Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Maria, o seu culto e o serviço a si

Autoria: João Emiliano Martins Neto

Thetotókos de Vladimir

O culto à Virgem e sempre Virgem Maria é o culto que o próprio Cristo Jesus na obediência ao quarto mandamento que ordena honrar pai e mãe prestou a Deus na pessoa de sua divina Mãe, culto a respeito do qual o próprio Cristo fez críticas ao fariseus (São Marcos 7, 11) que por suas tradições meramente humanas faziam o mandamento de se honrar pai e mãe perder efeito, porque diziam que a ajuda que um filho prestaria aos seus pais seria Corban, oferta, e assim tornavam o mandamento divino sem efeito.


O culto à Virgem Maria Nossa Senhora é o culto que todos nós, cristãos, se formos cristãos praticantes e responsáveis, devemos à nossa Mãe, porque Mãe de Cristo, o nosso irmão mais velho, primogênito de entre muitos irmãos (Romanos 8, 29). O culto à Maria Senhora e Mãe é o culto que pressupõe o serviço da oração, do louvor mariano, do jejum ou abstinência aos sábados que é o dia em que a Virgem do Silêncio manteve-se silente à espera da aurora para o mundo que foi a ressurreição de seu Filho. O culto mariano exige o pertencimento à alguma confraria, e a total entrega a serviço de Cristo por meio de sua Mãe Maria sendo-lhe um bom filho não a querendo ofender por pecados e nem por negligência, por exemplo, no limite, porque nunca é demais seja por palavras e seja por atos deixar de reconhecer que de Maria nunca se consegue dizer o suficiente, de Maria nunquam satis.


Segundo a inspiração do Alto que guiou a Santa Igreja Católica a renovar-se no Santo Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965) devem os cristãos católicos esforçarem-se em mostrar o rosto da Mãe do céu perene Maria Santíssima aos irmãos separados protestantes que a não cultuam como deveriam, contudo, evitando segundo o gênio e inspiração de tal Concílio ecumênico compreensivo e receptivo "eliminar palavras, juízos e ações que, segundo a equidade e a verdade, não correspondam à condição dos irmãos separados e, por isso tornam mais difíceis as relações com eles" (Unitatis Redintegratio n.766). Os irmãos separados precisam conhecer como cristãos que são que tem uma Mãe em Maria Santíssima, porque o Cristo veio em carne nascido de mulher, já escrevera o Apóstolo (Gálatas 4, 4).


Finalizando, o culto à Maria Santíssima é o culto de piedade filial em obediência a um dos dez mandamentos e tal culto pressupõe o serviço de quem é um bom cristão praticante que honrando à Mãe de Deus Filho, honram o Filho Jesus e, por conseguinte, honram a própria Mãe.

Pontes como muros: a sub contraria specie

Autoria: João Emiliano Martins Neto


A ideia e gênio do cristianismo que é a sub contraria specie, isto é, de algo contrário a si no cristianismo haver um pacto, loucura para os espíritos fortes sábios aos seus próprios olhos intelectualistas, é algo comum nessa religião. Por exemplo, do Cristo ter nascido na miséria de uma manjedoura em um gruta em Belém, a riqueza maior ter chegado ao homem que é Deus no Cristo, o sumo bem. Do Cristo na cruz ter sofrido um crime e uma injustiça, Ele, o Justo, dando a vida por nós, outros, homens injustos, veio a nós, mediante a fé, a virtude e a justificação. 

 

Por fim do que seriam pontes para a própria destruição da cidadela e fortaleza cristã na verdade são muros que preservam tal cidadela e tribo dos cristãos através de atitudes aparentemente que fragilizam e expõem como o perdão, o amor aos inimigos, o amar os que não nos amam.


Sub contraria specie, espere isso do cristianismo e prepare-se, caso queira ser um cristão praticante, para fazer violência à sua presumida e autossuficiente razão natural.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Leviandade?

Autoria: João Emiliano Martins Neto


É leviano, é irresponsável convir com algo que ultrapasse a inteligência humana, Filosofia e Ciência experimental? É irresponsável, coisa de gente inconstante acreditar em algo como a religião, mais propriamente o cristianismo já que estamos no lado oeste do mundo, que exige algo, o sobrenatural, que escapa à capacidade humana de medir e testar se há constantes em uma proposição ou experimento? Eu penso que não, se não quisermos cair na idolatria e em endeusar a razão humana, mas sendo bem perspicaz, se não reconhecermos que há tantas coisas no mundo que o homem não pode reproduzir, sobretudo a partir do nada como fez o Deus hebreu-cristão, visto que tal Deus sendo o Criador, a palavra hebraica para criação é fazer tudo o nada. Não, o homem não pode fazer algo do nada, e nem, por exemplo, construir um olho humano com a sua finalidade de enxergar, nem pode constituir a alma humana, se é que há alma e eu acho que há, ainda que as vezes doente, contudo está ali; a alma menos ainda pode no estágio atual da Filosofia e Ciência experimental não pode produzir algo qual a alma com sua propriedade de formar, sendo a causa formal do homem, visto que o homem sem alma é um cadáver que logo se decompõe.


Há o mundo, há céu e terra, há mares, há animais terríveis marinhos como a baleia ou o tubarão. Há a glória da criação neste mundo que é o homem e no todo da criação há o anjo que estando acima do homem não passa fácil pelo experimento material do homem, visto que é puro espírito e há pessoas que já viram anjos por aí. Há o rei da selva que é o leão, há o tigre ou o elefante, seres tremendos que o homem com toda a sua tecnologia não pode, não que eu saiba, não pode constituir semelhantes. Há todo um mundo invisível, em específico falava do cristianismo a questão espiritual principal da parte oeste do mundo, que gera o visível tal qual no caso do Espírito Santo que gerou no ventre da Virgem Maria o Eterno Verbo divino Jesus Cristo que tantas coisas maravilhosas fez enquanto neste mundo interditas ao homem comum. O Espírito Criador mesmo que deu origem a tudo e Jesus Cristo, a Palavra divina por meio da qual tudo se fez estão muitíssimo acima do que pode fazer o homem mesmo o melhor dos homens. A pobre razão humana pode operar com o que eu reportei sobre o cristianismo se admitir algo com boa consciência acima e além de si sendo-lhe de tais coisas uma serva fiel, pois para isso classicamente presta-se a razão, a Filosofia e Ciência experimental.


Com tudo isso, eu acho que fica mais do que evidente que não é leviandade convir com a fé, unir razão e fé, a fim de se não cair em uma clara, aí, sim, leviandade, que é superestimar os meios humanos a exemplo da razão, Filosofia e Ciência experimental, tornando-as propaladoras de falsas profecias de que mistérios tremendos deste mundo e do outro, o invisível, serão um dia reproduzidos pelo homem. Uma Filosofia e uma Ciência experimental, hoje mais à Ciência, prestam-na a ser profética e prometeica, pois a Ciência é encarada como uma nova forma de religião desnaturando-a.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Terraplanices filosóficas?

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 


Comprei e recebi hoje, dia 22 de fevereiro de 2021, festa da Cátedra de São Pedro, o livro de autoria de Ronald Robson, o Conhecimento por Presença sobre a pretensa filosofia de Olavo de Carvalho. Será que algo de Carvalho são só terraplanices filosóficas, teorias da conspiração e coisa de gente que não sabe ler, porque não passou pela escola e pela universidade? Dei uma folheada no índice e vi lá umas sementes de ideias malucas que hoje vigoram na catástrofe humanitária e genocídio diante da pandemia do novo coronavírus que é o governo Bolsonaro apoiado pelo filósofo em questão. Mas, lerei o livro, assim espero que não digam que eu não dei nenhuma chance a quem eu discordo, porque eu seria supostamente apenas mais um "comunista satanista diabólico".

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Cristianismo: o desespero do mundo

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Quando a raiz de amargura, revolta e blasfêmia: ódio a Deus cujos frutos de tal árvore enraizada na alma humana são podres e empesteiam com o seu terrível odor o mundo além de contaminá-lo mortalmente. Quando tal árvore falece o desespero do mundo faz-se presente, o amor cristão brota, muitas vezes depois das chuvas de lágrimas, no coração humano. O dar a outra face quando a primeira for batida, conforme ordenou o Cristo Jesus, o tudo desculpar, o não ressentir-se do mal sofrido, a paciência, a bondade, consoante recomendou São Paulo em sua carta aos coríntios, o saudar os adversários, tal qual ensinou Jesus, porque até os gentios saúdam os seus irmãos, mas qual é a recompensa genuinamente espiritual que eles obtém? Nenhuma, pois esperam tudo ainda do mundo. Amar os inimigos, outro ensino de Jesus Cristo, tudo isso torna-se possível quando o ímpeto conquistador deste mundo perde o sentido no instante em que morre a raiz, árvore, flor do mal e fruto podre de amargura, revolta e blasfêmia que todo homem ferido pelo pecado original traz em si.

 

Neste tempo de Quaresma não há dúvida que os exercícios espirituais de esmola, jejum e oração apressam a morte dessa árvore má que brota do coração chagado do homem. Com isso as ilusões deste mundo que passa com sua vaidade se desfazem. O cristianismo verdadeiro é o desespero em relação a este mundo que inspirado pelo diabo, o senhor deste século, semeia no coração do homem, terreno fértil por seu coração ferido pelo pecado, tal árvore do mal.

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Direita cristã e esquerda ateia

Autoria: João Emiliano Martins Neto


É uma verdadeira epidemia, a maioria, senão todos os esquerdistas são ateus e os direitistas são cristãos. Pode-se questionar até que ponto o ateísmo da esquerda é genuíno, visto que pelo menos a esquerda tem algo de cristão ao defender os mais pobres, a justiça social, apesar de ser libertina e imoral e a direita mesmo que dizendo-se adepta do cristianismo não seria hipócrita tal qual os fariseus, pois que fica do lado dos ricos, a burguesia que destrói os parques industriais de seus países em prol do lucro do mero dinheiro sem a produção de riqueza, e do lado de toda a sorte de cafajestes brutais e preconceituosos homofóbicos crudelíssimos, incompreensivos e machistas, ainda que sob o estandarte da moral, dos bons costumes e da família. Mas, o número de religiosos ou não de ambos os lados polares do espectro político é significativo. 


Karl Marx era ateu, dizem que era até mesmo satanista. No Manifesto do Partido Comunista ele diz que a vida dos santos é insípida e Marx subscreve a ideia teológica ou ateológica de Ludwig Feuerbach de que a religião, o cristianismo, é apenas uma projeção do homem, do ideal do homem, diria Friedrich Nietzsche, projetado em uma ficção humana. Eis uma péssima teologia para não dizer péssima consciência humana, além de péssima ciência e péssima filosofia, diga-se de passagem, porque Deus existir é um fato empírico comprovado na existência ordenada e finalística da própria natureza (Romanos 1, 20). O grande filósofo Doutor Paulo Ghiraldelli Júnior mesmo sendo nominalmente ateu e de já ter de forma blasfema, rancorosa e revoltada mandado que o Cristo voltasse para a sua cruz, Ele que teria em uma visão acudido a na época apenas uma menina, a atual ministra Damares Alves, no alto de uma goiabeira que estava a ponto de suicidar-se. Há inumeráveis outros exemplos de esquerdistas bem pensantes e falantes na internet e na História que são ou foram ateus ou que se tiveram algum tangenciar no cristianismo foi só para usá-lo como pé de cabra para arrombar os cofres públicos e chegar ao poder em teologias espúrias como a da libertação que coloca o marxismo acima do dado revelado na Bíblia Sagrada ou no caso do catolicismo acima do dado revelado por meio do que é creditado e ensinado pela Igreja Católica. Paulo Ghiraldelli lembra sempre a parábola do bom samaritano (São Lucas 10, 25-37) como uma sua inflexão diante do Cristo e do cristianismo, sem disfarçar que fica tocado com a generosidade do Cristo, mutatis mutandis, também de forma inteligente por estar diante de mais um clássico da literatura.


A esquerda tem motivos de sobra para não ser religiosa, porque já que é marxista, então, é preciso convir que o que determina a religião, a cultura, as leis e a filosofia em uma sociedade é a infraestrutura econômica material, segundo o materialismo histórico e dialético marxista. Ou seja, ao que parece, como que em bloco, a grande e alta filosofia e cultura dá-se muito na exploração, no passado, de escravos para que um filósofo ou pensador tivesse tempo para filosofar e escrever e hoje na escravidão assalariada do capitalismo e sem nenhum direito trabalhista sob a égide do neoliberalismo. Agora, se assim fosse um Aristóteles, conforme relata Diôgenes Laêrtios em sua Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres, não teria deixado em testamento algo seu para os seus próprios escravos ou não teríamos pessoas ricas dando gordas gorjetas para flanelinhas de rua, se tudo fosse ao fim e ao cabo segundo a lógica da luta de classes do marxismo. Mas, o marxismo é um clássico sobre o capitalismo e explica e muito bem o nosso regime do capital e isso é um apelo forte para a esquerda e para os que pensam bem e por isso a esquerda tende a ser ateia.


Sejamos práticos, se a questão brasileira das elites de direita ou de esquerda, ambas corrompidas, é a próxima eleição, a vitória será sempre da direita que pelo menos nominalmente diz-se cristã ainda que na pessoa de um troglodita recém preso como um Daniel Silveira, enquanto isso a derrota da esquerda sempre ateia é certa e é permanente diante de um eleitorado em massa cristão, e aí pode-se criticar o nível periférico, invertido neopentecostal materialista e também farisaico hipócrita do cristianismo brasileiro. A derrota da esquerda é certa e permanente por causa do esvaziamento espiritual de tal força sinistra que não leva em conta o cristianismo e o que ensina tal religião, na contramão do materialismo histórico e dialético marxista, sobre a punição sofrida pelo homem que lá em Éden quando ele quebrou o pacto com Deus e por conseguinte fez com que Deus condenasse o homem a com trabalhos penosos tirar da terra o próprio sustento que é o comer o pão com o suor do seu rosto (Gênesis 3, 17b, 19). Tal punição divina que tornou o mundo de um jardim como de Éden em um deserto ou uma terra arrasada. No caso do deserto a depender que haja vida pela atividade do pobre homem que aprende com seus erros e limitações a cultivar o solo do mundo com sua humana, demasiado humana cultura, muitas vezes tal homem ainda ignora ou despreza a sabedoria cristã que poderia consolá-lo a carregar a sua cruz junto com Cristo que carrega a cruz do próprio homem em suas costas para salvá-lo tornando Deus propício a si. Ou terra arrasada pelas guerras que de quando em vez explodem sobretudo depois da Reforma Protestante do século XVI, ocorrida em parte fruto dos desmandos da Igreja Católica acumpliciada com os poderes deste mundo, que dividiram o mundo conhecido nos egoísmos nacionalistas que explodiram séculos mais tarde em duas guerras mundiais no século XX. Ou seja, o que é mundo, oscilando de um deserto e em uma terra arrasada é fruto do pecado, e não de meras condições econômicas materiais, porque o homem alijado de Éden por anjos a guardá-lo (Gênesis 3, 24), não permitindo que o homem a ele retorne mais, é o mundo o exílio do pecado, da autossuficiência do homem mortal tornado como Deus, porém mortal e por isso limitado no tempo e no espaço. A todo esse patrimônio sapiencial e espiritual a esquerda é alheia e o condena como mentiroso, logo, está condenada à derrota, sobretudo aqui no Brasil que com uma classe política corrupta a população vai muito mais querer o neoliberalismo a fim de que possa empreender e assim tirar o seu sustento da terra, ainda que sem as justas garantias trabalhistas, do que a mofar no desemprego e nas filas dos serviços estatais brasileiros inoperantes.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Em defesa de Paulo Ghiraldelli Júnior

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Paulo Ghiraldelli Júnior

O Doutor filósofo Paulo Ghiraldelli Júnior é excelente. Ele é um autêntico e grande filósofo a buscar perspectivas, narrativas em torno do real, buscando em torno do mundo um novo ângulo a fim de tirar as pessoas do banal, evitando que as pessoas considerem tudo sob a ótica do ordinário. Ghiraldelli Júnior é a libertação da esquerda do discurso identitário feminista ou gayzista que aprisiona a esquerda e o homem em um individualismo atomizante atroz bem ao gosto da direita neoliberal imperante atualmente que não aceita usar máscaras, nem álcool em gel, fazer o profilático lockdown e o distanciamento social em detrimento do justo senso de pertencimento à uma comunidade e a esquerda é muito comunitária, coletivista, tal qual no cristianismo os fiéis são membros do corpo de Cristo Jesus que é a Igreja. Doutor Paulo está de parabéns e Augusto Nunes, jornalista da rádio Jovem Pan que no programa O Pingos nos Is muito de longe e de forma míope por isso disse besteiras sobre Ghiraldelli recentemente, deveria aprender muito com ele ao ponto de reformando a sua alma libertar o seu corpo deformado por defender os maus, a direita atual dos poderosos violentos milicianos e neoliberais empresários gananciosos financeirizados.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Cristianismo com a cabeça no lugar (III)

 Autoria: João Emiliano Martins Neto


São apenas dados da realidade a grande violência sofrida pela comunidade LGBTQI+ no Brasil exposta pelo texto-base (segue-se mais abaixo uma imagem de tal texto-base) da Campanha da Fraternidade 2021. E é evidente que tal violência é fruto de séculos de um proselitismo religioso feroz e incompreensivo alheio ao amor cristão que se certamente condena a imoralidade sexual (1 Coríntios 6, 18) isto já desde a época do Apóstolo São Paulo, contudo muito antes esqueceu-se que o cristianismo é o verdadeiro humanismo compreensivo e misericordioso de um Deus que feito homem fez justiça humanamente em Sua carne sendo só Ele debaixo do céu aquele que pode salvar o homem (Atos dos Apóstolos 4, 12) e não o homem a si mesmo com regrinhas, moralismos e legalismos.


Um cristianismo com a cabeça no lugar não fecha os olhos à realidade, à dados estatísticos sonantes sobre a violência contra gays, lésbicas, travestis e pessoas transgêneros que se, segundo alegam os conservadores, são agredidos e até mesmo mortos por pessoas de sua própria comunidade isto só mostra o quanto séculos de marginalização dessas pessoas introjetou nas almas o ódio a si mesmas. Mas, ok, sendo justo, é pestilento, é em si mesmo algo mau a homossexualidade, conforme ensina a Igreja, porém muito pior, é ser duas vezes um filho do inferno prosélito dos fariseus e doutores da Lei (São Mateus 23, 15), não solidarizar-se com os pobres e proscritos do mundo escravizados pelo pecado homossexual.

 


 

Cristianismo com a cabeça no lugar (II)

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 



Escrevi no artigo imediatamente passado sobre a causa ecumênica que é a união dos cristãos sobre a qual o Papa Francisco critica com veemência, chamando mesmo de veneno, o ficar, talvez como os doutores da Lei e os fariseus, fazendo proselitismo, o Papa quer a união dos cristãos no que nos une que seria maior do que o que nos separa e separa não só entre nós, cristãos, de diferentes denominações, mas separa a humanidade de si mesma, uns contra os outros divididos. Os doutores da Lei e os fariseus, é sabido, viajavam, nas palavras do próprio Senhor Jesus Cristo, por mares e terras para fazer um prosélito para no fim torná-lo duas vezes mais filho do inferno do que os próprios fariseus, "væ vobis scribæ et Pharisæi hypocritæ quia circuitis mare et aridam ut faciatis unum proselytum et cum fuerit factus facitis eum filium gehennæ duplo quam vos" (São Mateus 23, 15).

 

Coincide com a atitude da atual situação de fanatismo e polarização política e religiosa no Brasil hodierno o proselitismo cego venenoso, no que se refere à religião cristã sequestrada pelos dragões e raça de víboras da direita conservadora que são sem dúvida que os novos doutores da Lei e fariseus filhos do inferno. Por isso vem em boa hora a campanha da fraternidade ecumênica deste ano da graça de 2021. A religião não precisa ser coisa de loucos, por favor, cristianismo deve ser com a cabeça no lugar. Destacarei abaixo um trecho de uma nota de esclarecimento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que eu acho que justifica muito bem e com palavras do Santíssimo Padre, o Papa São João Paulo II sobre a questão ecumênica da unidade dos cristãos e de toda a família humana.


"Uma comunidade cristã que crê em Cristo e deseja com o ardor do Evangelho a salvação da humanidade não pode de forma alguma fechar-se ao apelo do Espírito que orienta todos os cristãos para a unidade plena e visível … O ecumenismo não é apenas uma questão interna das comunidades cristãs, mas diz respeito ao amor que Deus, em Cristo Jesus, destina ao conjunto da humanidade; e criar obstáculos a este amor é uma ofensa a Ele e ao Seu desígnio de reunir todos em Cristo." (S. João Paulo II, Encíclica Ut Unum Sint, 99)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Cristianismo com a cabeça no lugar

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Em tempo eu mudei a descrição deste meu blog, não que a descrição anterior sobre a formação da sabedoria de minha autoria fosse ruim, acho que não era, mas mudei para uma descrição bem curta e direta que procura expressar a finalidade minha que é a de ser um cristão que procura ser um cristão praticante e com consciência cristã, isto é, com uma consciência humana iluminada pela fé. Mudei a descrição para "cristianismo com a cabeça no lugar". E, entendo cristianismo com a cabeça no lugar um cristianismo arraigado na fé em Deus e em tudo o que crê e ensina a Santa Igreja Católica Romana, porque reza-se no ato de fé que Deus não pode enganar e nem se enganar, até porque disse o Cristo Jesus que as portas do inferno não prevalecerão contra a Sua Igreja, palavras que são dignas de fé por óbvio, Deus mesmo as disse: "porta inferi non praevalebunt adversum eam" (São Mateus 16, 18). Ok, mas tudo isso tendo por isso mesmo a convicção de que a Igreja no que ensina os seus sagrados pastores até aos dias de hoje que passa pelo pós-Vaticano II, pastores que tiveram a convicção lá na época do mencionado Concílio Ecumênico Vaticano II de que, como em nenhum outro concílio ou encontro universal da Igreja, perceberam-se tal qual pastores, não mais meros juízes como outrora e bem sabem como nenhum outro membro em todo o orbe católico conduzir as ovelhas a pastagens verdejantes e não ao cadafalso simplesmente.


Os papas ao longo da História são sempre Pedro a falar-nos e a cada Papa subsequente, conforme eu vi no filme Dois Papas, corrigindo com a autoridade só a ele devida o seu predecessor e a conduzir soberanamente os fiéis do mundo todo a tais pastagens verdejantes. A Igreja, hoje, na pessoa do Papa Francisco não quer o veneno do proselitismo, ele chama assim com sua autoridade, de veneno, ao proselitismo que prejudica o ecumenismo, o diálogo com as demais religiões e tradições cristãs. Sendo assim, lendo em um site protestante achei interessante que um nota básica do cristianismo, segundo um teólogo protestante do referido site, é que o cristianismo é uma religião histórica, não está a reboque da boa vontade de homem algum incapaz de por si mesmo tomar a iniciativa em obedecer, "Deus est enim qui operatur in vobis et velle et perficere" (Filipenses 2, 13). Assim, foi consumada na cruz por Jesus Cristo Senhor quando Ele mesmo disse no madeiro que tudo estava consumado um pouco antes de expirar. Consummatum est (São João 19, 30). Sim, o Cristo claramente é o autor e consumador de nossa fé, diz o autor de Hebreus: "auctorem fidei et consummatorem" (Hebreus 12, 2). Um cristianismo com a cabeça no lugar incorpora as descobertas - até porque a verdade é filha do tempo e como dito, cada Papa com autoridade só a ele devida corrige o seu predecessor - à luz do que é o cristianismo para os seus filhos mais sinceros e espirituais de todas as denominações cristãs como a dos irmãos separados protestantes que foram incorporadas na reforma litúrgica levada a cabo por São Paulo VI Romano Pontífice de gloriosa memória em sua Missa Nova, Novus Ordo Missae. Tal descoberta de origem protestante é que a Santa Missa como um banquete, além de também manter-se de forma católica como um sacrifício ainda que incruento, mas também como a festa de uma comunidade que sabe-se salva por poder participar do sacramento do amor e da redenção que é a Eucaristia, como são festivas as celebrações dos protestantes, porque o véu do Templo rasgou-se de alto a baixo e por graça mediante a fé no mistério da Eucaristia o homem redimido pode ter acesso ao trono de graça para que recebamos misericórdia e encontremos o poder que nos socorre no momento de necessidade, "adeamus ergo cum fiducia ad thronum gratiæ ut misericordiam consequamur et gratiam inveniamus in auxilio oportuno" (Hebreus 4, 16).


Outra questão, a questão da justificação se é somente pela fé, sola fide, ou por fé e obras que eu vejo à maneira de uma pista para a identidade de um cristianismo lúcido, com a cabeça no lugar, que é esta questão da justificação que é o dedo na ferida que abriu-se como rasgo na túnica sem costura de Jesus no século XVI fruto do terrorismo teológico de uma Igreja Católica do passado que era mais um poder mundano do que a Igreja que se fosse, realmente, do Cristo deveria reconhecer que o reino de Cristo não é deste mundo, "regnum meum non est de mundo hoc" (São João 18, 36). Que boa obra pode ter feito o bom ladrão, o primeiro dos santos, São Dimas, que pregado no alto de sua cruz ao lado do Cristo fez ali preso na cruz a sua profissão de fé? Nenhuma obra mais ostensiva, contudo, movido primeiro interiormente no seu coração na direção do sagrado coração de Jesus ali ao lado dele apregoado também em um madeiro fez sua profissão de fé cristã e foi salvo, pois o Cristo prometera-lhe que naquele mesmo dia São Dimas estaria com Ele no paraíso, "dico tibi hodie mecum eris in paradiso" (São Lucas 23, 43). No limite, então, eis exposta a ferida da espinhosa questão da justificação, que só alguém com boa vontade levar a sério o cristianismo pode senti-la, se dá-se somente pela fé, sola fide ou por fé e obras? No limite sabe bem Deus, o Cristo Jesus, quais corações lhe são de fato intimamente inclinados, quem a Ele é sua ovelha ainda que invisível aos holofotes do mundo que os fariseus hipócritas bem sabem valer-se a tocarem trombetas diante de si mesmos, "noli tuba canere ante te sicut hypocritae faciunt" (São Mateus 6, 2). A justiça de Cristo é imputada, é infundida, é só por fé ou é por fé e obras? Eu defendo que a fé é imputada, a Bíblia Sagrada mesma usa tal termo (Romanos 4, 5, 9, 10, 11, 23, 24) e o termo justiça evidentemente que é um termo jurídico, forense, judiciário, porque nenhuma obra é exigida do ímpio que não trabalhou, mas simplesmente crê no Cristo e a sua fé é-lhe imputada na conta de justiça, conforme escreveu São Paulo com sua autoridade apostólica, "ei vero qui NON OPERATUR credenti autem in eum qui justificat impium REPUTATUR FIDES EJUS ad justitia".

 

O cristianismo é um assunto inesgotável, pois é a argamassa das sociedades do mundo, sobretudo no ocidente e no meu país, o Brasil, todavia, só para concluir eu não poderia deixar de falar de que por causa de maus cristãos, na pessoa destacadamente de seus líderes mercenários ou meramente burros ou hipócritas autoproclamados cristãos, a bandeira cristã no passado e até hoje foi e é usada para legitimar o status quo dos poderosos mais terríveis que no passado na Idade Média exploraram os pequenos com a cruel servidão, depois os potentados com a cruz no peito deram a desculpa ideológica para explorarem a escravidão nas colônias do Novo Mundo, marcadamente no Brasil que só foi abolir junto com a monarquia que sustentava a exploração do negro, a escravidão só foi abolida em quase fins do século XIX. Hoje um cristianismo deturpado é o ópio de um povo esmagado pela servidão assalariada, mais atualmente para piorar sem direitos trabalhistas, sem sindicatos, trabalhadores escravizados pelo sistema de uberização e em plena pandemia, tal qual outrora na Idade Média era o povo pobre camponês que mais morria das pestes e epidemias. Um cristianismo com a cabeça no lugar não pode deixar de ver a dor, o sofrimento, as lágrimas e as dificuldades do mesmo Cristo a padecer nos mais humildes e hoje doentes contaminados pela Covid-19 que não é nenhuma histeria coletiva a pandemia de Covid-19, conforme disse um energúmeno que é a aquele tal padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior, não é nenhuma histeria, mas uma catástrofe bem concreta e real na incapacidade de tantos e quantos pulmões incapazes de respirar o ar infecto pelo coronavírus do mundo atual, e é um genocídio perpetrado contra a civilização brasileira por um presidente, Jair Messias Bolsonaro, negacionista da Ciência ao lado de tal padre, ambos sem dúvida alguma têm nas mãos, em nome ou da burrice ou em nome dos poderosos que o elegeram, o sangue e as lágrimas de mais de 230 mil pessoas mortas no Brasil pelo novo coronavírus.

 

Um cristianismo relevante, interessante, com a cabeça no lugar passa por todas as considerações acima.

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Um mundo, uma sociedade ordinários

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Manuela d'Ávila, à esquerda de vermelho, em uma Missa
 

Eu assisti a um vídeo no site YouTube de um canal de esquerda política muito interessante e culto, o Filosofia Vermelha do Mestre Glauber Ataíde, em que ele diz ali que Karl Marx sentenciava a questão da existência de Deus, a partir de uma crítica ao chamado argumento ontológico para a existência de Deus de Santo Anselmo Aosta, e Marx sentenciava, ao meu ver de forma superficial para não dizer demagógico bem ao gosto de quem ordinariamente aborda as questões sociais, que "todos os deuses existiram" e existiram, porque havia, qualifico eu, zé-povinho quem neles cresse.


Ora, eu vejo de quem aborda as questões sociais como Karl Marx uma pobreza filosófica, talvez há vários séculos passados marcadamente na Idade Média poder-se-ia dizer que há uma pobreza também teológica e espiritual nessa gente. Porque a resposta de Marx para a questão do divino é a mesmíssima resposta que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu ao jornalista Boris Casoy sobre se ele acreditava em Deus. Ora, FHC deu uma resposta de que se o povo brasileiro crê em Deus, então, ele crê, também. Porque, escrevo eu agora, vá lá que se toda essa gente crê, vai ver a que a coisa existe, sobretudo porque virá à existência o voto que essa gente deverá dar a mim, seria o raciocínio de quem lida com a questão social que é o que interessa para um sociólogo comum, e mais ainda, um político comum eleitoreiro como Fernando Henrique. Isto é de uma pobreza ímpar, esvazia a sociedade e com isso cada indivíduo de relevância impondo de uma vez por todas um reles senso comum e o que é pior a partir das coisas mais altas tal qual a questão teológica, a questão do divino. Tal coisa só resulta em tantos candidatos de direita ou de esquerda como Jair Messias Bolsonaro de joelhos recebendo uma bênção do bispo Edir Macedo ou Manuela d'Ávila recebendo a Eucaristia em uma Igreja Católica, ambos violando as suas consciências diante da religião ao participarem de celebrações religiosas talvez sem a menor convicção naquelas coisas, reféns do voto de uma multidão de crentes em tais coisas. É a apoteose da democracia, a ditadura da maioria, a abolição da consciência individual livre, crítica, verdadeiramente humana.

 

Karl Marx pouco abordou a questão do divino mesmo sendo o clássico imortal e absolutamente indispensável humanístico e sobre o capitalismo que ele é só para a partir da questão nada desprezível do Absoluto, Deus, relegar um social, um mundo e uma sociedade ordinários. Se Karl Marx, um clássico sobre o social, a economia e a política não pôde ou não quis brindar o mundo com uma abordagem teológica mais detida e profunda por enquanto ninguém mais o fará no que se refere aos clássicos sobre a sociedade, a economia e a política, a partir de uma questão, a mais temível que é a do divino, o teológico.


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

José Dirceu ainda nos holofotes

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

José Dirceu


Eu assistia hoje a uma entrevista feita ao vivo no canal no YouTube, Galãs Feios, que não é dos piores, com o ex-deputado e ex-ministro chefe da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu e só posso dizer que José Dirceu é péssimo. Apesar de críticas acerbas que eu faço à direita, até seriamente duvido que alguém possa ser inteligente sendo de direita, mais especificamente da extrema-direita que é onde a cabeça fica mais impermeável, porque o próprio São João Batista chamava a extrema-direita da época dele, os fariseus, de raça de víboras e o Cristo Jesus nem se fale, era de raça de víboras a filhos do diabo para baixo ao ponto de condená-los sem remissão por pecarem contra o Espírito Santo e reiteradamente o Cristo os condenava. Mas, eu ainda digo-me de direita, mas não da extrema-direita fanática, tosca, burra, xucra, louca, terraplanista, bolsonarista, anti-vacina, negacionista da História e da pandemia, além de olavista paranoica, graças a Deus estou bem longe disso. Dirceu é péssimo, e digo isso tendo em vista uma democracia com uma direita e uma esquerda sãs. Não que eu acredite muito na democracia, porque eu creio é em Deus, e não nos humores das multidões incultas. Para mim os governantes são escolhidos pela graça de Deus em regimes monárquicos absolutos e sagrados pelo Santo Padre, o Papa que detém o poder supremo sobre o mundo, porque o poder espiritual está acima do temporal, já que está escrito em 1 Coríntios 2, 15, "spiritalis autem judicat omnia et ipse a nemine judicatur". É assim que deve pensar primeiramente quem é cristão católico com seriedade, praticante e com relevância e é assim que deve pensar e desejar uma direita responsável e consistente, deve desejar a volta dos Estados católicos, o estabelecimento do reinado social de Cristo rei do universo. Além do que, contra a democracia, eu fico com as críticas do mestre magno Sócrates, sumo filósofo da Antiguidade, que arguia os seus interlocutores sobre a democracia ponderando com eles que se eles não escolhem médicos para alfaiates e nem alfaiates para médicos, como ousam para os negócios da pólis ir na sorte de qualquer um dirigii-la? Com Dirceu começou a corrupção da esquerda com o mensalão tramado por ele, isso sem contar a união da esquerda com a direita porca fisiológica na época da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, com exceção de José Alencar Gomes da Silva, vice-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva, que pelo menos era Alencar de uma direita do capitalismo produtivo, industrial, hoje já quase que aniquilado pelo capital fictício financeirizado. 

 

É péssimo Dirceu, apesar dele saber muito, contudo, é como ouvir ou ler um Olavo de Carvalho só que da esquerda. Isso só prova que a presença de um Dirceu ainda hoje com algum holofote, nos debates, mostra que certos canais e sites, blogs de esquerda - que não são de se jogar fora, diga-se de passagem - como, por exemplo o mencionado antes Galãs Feios, Brasil 247, Henry Bugalho (que não é um youtuber nada ruim) ou Diário do Centro do Mundo, eles todos, como denuncia o grande filósofo de esquerda Doutor Paulo Ghiraldelli Júnior, são financiados pela de outrora corrupção petista vultosa e cúpida que pecou no mínimo contra os 7º e 10º mandamentos da lei de Deus. 

 

Lamentável...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Novos ares

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Caricatura do "Gengivão" apelido de Allan dos Santos do Terça Livre

A partir de hoje, dia 04 de fevereiro do ano da graça de 2021 o ar do século está mais respirável, eis novos ares, os canais principal e reserva do Terça Livre foram finalmente retirados do ar pelo site YouTube. Os burros cabeças duras conservadores Allan dos Santos e Ítalo Lorenzon, porque todo conservador é necessariamente burro cabeça dura como uma bola de pedra ou de madeira, foram retirados do ar depois de tantas fake news negando a pandemia do novo coronavírus, dizendo que houve fraude na eleição americana de 2020 e outras terraplanices como a volta da ditadura militar brasileira e do Ato institucional número 5 que impôs a censura no Brasil desde o ano de 1968, a mesma "censura" de que se queixam estarem sofrendo Santos e Lorenzon.


Já vão tarde, ninguém precisa desta direita burra se é que se pode haver uma direita inteligente.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

O dedo na ferida teológica e histórica

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Eu aprendi em algo tão humano e que aborda unicamente de forma humana o mundo como a Filosofia, aprendi com o filósofo Luiz Felipe Pondé que intelectualmente a gente só deve tratar com o que verdadeiramente tira-nos o sono. De longe o tema da justificação do homem se é somente pela fé ou se é por fé e somadas às boas obras é algo que tira-me o sono, perturbação típica de quem quer um cristianismo com a cabeça no lugar: lúcido, e sobretudo hoje que eu venho interessando-me em estudar a Sagrada Teologia na faculdade, a Sagrada Teologia que é um passo além da limitada abordagem natural filosófica, porém rumo e levando-se em conta o sobrenatural, a divindade.


A questão da justificação se é somente pela fé ou se é por fé e obras causou uma das revoluções mais formidáveis no mundo que foi a Reforma Protestante, ou talvez a revolução por excelência, inspirando algo do céu, não obstante os erros dos reformadores, à terra, porque depois da mesma como raiz o homem moderno com o seu eu livre e consciente, porque dubitativo pôde erguer-se rumo às outras subsequentes revoluções que bem ou mal libertaram o homem e mudaram a face do mundo até hoje que são a Revolução Francesa de 1789, cuja raiz mesma libertária encontra-se na Revolução Americana de 1776 cuja alma é cristã protestante e a Revolução Russa de 1917 contestadas de forma rançosa e odienta apenas por grotões insignificantes como o Brasil.


De longe a questão da justificação tira-me o sono e faz-me oscilar entre Roma e Wittemberg na Alemanha. Como não interpretar claramente em Romanos 4, 5 com a ideia luterana da justificação somente pela fé, a sola fide, quando lê-se o que escreveu São Paulo: "ei vero qui NON OPERATUR credenti autem in eum qui justificat impium reputatur FIDES EJUS ad justitiam". NON OPERATUR e FIDES EJUS, se isso não é sola fide o que será? A fé não demonstra-se aí suficiente para salvar e no próprio sacramento da penitência da Santa Madre Igreja Católica Romana o que se exige mais para salvar o homem, apesar das penas meramente temporais, senão a fé em Jesus Cristo com a consequente confissão dos pecados e absolvição do padre? Como fica Romanos 1, 17 em que São Paulo escreveu: "Justitia enim Dei eo revelatur EX FIDE IN FIDEM sicut scriptum est JUSTUS AUTEM EX FIDE VIVIT." Ora, EX FIDE IN FIDEM é de matar, quer dizer traduzindo-se DE FÉ EM FÉ, fé do princípio ao fim é exigida ao homem, onde entrariam as obras? Talvez, claro, o que se poderia chamar de "obras" entrariam na disposição do coração do homem em servir a Deus e aos homens não sendo, então, uma fé meramente passiva e intelectual, apesar de que em alguns casos não reste ao crente mais nenhuma ação piedosa a não ser a inclinação íntima do coração invisível ao mundo, palco dos fariseus orgulhosos e hipócritas, rumo ao coração sagrado do Cristo.


A liberdade do homem, o homem depois amadurecido na modernidade com o seu eu em dúvida de tudo e que com isso tem uma relação pessoal, existencial, com o mundo e não como uma mera peça de um mecanismo e maquinário cósmico, o homem consciente de si, o homem moderno, repetindo, evidentemente que nasceu com Jesus Cristo com o qual o homem tem uma relação pessoal pela fé salvadora que pessoalmente entre o fiel e o Cristo tal fé pessoal, muitas vezes invisível do palco do mundo, e relacionamento pessoal foi a cura e libertação de tantas pessoas que encontraram e encontram o Cristo em suas vidas e Ele os curou até aos dias de hoje.


As revoluções que se seguiram à formidável revolução que foi a Reforma Protestante do século XVI por cruéis que tenham sido desarraigaram de uma vez por todas o homem daquele mesmo maquinário e mecanismo cósmico que um dia um homem livre e crítico, Sócrates, foi vítima de tal maquinário e a ele submeteu-se que era a pólis ateniense, mas Sócrates era um homem de sua época, contudo algo de moderno nele havia e ainda era muito incipiente. Na Revolução Russa de 1917 tão execrada pelos fascistas e nazistas de classe média dos tempos atuais livrou um povo como o russo e depois os ucranianos de serem peças do referido maquinário em seus territórios da Europa do leste que viviam sob o guante, as chicotadas, de um governante, o Czar e os ricos kulaks, que os reduziam à servidão feudal que na Europa do oeste séculos antes causara tanta opressão, epidemias, fome e pesada tributação para engordar os governantes eclesiásticos balofos da Igreja Católica e do Sacro Império Romano-Germânico. 


Tais revoluções desde a protestante, incluindo-se a socrática em Atenas, passando pela francesa até a russa, e hoje a revolução nos costumes sexuais como a revolução homossexual e de gênero, bem ou mal no caso da francesa e da russa e dessas últimas, com todos os seus senões, livraram a consciência humana dando-lhe o direito de o que seja a verdade, ser verdade para o sujeito, para mim, algo biográfico e encarnado, enfim, para um mundo de homens, a criatura mais nobre que Deus pôs sobre a terra e que Deus a ama por si mesma. A verdade é algo vivido pessoalmente e crido de pessoa para pessoa, de coração para coração, o relacionamento de Jesus, o Cristo, a própria verdade (João 14, 6) com o homem para o horror e o desespero dos fariseus de todos tempos que são parafusos, pregos e peças do referido mecanismo geringonça cósmica, cuja justiça injusta, além de hipócrita, o Cristo disse a quem O seguia que a justiça deles deveria exceder e muito a dos escritas e fariseus (Mateus 5, 20).

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Coroação Papa Paulo VI (imagens coloridas)

O magno Beatíssimo e Divino Papa São Paulo VI, o homem que divinizou todo homem, mostrou a face divina, inspirada de todo homem, porque na constituição pastoral Gaudium et Spes escreveu que as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no coração humano. Nada do que é verdadeiramente humano é alheio aos cristãos. O cristianismo com São Paulo VI perdeu qualquer tentação a ser uma mera seita desinteressante e irrelevante no mundo, ele foi um grande humanista. 

São Paulo VI, rogai por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores