Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 29 de março de 2021

Semana Santa - do amor ao ódio ao bem

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 


Nós, cristãos católicos, estamos na chamada Semana Maior, a Semana Santa que vai até o dia da Solenidade da Páscoa da Ressurreição do Senhor no domingo próximo. Começamos ontem no domingo de Ramos e Paixão do Senhor. Ontem de uma vez só vimos na liturgia da Palavra o nosso caminho humano de amor e ódio ao bem, amor e ódio à sabedoria, a Deus.

 

Jesus Cristo foi homenageado pelas pessoas em sua entrada triunfal e humilde em Jerusalém com o povo depondo vestes e palmas de plantas ao chão onde pisou o jumentinho em que estava montado o Salvador. Depois na mesma liturgia presenciamos a última ceia com a instituição da Eucaristia e a traição de Judas Iscariotes. Em seguida contemplamos a agonia mortal de Cristo no jardim das aflições que é o horto das oliveiras, a prisão de Cristo a mando do Sinédrio. Cristo diante de Pôncio Pilatos que na sua prática política se ele não sabia o que era a verdade e questionou acerca da mesma diante de Cristo, mas algo de verdade é que ele não via nenhum crime em Jesus. Contemplamos em seguida a via dolorosa de Cristo rumo ao monte da caveira até a sua crucificação e morte.


É digno de nota a disparidade, a relação de amor e ódio, que nós, homens temos com relação ao que é o bem e a verdade. Primeiro na entrada triunfal em Jerusalém é capaz o homem de receber com alegria aquele que alegou ser a verdade, o Cristo, a quem São Paulo, o apóstolo, chamou de sabedoria de Deus, e o Verbo divino, segundo São João. Uma tal alegria diante da promessa de verdade, sabedoria, luz, sentimos nós, que queremos ser estudantes de Filosofia, quando optamos por estudar o amor ao saber que é a Filosofia, todavia, diante da atividade árdua que é a busca do conhecimento, fundamentalmente a pesquisa da estrutura do real que é a pesquisa filosófica, desviamo-nos incontáveis vezes do que é o mais real, hoje em Filosofia evitam-se estudos metafísicos que é a busca do que seja a estrutura do real, ou míopes erramos miseravelmente em nossas conclusões sobre o que seja o mais real, verdadeiro, sábio. 

 

Diante de Pilatos o Cristo disse que quem é da verdade ouve a sua voz e Pilatos perguntou-lhe em que consistia a verdade, "quid est veritas", sendo que Pilatos mesmo não viu crime algum no Cristo. Algo da verdade estava-lhe diante dos olhos, contudo o procurador romano na Judeia ainda colocou-se como em uma condição de cegueira em relação ao real, à verdade, porque certamente seus olhos tinham o cisco de querer agradar o imperador romano que não suportaria disputar com Cristo o senhorio sobre o mundo.

 

O ódio à verdade chegou ao máximo quando o povo gritou diante de Pilatos para que Jesus fosse crucificado e que como profetizou o sumo sacerdote Caifás que um só, Jesus Cristo, fosse sacrificado injustamente para que toda a população judia não perecesse merecidamente.

 

A verdade liberta, disse Jesus. A verdade ilumina, Jesus é a luz do mundo, mas ao mesmo tempo a verdade por sua luz torna bem nítido diante de nossos olhos os contornos e estrutura do real que pode e é bem feio, a condição degenerada humana pelo pecado. Tal visão terrível pode, de fato, libertar-nos do pecado e do mal que nos deforma, só que a nossa vergonha de nossa nudez e maldade nossa de também vermos com malícia a inocência nossa de estarmos nus, tal qual crianças, quando ainda obedecíamos a Deus, tal visão esmaga-nos. Por esmagar-nos queremos a morte da luz, que tal lâmpada se apague, que a verdade não esteja como está diante de nossos olhos. Queremos que a sabedoria seja um besteirol, segue-se que crucificamos o Cristo mesmo que como Pilatos queiramos livrá-lo da injusta condenação imposta pelos pérfidos judeus, figura que eles são da perfídia de todos nós com relação à verdade, ainda que pagãos como Pilatos não estejamos no fundo do inferno em que se encontravam os líderes judeus e a ralé de povo judeu que o queria condenar o seu Messias verdadeiro à crucificação e até aos dias de hoje, porque a maioria dos judeus não querem ser cristãos.

 

Eis a Semana Maior, a Semana Santa até a Páscoa em um só dia, no dia de ontem de Domingos de Ramos e Paixão do Senhor. Eis o nosso relacionamento humano ambíguo, débil, cego e prático desorientado qual foi a atitude de Pôncio Pilatos, diante da verdade e do bem. Eis em particular a situação dos judeus até aos dias de hoje que tendo a Lei, os profetas e os escritos estão em um sono de morte profundo de quem não quer aceitar Jesus como o Cristo. Que vivamos esta Semana Santa prevenidos pelo que ocorreu nas divinas e dolorosas estações de Cristo, a fim de firmamos o nosso compromisso com o que é a verdade e o bem que é Deus que revelou-se, veio em nosso socorro, pois o último e mais sábio de todos os filósofos com toda a verdade nas mãos não existe, e por nós Deus Jesus Cristo reconciliou-nos na cruz e em sua ressurreição gloriosa, fez a paz entre nós e a verdade e o bem às quais devíamos uma dívida impagável que encher-nos-ia de vergonha, esmagaria-nos e matar-nos-ia com toda a justiça. E rezemos pela conversão dos judeus, a Igreja reza por eles na Sexta-feira Santa, pois que filosoficamente, de forma natural, a verdade sendo o Cristo é mais difícil de ser apreendida, mas com o auxílio da Bíblia Sagrada, cujo Antigo Testamento é a escritura dos hebreus, a verdade e a sabedoria plena revelada na Escritura torna-os indesculpáveis.

sábado, 27 de março de 2021

Mensageiros da verdade e da salvação

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Santo anjo da guarda


Os santos anjos da guarda são os mensageiros da verdade e da salvação. Como todos os anjos que são labaredas de fogo e encarregados de auxiliar na salvação aqueles que deverão ser salvos, diz o autor da carta aos Hebreus, em especial são os santos anjos da guarda encarregados de cumprir o propósito, vocação de Deus para cada homem que cada um conheça a verdade e se salve, diz São Paulo em sua carta a São Timóteo, primeiro bispo de Éfeso.

 

Castíssimo Coração de São José

A verdade, a clareza das coisas ou a verdade e clareza de certas coisas ao intelecto pode ser simplesmente vista pelo comum das pessoas como banal e, de fato, pode ser banal, se forem coisas verdadeiramente corriqueiras mas para quem reflete o banal é desbanalizado e deve quem reflete com seriadade buscar desbanalizar o mundo, ver de forma incomum mesmo que estando-se diante do que é realmente comum.O homem sábio, o homem iluminado ou o que pelo menos busca a sabedoria, a iluminação busca desbanalizar o banal, então, andar desperto no mundo, que é aquele homem que é consciente. É aquela pessoa com um coração tal qual o Coração Sagrado de Jesus, filho do Imaculado Coração de Maria e filho do Castíssimo Coração de São José, eis que é aquela pessoa que tem um coração verdadeiramente humano, sensível, capaz de experimentar. Os santos anjos ajudam-nos em tal coisa de conversão, convertendo o nosso coração de pedra em um coração de carne conduzindo-nos, por fim, ao porto seguro da salvação no Paraíso.


Rezemos sempre aos nossos santos anjos da guarda e obedeçamos-lhes, estaremos obedecendo com tal atitude a Deus e à Santa Igreja Católica se os seguirmos, pois tudo o que os anjos nossos guardiões inspiram a nós é conforme a verdade, a sabedoria, a luz por meio de nosso crescimento no amor, crescimento no amor a Deus sobre todas as coisas, que é o amor à verdade, à sabedoria que na prática se dá no serviço e amor aos homens, sobretudo os mais necessitados.

terça-feira, 23 de março de 2021

Profetas ociosos

Autoria: João Emiliano Martins Neto


São profetas ociosos a atual hierarquia católica romana no mundo. São profetas ociosos e também poder-se-ia dizer demissionários, não querem mais agir como profetas, denunciando e anunciando o futuro os atuais líderes da Igreja Católica, os bispos e os papas dos últimos 56 anos depois do terrível Concílio Vaticano II.


Como é possível notar, nos últimos tempos recentíssimos por meio de minha prática conforme eu escrevi em um artigo passado de querer fazer prosélitos, e em face da escalada de banditismo eclesiástico protestante no Brasil, eu abandonei a minha ideia de defesa do Vaticano II, o que, aliás, em nada condena-me, porque tal concílio foi pastoral e a Igreja Santa nunca pretendeu infalibilidade em assuntos pastorais, mas somente nos assuntos dogmáticos.


O Brasil está com suas instituições frágeis como o Congresso Nacional, a imprensa, o Judiciário e as polícias, porque corroídas pela corrupção e pela corrupção que é o esquerdismo com a sua apostasia histórica da fé cristã e liberalismo porco nos costumes. As polícias estão corroídas por algo de direita vingativa e punitivista que as domina que é o fazer justiça com as próprias mãos, através das milícias, visto que a polícia prende os bandidos, contudo a Justiça, o Judiciário, os solta, porque as leis brasileiras propiciam a impunidade. No lugar de tais instituições hão de entrar entes espúrios como os criminosos, as milícias e as seitas evangélicas da máfia gospel.


Onde está a Igreja de Cristo verdadeira, nisso tudo, em toda esta situação de ruína total de um país, o Brasil, devastado por uma esquerda e direita bandidas? Está omissa, comprou um discurso frouxo e falso de misericórdia, até porque Jesus Cristo quando perdoou a mulher adúltera ele lhe disse, vai e não peques mais. A Igreja tornou-se tolerante nos princípios quando apenas na prática é aconselhável ser tolerante para dissolver-se no ecumenismo, no relativismo e com isso no fim de toda a convicção, firmeza e clareza próprias de quem adere à verdade e própria da verdade, a clareza. Eu não aceito mais nada disso e anuncio a verdade e verdade é verdade católica.


Se a Igreja Católica que fundou este Brasil não levantar a cabeça, o Brasil vai mergulhar no crime com estas seitas evangélicas lavando dinheiro do tráfico de drogas ao lado das milícias e das pocilgas evangélicas tornando o Brasil em pequenos feudos comandados pelos males da heresia protestante e do homicídio e tráfico de drogas. Neste sábado mesmo no Rio de Janeiro um miliciano condecorado pelo corrupto Flávio Bolsonaro foi assassinado após mencionar o nome do miliciano-mor Jair Bolsonaro.

segunda-feira, 22 de março de 2021

Tarefa

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Santo anjo


O Santo Padre Pio de Pietrelcina, o maior santo do século XX, dizia para darmos tarefas para os nossos anjos da guarda, porque eles ficam muitas vezes sem nada a fazer a guardar-nos. Então, hoje, eu rezei para que o meu santo anjo da guarda entre em concílio com o santo anjo da guarda do presidente Jair Messias Bolsonaro, a fim de tocar o coração duro dele para que ele cuide do bem comum do Brasil como convém a quem é político, porque a política é a mais alta forma de caridade que há, pois pode propiciar o bem a um maior número de pessoas. Rezei para que estes dois anjos possam tocar o coração do presidente Bolsonaro, a fim de que ele pugne não pelo egoísmo e pela indiferença na defesa que ele faz da liberdade individual acima de tudo, não pelo materialismo economicista tão presente tanto na esquerda quanto na direita liberal à qual o presidente pertence, e possa o nosso atual presidente do Brasil defender a vida, o bem comum, promovendo a vacinação, o distanciamento social, o uso de máscaras e um auxílio emergencial robusto para que o povo pobre, a maioria do povo brasileiro, fique em casa e não se contamine neste apocalipse zumbi em que vivemos onde as pessoas podem ser mordidas na rua pelo zumbi que é o coronavírus e assim da mesma forma virar zumbi, vir a morrer.

 

Santos anjos da guarda, rogai por nós.


Amém.

sábado, 20 de março de 2021

Nossa Senhora de Nazaré e o louco

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Círio de Nossa Senhora de Nazaré
 

A Bíblia Sagrada chama de louco aquele que diz que Deus não existe. Sem querer ser aqui muito dogmático e duro, impenetrável, já que eu quero ser um estudante de Filosofia, logo, eu devo buscar sempre o esclarecimento, por isso, parece ser evidente que é louco quem não crê em Deus, porque vendo o efeito inteligente que é o mundo e o universo com sua ordem, propósito, finalidade e beleza em tudo o que é natural que há no mundo, portanto, em tudo isso deve haver uma causa inteligente que é Deus, a causa primária de todas as coisas e que, sendo algo de tão temível e alto para o pobre homem, tal causa, Deus, o próprio Eterno, dignou-se revelar-se ao homem finito e limitado no tempo e no espaço, como Criador de céu e terra e na plenitude dos tempos, revelou-se o Deus trino e uno: Pai, Filho e Espírito Santo, revelando a expressão exata do Seu ser no Filho Jesus Cristo que morreu para salvar o homem.


O louco Samuel Câmara, figura marcada pelo orgulho e acusado junto com um dos seus irmãos, Jônatas Câmara, de lavagem dinheiro o que é comum tal acusação contra os pseudo-pastores, heresiarcas, chefes qual não poderia deixar de ser da insânia e histeria pentecostal ou neopentecostal caçadores de níqueis no Brasil atual, eles costumava ex cathedra xingar-me de louco citando Isaías 35, 8 (conforme a tradução de João Ferreira de Almeida), para jogar-me na cara, por causa de meus sintomas psiquiátricos severos naquela época, a minha enfermidade, Isaías que disse que nem o louco erraria nos termos que seriam firmados pelo Messias vindouro. Citação bíblica escolhida a dedo por Câmara, alvo junto com o irmão das investigações da CPI do Banestado, para xingar-me de louco, contudo, outrossim um louco na Bíblia é o ateu. Bom, eu, que sou um doente mental, na época em que frequentei a seita Assembleia de Deus do tal Câmara eu não aceitava, também, erradamente da minha parte, o tratamento psiquiátrico necessário ao qual eu hoje, graças a Deus, eu submeto-me e é meu dever imprescindível tratar-me. Eu reconheço que eu fui um grande culpado, face aos sintomas que eu sentia de minha doença mental que é a psicose maníaco-depressiva mais maníaco do que depressiva, do escândalo que foi a minha presença alucinada lá na casa de tolerância da cafetina e explorador das angústias humanas que é o tal Câmara.


Este Samuel Câmara porco, pseudo-pastor, heresiarca titica de galinha pentecostal ou neopentecostal, dinheirista, orgulhoso como um pavão, feioso e fisicamente corcunda, charlatão que usa a Bíblia para pavonear-se pisando nos miseráveis. Ele um excomungado, acusado de lavagem dinheiro junto com o irmão Jônatas Câmara da Assembleia de Deus do Estado do Amazonas que o Covid-19 tão presente no Amazonas ainda não conseguiu contaminá-lo. Este sujeito Câmara aqui em minha cidade de Belém, a capital do Estado do Pará, onde fica a seita pocilga que ele preside que é a primeira Assembleia de Deus que surgiu no mundo, este elemento, Câmara, louco, é ainda ateu, pois que já disse em um artigo no jornal O Liberal que Deus é uma "vacuidade", ou seja, é um nada. Este sujeito com esta ficha corrida de facínora, bandido, quer disputar com sua milionária heresia protestante, ele quer disputar com Nossa Senhora de Nazaré, a Rainha de todo o universo, Mãe e Senhora do próprio Deus e de toda a humanidade, cujo culto no mundo todo remonta às origens da religião cristã, ele quer disputar o senhorio sobre os corações dos belenenes e dos paraenses.

 

Que Deus por sua graça e pela conversão sincera, purificação e penitência de nós, católicos, não permita que uma tal desgraça ocorra de a maioria do povo paraense que hiper lota as ruas de Belém no dia do Círio de Nossa de Nazaré, que Deus não permita que o povo de Belém adira à ideia maluca que é o protestantismo, em geral, e muito menos a este restolho, imunda histórica e triste fim de festa do protestantismo que é o pentecostalismo ou neopentecostalismo histéricos, dinheirista e ganancioso, charlatão, do tal Câmara que é o chefe das prostitutas que são os hereges assembleianos, assentado que ele está desde janeiro de 1997 naquele penico mal lavado que é a sua curul de soberba na Assembleia de Deus de Belém.

sexta-feira, 19 de março de 2021

Ainda o ante rem

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Platão

Os universais, gêneros e espécies, as coleções de coisas do mundo sem uma existência fora da mente, de forma real ou no caso extremo nominalista sendo apenas palavras e flato vocis (som vocal), segue-se que as coleções do que se vê no mundo, dos deuses, ou de Deus, passando pelos anjos, os homens, também os animais, até os vegetais e os seres brutos seriam apenas uma poeira atomizada de coisas singulares diante das quais seria impossível fazer ciência, ter conhecimento do que as distingue e une.


Sem uma noção correta dos universais, segundo Platão, ante rem, a burrice e a impossibilidade de reflexão que é a abstração instalar-se-ia.

Solenidade de São José, Esposo da Virgem Maria

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

São José

São Paulo, o Apóstolo, falou da excelência da pessoa divina de Jesus Cristo Salvador em suas epístolas. São Luís Maria Grignion de Montfort falou a respeito da excelsa Divina Maria, Nossa Senhora. Eu acho que ainda está faltando alguém falar da excelência de São José, o Justo e Justo a tal ponto de não querer acusar a própria esposa de adultério, o que aliás seria o seu direito e até dever diante de tal crime e pecado contra a lei de Moisés. São José como o justo, segundo diz a própria Bíblia Sagrada ao ponto de não querer infamar a esposa é segundo a interpretação de dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém do Pará, em sua homilia pela festa de São de José de hoje, dia 19 de março de 2021, é segundo esse bispo a prova de que São José era um homem que parava para refletir e assim agir de forma racional, espiritual.


São José é uma via privilegiada do homem rumo a Maria e ao Cristo, as vias de salvação, a co-Redentora e o Redentor. Ele é o chefe da Sagrada Família sendo até hoje no céu, Jesus Cristo submisso a quem foi o seu pai terreno, São José, e Maria Senhora Nossa e Mãe de Deus submissa ao seu marido como convém à esposa.


Diante de tal via que é São José, consagremo-nos e sejamos devotos a São José, pois estará aplainado o nosso caminho rumo a Maria e a Jesus. O reinado de Deus nos corações passa pelo reinado de Maria que gerou o Verbo divino na ordem da natureza e que gera o Verbo divino na ordem da graça nos corações humanos, assim como o que eu chamaria de reino de São José que presidiu neste mundo a ambos os reinos é a origem dos citados reinos de Maria e de Deus por ele ser o chefe da Santa Família origem e berço do novo homem, o cristão, renascido do batismo.

 

São José, rogai por nós.

Ante rem

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Cena em que a personagem Chris Higgins conta a sua história trágica de encontro com Jason Voorhees


Há uma cena do filme de terror clássico Sexta-feira 13, parte III que eu acho emblemática para ensinar algo de Filosofia que é a história contada pela personagem Chris Higgins (Dana Kimmell), porque é a prova de que o filósofo Platão estava certo. Eu noto que o que contou Higgins é a prova de que em algum lugar, seja no mundo das ideias de Platão, seja na mente de Deus para os filósofos cristãos algo como os universais existe, de fato, ante rem, antes das coisas singulares. Antes das coisas singulares, caso contrário Chris Higgins não poderia avaliar que Jason Voorhees não parecia humano por causa de sua feiura. Há a ideia, o modelo de homem como há a ideia de todas as coisas sensíveis neste mundo que a feiura e o grotesco terrível de Jason contraria assim como a imperfeição acidental maior ou menor de todas as coisas sensíveis deste mundo contraria.

quinta-feira, 18 de março de 2021

Asclépio

Autoria: João Emiliano Martins Neto


O que é a vida? Essa era a pergunta que um ateu e esquerdista (pura redundância) como Antônio Abujamra fazia aos seus entrevistados. Era uma pergunta que ele fazia repetidamente e o efeito disso é que o entrevistado acabava dando uma resposta metafísica e espiritual à tal pergunta, então, Abujamra quando chegava a tal ponto não perguntava mais. Não mais perguntava, porque perguntar ofendia o questionador pretensamente crítico que era Abujamra, porque é óbvio, ofende propor algo espiritual e metafísico para alguém materialista e ateu que é o que ocorre com qualquer esquerdista, e com qualquer direitista bolsonarista que coloca a economia acima das vidas que precisam ficar em casa nesta pandemia do novo coronavírus. A coisa ultrapassa a natureza sensível e o esquerdista ou o direitista bolsonarista chafurdado nos problemas sensíveis políticos, sociais e econômicos não sabe mais responder.


Sócrates dizia que viver é estar doente durante muito tempo, que a vida prolongada vai tirando do homem a locomoção, a visão, a audição e a memória. Então, dito isso antes de morrer Sócrates pediu que os seus amigos oferecessem um galo para ser sacrificado ao semideus Asclépio curador. Sócrates era um homem piedoso, era um homem da religião de seu povo e época. A Filosofia começou na metafísica hoje desprezada pelos tagarelas sofistas da grande mídia e das universidades. Começou a Filosofia com o além do mundo sensível, começou provocada pela religião do deus de Delfos, através da pitonisa, que disse a Querefonte, amigo de Sócrates, que o homem mais sábio da Grécia era Sócrates. A Filosofia começou pela religião, claro que com uma atitude cética de Sócrates,o ceticismo é um excelente método filosófico, pois ele não se via como alguém sábio, segue-se daí que passou a dialogar com todos de Atenas que diziam-se sábios e viu que eles nada sabiam, tampouco Sócrates, mas ele tinha consciência de sua ignorância o que é chamado de douta ignorância.


Sócrates ofereceu pela sua vida prolongada, ele morreu aos 70 anos, um sacrifício, fez uma obra de piedade para a cura do homem que quanto mais vive mais padece, mais estaria doente, segundo a sabedoria socrática. A vida tem algo de sobrenatural que o homem deve a Deus, a prova é o desaguar no mar da metafísica e do espiritual a pergunta reiterada sobre o que é a vida feita por Abujamra. É humano, demasiado humano o apelo espiritual quando o questionar profundo, radical e sistemático próprio da Filosofia é ao homem feito, começando por uma sentença de origem espiritual e metafísica religiosa que o filósofo busca entender que foi o caso da resposta da pitonisa a Querefonte.

 

A esquerda e os bolsonaristas materialistas hão de apodrecer neste mundo doentes em suas vidas empanturradas de álcool, comida e sexo deste mundo que passa, mas que poderiam ter em Asclépio curador ou no Cristo médico pelos sacramentos da confissão e no caso específico do Cristo médico por meio do sacramento da unção dos enfermos por gratidão a Deus, sobretudo, e com isso a cura e o milagre viria a sanar-lhes o corpo e alma em um mundo que passa, que envelhece e que por isso o destino é a decomposição, o tornar a ser pó, revelando o nada que é todo orgulho de autossuficiência do ateísmo filosófico esquerdista ou prático da direita bolsonarista.

Meu oratório

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Os hereges protestantes excomungados não tem um oratório em suas casas, um oratório de pleno direito com imagens abençoadas por um sacerdote. Eles só tem o altar do próprio orgulho, o balão inflado de si mesmos erigido pelo erro, pela heresia, pelo ateísmo ou pelo crime do caso dos pastores protestantes brasileiros caça-níqueis acusados de lavagem de dinheiro como Samuel Câmara, Jônatas Câmara ou Silas Malafaia e tantos outros que são pelo menos acusados de serem uns picaretas, mas que só por serem protestantes vivem ou em um auto-engano ou são picaretas, de fato, pois enganam a outros, charlatães e falsários que são eles.


Segue-se, abaixo, uma foto de meu oratório onde faço as minhas orações para que o mal que é o protestantismo e tantos outros males não me atinjam e não atinjam o mundo.

 


 

segunda-feira, 15 de março de 2021

Na prática

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Samuel Câmara


Na prática eu faço proselitismo religioso. Na prática eu prego que a religião verdadeira, revelada por Deus pelo Deus único e trino verdadeiro Criador do céu e da terra, é a religião católica romana. Eu não posso negar que eu não sigo a orientação ecumênica dos papas das últimas quase seis décadas depois do Concílio Vaticano II.


Eu digo mesmo que é coisa do demônio o protestantismo com suas inumeráveis seitas divergentes que colocam a salvação da alma humana em uma roleta russa, largada à própria sorte de literalmente errar, de forma errática, andarilha, por um sem número de erros teológicos e eclesiais aqui no Brasil de hoje dominados por líderes protestantes, os pseudo pastores, caça-níqueis que só pensam em dinheiro e em poder.


Eu lia uma entrevista concedida à Folha de S.Paulo, por um ser nojento chamado Samuel Câmara que é presidente e pastor, pseudo pastor, de uma seita Assembléia de Deus, a primeira que surgiu no mundo em minha cidade de Belém, a capital do Estado do Pará, e vi ali uma figura escorregadia, ensaboada, muito diferente do absolutismo, e estridência, contudo, ao mesmo tempo alguém com maior sinceridade que é um Silas Malafaia. Câmara usa a fé cristã para o poder e o farejar moedas. Eu o conheci pessoalmente, ele detestava-me por eu sofrer de uma doença mental, zombava de mim do próprio púlpito citando versículos bíblicos, não tinha misericórdia. Certa vez ele chegou a citar em favor dele Apocalipse, onde o Cristo endereça uma carta à Igreja de Laodicéia que dizia de si mesma que tinha muito dinheiro e não precisava de mais nada. Câmara, com isso, em um discurso em sua porca seita onde ele é a cafetina citou a favor de si o que era uma condenação do Salvador contra os laodicenses. Câmara junto com um irmão, Jônatas Câmara, foi acusado no passado de lavagem de dinheiro, eu até o chamei de bandido, na cara dele, por isso, ele correu da minha frente. Um outro irmão de Câmara, Silas Câmara, presidente da tal Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, é acusado de ilícitos.


É esse tipo de gente como Câmara, Malafaia que recebeu de um corrupto uma doação de 100 mil reais em um culto, e tantos outros safados eclesiásticos protestantes, tal qual aquele Valdemiro Santiago, o do chapelão de fazendeiro, que vendia feijões mágicos por milhares de reais, ou também uma Flordelis que matou o próprio marido que era outrora filho de si mesma em sua grande família, é esse tipo de gente, é esse novo clero espúrio, que deve ser denunciado junto com a falsa religião deles onde eles usam o patrimônio espiritual cristão de valor e substância incalculável para o seu próprio proveito pessoal. São criminosos, são falsários, são hereges, estão sob o império de uma obsessão demoníaca terrível. 


O protestantismo é uma farsa diabólica com seu pilar principal que é a justificação somente pela fé, a reducionista e irracional sola fide, que leva o homem à presunção de já estar salvo e assim pecar contra o Espírito Santo. Isto deve ser denunciado, não há, de fato, acordo com o erro e com o mal cujas formas mais acabadas eu vejo aqui no Brasil em figuras tenebrosas do neopentecostalismo como Edir Macedo, os picaretas já citados acima e talvez o pior de todos que é Samuel Câmara que com um discurso menos apaixonado e racional detém de maneira muito mais sorrateira e engenhosa a verdade pela injustiça, atraindo destarte a ira de Deus do alto do céu.


Na prática, então, eu sou simplesmente católico, o Concílio Vaticano II, um concílio pastoral, não gozou de infalibilidade como todos os outros concílios que o antecederam. Segue-se daí que eu faço e farei, se Deus me permitir pela interseção gloriosa da Madona Santíssima e de São José, a minha parte, anunciarei a verdade e verdade é verdade católica, é a verdade revelada, divina, infalível e absoluta. Amém.

Fora, Bolsonaro!

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Jair Renan Bolsonaro/Boneco Sinforoso

Jair Renan Bolsonaro, o feioso boneco Sinforoso, filho 04 do presidente Jair Messias Bolsonaro, acabei de saber no excelente canal Reflexo do Todo do André no YouTube, que Renan é acusado de tráfico de influência por ter recebido suborno de empresas, um carro no valor de 90 mil reais, para intermediar reuniões com o governo, através do ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho.


Eis um bom motivo para o impeachment de Bolsonaro.


Fora, Bolsonaro!

domingo, 14 de março de 2021

O porquê da suspeição de Moro

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Apoiadores de Lula comemoram decisão do STF


Deu na Folha de S.Paulo de hoje, dia 14 de março de 2021, dia de ir à Missa para cumprir o preceito do domingo:


"Sim, pois no dia seguinte à decisão de Fachin, quando Lula já anunciava a coletiva que foi obrigado a adiar, Gilmar Mendes, esgrimindo o julgamento da suspeição de Moro, tomou à força o centro do palco para contar, em cadeia nacional, como o ex-chefe auto-nomeado da Lava Jato, uma espécie de guardião da Torre de Londres —na expressão célebre de outro Sérgio (Machado)—, tramara com procuradores e policiais para incriminar e condenar Lula e, quem sabe, de passo, proclamar, ao arrepio das leis, uma República independente no Paraná."

 

O texto, acima, é de autoria de André Singer e bem pode dar motivo para a suspeição de Sérgio Moro que fará com que todos os processos e decisões, condenações da Lava Jato percam efeito e com justiça diante de um ex-juiz justiceiro e não justo.

sábado, 13 de março de 2021

É um problema deles

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Não é um problema nosso, de nós, cidadãos comuns eleitores, mas é um problema deles, dos sectários e fanáticos de esquerda ou de direita o serem fiéis aos seus líderes, Jair Bolsonaro ou Luiz Inácio Lula da Silva, incondicionalmente. É um problema dos facciosos condenados por São Paulo na Bíblia Sagrada idealizarem os seus chefetes, ao arrepio de algo tão prático como a política.


O que importa no ano da graça de 2022 é a oportunidade de mitigar o neoliberalismo com políticas desenvolvimentistas que façam o Brasil se reindustrializar e produzir riquezas e não apenas fomentar a agiotagem oficial dos bancos, o mercado financeiro, que apenas engorda os mais ricos e empobrece o povo. Nesse sentido na prática é oportuna a eleição de Lula presidente contra um presidente como Bolsonaro que, na boca de seu ministro da Economia Paulo Guedes, não quer as tais empregadas domésticas visitando a Disney, empobrecendo destarte o trabalhador. 


Apesar da imoralidade e apostasia do lado esquerdo, sinistro da força e a superioridade moral e cultural do lado direito, destro, mas em política não há idealidade, mas realidade, há o o concreto, há o momento, o instante, o aqui e agora e o aqui e agora do Brasil é que o Brasil, muito antes da eleição de 2022, porque a direita naufragou, precisa tirar por um impeachment do Palácio do Planalto alguém como Bolsonaro que é um genocida, que é um psicopata frio que faz sarcasmo das vítimas de Covid-19 e atrapalha a imunização do Brasil.

sexta-feira, 12 de março de 2021

O vulcão e o cego

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Há um vulcão adormecido em toda esta questão política em que vive o Brasil, que em seguida falarei. Bem mostra o grande filósofo Paulo Ghiraldelli Júnior, que a questão política hodierna brasileira seria de uma falsa polarização entre uma direita e esquerda, porque na verdade somente os ricos ou super ricos é que vem ganhando há pelo menos mais de uma década, desde o governo Lula e hoje mais ainda com o governo Bolsonaro, com a não regulação do mercado financeiro e com isso a agiotagem oficial do bancos que lucram com os juros causam o empobrecimento da nação brasileira pela desindustrialização. Mas, o tal vulcão é a perda da fé cristã no afastamento das pessoas da Igreja Católica indo ingressar nas igrejas evangélicas cuja ideia de cristianismo é monstruosa ao acharem, isto desde Martinho Lutero, que a mera inclinação para o pecado já é pecado.


Tal vulcão, hoje adormecido, cuja lava em seu núcleo radica-se no ódio a Deus como se Deus fosse mal e também capaz de qualquer loucura e só restaria com tudo isso a fé, sola fide e uma sola fide incurável, pois nem mesmo o solus Christus protestante poderia sanar, visto que se o Cristo é Deus, logo, Ele é tão capaz do mal quanto o Pai e o Espírito Santo. A fé em sua solidão e em seu exclusivismo parece evidente que é a fé na fé ou a fé reflexiva: antropocêntrica de Lutero para que o homem pudesse fazer frente a um tal Deus capaz de chamar o mal de bem e vice-versa, o que separa para sempre a fé da razão, a Teologia da Filosofia. Esta lava deste vulcão é constituída da raiz de amargura que há no homem que adere à tal decadência histórica da humanidade, que adere às ideias protestantes e com isso a um itinerário moderno de descolamento do homem, depois com René Descartes chamado de eu, em relação ao mundo pensando-se que o homem, o eu, não fosse parte do mundo, um mundo onde bem e mal não são substanciais. Contudo, é evidente que eu entendo que o eu pensante que é alguma coisa que pensa, res cogitans, por ser consciente tem uma nobreza maior como existente do que os seres inanimados ou animados, mas irracionais e inferiores. Porém, tais coisas, o mundo, enfim, existe, sim.

 

O não entendimento de que o homem é capaz de Deus, é capaz de pensar e refletir sobre Deus, o Deus sob a névoa de maldade que Lutero tinha em mente, começa daí um acúmulo de ódio à verdade e à sabedoria, o desprezo ao mundo das ideias que possibilita o conhecimento das coisas singulares, passageiras e sensíveis deste mundo, que é o núcleo que ninguém toca em meio aos debates políticos da atualidade brasileira que é herdeira das mudanças liberais, modernas, protestantes e socialistas da Europa.


Nisso tudo, em tal voragem há o cego, o cego é o cristão, é a Igreja Católica e as demais igrejas cristãs ocidentais: protestantes que esqueceram-se do mundo de irmãos sem fronteiras de nações, raças e culturas ou gênero, o mundo da partilha, o mundo comunista cristão que com toda a força do que é evidente os primeiros cristãos ao lado dos apóstolos viviam, onde, como queria o materialista e apóstata Karl Marx, de cada um conforme a sua capacidade e a cada um conforme a sua necessidade. O cego quando leu a Bíblia Sagrada ao longo de mais de dois milênios de cristianismo ao ler o Livro esqueceu-se de tal mundo de irmãos e apegou-se à hierarquia eclesiástica pela hierarquia sem atinar que o próprio Papa, o topo de tal hierarquia, é o Servo dos servos de Deus. O cego preferiu a simonia e preferiu a tibieza, a mornidão, e largou pelo menos um milênio de influência cristã no mundo o povo na mais crassa miséria, exposto à fome, às epidemias e ao desleixo pastoral que culminou com a Reforma Protestante por meio de um monge perturbado, Martinho Lutero, aterrorizado por uma religião cruel cujo monarca e rei, Deus, seria um tirano severo e não um Salvador.


Séculos de opressão sobre o povo, até hoje, mas na Idade Média que explodiam em jacqueries, as revoltas camponesas, e a miséria sendo idealizada pelo cego que não conseguia ler Atos dos apóstolos 2, 44, 45; 4, 32-37, onde está exposto o programa social, político e econômico cristão, o comunismo cristão, o cego foi  contribuindo para o vulcão hoje adormecido no Brasil e digo adormecido, ainda, porque falta para que ele acorde que os protestantes se deem conta do erro em que labutam, erro de relativismo, fruto de sua heresia, e que também chama o Cristo de mentiroso, porque se a Igreja Católica falhou tal qual querem os protestantes, por conseguinte as portas do inferno teriam prevalecido contra a Igreja para eles fundarem as suas seitas. Resta, claro, que Jesus era um falsário e todo protestante é lá no fundo um liberal, um apóstata.


Eis, por fim, um debate interessante a se fazer observando a questão da que seria a verdadeira religião, católica romana, se Jesus Cristo não mentiu ou se enganou e se a fé não deve divorciar-se da razão, e a cegueira e omissão de todos os cristãos diante da necessidade de justiça social e igualdade se queremos um mundo de irmãos e se almejamos um debate político interessante e fecundo sobre as bases de nossa civilização, a fim de extinguir de vez este vulcão e curar a cegueira.

Uma afetividade entre o perigo e a promiscuidade

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

É no horário da noite e da madrugada que eu sofro terríveis tentações sexuais. É nesse horário em que eu percebo o meu coração que é o órgão do afeto enraizado neste mundo passageiro, percebo a minha afetividade erótica sexual entre o perigo e a promiscuidade. O perigo da noite com seus ladrões e de seres humanos que vendem os seus corpos por algumas poucas dezenas de reais.


Disse o Cristo que onde está o teu tesouro aí estará o teu coração e eu percebo que o meu tesouro está no risco, no perigo da noite com uma multiplicidade de parceiros jovens e rústicos que eu posso encontrar em tal horário, há aí a promiscuidade. É um coração o meu destinado a perecer, porque tendo por tesouro a juventude passageira e o não fixar-me em um parceiro amoroso algum, não ser fiel torna o meu coração, a minha afetividade, falsamente entregue a nenhum coração humano.


É evidente que a transgressão que é a minha sexualidade orientada ou desorientada para a homossexualidade tão discriminada socialmente que é o que lança-me à promiscuidade e ao perigo, mas mesmo na homossexualidade se um dia eu descobrisse um verdadeiro amor, se também o meu temperamento sagitariano não fosse dado à uma ideia de liberdade sem limites, o pecado mortal e maldade da homossexualidade ficaria enfraquecido, porque faltar-lhe-ia a infidelidade.


O perigo da noite nas ruas, o sexo, a vida de solteiro somada à homossexualidade sem dúvida alguma que lançam o coração humano, a afetividade, à uma roleta russa que embota o entendimento humano que é destinado à consideração que este mundo sensível não deixa ver o ideal, a verdade, em que cada coisa deste mundo é apenas uma sombra. Que o Divino Jesus e o Divino Platão valham-me, valham-nos.

quinta-feira, 11 de março de 2021

Contra o fanatismo e os escrúpulos

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Maria Stella Maris


A doutrina católica da interseção dos santos é um excelente remédio contra o fanatismo e os escrúpulos. Os santos com seus méritos superabundantes, sobretudo no caso da Virgem Maria, podem ajudar-nos com suas orações que são muito mais ouvidas por Deus do que as nossas orações, porque Deus ama e ouve mais a quem mais O amou neste mundo na prática em tudo servindo e amando, perdoando e ajudando o próximo. Das criaturas ninguém ajudou mais à humanidade do que Maria que entregou o Seu próprio Filho único primogênito Jesus Cristo para que sobre Ele o crime e injustiça dele ter dado Sua vida pela salvação dos pecadores e no lugar dos pecadores a fim de que por tal crime e injustiça mediante a fé chegasse a todo homem a virtude e a justificação.


A Virgem Maria que é a onipotência suplicante, isto é, Ela pode tudo ao suplicar a Deus por alguém ou por algo, pode a Virgem suprir-nos em nossa indigência com suas súplicas. Nunca deixemos de pedir por Sua interseção gloriosa junto de Deus em nossas necessidades e nas necessidades de nosso próximo.


Que Maria Senhora e Mãe Deus e nossa Mãe como a maior das criaturas que Ela é, seja a Stella Maris, a indicar o caminho que é Cristo Jesus, sendo-nos o farol no mar incontáveis vezes revolto deste mundo inspirado pela morte e pelo mal.

quarta-feira, 10 de março de 2021

Um clássico

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Sérgio Moro

Agora com Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente do Brasil dos anos de 2003 a 2010 podendo novamente disputar uma eleição, um clássico da política das últimas décadas terá chance de voltar ao poder. A esquerda é um clássico da política. A esquerda ou qualquer outro candidato, mesmo da direita, porém menos tosco do que Jair Messias Bolsonaro é melhor do que ele que faz sarcasmo das vítimas de Covid-19 e ainda aumentou o imposto no oxigênio dois dias antes da catástrofe de asfixia mortal que aconteceu no mês passado lá na capital do Estado do Amazonas, não que aquele povo da capital Manaus não merecesse ter morrido por falta de ar, porque tentaram as autoridades locais impor-lhe um prudente lockdown, mas a ralé insuflada por Bolsonaro e bolsonaristas negacionistas preferiu brincar o Carnaval e deu no que deu. Então, qualquer candidato é melhor do que Bolsonaro como um inofensivo Luciano Huck que só gosta de fazer umas gincanas de pobres. João Dória a quem o Brasil deve-lhe a vacina Coronavac da China e um Sérgio Moro que apesar dos senões de usar o mal para combater o mal como um justiceiro na Lava-jato, mas é um homem com muito mais probidade do que Bolsonaro que queria aparelhar a Polícia Federal, conforme ele disse, "a nossa segurança" pessoal de sua familícia mafiosa.


Eu escrevia que a esquerda é um clássico, os tais "comunistas", ainda que de comunismo o Partido dos Trabalhadores não tenha nada e isso já desde a década de 1980 quando houve a dissidência que hoje é o Partido da Causa Operária reclamava do afastamento do PT em relação ao marxismo como se luta de classes e consciência de classe impedisse alguém de chegar ao poder quando o próprio Jair Bolsonaro já em 1983 arrepiava no Exército por melhores condições aos cadetes e por tal consciência Bolsonaro sempre foi no Congresso Nacional uma voz em defesa das Forças Armadas para um dia ele na Presidência livrar os militares das tosquices das reformas que ele empreendeu contra os demais brasileiros sem consciência de classe alguma em poucos mais de dois anos no poder central. Mas, a esquerda é um clássico com muitos direitos que os trabalhadores auferiram, os direitos das mulheres, dos negros às cotas, os direitos humanos para os humanos terem o direito de serem tortos, porque todos nós herdamos a chaga que entortou-nos a todos que é o pecado original, há os direitos dos LGBTQI+ a não serem vistos como uma sub raça.


A esquerda empreendeu em décadas no poder no Brasil, primeiro cultural e de certa forma institucional dando continuidade à sua tradição de 232 anos desde a Revolução Francesa de 1789 de destituição de Deus como se Ele não existisse com seus reis dados aos povos por Sua graça para no lugar entronizar o homem através da democracia com governos bem ou mal científicos, enquanto o que a direita fez senão instaurar em um pouco mais de dois anos no Brasil e nos últimos quatro anos na América com Donald Trump do que o obscurantismo pseudo religioso de um cristianismo anticristão tacanho, cruel e abençoado por pastores acusados de lavagem de dinheiro e charlatães?

 

A esquerda é um clássico, para o bem ou para o mal, e qualquer coisa, eu espero que à direita com Sérgio Moro, é melhor do que Jair Messias Bolsonaro um genocida que conseguiu empilhar mais de 265 mil cadáveres nesta pandemia do novo coronavírus.

A verdade nas redes sociais

 


terça-feira, 9 de março de 2021

Metafísica

Autoria: João Emiliano Martins Neto


A metafísica, aquele livro de autoria de Aristóteles, o Estagirita, posto por Andrônico de Rodes para além dos livros sobre as questões naturais pesquisadas por Aristóteles, é a metafísica o que torna a Filosofia como Filosofia, fecunda e interessante. A metafísica é uma pesquisa que nestes dias de Quaresma é posta sempre que a vida cômoda de beber, comer e fazer sexo é questionada, quando há um jejum de tais coisas, ou pelo menos o homem se abstém de beber, comer e fazer sexo, viver a sua vida animal, física, comum e natural.

 

Metafísica, palavra grega que significa além da física, além da natureza, além das coisas palpáveis e sensíveis, é um estudo a metafísica de quem faz um jejum ou abstêm-se do mundo, é a metafísica o que faz o homem refletir, filosofar, pensar com profundidade, é o que faz o homem não ver mais como banal o que é banal tomando como figura o comer, beber e fazer sexo cotidiano que fazem o homem entorpecer-se e ver tudo como ordinário.


A vida do santo, do asceta, do cristão praticante e a vida do filósofo ou do metafísico muito se aproximam. Ambos abordam coisas da mesma natureza, da mesma natureza sagrada que é na religião do santo e do asceta o dado revelado ou sagrado, o teológico, e o filósofo ou metafísico aborda o dado que vem da criação de Deus a partir da mente humana natural, cerebral, que também veio de Deus em uma abordagem do divino judaico-cristã.


O filósofo ou metafísico é um teólogo, santo ou asceta leigo, fora dos muros da Igreja, o santo ou asceta está dentro dos muros da Igreja e não precisa mais tatear no escuro como o filósofo ou metafísico para ter um vislumbre da verdade, pois a fé e o que ensina a Igreja, ainda que no lusco-fusco da fé são a sua luz como no momento do dia na aurora entre luz e trevas. Enquanto isso o filósofo ou metafísico tateia no escuro, coruja de Minerva que ele é que alça o seu voo justamente nas trevas da noite para tatear desviando-se de buracos e obstáculos que a reminiscência de verdade, bem e beleza que ele tinha acesso antes de encarnar, ou em termos cristãos que há em sua alma feita à imagem e semelhança de seu Criador, faz o filósofo ou metafísico saber que são buracos e obstáculos e vão conduzindo o filósofo ou metafísico rumo à um dia ver as coisas fora da caverna de Platão até ver a luz mesma que fora de tal caverna torna todas as coisas bem conhecidas e se o filósofo torna-se cristão tal luz para ele é a luz do mundo, Jesus Cristo.

A realidade

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 


Acabei de assistir no excelente canal da esquerda reflexiva, que pensa, que é inteligente, se é que isso é possível na esquerda, que é o canal no YouTube do professor filósofo Doutor Paulo Ghiraldelli Júnior. Acabei de saber lá que os analistas de mercado não se espelham na realidade, mas em boatos ou em alguém espertão que lança uma mentira para manipular os outros. As ações na bolsa caíram de ontem para hoje, dia 9 de março de 2021, festa de Santa Francisca Romana, por causa do anúncio de que Luiz Inácio Lula da Silva foi inocentado das acusações que pesavam contra ele fruto da Operação Lava-Jato e que tornou-se elegível para 2022. 


A falta de conhecimento histórico e o mero preconceito de que a esquerda é contra os ricos, contra o mercado não deixam ver o real, ensina e lembra Paulo Ghiraldelli, que Lula teve em seu governo um homem do mercado como Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central e ainda que o mercado nunca ganhou tanto qual na era Lula, apesar de Lula ter mitigado a barbárie neoliberal.


Eis a realidade.

Lula elegível e inocente

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Acusações e absolvições de Lula


Deu na imprensa, ontem, dia 08 de março do ano da graça de 2021 que Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente do Brasil de 2003 a 2010 tornou-se inocente e elegível, está livre das injunções da Lei da Ficha Limpa, por terem sido anuladas pelas mãos do ministro Luiz Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF) as condenações da Operação Lava-Jato que pesavam contra o ex-presidente. Caso não haja uma reviravolta da própria Justiça no mesmo STF, por parte do plenário da Casa, ou talvez em outra instância da mesma Justiça, Lula é inocente e elegível no ano que vem de 2022. 


Eu sou de direita, mas eu prefiro muito mais eleger para o Palácio do Planalto um cachorro sarnento de rua do que esta direita burra e maluca terraplanista, anti-vacina, genocida que já matou mais de 265 mil brasileiros nesta pandemia de Covid-19, uma direita paranoica conspiracionista e negacionista da História, da Ciência, enfim, negacionista do mundo, além de fanática religiosa farisaica hipócrita. Mas, tudo bem, eu sou de direita e por dever de fidelidade ao que acho mais adequado do que a esquerda anticristã e materialista no poder, possivelmente lá na ponta, no dia da eleição do ano da graça de 2022 eu vote em alguém da direita tal qual o próprio atual presidente da República Jair Messias Bolsonaro, o genocida negacionista, ou outro similar e espero que melhor candidato de direita.


Agora, a esquerda tem um dever de casa a fazer a fim de voltar ao Palácio do Planalto e a ser inquilina do Palácio da Alvorada que é o de livrar-se da esquerda cirandeira, festiva e identitária tão individualista e atomizada atroz à semelhança de qualquer neoliberal representada por comentaristas e sites e canais de mero entretenimento e de simplórios comentários de notícia do cotidiano a exemplo de gente como os canais Galãs Feios, Henry Bugalho, Diário do Centro do Mundo ou Brasil 247, Leonardo Stoppa e tantos outros financiados, pelo menos alguns deles, com a corrupção petista de outrora. Uma outra parte de tal dever de casa da esquerda para poder subir a rampa do Planalto novamente é seguramente dar atenção para a esquerda reflexiva e inteligente representada pelo canal no site YouTube do filósofo Doutor Paulo Ghiraldelli Júnior, o qual baseia-se em um gênio da esquerda como Antonio Negri.


Lula, portanto, inocente e elegível, podem tremer e temer os ricos bilionários que na modernidade são representados pela direita e pelos fariseus hipócritas do anticristianismo neopentecostal dinheirista e capitalista selvagem materialista com a cabeça no mundo da Lua.

segunda-feira, 8 de março de 2021

Reflexões sobre o dia internacional da mulher

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Hoje, dia 08 de março de 2021, festa de São João de Deus, é também o dia internacional da mulher. Acho que é Friedrich Nietzsche quem diz que a mulher tem um secreto desprezo pela mulher. De mais a mais, os homens-mulheres, os gays, tem uma eterna disputa com as mulheres-mulheres, as biologicamente mulheres e heterossexuais. Tudo o que é feminino é como algo degradado, até mesmo a maternidade. Lilith, a suposta primeira mulher de Adão era alguma coisa chamada de mulher que lhe era feito do mesmo barro e Adão tentou submetê-la, sexualmente, Lilith não aceitou por razões óbvias, depois é que veio Eva do apêndice de Adão, de sua costela, para ser-lhe uma auxiliadora idônea, diz o Livro, ou seja, subalterna, talvez daí em tudo dependente e secundária venha a condição inferior da mulher. Lilith é a mulher que deu certo ou é a mulher-homem sendo mulher, sem ser lésbica?


Um dia da mulher interessante poderia incluir tais reflexões, acima.

domingo, 7 de março de 2021

O espiritismo (visão panorâmica)

Autoria: João Emiliano Martins Neto


O espiritismo, doutrina religiosa e científica fundada no século XIX na França por Hippolyte Léon Denizard Rivail que adotou o nome de Allan Kardec, porque os espíritos disseram-lhe que em uma existência passada, na terra dos celtas, ele teria sido um sacerdote druida, é o espiritismo uma como religião oficial do Brasil, porque o Brasil é o maior país espírita do mundo. Então, vale a pena tentar entender tal doutrina supostamente religiosa e científica, a fim de tentar-se entender o Brasil, um país que por isso é um território de gente muito chinelo e sem serventia alguma para entender-se o homem e o mundo, porque crê em algo tão mesquinho como o espiritismo.


O espiritismo, semelhantemente aos monoteísmos, apesar de negar o que seja religião qual se fosse algo atrasado e dogmático, entretanto, o espiritismo também tem algo de religioso por ser monárquico, tem a Deus como "causa primária de todas as coisas", evidentemente que o monarca, dizem os supostos espíritos no livro O Livro dos Espíritos (Le Livre des Esprits).

 

É engraçado o espiritismo, porque Allan Kardec em O Livro dos Médiuns (Le livre de Médiums) reconhece que não dá para saber absolutamente qual é a identidade dos espíritos que se comunicam, se são realmente bons ou maus.

 

O espiritismo vingou no Brasil e tornou-se o oposto do espiritismo, porque tornou-se, como tudo no Brasil, centralizado, tornou-se centralizado nas garras de um Francisco Cândido Xavier, o famigerado falsário Chico Xavier que tinha fama de santo, apesar de ser um homem com boa vontade. Puro erro, porque Allan Kardec dizia que uma forma para se saber se os espíritos que se comunicam são do bem ou do mal é que deve haver uma pluralidade de médiuns, e não um só como Chico Xavier ou Divaldo Pereira Franco como centrais de santidade e moralidade. Também para a aferição da qualidade dos espíritos comunicantes deveria-se buscar no mundo todo comunicações dos espíritos, logo, nada de centralizar em um só lugar, o Brasil, como Meca ou Vaticano do espiritismo.

 

O espiritismo segue a mentalidade cientificista do século XIX no livro A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (La Genèse, Les Miracles et les Prédictions Selon le Spiritisme) ao se opor aos milagres impondo na natureza as suas próprias leis e limita o divino às tais leis. Se é assim para que religião? Só se for para confessar que religião é uma neurose da humanidade ao divinizar as potências naturais. Ademais no espiritismo quer-se incluir o cristianismo, tendo o Cristo como um tal governador do planeta Terra, por ser o espírito mais evoluído, mas só se for um Cristo à imagem e semelhança do espiritismo, porque o Cristo da fé, Ele é Deus, é o Senhor do universo inteiro. A obra de Chico Xavier diz ser Cristo um tal governador, puro embuste, mas o embuste de incluir o cristianismo no espiritismo já vem da época de Allan Kardec, visto que o livro O Evangelho segundo o Espiritismo (L'Evangile Selon le Spiritisme) deforma o cristianismo como uma religião originalmente de salvação, misericórdia e remissão dos pecados em uma religião reencarnacionista da vingança contra quem erra, devendo o homem purgar-se de erros que nem ele sabe se cometeu, ao longo de uma pluralidade de existências. 

Friedrich Nietzsche (visão panorâmica)

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Friedrich Nietzsche tentou subverter Sócrates e Platão, a filosofia perene, e ainda tentou destronar o Cristo, tarefas ingratas.

 

Nietzsche fez como que um pensamento genealógico dos gregos ao criticar, por exemplo, Sócrates. Nietzsche dizia que na época do ateniense a dialética, dar razões, pegava muito mal. É interessante como em Sócrates a constituição do cosmos desceu do céu à terra, da physis ao homem, da constituição do mundo à constituição do mundo dos homens. Na nossa era cristã eu acho que similar à revolução socrática o filósofo Emmanuel Levinas diria que ética e ontologia são uma coisa só.

 

Nietzsche é um gênio literário e bem nascido, porque europeu, porque um Joaquim Maria Machado de Assis, contemporâneo poucos anos mais velho do que o alemão, apenas um rapaz latino-americano, mas outro gênio literário, Machado gastou o seu gênio a falar das mesquinharias brasileiras. Por exemplo, se Capitu corneou ou não Bentinho, o conto do homem que queimava patas de ratos vivos à chama de uma vela e fofocas de comadres de vila.

 

Ou então que desperdício de talento, Machado gastou falando de um psiquiatra, Simão Bacamarte, que achava que todo mundo da cidade era louco no conto O Alienista. Friedrich Nietzsche estava se lixando para equilíbrio mental, já no final da vida orgulhou-se no meio da rua de destronar o Cristo, coisa que ele em grande parte conseguiu.

 

Friedrich Nietzsche diz que a sede de conhecimento é algo europeu, nasceu com os gregos, nem todos os povos tem pelo menos consciência de um tal intelectualismo que consiste em conceitos básicos intrínsecos. Contudo, se descobrimos tais conceitos podemos dissertar sobre eles, e se são tão fundamentais, intrínsecos, não largá-los.

 

O que causou a emergência do pensamento na Europa, na Grécia? A consciência, o homem e com isso a ciência e a crítica, a Filosofia, a sede de conhecimento emergiu em um certo período. O que causou isso? A insuficiência da religião nos pré-socráticos e em Sócrates a insuficiência da democracia em Atenas? Se formos ver Friedrich Nietzsche é uma negação do pensamento, da ciência, ou de uma forma de pensamento e ciência que é a ciência triste, em prol da ciência gay, a gaia ciência defendida por ele. Nietzsche defendia um pensamento estético, dançar diante de um abismo ao contrário do socrático e platônico que culminou no cristianismo, no ascetismo, que culminou na negação da vida como expressão da vontade de poder que é toda uma cosmologia que inclui o homem na natureza. Nietzsche incluiu-se como o último pré-socrático, estudou a physis, foi um pré-socrático original.

sábado, 6 de março de 2021

A VERDADEIRA intenção, finalidade da Inquisição

 “Mas é preciso lembrar que a finalidade mais importante do processo e da condenação à morte NÃO É SALVAR A ALMA DO ACUSADO, MAS BUSCAR O BEM COMUM E ATERRORIZAR O POVO.” (EYMERICH, Nicolau; PEÑA, Francisco. Manual dos Inquisidores. 2ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1993, p. 122)

sexta-feira, 5 de março de 2021

Salve, Regina Angelorum!

Rainha dos Anjos (1900), óleo de William-Adolphe Bouguereau

 

Os anjos e a Filosofia

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 


A Filosofia é um estudo que parte da razão natural humana a fim de algo saber sobre o mundo. A Filosofia dispensa o dado revelado na Bíblia Sagrada ou em outros livros sagrados e dispensa a autoridade como a de instituições sagradas a exemplo da Igreja Católica, apesar de que outrora, na Idade Média, a Filosofia era serva da Sagrada Teologia.


Mas, hoje observando rapidamente a imagem de um anjo em um colégio religioso dos maristas daqui de minha cidade de Belém, a capital do Estado do Pará, eu julguei que poderia falar racionalmente sobre a questão dos anjos, os anjos e a Filosofia.


Os anjos são puro espírito, não tem corpo, não ocupam lugar algum e agem concentrando o bem ou o mal, no caso dos demônios, que há em si em determinado lugar físico ou pessoa, assim ensina a Sagrada Teologia e a Igreja Católica. Racionalmente eu penso que pode-se convir na existência de anjos, passando pelas aparições dos tais na história sagrada bíblica e na vida de tantas pessoas, sobretudo os místicos e santos, levando-se em conta que o anjo é a realização do homem, algo bem conhecido empiricamente e um dado do mundo, que é algo de incorpóreo em sua própria racionalidade, sentimento, consciência e vontade, liberdade.


O homem como um composto de corpo e alma vê-se atrelado ao corpo que crucifica e deprime a sua alma em vista dos desejos e paixões do corpo, desejo por prazer, fome, frio, calor, cansaço, dor e sofrimento, doenças. Assim como, diria Michel Foucault bem explicado por Paulo Ghiraldelli Júnior, a alma escraviza o corpo, outorgando no mundo pessoas feias e disformes em conformidade com suas almas malignas. O anjo, puro espírito, se pudermos pelo menos imaginar um ser assim, é a realização da humanidade livre de uma carcaça, o corpo, que deve arrastar e que é o homem, contudo, muitas vezes não é o homem que quer fazer o bem, entretanto, o mal faz o homem, fazendo-o pecar em vista das paixões do corpo. Cognitivamente o corpo, no cérebro, faz o homem usar a sua razão, conhecer, muito pouco a pouco, deduzindo, enquanto isso os autores sagrados e a Igreja Católica em sua autoridade diz que o anjo conhece tudo por intuição, de uma vez só, sem passar pelo processo analítico que decompõe o que lhe chega e estuda o mundo por partes, conforme o processo dedutivo.


A imaginação, excetuando-se o dado revelado e ensinado pela Igreja Católica, o cristianismo, não vinculando a Filosofia forçosamente a aceitar o dado revelado e autoridade nenhuma, além das alegadas aparições de anjos, podem autorizar a Filosofia ponderar racionalmente à existência dos anjos, incluindo-se, como já dito, as misteriosas aparições de anjos, junto, à também mencionada, imaginação, podem conduzir à uma abordagem filosófica angeológica. Pode-se pelo menos analisar, deduzir a questão, algo tal qual o anjo, fazendo-nos entrever que em grande parte o homem é um anjo visível e empírico somado à um corpo à maneira dos animais, sendo-lhes em um certo sentido fisicamente inferior até, pois se o homem tem mãos hábeis e pode andar decentemente na estação vertical, não tem o homem garras, nem dentes caninos grandes e afiados, pelos para cobrir-lhe a frágil pele contra o frio, por exemplo, não pode o homem voar, nem correr de forma lépida, nem subir em árvores e outros lugares com facilidade, todas possibilidades que o corpo melhor dotado dos animais têm tais possibilidades. O homem tem um corpo, um corpo que por sua delicadeza e beleza já vai como que deixando este mundo físico para trás e aproxima-o do céu, do anjo, da pura razão, a consideração a respeito do infinito, ainda que a Filosofia aborde a finitude e pela finitude humana.


Pode-se, por conseguinte, pelo menos imaginar partindo do homem em suas potências incorpóreas, como dito, razão, liberdade, sentimento e consciência que o anjo existe, a partir do homem que é uma ponte entre o animal e o anjo. O anjo, um modelo de homem, e o homem uma sombra de anjo, por assim dizer é o anjo um homem perfeito e realizado, mais capaz cognitivamente, enfim, inteligente e livre da face bestial do mundo é o anjo, porque o mundo e sua compreensão, inclusive, seja o mundo natural animal e do homem é pela mente como a dos anjos, em a qual o homem participa de certa forma é melhor compreendida, se é que os anjos existem e eu um fiel cristão acho que os anjos existem.

A realidade

Autoria: João Emiliano Martins Neto


A realidade é a coisa, é o ser, é o encontro com algo que pode ser percebido, é o encontro com algo que pode ser palpável, é evidente que nem sempre de forma material imediatamente palpável, mas que aponta pela exatidão conceitual ao que de fato é.


A realidade hoje no Brasil é o que o conceito de desonestidade aponta para uma pessoa, o presidente da República, algo palpável, Jair Messias Bolsonaro. Por que? Porque eu soube ontem, dia 04 de março de 2021, festa de São Casimiro, no excelente canal no YouTube do filósofo Doutor Paulo Ghiraldelli Júnior que Jair envenenou o povo brasileiro para pagar dívida de campanha com um empresário que conseguiu 153 milhões de reais do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para produzir em sua indústria farmacêutica o medicamento cloroquina ou hidroxicloroquina sem nenhuma comprovação no combate à Covid-19. O Exército Brasileiro era apenas uma fachada usada para dizer que seria tal instituição que produzira o falso medicamento que trataria da Covid-19.


Eis o real no Brasil atual, achava-se que Bolsonaro apenas tinha a ideia equivocada e ignorante de ser negacionista ao ser contra o uso de máscara, o distanciamento social: o lockdown, e a vacinação, a fim de se combater a peste de coronavírus que há mais de um ano vem cancelando o mundo para si mesmo, além de fazer propaganda de cloroquina, algo inócuo cientificamente no combate à peste, não, Bolsonaro em conformidade com a exatidão do termo ideologia, usou a cloroquina ou hidroxicloroquina como um vestido de ideias para cobrir a sua nudez, a nudez vergonhosa de um homem que para chegar ao poder de qualquer maneira pegou dinheiro de um empresário venal, e precisava pagar-lhe, para isso fez uso de um ideário obscurantista negacionista do real de que estamos diante da mais grave ameaça à espécie humana que é o novo coronavírus que só esta semana já matou mais de 2000 pessoas em um só dia no Brasil.


A direita, força política à qual eu sou filiado, que se pretende campeã em defender o real, uma verdade universal contra a alucinação que é a esquerda que descarta o conhecimento, enfim, o universal em prol apenas de uma poeira desconexa e cega nominalista, mas é esta força política, a direita, que no poder nega a verdade, a realidade, em nome do poder sem nenhum pudor.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores