para nós", diria Immanuel Kant, ícone da filosofia moderna e contemporânea. Então, nunca mais com a modernidade pode-se ter acesso ao conhecimento, à verdade que é a informação que a realidade fornece-nos sobre ela. Enfim, no mundo moderno nunca mais pode-se ter acesso à sabedoria.

 

Que rezemos com fervor diante de uma imagem da Madona Santíssima para que Ela proteja-nos a sobretudo a nós que queremos ser filósofos, amantes da sabedoria, no final de tudo, a fim de que Nossa Senhora que é a Sede da Sabedoria, dê a nós acesso à Sabedoria que é o seu Divino Filho Jesus Cristo se a Ela formos alguma coisa de pequeno, desprezível e irrelevante aos nossos próprios olhos, mas divinamente agraciados como Maria Santíssima aos olhos de Deus, agraciados com a Luz que é o conhecimento, a Divina Verdade, a Divina Sabedoria.

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Morreu um burro

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

José Arthur Giannotti

Morreu um burro, ontem, dia 27 de julho de 2021, Festa de São Pantaleão, Mártir. Morreu pela manhã José Arthur Giannotti mais um burro, mas muito influente na Política e na Educação brasileira. Um burro e ateu, certamente que blasfemo, que achava que a Filosofia é uma questão de análise de textos. E como diz Marilena de Souza Chauí, professora da mesma Universidade de São Paulo (USP) onde aposentou-se Giannotti, o ensino de Filosofia para tal universidade é uma relação promíscua entre textos sem referência alguma com alguma coisa chamada de realidade, problemas reais do mundo, da existência, contudo seria apenas um jogo de palavras. Como diz o grande mestre filósofo Olavo de Carvalho, filosofia da linguagem é achar que o cardápio de um restaurante pode fazer aparecer por mágica o que de fato a cozinha do restaurante tem de material para fazer concretamente, existencialmente, as comidas.


O último livro escrito por Giannotti fala de dois filósofos ou seriam dois sofistas, Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein, para os quais as palavras como criam, geram o mundo. Wittgenstein é um que diz que há mundo, porque há um vocabulário que o expresse. Heidegger de forma psicótica, como diz Carvalho, é um que diz que a linguagem é a casa do ser. Ora, que ente pode estar acima do ser, do real que o possibilita, enfim, pode estar acima de Deus que o constituiu, o criou?


Uma vez eu conversando com o famoso formador de opinião, Joel Pinheiro da Fonseca, sobre o ensino de Filosofia da USP e ele me dizia, mesmo, tal ensino lá é só basicamente Gilles Deleuze e Friedrich Nietzsche, ou seja, é ensinar o pensamento de sofistas, Protágoras de Abdera reencarnados, nulidades que tornam a Filosofia, a pergunta sincera pela realidade, em algo irrelevante.


Giannotti fez parte do Conselho Nacional de Educação (CNE) na época do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e decerto que influenciou o destino da educação no Brasil para ser a tragédia que é com os alunos brasileiros tirando sempre as últimas notas nos testes internacionais. Não é a toa que atualmente com a publicação de uma Carta Apostólica em forma de Motu Proprio, a Traditionis Custodes, por parte de Sua Santidade o Papa Francisco grupos de tradicionalistas não vejam nos documentos pontifícios (Pio XII, Mediator Dei, 52) que um Papa e mais ninguém tem o poder de alterar o rito da Missa, faltou escolarização decente e um dos culpados é Giannotti.


Enfim, mas a questão do Motu Proprio de Francisco já é outro assunto e que é fruto de uma desgraçadamente Roma moderna, visto que o Missale Romanum de São Pio V editado mais recentemente por São João XXIII, seria uma excelente barreira para que burros e nulidades como Giannotti, Heidegger, Wittgenstein ou Nietzsche não influenciassem como influenciam como o seu modernismo e humanismo apóstata para o qual o homem como um medonho tirano é a medida de todas as coisas para as que são e para as que não são.


Rezarei e farei penitência em sufrágio da alma de José Arthur Giannotti, espero que ele descanse em paz, agora, no outro mundo sabendo bem como ele laborou durante uma vida inteira no erro.

terça-feira, 27 de julho de 2021

Joice Hasselmann

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Deputada federal Joice Hasselmann, agredida


Na madrugada do dia 18 de julho deste ano de 2021, a deputada federal Joice Hasselmann encontrou-se ferida gravemente na porta do banheiro de um apartamento funcional para os deputados na cidade capital do Brasil, Brasília (Estado do Distrito Federal). Ela diz não lembrar o que aconteceu, que só acordou em uma poça de sangue. O que parece suspeito é que ela inicialmente fez alguma denúncia às autoridades de forma anônima e apenas mais de uma semana depois fez o exame de corpo de delito.


Se Hasselmann não estiver mentindo ou omitindo a verdade, já especularam que ela experimentou entorpecentes na noite da agressão e estaria com um amante, tendo sofrido outrossim um acidente de carro que a feriu. Se não for até mesmo Daniel França, o marido dela quem a possa ter agredido fisicamente, até de forma louca a pedido de Hasselman, a fim da agredida estar nos holofotes da imprensa, a tenha agredido a pedido com tal gravidade e ela está omitindo isso, pois no domingo, dia 25 de julho, concedeu uma entrevista coletiva de mãos dadas com o marido, eu penso que Hasselmann possa ter sido atacada, caso também ela não tenha sofrido um atentado coisa comum em Política, talvez em último caso ela possa ter sido atacada pelo próprio demônio. Possa ser a causa, então, de sua agressão de origem espiritual, causa que dificilmente a Justiça alheia à Fé cristã levaria em conta.


O Santo Padre Pio de Pietrelcina, o maior santo do século XX, é um exemplo luminoso de um homem que por sua santidade era vítima do demônio e agredido por ele restava em sua cela uma poça de sangue, assim como houve com a deputada Joice. Certamente a deputada está longe de ser uma santa, mas se for o caso, Deus pode ter permitido tal agressão, a fim de ser-lhe um testemunho pela sua conversão já que a direita se diz tão religiosa e combatente moralista contra a corrupção.


Estou apenas especulando uma possibilidade espiritual para o que houve com a deputada paranaense que é claro que parece insólita e absurda para o Estado laico em seu estado cadavérico de morte, logo, alheio às coisas espirituais. Mas, no final de tudo, somente o tempo dirá o que, deveras, ocorreu com a deputada Hasselmann, ela mesma uma corrupta que com o dinheiro do povo brasileiro foi rebolar e tomar champagne na festinha de comemoração da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados de um Arthur Lira que agrediu fisicamente a própria esposa.

 

Na rede social Twitter eu aconselhei à deputada que se a causa de sua misteriosa agressão for espiritual que ela chame um padre para abençoar o seu apartamento. De resto que nós, cristãos, rezemos e façamos penitência em benefício de nossos políticos e governantes, pois a Política, infelizmente, alguma coisa que deveria ser a mais alta forma de caridade pela chance que o homem pode ter de proporcionar o bem comum, continua sendo no Brasil, em grande medida, o túmulo da alma humana.

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Aquele um da madrugada (poesia)

Autoria: João Emiliano Martins Neto


À noite todos os gatos são pardos

À noite os espíritos imundos do homem deitam-se ao lado

Uns pacientemente conduzem à bebida e ao roubo

Outros por vis paixões 

Aos seus gatos nas trevas conduzem.


Aquele um da madrugada espera-me

"Sonhos escondidos nos pecados de Adão"

O desejo de saber, o proibido

A sabedoria diz não

A loucura diz sim.


Aquele um da madrugada

O amigo do desejo

A verdade frágil do desejo.

A vela acesa para a oração

Na madrugada diante a Madona de Nazaré

A vela apagada não vela e não guarda a pureza.

 

A verdade frágil do desejo

Do desejo sem razão, no fim sem coração

A vela acesa para a oração

Guardaria o coração

Guiando a razão.

 

A verdade frágil do desejo

Há para a razão apenas a noite

Que passa, carpe noctem.

sábado, 24 de julho de 2021

O espasmo de um regime

Autoria: João Emiliano Martins Neto


A república, uma casa onde não há mais a unidade e entendimento dos pais e só restam filhos, irmãos que de vez em quando se desentendem uns contra os outros é o que podemos depreender da crise deflagrada nesta última semana que se encerra hoje pelo atual Ministro da Defesa, Sr. Walter Braga Netto.


A republiqueta brasileira fica paralisada tendo espasmos diante da ameaça justa de seus filhos que detém a força das armas para pela necessária força bélica manter a ordem que são os militares como o General Braga Netto ante os seus irmãos civis, sobretudo se forem esquerdistas, meninos ateus devassos, perversos e degradados pela degradação moral e cognitiva própria da esquerda.


Braga Netto exige o voto impresso auditável, contudo, o que se sabe é que as urnas são seguras, apesar de que as apurações na disputa para a Presidência da tal República são secretas, não são divulgadas voto a voto ao vivo pela internet via Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto a apuração das mesmas.


Nem o Judiciário via Supremo Tribunal Federal (STF) totalmente dominado por ministros, pelo menos até antes do governo de Jair Messias Bolsonaro, que defendiam o assassinato de pobres bebês anencéfalos, pesquisas homicidas com células-tronco embrionárias, o aborto e a união pecaminosa civil entre pessoas do mesmo sexo em sua tirania revolucionária sexual e nem os militares são os devidos pais da Nação. Nem o Legislativo com seu pluripartidarismo de legendas de aluguel corruptas sem nenhuma convicção a não ser convicção que há nos insanos partidos de esquerda e nem Judiciário e nem os militares, não obstante serem filhos devotados à boa ordem pelas necessárias armas, contudo são sempre filhos, nenhum deles pode ser o Poder Moderador.

 

O pai e mãe aqui no Brasil, legitimamente e historicamente, é o Imperador com a Imperatriz. Falta eles, falta um cérebro, para uma nação como o Brasil que oscila desde o fatídico dia 15 de novembro de 1889 entre as armas e os livros dos autores burros e perversos de esquerda.

Sócrates, meu professor (poesia)

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Sócrates, meu professor

Do saber, és tu o meu doutor

Sem nada saber perguntavas

Percorrendo a Atenas assassina de seus profetas

Nas trevas de sua ignorância fingindo que não havia dor.


Sócrates, és tu o doutor

Consciente da ignorância, da dor

Nada sabendo eras tu o mais sábio

Consciente nas trevas tateando

Por Atenas idólatra caminhando

Questionando o Estado pagão de coisas, 

"Pervertendo" a juventude

O mais sábio, proto-cristão, pio.

 

Caminheiro do múltiplo ao uno, à sabedoria

Dialogando, perguntando, caminhando

Se estiveres no Céu reza por mim

Pois só Deus do Céu tudo sabe

Em seu trono brilhando.

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Uma fé de aparências

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Ontem, dia 22 de julho de 2021, Solenidade de Santa Maria Madalena, eu discutia, ou pelo menos tentei, discutir por escrito na área de comentários do blog Fratres in Unum, tentei, porque as pessoas que comandam tal blog censuraram, infelizmente, os meus comentários sobre a atual Carta Apostólica do Santo Padre Francisco em forma de Motu Proprio, a Traditionis Custodes, e algo que ficou claro ali para mim é que a fé do povo é uma fé de aparências.


Uma pessoa chegou ao cúmulo de citar para mim a autoridade de um homem mundano e alheio à Fé, o tal carnavalesco Joãozinho 30, vejam só vocês, para dizer que povo gosta de luxo e riqueza, é intelectual que gosta de simplicidade. Ora, a suposta autoridade do tal referido Joãozinho e a do povo no que essas pessoas tem de mais vulgar, conforme as suas paixões mais descartáveis e que substancialmente em nada fere o que torna um sacramento válido, é tal suposta autoridade evocada tornando o diálogo vulgar e banal.


Eu entendo que a Santa Missa Tridentina do Santo Padre São Pio V foi organicamente desenvolvida ao longo dos séculos e que o seu rito complicado, longo, mas também rico e cheio de simbolismo é algo precioso, é um patrimônio para nós católicos romanos de rito latino ou ocidental, é a nossa pátria. Mas, em que pese tudo isso, substancialmente o Novus Ordo Missae de 1970 do Papa São Paulo VI mantém o sacramento, em que pese ele acabar sendo até mesmo simplório, quiçá pobre e no limite mutilado em sua busca por simplicidade, contudo o sacramento está mantido em sua substância, porque em tal Novus Ordo há a intenção, forma e fórmula, matéria e ministro somado à um rito como de São Paulo VI que pode ser um diálogo fecundo com os protestantes por remeter a um banquete e mencionar o sacrificium laudes dos fiéis leigos, algo muito presente na teologia protestante mais clássica.


Apelar de tal forma demagógica ao que diz um reles carnavalesco como porta-voz do pobre povo ignorante e não guiá-lo como mestres e doutores da Fé que é a função do Papa e dos bispos do mundo inteiro em comunhão com o sucessor de São Pedro, segundo a pessoa que dialogou comigo na área de comentários do blog Fratres in Unum, um tal apelo é renunciar a função da elite que é, sem destruir o senso comum, mas apenas lapidá-lo e organizá-lo de forma mais racional, contudo, sobretudo, se trata-se da Igreja, iluminá-lo com a luz do Espírito Santo.


Como dito, substancialmente, a Santa Missa nova de São Paulo VI é um sacrifício, logo, o sacramento da Eucaristia ocorre ali para a remissão dos pecados pela mesma imolação, no caso da Santa Missa de forma incruenta, do Cordeiro de Deus, o Cristo Jesus, feita há mais de 2000 anos, e que, tudo bem, tal Santa Missa pode ser mais pobre e até simplória, mas, para além de uma fé de aparências, o povo pode atender a este mistério não como "mudos e estranhos espectadores" (Constituição sobre a Liturgia Sagrada "Sacrossantum Concilium", 3 de dezembro de 1963, n. 48) conforme ocorria na Santa Missa de São Pio V, a Vetus Ordo Missae, quando o padre mantinha-se inaudível e distante de costas para todos, ainda que efetivamente de frente para Deus, e mantinha a barreira da língua latina no culto.

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Uma terrível armadilha

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Immanuel Kant
 

Uma terrível armadilha para o pensamento, para o ensino e estudo de Filosofia, pelos quais eu tenho rezado, é a filosofia de Immanuel Kant. Deslocando o pensamento do objeto à interpretação que o homem faz do mesmo na sua mente, uma verdadeira jaula foi criada contra os filósofos na qual não se consegue mais levar em conta que o mundo se insinua ao homem e é tal mundo uma presença, o conhecimento por presença conforme eu interpreto da filosofia lúcida e genial de Olavo de Carvalho, uma filosofia fecunda por ser marcadamente anti-kantiana.


O mundo está aí independentemente de nós, quem está na chuva é para se molhar e vai necessariamente se molhar, porque a realidade da água é uma presença, que molha, efetivamente. Kant querendo compatibilizar racionalismo e empirismo dá um salto, ao meu ver, que engole o empírico não levando em conta nenhum traço de efetividade empírica do mundo, pois afinal de contas, para Kant a coisa em si não é cognoscível, o conhecimento, a sabedoria é impossível.


O mínimo da Missa de sempre

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 


Ainda sobre a questão da polêmica atual levantada pela edição da Carta Apostólica de autoria do Santo Padre Francisco em forma de Motu Proprio "Traditionis Custodes" que regula o uso do Missale Romanum de 1962 ou Missa Tridentina de antes da reforma litúrgica do ano de 1970, eu vejo que o mínimo da Missa de sempre que muitos dão este nome somente à Missa Tridentina é que é Missa de sempre se há o mínimo para que hajam sacramentos válidos que é a intenção, a forma ou fórmula, o ministro e a matéria. 

 

Para o batismo, por exemplo, o mínimo exigido para que um batismo ocorra é a intenção de fazer o que os cristãos sempre fizeram para tornar alguém filho de Deus removendo-lhe os pecados, a começar do pecado original e depois os pecados atuais do batizando; a sua forma ou fórmula é batizar a pessoa em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; o ministro do batismo pode ser até mesmo um pagão e uma mulher e a matéria é a água.


No caso da Santa Missa a intenção é fazer um sacrifício, a renovação incruenta do mesmo sacrifício feito por Jesus Cristo há mais de 2000 anos. A forma ou fórmula para o sacramento da Eucaristia ser válido é a consagração do pão e do vinho onde se diz do pão, isto é o meu corpo que será entregue por vós e do vinho, este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança que será derramado por vós e por muitos, segundo literalmente diz o Motu Proprio "Missale Romanum" de 3 de abril de 1969 de autoria do Papa São Paulo VI ou "por todos", conforme a tradução brasileira. O ministro do mínimo para a Missa de sempre é o sacerdote ordenado do sexo masculino. A matéria é o pão e o vinho, pão sem fermento e vinho alcoólico de uva.


Eis a Missa de sempre, Missa romana da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, a única e verdadeira Igreja de Cristo, com tudo que lhe é exigido para existir em sua intenção, forma ou fórmula, ministro e matéria. Segundo a minha opinião pessoal seria apenas resto o que se vê no Missale Romanum do ano de 1962 cuja autoria, edição é do Papa São João XXIII ou Missa Tridentina que são gestos como as genuflexões e a língua latina que pela barreira de tal língua faz com que o povo seja apenas um espectador alheio ao sagrado mistério não podendo participar do mistério de forma piedosa e consciente.


Eu acho que há é um apego a um passado da parte dos conservadores e tradicionalistas mais radicais que eu já ouvi um deles ousar dizer que a Santa Missa Nova, o Novus Ordus Missae do Santo Padre São Paulo VI, é como o sacrifício dos profetas de Baal da época do profeta Santo Elias, ou seja, tal homem e é um religioso, o Frei Tiago de São José (carmelita), é um homem em aberta rebelião, porque ele está exagerando evidentemente em seu apego ao pretérito.

terça-feira, 20 de julho de 2021

Conservando e compatibilizando

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Cúpula da Basílica de São Pedro


A minha postura na Santa Igreja Católica Apostólica Romana é conservadora e tradicional, mas também de compatibilização por um sincero entendimento do e com o atual clero reformado no Concílio Ecumênico Vaticano II da década de 1960 do século XX. Graças a Deus procuro não dar like, ou seja, procuro não acumpliciar-me para com certos conteúdos de pessoas e grupos que vejo na internet que sejam de diatribes notadamente destrutivas, absolutamente desrespeitosas, logo senão em cisma e rebelião, contudo beirando tais atitudes contra os sagrados e divinos pastores legítimos, papas, bispos e também padres.

 

Minha postura é de entendimento tanto do passado quanto do presente e do futuro visando o que Jesus Cristo quis para o homem que é a vida eterna por meio da santidade que é a sabedoria que o Cristo ofereceu de Si mesmo ao mundo por meio dos homens santos a Ele absolutamente fiéis. A vida eterna, tal sabedoria sem dúvida alguma é uma via média e perene entre o passado e o futuro ou o presente, é uma via média, diria, do ano de 1940, por exemplo, com o ano 2021 em que estamos e o futuro. Pois se os conservadores amam tanto o passado e os progressistas amam tanto o futuro, acabam não percebendo que refletem mal, são péssimos filósofos, apenas cada um sendo apenas filhos de suas próprias épocas, não discernindo a verdade.

 

O Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior com sua inteligência, gênio e sabedoria já explicou bem em sua homilia pela Solenidade da Natividade de São João Batista de 2021, que o que importa é a busca de santidade, é a busca, portanto, da vida eterna, é a busca da verdadeira sabedoria. Se no passado estivessem todas as nossas respostas, pondera o padre, depois das reformas do Vaticano II não teriam tantas pessoas abandonado a Santa Igreja, se o objetivo de santidade lhes fosse o horizonte e fim último, se eles não fossem meramente medíocres tal qual são medíocres os católicos tão modernos atuais, os homens do passado eram apenas mantidos, digo eu, porque apenas uma disciplina meramente externa mais rígida os mantinha no cabresto.


Eu já escrevi em um site católico radical tradicionalista que gosta de diatribes desrespeitosas ao Santo Padre Francisco, o Fratres in Unum.com, sobre uma via média, ao meu ver, e confirmado por algo que eu li do próprio Francisco em sua carta aos bispos em vista da edição de sua atual Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Traditionis Custodes, que é que se o padre celebrar a Santa Missa utilizando-se da oração eucarística de número I, preferencialmente, que é o Cânon Romano, ele fará uma via média entre a Santa Missa Tridentina e a atual Santa Missa segundo o Novus Ordo Missae de autoria de São Paulo VI.


Eis as palavras de Francisco: "Aqueles que desejem celebrar com devoção segundo a forma litúrgica anterior não terão dificuldade em encontrar no Missal Romano, reformado segundo o Concílio Vaticano II, todos os elementos do Rito Romano, especialmente o Cânon Romano, que é um dos elementos mais característicos."


Eu concordo, buscando compatibilizar passado e futuro se trata-se da mesma Igreja de Cristo, concordo com a Santa Igreja atual que assistida pelo Divino Espírito Santo entendeu que, palavras de Francisco mencionando um documento do Concílio Vaticano II a Sacrossantum Concilium que é a Constituição sobre a Liturgia Sagrada, "Os bispos reuniram-se num Concílio Ecumênico apelou-se à sua reforma; sua intenção era que os fiéis "não atendessem a este mistério da fé como estranhos e mudos espectadores, mas, entendendo-se bem através dos ritos e orações, participassem consciente, piedosa e ativamente da ação sagrada." "


A santidade é a sabedoria do cristão e tal sabedoria que é a mesma verdade, luz, Sumo Bem, é o mesmo Deus que todo cristão deve buscar em sua vida servindo-O, amando-O sobre todas as coisas e com todas as forças, assim nunca será vencido pelo tempo que só é rei dos que não refletem com seriedade e inteligência.

 

Contudo, sendo bem concreto e sincero, aqui neste meu blog eu faço críticas ao Concílio, porque o mesmo sempre abriu-se para críticas, pois é um concílio pastoral, logo, abre-se para críticas, pois pode errar, visto que a Santa Igreja nunca teve infalibilidade pastoral, e que o corrijamos mesmo nós, simples fiéis leigos, segundo o nosso santo sensus fidei comum de quem busca ser, de fato, fiel, santo, sábio.

domingo, 18 de julho de 2021

Traditionis intellectus

Autoria: João Emiliano Martins Neto


No dia 16 de julho deste ano da graça de 2021, Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, o Santo Padre Francisco emitiu um documento, uma Carta Apostólica na forma de Motu Proprio chamada de Traditionis Custodes que está sendo muito questionada por grupos de conservadores tradicionalistas na Santa Igreja Católica Romana, eles que seriam como que espécies selvagens e livres na Santa Igreja, segundo a figura descrita sobre eles em um noticiário na internet da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, desde a promulgação do Motu Proprio de quatorze anos atrás, de 2007, de Bento XVI o Summorum Pontificum que concedia uma maior liberdade para a celebração da liturgia de 1962 até mesmo com a fundação de paróquias voltadas para a celebração do rito antigo.


São espécies selvagens e livres, mas que agora deverão estar debaixo dos guardiães da Sagrada Tradição que são os bispos do mundo todo em comunhão com o Santo Padre, novas paróquias para o culto antigo não deverão ser erigidas e também novos grupos para a celebração segundo o de outrora Missale Romanum não deverão surgir, porque, afinal de contas, se a Igreja não está sem um Papa desde a morte de Pio XII em 1958 e se a Santa Igreja é assistida pelo Espírito Santo, os papas desde São João XXIII até Francisco devem ser obedecidos, se não são hereges, logo, são verdadeiramente sumos pontífices, devem os cristãos estar cum Petro et sub Petro, com Pedro e sob Pedro ou, caso contrário, aqueles que resistem ao Romano Pontífice e não são mais coerentemente sedevacantistas, tratam-se de grupos rebeldes, cismáticos, protestantizados lá no fundo, bem segundo a modernidade que abominam, pois que interpretam a Sagrada Tradição tão individualmente e subjetivamente tanto quanto fazem os protestantes com a Bíblia Sagrada.


A compreensão do que seja a Tradição, a sua interpretação, a fim de apreendê-la objetivamente à luz do Espírito Santo é prerrogativa dos bispos do mundo inteiro em comunhão com o sucessor de São Pedro e tal compreensão, conforme diz expressamente Francisco em seu Motu Proprio Traditionis Custodes é que no artigo primeiro: "Os livros litúrgicos promulgados pelos Santos Pontífices Paulo VI e João Paulo II , de acordo com os decretos do Concílio Vaticano II , são a única expressão da lex orandi do Rito Romano."

 

Se o atual alto clero deve ser resistido e é objetivamente herege que o resistamos de vez no sedevacantismo, o que não dá é para resistir ao Papa e aos bispos que pelo menos nominalmente são eles assistidos especialmente pelo Espírito Santo, a fim de não falharem jamais.

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Liberalismo para os outros

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Soube hoje a tarde na imprensa, dia 16 de julho de 2021, Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, que a Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) está investigando se houve alguma irregularidade na internação do escritor e filósofo Olavo de Carvalho internado desde o dia 08 de julho deste ano no InCor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).


O fato é que Carvalho se passou mal no voo dos Estados Unidos para o Brasil deve comprovar com alguma comunicação no avião para a tripulação e terá que haver imagens do desembarque desse senhor no Brasil. O que eu sei é que eu li no site UOL que os passageiros do voo disseram que Olavo voou na primeira classe e que durante a viagem ele não passou mal, não, mas estava alimentando-se com Coca-cola diet, comida e que dormiu na viagem, nada de passar mal.


Olavo de Carvalho deveria, como faz o povo todo, normalmente, ter sido atendido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e de lá ser encaminhado por um médico para o InCor ou para um outro hospital, conforme o caso. E mesmo no InCor o paciente deveria ter aguardado na fila um leito, se não fosse um caso de emergência, requisito denunciado pela filha primogênita de Carvalho, Heloísa de Carvalho Martin Arribas, que cobrou tal retidão até do próprio governador do Estado de São Paulo, João Dória Júnior, em uma rede social.


Carvalho que já se queixou dos saudáveis pagarem alguma coisa como o Sistema Único de Saúde (SUS) com seus impostos para não usufruí-lo, porque, claro, são gente saudável, graças a Deus, também já disse em uma rede social que o SUS é "cem por cento socialista", agora como bom liberal na economia quer o liberalismo, o capitalismo ganancioso e ambicioso materialista para os outros, porque para ele nada como o bom e velho Estado e o "socialismo" de ser atendido com prioridade máxima e gratuitamente para tratar de sua saúde.

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Raça ruim

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Jones Manoel

Acabei de saber na rede social Twitter, agora a noite, que estão acusando o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Mario Frías, de ser racista, porque disse que o historiador e yotuber stalinista Jones Manoel, que postou nas redes desejar a morte do presidente Jair Messias Bolsonaro que está hospitalizado gravemente doente, precisaria tomar um banho. Eu não sei porque qualquer crítica a mera aparência de um homem com o cabelo grande parecendo uma densa e emaranhada floresta e a pele mais escura, sem ser negra, Manoel não é negro, ao contrário do que diz a Folha de S.Paulo querendo abolir o homem pardo, mestiço, tipicamente brasileiro.


O rapaz, Manoel, de fato, tem cara que não toma banho, não faz, também, a barba, um cabelo como o black-power dá a aparência de pouca higiene e, ademais, com a inversão do mundo por revolta, loucura, burrice e feitiço diabólico que é a esquerda é evidente que prevê, tem por consequência, a falta de asseio. Eu mesmo já fui esquerdista e sei como é isso. A única "raça" a que poderia ser referida é a raça ruim de esquerdistas à qual faz parte Jones Manoel e não a raça negra, porque há negros muito asseados de preferência com cabelo raspado ou cortado bem curtinho e a cara sem barba, ninguém seria racista com um negro assim, isso se Manoel fosse negro e ele não é, pois é apenas um moreno um pouquinho mais escurinho semelhantemente a Barack Hussein Obama, um típico baiano, típico brasileiro.

O Pai Nosso do presidente e o Estado laico desumano

Autoria: João Emiliano Martins Neto


No dia 12 de julho de 2021, em um tom mais ameno o presidente Jair Messias Bolsonaro estava dialogando com a imprensa, arauto de uma liberdade de expressão e liberdade de falsa consciência para qualquer loucura sendo tutelada tanto quanto ela por um Estado laico desumano apóstata, o presidente para não partir para a sua costumeira grosseira e vulgaridade com palavrões ou piadinhas infelizes de mau gosto, ele puxou a reza de um Pai Nosso a fim de apaziguar-se e apaziguar os ânimos.


O fato concreto é que a imprensa questionou o presidente se ele se arrependera de xingar de imbecil a Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porque o ministro opunha-se à mudanças no sistema eleitoral de puramente eletrônico para o voto imprenso com urnas auditáveis, medida diga-se de passagem até interessante, apesar de Bolsonaro ter sido eleito presidente em urnas eletrônicas, ele um na época candidato de direita que a esquerda hegemônica nas instituições republicanas e democráticas não conseguiu evitar tal eleição temível para ela.

 

Bolsonaro não mostrou-se arrependido de xingar Barroso e já começando a irritar-se como sempre com as perguntas da imprensa rezou um Pai Nosso para desopilar o fígado. Não deixa de ser um bom exemplo da parte de um governante de uma democracia republicana, liberal moderna avançadíssima e laica, apóstata, como o Brasil um presidente rezar. Em um primeiro momento eu achei uma atitude farisaica da parte do presidente, mas o que não acaba sendo farisaico para o gosto liberal e moderno quando é expressão religiosa mais ostensiva?


O Estado pode ser laico, pode ser um cadáver putrefato, mas é alguma coisa gerido por pessoas de carne e osso como o presidente orante e para quem não queira a sua vida tornada em uma morte em vida, sem alma, mas apenas anestesiada pelo ópio dos intelectuais e doutores apóstatas e ateus que são as drogas, a embriagues e os prazeres venéreos desordenados, tal pessoa, se se preza enquanto um ser humano, buscará em Deus, na oração uma forma de não se desumanizar tal qual é desumano o Estado laico e instituições como a imprensa apóstatas.

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Verdade implicante (poesia)

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Ah, eu sei

Ah, eu sei

As vezes esqueço

Que a verdade implicante

Ah, a verdade implicante

A perdição que sou eu. 


Ah, eu sei

Ah, eu sei

Eu sou homossexual

As vezes esqueço

A perdição que há em mim

Se eu quero a vida beberei

Ah, beberei

Até a última gota

Do cálice da dor mais palpitante

Até que a Lua se torne mnguante

Do meu desejo fervilhante

É a verdade implicante.

 

Ah, eu sei

Ah, eu sei

Ah, beberei

Até a última gota

Do cálice da saudade

Do cálice da castidade

Do cálice do desejo fervilhante

Eu sou homossexual

É a verdade implicante

Do cálice beberei

Ai de mim!

 

Ah, eu sei

Ah, eu sei

Até a última gota beberei.

Para além das aparências

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Cartaz provocativo do Festival de Jazz do Capão deste ano de 2021


Fiquei hoje sabendo, dia 14 de julho de 2021, festa de São Camilo de Lélis, no site G1 que a Funarte (Fundação Nacional de Artes) recusou financiar com a Lei Rouanet o Festival de Jazz do Capão, evento realizado desde o ano de 2010 na Chapada da Diamantina (Estado da Bahia) com um parecer que menciona Deus, para horror de artistas poucos afeitos à Religião, porque muito mais ligados à mera aparência que tende a ser aquilo que se refere à Arte, à estética.


O parecer menciona a autoridade de Johann Sebastian Bach e o canto gregoriano como autoridades para dizer que a Música, "por inspiração no canto gregoriano, a Música pode ser vista como uma Arte Divina, onde as vozes em união se direcionam à Deus”. Também citou que “A Arte é tão singular que pode ser associada ao Criador”.


"O objetivo e a finalidade maior de toda música não deveria ser nenhum outro além da glória de Deus e a renovação da alma." (Johann Sebastian Bach 1685-1750)

 

O secretário especial de Cultura Mario Frías escreveu em uma rede social que: “Enquanto eu for Secretário Especial da Cultura ela será resgatada desse sequestro político/ideológico."

 

Um pareceirista independente disse que o tal festival foi rejeitado, porque havia um "desvio de objeto" para o festival deste ano cujo cartaz diz que é um "Festival Antifascista e pela Democracia." Ou seja, a questão dos promotores do evento é realmente política e ideológica e não artística, conforme alegou Frías.

 

Há traços, feições, de fascismo e anti-democracia tanto na direita de Jair Messias Bolsonaro quanto na esquerda, por exemplo, no apego à direita à ideia de hierarquia cuja tentação para o fascismo tende a colocar homens como não mais, em conformidade com a vontade expressa de Jesus Cristo, como irmãos tendo a Deus por Pai e a Jesus Cristo como Mestre únicos. Há feições, traços de fascismo e anti-democracia na própria esquerda em seus coletivos, sindicatos e organizações partidárias estanques e impenetráveis com seus líderes, caciques temíveis e idolatrados, tirânicos tal qual qualquer fascista e há o apelo à autoridade das massas, tanto quanto o fascismo é um movimento de massas, o fascio.

 

Uma tal recusa da Funarte para não financiar o Festival de Jazz do Capão no Estado da Bahia é uma forma de apelando para Deus, aquela instância que reina no santuário da mais alta intimidade humana que é a sua consciência, pois Deus é a própria verdade e sabedoria, assim apelando para Deus, a Funarte sob o comando auspicioso da direita com Mario Frías em um só golpe questiona a tentação à superficialidade de toda Arte, segundo o meu entendimento do assunto, e ao mesmo tempo indo além de tais aparências, a Funarte vai além das aparências do jogo político brasileiro e moderno, como um todo, que é o de apenas xingar o outro, o oponente, ora de fascista e ora de comunista sem uma descrição exata da coisa, da situação política em questão.

 

Este ano o Festival de Jazz do Capão será financiado pelo escritor Paulo Coelho. Que ele faça isso mesmo, porque um povo decente, lúcido e sábio, conservador como o brasileiro financiar xingamento político, besteirol de esquerda, é que não dá.


terça-feira, 13 de julho de 2021

Protestos em Cuba

 


Uma polêmica e resistente verdade

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Até que Deus por um milagre ou o homem por algum tipo de tratamento em saúde mental ou educacional possa reverter a condição homossexual de alguém, a homossexualidade permanece sendo uma verdade polêmica, dura e resistente. Há seitas cristãs fanáticas que dizem que as pessoas com tendência homossexual e não praticantes mais de atos homossexuais, membros iludidos de suas seitas, são ex-gays, mas na verdade não são ex-gays se permanece a inclinação, o gosto para o prazer venéreo com pessoas do mesmo sexo.


A Santa Igreja Católica é serena e sábia em dizer que trata-se simplesmente de homossexuais pessoas com inclinação sexual para pessoas de seu mesmo sexo e recomenda-lhes a castidade e que são chamadas tais pessoas, nós, homossexuais, pois eu sou também homossexual, nós somos chamados por Deus à castidade.


Mas, é uma verdade, como eu escrevi, polêmica, que pode ser muito dura e difícil e resistente a verdade homossexual em alguém. Quem não esteja no jardim de infância, ainda que adulto, aceite para si mesmo se for homossexual tanto quanto para os outros a verdade, a realidade homossexual. O conhecimento da verdade implica sempre em alguma responsabilidade, no caso da homossexualidade implica, idealmente, na castidade e pureza absolutas, assim como a verdade de alguém que cometeu um crime deve implicar as sanções previstas no Direito por seu delito.


Não só a liberdade, mas também a verdade demanda em responsabilidade, pois a verdade mobiliza-nos a agir em conformidade à ordem e propósito da verdade do mundo em que estamos inseridos. Todo homossexual puro e casto sempre terá a consciência tranquila de não ser culpado de derramar o sangue inocente de Jesus Cristo e pode viver tranquilo.

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Modernidade capenga

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

O líder de Cuba, Miguel Díaz-Canel, fala à imprensa em San Antonio de los Baños - Alexandre Meneghini - 11.jul.21/Reuters


Correu o mundo, ontem, as manifestações em Cuba, na capital Havana com a resposta vinda de seu líder Miguel Díaz-Canel em San Antonio de los Baños de que se trata de uma interferência dos Estados Unidos da América em uma guerra de tipo diferente vinda das redes sociais, o que é fato, é fato a influência das redes online e é fato a influência da América que trata a América Latina como seu quintal e mantém um embargo econômico cruel e que em nossa época de sindemia do novo coronavírus apenas agrava a situação da minúscula ilha de Cuba.


A modernidade é capenga. Enquanto Olavo de Carvalho foge do paraíso da liberdade e da prosperidade econômica capitalista selvagem americana para poder cuidar de sua saúde em nosso "comunista" e "cem por centro socialista" Sistema Único de Saúde (SUS), certos cubanos querem ser como qualquer País ocidental, liberal e capitalista. Tais cubanos assaltaram bens de consumo caros como televisores e computadores nas lojas das ruas cubanas, como alegou Díaz-Canel, não roubaram comida se estavam reclamando da falta de víveres que, aliás, em décadas de ditadura em Cuba a comida ali é racionada.


A modernidade é capenga, direita liberal e esquerda comunista não podem dar tudo aos seus governados. Sempre terá algum doente como Olavo ou alguém com muita saúde que gostaria de um computador ou um celular para assistir pornografia. Nem direita liberal e nem esquerda comunista, frutos da modernidade podem preencher o vácuo que restou ao mundo quando do surgimento dos primeiros homens modernos, os desgraçados protestantes, o homem começou a emancipar-se da verdade e da sabedoria que é ensinada pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana restando este trapo de mundo ocidental sempre carente do necessário.


Que o mundo um dia reencontre o único necessário que é Jesus Cristo, conforme Ele mesmo disse à Marta tão atarefada e dispersa como o mundo de hoje, único necessário que é ensinado em sua Santa Igreja Católica. Cristo, o Uno que é o que há de mais inteligível e digno para a alma humana, pois as coisas deste mundo, incluindo a ditadura da opinião instaurada pela modernidade, com o seu devir não podem dar um conhecimento das ideias reais de cada coisa para uma mente que reflita.

O filósofo irrelevante

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Friedrich Nietzsche

Friedrich Nietzsche é um filósofo irrelevante. É um filósofo que humanamente consciente dos instintos e do inconsciente e que por isso os superou por tal consciência, mas ele naufragou nos mesmos por apego ao seu lado bestial anti-filosófico.

domingo, 11 de julho de 2021

Igreja, Estado e o indivíduo e o capitalismo

Autoria: João Emiliano Martins Neto


O indivíduo reina hoje absolutamente no sólio de seu trono revolucionário. Emancipado da Igreja Católica Romana, isto é, livre das amarras de Deus, resta ao indivíduo quando não a solidão em uma multidão nos coletivos, partidos e sindicatos à esquerda, sem o rei que seria Deus e o Papa, mas somente com a sua grei autossuficiente de sua classe social trabalhadora e seguindo a sua própria lei, o indivíduo encontra-se só também à direita de forma aí absoluta, atomizado, ou segundo o protestantismo com a sua Bíblia Sagrada na mão a interpretá-la livremente à luz de uma lanterna ou em conjunto com outros em alguma seita protestante átomo solto, individualista e desconexa brigando com outras seitas protestantes. Ou resta ao indivíduo só, o capitalismo, com o seu dinheiro no bolso ou melhor dizendo, no banco, que rende a ele juros ou em outra forma de aplicação financeira mais rentável.


À esquerda e à direita o indivíduo, autor subjetivo de sua história e destino reina só, ele é sua grei, rei e lei. A sua opinião a sós ou nos coletivos de esquerda reina absoluta aplicando à sociedade o seu controle social ao arrepio do que para ele é, como dizia de forma blasfema Ciro Gomes, a ilusão da moral católica. E como também de forma mais sutil, mas da mesma forma blasfema os protestantes, primeira geração de homens modernos ou a primeira geração da revolução do indivíduo, querem os protestantes respeito à suas crenças e que se dane a religião revelada por Deus que é a Igreja Católica, o que importa para os protestantes é equiparar o erro à verdade, o erro protestante à verdade católica, os liberais não diriam melhor na busca por tolerância e no limite direitos ao erro.


Enquanto isso a realidade, a verdade, o mundo como ele é em sua verdade insiste em desmentir o jogo revolucionário do indivíduo e assim alguém acaba velho e doente ou velho ou doente e precisa do seu próximo e na modernidade resta a quem acudir o átomo humano doente ou velho? Pode restar o ingresso em alguma seita protestante que o acolherá para conseguir-lhe clientela para o seu negócio privado ou restar-lhe-á a esquerda com o seu Estado assistencialista e previdenciário. Os primeiros homens modernos protestantes e os liberais protestam, não reconhecem a esquerda como parte da família, como tendo o mesmo DNA. 

 

Olavo de Carvalho que é um liberal ataca os esquerdistas como "comunistas" com uma inveja diabólica disfarça com objetivos humanitários, palavras que ele escreveu hoje mesmo em uma rede social daqui do Brasil onde ele está tratando a sua saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) "comunista" e "cem por cento socialista", segundo ele. Na revolução do indivíduo e tal qual em qualquer revolução os seus filhos são devorados, Carvalho devora os esquerdistas querendo emancipar-se como liberal que é dos coletivos, partidos e sindicatos de esquerda, os quais perdida a dimensão do Papa e do clero divino ninguém ali tem verdadeira autoridade que legitimamente vem do Céu, assim como nas seitas evangélicas que há aos montes no mundo por tal diversidade a ideia de verdade e por isso aí também de autoridade perdeu-se, protestante adora devorar outro protestante.


A realidade expulsa pela porta, retorna pela janela e o Estado que é o corpo cuja alma é a Igreja Santa Católica, especificamente nas monarquias, ampara o indivíduo em necessidade quando o capitalismo nada pode fazer pelos débeis que não propiciam a acumulação do capital, definição de capitalismo. Carvalho é a prova disso que o indivíduo nada é sem sua grei, lei e rei, nem que tal grei seja apenas a dos homens unidos simplesmente por serem homens em uma fraternidade, conforme quer a Maçonaria e seus revolucionários, a sua lei sendo as leis escritas dos homens e o seu rei cuja escolha democrática dele que seja um rei menos apegado ao dinheiro, mas a princípios ainda que longinquamente inspirados nos reis católicos romanos de outrora, que tinham compaixão dos mais fracos, doentes e velhos.

sábado, 10 de julho de 2021

Diante do pó e da cinza ou a cura para o farisaísmo

Autoria: João Emiliano Martins Neto


O homem reconhecer que mesmo que ele dê a Deus o seu dom total, que ele em martírio derrame o seu sangue e dê a sua vida, mesmo com tudo isso, pó e cinza apenas ele oferecerá a Deus,oferecerá um nada a Deus. Um nada que pode ser menos ainda, porque o próprio São Paulo Apóstolo em carta aos cristãos gregos de Corinto escreveu que sem amor (amor a Deus sobre todas as coisa não amor a si mesmo sobre todas as coisas), mesmo por meio do martírio, nada ele seria.


A cura para o farisaísmo, a perversão da religiosidade, é uma humildade jamais vencida pelo orgulho, jamais vencida pela ingratidão de quem não reconhece que se tem alguma coisa de bom é porque veio-lhe de Deus. Estar-se conscientemente diante do pó e da cinza é a melhor cura para nunca envenenar o bem com o mal da dureza legalista e moralista, a hipocrisia, soberba e ingratidão dos fariseus de todos os tempos.


A melhor cura para o farisaísmo é reconhecer os próprios limites, tentações, paixões que podem ser mais ou menos piores variando de pessoa para pessoa, mas sobretudo reconhecer que toda a humanidade, como escreveu o mesmo São Paulo aos romanos, pecou e carece da glória de Deus. Todos nós homens encontramo-nos no mesmo abismo do mal e do pecado que somente o sacrifício expiatório de Jesus Cristo poderia com méritos infinitos curar-nos e saldar a nossa dívida de valor inestimável para com Deus.

 

Que nos dias de hoje do Brasil a humilhação do filósofo ou seria melhor dizer, sofista Olavo de Carvalho em ter que pedir arrego, clemência para a esquerda que ele tanto difamou e mentiu a seu respeito, ao buscar tratamento médico no "comunista" ou, segundo ele, "cem por cento socialista" Sistema Único de Saúde (SUS), que a humilhação desta terrível sombra para a atual onda de falsa consciência ou ideologização à direita em que vive a sociedade brasileira, que a humilhação dele sirva de cura para o farisaísmo. Que na punição de tal perfeito fariseu hipócrita Carvalho que purifiquemos a nossa consciência com mais humildade e gratidão.

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Vexames filosóficos

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Dionísio II de Siracusa

Platão foi vendido como escravo no mercado de Siracusa pelo tirano daquele lugar Dionísio II, pois queria converter o tirano à sua filosofia no lugar de combater a tirania. Friedrich Nietzsche que abominava a compaixão cristã como coisa de ressentidos para os seus semelhantes terminou na agonia de sua razão clamando por compaixão a um animal de carga. Martin Heidegger foi o filósofo que introduziu o nazismo na Filosofia. Jean-Paul Sartre quis dissolver a essência, a verdade das coisas, especificamente o homem, em um existencialismo com um liberalismo ontologicamente alienante em nome de sua filiação comunista ao Kremlin.

 

Agora é a vez dentre esses vexames filosóficos históricos supracitados, Olavo de Carvalho dar o seu vexame. Ele, um filósofo de extremistas de direita que sempre abominou como algo doentio a ideia de revolução que ocorre as vezes diante da tirania do homem contra o homem, chegou a vez de Carvalho pedir arrego a supostos "revolucionários" ou "comunistas", segundo a opinião extremista de direita de Carvalho. Carvalho está no Brasil desde a manhã de ontem, dia 08 de julho de 2021, festa de Santo Agostinho Zhao Rong, para tratar a sua saúde através do "comunista" Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro.


A língua é o chicote da bunda. Língua não tem osso, é móvel demais, pensa a sabedoria das nações, e movendo-se rapidamente, ainda que muito pequena faz o grande transatlântico de uma vida humana mover-se por vezes para o abismo. Por ruim que seja a esquerda, a esquerda acaba sendo no mínimo útil aos mais débeis e necessitados de todos os tipos como nós, doentes mentais e aos idosos e também doentes como Olavo de Carvalho. 

 

À uma certa direita liberal capitalista selvagem tão materialista quanto a esquerda resta apenas à tal direita ser frívola com seu capitalismo dos consumistas, dos jovens e dos saudáveis, pois quando se mais precisa na doença e na velhice tal direita abandona o homem, logo, é inútil tal direita e deve ser abandonada.

"Cem por cento socialistas" ou a crueldade capitalista

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho está de volta ao Brasil para um tour médico, necessário, ele um grande crítico de sistemas estatais de saúde que chegou a dizer em rede social online com crueldade e indiferença que as pessoas saudáveis pagam os sistemas estatais de saúde que não usufruem. Por óbvio, se têm saúde que ajudem os débeis, os necessitados. Se graças a Deus têm saúde, não vão precisar usufruir forçosamente do sistema de saúde, que ajudem os débeis.

 

É claro que a esquerda enxerga tal ajuda humana como compulsória, como um direito, logo, um dever do outro ajudar o que impede a genuína liberalidade de todo o coração da caridade e compaixão cristã, mas é o que temos para hoje, para a nossa época moderna ou contemporânea, toda uma estrutura estatal previdenciária que inspirada longinquamente no cristianismo é algo muito, na ponta, muito útil e humano mesmo diante da inexorável velhice ou eventual doença.


A crueldade capitalista de chamar tudo de "comunismo" ou de "cem por centro socialistas" o Sistema Único de Saúde (SUS), palavras de Carvalho, esconde um sistema como o capitalista que é a da pura acumulação do capital onde hoje dinheiro apenas gera dinheiro sem nem passar pelas necessárias mercadorias que o homem chega a vender a sua alma ao Diabo em troca de coisas, o fetiche da mercadoria.


Rezemos pela saúde de Olavo de Carvalho que fugindo da voragem capitalista dinheirista e materialista americana defendida por uma direita americana e mundial inútil veio pedir arrego para a esquerda, para o tal "socialismo" e "comunismo" brasileiros tão combatidos por Carvalho, mas sumamente úteis, com todos os seus senões também materialistas e dinheiristas sutis e ao seu modo, porque a esquerda tanto quanto a direita promete um paraíso terrestre, por assim dizer, lá na ponta, mas pelo menos a esquerda vê o lado dos mais frágeis e menos competitivos segundo a lógica capitalista de direita. A esquerda vê o lado dos velhos e doentes como Carvalho e como eu mesmo que sofro de uma doença mental grave desde muito jovem, a fim de que possamos ter alguma chance de absolutamente necessária ajuda fruto tal senso de ajuda da raiz das mais altas e melhores aspirações seja humanas imemoriais, mas sobretudo aprimoradas pelo cristianismo que nas almas de muitos de nós foi imprimido como caráter quando recebemos um dia o sacramento do batismo.

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Olavo de Carvalho de volta ao Brasil

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Filósofo Olavo de Carvalho

Fiquei sabendo agora a tarde via Twitter que o terror dos burros, não que ele nunca possa ter enganado-se as vezes, e terror dos bandidos vermelhos e de todos os demais bandidos menores servos dos vermelhos, da esquedopatia brasileira, Olavo de Carvalho, está de volta ao Brasil depois de anos vivendo nos Estados Unidos.


Aos 74 anos de idade e com problemas de saúde, o filósofo Carvalho chegou ao Brasil para tratar-se no InCor do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) tão criticada por ele como antro de consumo de drogas e de prática de sexo desregrado, o que é verdade, mas são os mesmos vermelhos, com toda a sua esquerdopatia idólatra da Política, que mantém o Sistema Único de Saúde (SUS) que atenderá Carvalho, pois na América não há sistema estatal gratuito de saúde.


Pelo menos para alguma coisa a esquerda serve como sucedâneo da Igreja Católica no atendimento aos doentes já que o capitalismo em sua Meca que é a América tem o seu limite e não atende a ninguém gratuitamente. 

 

Olavo de Carvalho que foi alguém que pelo menos relativizou a atual pandemia ou sindemia de Covid-19 é o maior filósofo brasileiro vivo para quem, ele que é uma pessoa normal, o mundo antecede as palavras e não é um psicótico como Martin Heidegger que dizia que a linguagem é a casa do ser, o que é um absurdo, porque a linguagem é fruto da realidade e apenas a nomeia, a realidade, o mundo que é preexistente à linguagem, ao vocabulário.

A razão e proporção masculina

Autoria: João Emiliano Martins Neto


São Paulo na carta aos romanos diz que os homossexuais recebem a punição de seu pecado no próprio corpo. Tal punição é evidente ao encontrarmos por aí rapazes afeminados, que podem até não ser praticantes de atos homossexuais de forma contumaz, eu mesmo não era contumaz em atos homossexuais nem mesmo no passado antes de tornar-me católico romano praticante, contudo tinha traços fortes homossexuais, mas o afeto e o sentimento, pela falta de mortificação a começar pelos pensamentos, estar voltado para a inversão homossexual marca o corpo, envilece-o.


A razão e o que é proporcional ao homem, a razão e proporção masculina é para a força, a virilidade e uma forma arrojada de ser. A virtude mesma da coragem ou hombridade é a virtude própria do homem que pode ser cultivada por qualquer macho da espécie humana, mesmo por nós, homossexuais, desde que vivamos na castidade e da parte dos heterossexuais se forem também castos, caso sejam solteiros, nunca praticando também o vício efeminado da masturbação, conforme explica Santo Tomás de Aquino.


Em tudo e por tudo a virtude da continência pela pureza e castidade, mesmo no sagrado matrimônio onde os pares devem unir-se sexualmente para unir-se intimamente sem perder de vista o fim do sexo que é a procriação evitando os meios artificiais de contracepção, ou seja, de alguma forma não se apartando da pureza e da castidade, é em tudo e por tudo a pureza e a castidade que pode curar a alma afetada e ferida em seus sentimentos pelas paixões impuras que esmagam e deformam o corpo.

A disciplina da verdade e da liberdade

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Quem queira caminhar na verdade e por isso ser, de fato, livre, deve ser disciplinado, deve saber que a verdade lhe imporá um reto proceder que pode ser ínvio e estreito, que pode ser algo que limita, mas que possibilita a verdadeira liberdade de uma humanidade iluminada, não vendida para uma ideia prostituída de liberdade, segundo o liberalismo moderno, na qual o homem chama de liberdade a licença para qualquer erro, prostituição e pecado, uma noção prostituída de liberdade, onde o homem torna-se cativo de algum vício, de fato, aprisionador ou cativo do pecado, pois o pecado é uma escravidão.


Esta ideia da disciplina para a verdade e verdadeira liberdade eu noto em minha própria verdade de vida, em minhas fraquezas, como no caso da homossexualidade e de minha enfermidade mental. Se é verdade que há discriminações injustas que ocorrem muitas vezes da parte de um mundo que quer esconder a própria verdade que passa pela própria homossexualidade e enfermidade mental que o mundo eventualmente pratica e é acometido nas sombras, contudo, há uma discriminação justa que exige tais condições sui generis graves que demandam cuidado e prudência.


Quem queira ser verdadeiramente livre e caminhar na verdade saiba que ainda que limitado pelo que seja a lúcida realidade, entretanto, saiba que tal limitação é a limitação legitimamente humana de quem tem uma vida de fato digna de ser vivida, porque refletida, conforme era o projeto do filósofo Sócrates. É uma vida de um iluminado e desperto, é a vida de um ex-escravo da caverna tenebrosa. O resto que possa discriminar injustamente o homem sincero e honesto é apenas a arraia miúda que vive nas sombras da caverna, que vive nas sombras do autoengano e das aparências de uma vida meramente superficial e irrelevante.

quarta-feira, 7 de julho de 2021

A ralé que é elite

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Segundo a minha experiência de vida nestes quase quarenta e três anos de vida, eu já pude notar que no Brasil a ralé é elite. Aqui no Brasil a ralé chega a ter tanta consciência de que é algo descartável que quando é bem tratada volta-se como porco que é e pisa nas pérolas que lhes são oferecidas e nessa volta despedaça quem ofereceu-lhe tais pérolas de um tratamento humano e deferente. 


Não sem reconhecer que são pérolas, de fato, o que lhe foram oferecidas, mas sabe como é, trata-se de animais imundos, porcos, este povão brasileiro, é ainda e sempre será a classe mais baixa, tendo profunda consciência de sua condição. Ao contrário da elite que é ralé, de fato, e isto nota-se pelo próprio clero católico romano pós-conciliar que no mundo todo e em especial aqui no Brasil, ontem mesmo um velho padre jesuíta confirmou-me isso, para tal clero parece que não leu o que escreveu São Judas Tadeu na Bíblia Sagrada que deixou escrito para a posteridade que a fé foi entregue de uma vez por todas aos santos, logo, não importa se pareça mudar a mera aparência do mundo à maneira kantiana, mas a fé que está cima da razão deve ter o obséquio da razão humana.


A ralé, os Zé Ninguém, no Brasil é muito saudável, ainda que possamos ver nas ruas brasileiras mulheres vestidas com vestes imodestas: shortinhos, calças jeans desonestas: coladas e minissaias, somadas a decotes indecorosos e homens comuns casados até fazendo sexo com outros homens nas caladas das noites, além de muita cachaça de pouca oração, diria o Santo Padre Francisco, mas aqui no Brasil ainda vê-se alguma coragem de denunciar-se o mal como a mulher que trabalhou na casa dos meus pais e teve a coragem de discriminar-me, ainda que muito mais por causa da minha miserável aparência homossexual, o homem vê somente a aparência, e ainda mais se o homem é da porca ralé, e ingrata não levando em conta que eu sempre a tivesse tratado muito bem, com muita humanidade.

 

Luiz Inácio Lula da Silva, membro da pura elite que é ralé que é uma condição incontornável da esquerda talvez no mundo todo, ele perdeu várias eleições, desde para governador do Estado de São Paulo no ano de 1982, até ser derrotado por três vezes, em 1989, 1994 e em 1998, provando que nem sempre trabalhador vota em trabalhador, porque a luta de classes marxista nem sempre sobrepuja o senso de hierarquia apurado do brasileiro, oriundo do cristianismo, e também a caridade cristã entre os homens constrói pontes entre as classes no lugar de muros. De fato, então, o povo brasileiro sabe o que é o bem, a verdade e o belo, a sabedoria e mesmo sendo ralé rejeita uma elite que é a verdadeira ralé desprezível e irrelevante.

Do particular ao universal ou a humildade como um colírio

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Em minhas orações diante no sacrário na Igreja Católica eu sempre peço a Deus que eu concretamente, de fato, verdadeiramente e na prática que eu odeie a mim mesmo, odeie a minha vida e ame sobre todas as coisas a Ele, Deus, verdade e sabedoria, o sumo bem, o universal. Pois disse Nosso Senhor Jesus Cristo que quem amar a sua vida mais do que a Ele, sabedoria e verdade feitas homem vai perdê-la.


Eu como homem sou o particular, sou o regional, o fragmento, sou um átomo e indivíduo mesmo hoje em plena revolução do indivíduo em estágio avançado, pois hoje, na contemporaneidade, o homem chega a ser empresário de si mesmo, se eu não me engano é o chamado microempreendedor individual, o MEI, e encontra-se "uberizado" em sua bicicletinha pelas ruas vendendo-se a si mesmo em forma de comida de iFood alheio a qualquer senso necessário e normal de comunidade que antes unia os trabalhadores em guildas, associações ou sindicatos. 


O grão de poeira, o grão de areia quer elevar-se a ser o todo, a ser o universal e ganhar muito dinheiro com isso, dinheiro sem o qual ele e o mundo nada é, seja, como dito "uberizado" vendendo comida de iFood, seja desde o começo da revolução do indivíduo no século XVI sendo um pastor protestante em uma seita átomo solto e desconexo em alguma esquina perdida na periferia do mundo, louco emancipado da Roma eterna dos mártires e dos santos, mestra da verdade e da sabedoria.


A humildade, o enfim desapego da mera opinião individual naturalmente irrelevante, o amor à Ciência e à Filosofia, portanto, o amor à sabedoria, o martírio, se preciso for, pela verdade e sabedoria, sendo assim um verdadeiro e grande cristão e também filósofo, sem idolatria à própria casca e aparência, sempre de pé e desprezando os olhares corruptores dos homens, é por meio da humildade que o homem obtém um colírio para ver claro e orientar a própria vontade e ação no sentido da luz, no sentido do conhecimento, no sentido do universal, e de uma generosidade que fecunde o solo árido do deserto de ideias que é o mundo atual.

terça-feira, 6 de julho de 2021

O erro de Jean-Paul Sartre

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Jean-Paul Sartre


Jean-Paul Sartre errou feio, não somos condenados à liberdade, o homem não é uma massa a ser modelada por ele mesmo, a existência não precede à essência. Mas, a liberdade do homem é limitada ao que seja o bem que ele faça e tornar-se mais limitada ainda ao mal que ele queira praticar. Uma essência é algo que mesmo que não exista determina algo. Um homem não pode ser mulher e vice-versa, um unicórnio, algo que não existe, sempre terá chifres, assim como uma pedra não pode ser uma águia.

segunda-feira, 5 de julho de 2021

A rachadinha e o abismo

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Da época dos fariseus chamados por Jesus Cristo de raça víboras, filhos do diabo e sepulcros caiados, e também Jesus os chamava de hipócritas, passando pela empregada que trabalhou na casa dos meus pais que discriminava-me por eu ter uma miserável aparência de homossexual, apesar de eu ser pouco praticante de atos homossexuais mesmo naquela época passada de minha vida, e que expulsa por mim da casa dos meus pais ela acusou-me mentirosamente de eu ter corrido atrás dela com uma faca, até as acusações bem comprovadas pelo site UOL no dia de hoje, dia 05 de julho de 2021, festa de Santo Antônio Maria Zaccaria, de que o presidente Jair Messias Bolsonaro, de fato, é o chamado de o 01, é o líder de uma organização criminosa que praticava peculato, desvio de dinheiro público em rachadinhas que são desvios, uma quantia embolsada pelo político do salários de seus funcionários de seu gabinete como deputado federal em Brasília e ocorreu o mesmo desvio dos salários dos funcionários, assessores de Flávio Bolsonaro, um dos filhos do presidente e se eu não me engano ocorria o mesmo desvio, rachadinha, no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Carluxo), outro filho do presidente.

 

Do tempo antigo de Cristo até hoje a direita, para usar um termo da política moderna tão em voga em um Brasil atual polarizado, se reinventa em pequenas traquinagens e corrupções, é fato, envenenando algo bom que é a virtude e a verdade universal, também a religião que dizem tanto defender com alguma hipocrisia e falta de honra à própria palavra. Mas, eu concordo com Adrilles Jorge, debatedor da Jovem Pan, de que roubo não houve, porque o desvio de dinheiro público para os bolsos de algum político que acordou com os seus funcionários que eles dariam uma parte de seus salários para o seu chefe político não é exatamente roubo, mas que é corrupção isso é, e Adrilles reconhece.


O crime dos fariseus, da empregada da casa dos meus pais e de Jair Bolsonaro e família é o de genericamente ser a rachadinha, é uma fenda aberta entre eles e Deus, a verdade e sabedoria, contudo e o crime da esquerda, o pecado da esquerda? O crime e pecado da esquerda é muito mais radical, porque é a inversão, é fazer o mundo todo funcionar, ou não funcionar, porque é fazê-lo girar às avessas. Do ateísmo onipresente na esquerda e a inversão ou revolução causada pelo átomo solto e desconexo que é o indivíduo desde a Reforma Protestante do século XVI, passando pelas revoltas liberais que dissolveram de vez o senso de verdade em nome de uma noção de liberdade para optar pela própria destruição ao comunismo que não respeita um direito natural como o de propriedade, a esquerda abre um fosso entre si e a verdade do que seja o mundo que para ela é incognoscível dada a tirania do subjetivismo do homem sobre o que seja o mundo que a própria esquerda diz ser apenas o conhecimento de uma aparência do que seja o mundo.


Os fariseus, a mulher corrupta que trabalhou na casa de meus pais e Jair Messias Bolsonaro e família são corruptos, mas a esquerda é a matriz mesma de toda a corrupção, sua corrupção é mãe de todas as corrupções, ela é como o bandido crucificado do lado esquerdo de Cristo no monte Calvário que não arrependeu-se de seus crimes e ainda desafiou o Cristo para que ele fizesse algum milagre ali pregado na cruz.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores