Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

As faces do fruto: maioridade, conhecimento, vergonha e cultura humana

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 


Resumo:  Quando o casal primordial da espécie humana Adão e Eva comeram do fruto do conhecimento do bem e do mal eles tornaram-se adultos, então, perderam a inocência, adquiriram o saber e tiveram vergonha por notarem-se nus, daí nasceu o convívio em sociedade e suas vestes dadas pelo próprio Deus: a cultura.

 

Que fique bem claro que no caso da homossexualidade a simples inclinação para tal coisa como a homossexualidade que é o que se chama de concupiscência que a todos heterossexuais ou homossexuais afeta não é pecado, o pecado consiste na prática homossexual que vai desde o estimular em si pensamentos pecaminosos homossexuais, mas poderiam ser também heterossexuais; os olhares de cobiça às pessoas do mesmo sexo, ou poderiam ser também por pessoas do sexo oposto; até o ponto da prática homossexual em si mesma, da mesma forma poderiam ser práticas heterossexuais sem o sagrado sacramento do matrimônio.


Porém, dito isso, é interessante que no caso da homossexualidade parece que só de uma pessoa admitir que é homossexual simplesmente, ela pode há tempos estar sem qualquer prática homoerótica, por ter a inclinação afetiva e erótica para pessoas do mesmo sexo a pessoa já é tida e havida ou já se percebe como pecadora, equivocadamente com toda a evidência: no caso de uma pessoa em abstinência sexual. Talvez isso ocorra pela gravidade que é a homossexualidade como um pecado grave contra a natureza e por ser o pecado que chega a bradar ao céu por vingança. Parece que a pessoa homossexual mesmo sem prática alguma contumaz na homossexualidade perceba-se como alguém que provou do fruto do conhecimento do bem e do mal e com isso como já adulto, já na maioridade, então, se dá conta que está vergonhosamente nua (Gênesis 3, 7). Os homossexuais, então, seriam mais sábios do que os heterossexuais? Parece que Deus protege os heterossexuais, pelo menos os incólumes que nunca mancharam-se com práticas homoeróticas, com um véu de inocência que os cobre de notarem a nudez própria de todo homem, se eu estou bem certo em minha interpretação acerca do mito da queda do homem, que os homossexuais percebem em si mesmos. Os heterossexuais inocentes são as criancinhas de Deus, são ignorantes e nada tem de se envergonhar, porque mesmo que estando nus não se veem assim.


Seria a cultura, segundo o filósofo ateu e francês Michel Onfray, a vestimenta que antes Adão e Eva tomaram para si na forma de folhas de figueira (Gênesis 3, 7) ou que se pode dizer que também é a cultura a vestimenta que o próprio Deus deu a Adão e Eva (Gênesis 3, 21) depois que eles comeram o fruto do conhecimento do bem e do mal. O homem, então, passou a cobrir-se com a linguagem talvez suave do politicamente correto, com leis escritas, com uma filosofia mais humanística: pluralista, relativista e subjetivista, eu acrescentaria que com uma etiqueta a fim de que a sua entrada na maioridade, o homem passou a ser como Deus, pois que conhecedor do bem e do mal (Gênesis 3, 22a), fosse mais sociável e suportável. Ora, eu vejo o caso do homossexual do mesmo modo. Hoje há todo um cuidado no linguajar para não ofender a gays e lésbicas, há leis anti-homofobia e a favor do casamento gay ou pelo menos de um tipo de um união estável que garanta bens como uma herança justa ao par de uma dupla homossexual e há até uma filosofia, talvez a kantiana, sobretudo, onde como não há mais o conhecimento, resta o que é o real para nós, homens, como nós vemos e vemos o mundo.


É claro que em tudo isso há uma falsificação tremenda da realidade e o que é pior, por nada, se for caso de homossexuais não mais praticantes, porque cristãos e católicos. Seria bem melhor assumir-se com uma dificuldade, ser decididamente cristão e no caso a homossexualidade, e se for preciso sofrer alguma justa discriminação, como prevê o Catecismo da Igreja Católica, tudo bem, como um alcoólatra não seria admitido para trabalhar em uma adega. Mas sobretudo deve-se manter-se em uma conduta sóbria de castidade, pureza ou abstinência sexual absoluta, participar dos sacramentos, sobretudo o da penitência, levantar a cabeça e seguir em frente com a consciência tranquila, porque lavada, santificada e justificada no nome de Jesus Cristo como ocorreu com os cristãos de Corinto que eram ex-gays ou gays não praticantes (1 Coríntios 6, 9-11).


Se o ideal de pureza e castidade não for possível para o homossexual, pois comprovadamente em nada a homossexualidade torna uma pessoa incapacitada para um convívio mínimo humano socialmente que a cultura cubra a sua nudez com pelo menos as vestes de peles de leis justas contra uma certa selvageria homofóbica e o cubra com a veste de uma linguagem politicamente correta polida e educada que proteja as pessoas homossexuais de um tratamento desde o verbal desumano, porque o homem é um ser também cultural, e Deus mesmo viu isso ao providenciar vestes ao casal primordial na despedida deles do jardim do Éden.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

A promiscuidade de cada dia

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 


Resumo: Um relato de uma experiência no mundo da homossexualidade bem ruim que eu passei há pouco tempo que daria alguma razão para o desprezo que a sociedade tem por nós, homossexuais, como pessoas de má vida.

 

Nós, homossexuais, somos discriminados pela sociedade como pessoas de má vida, de maus costumes e depois não sabemos o porquê. Mas, olhando bem com os olhos bem abertos e com uma boa memória de nossas atitudes dá para se ter uma ideia do porquê do desprezo das pessoas em relação a nós. Graças a Deus hoje eu busco, com extrema dificuldade, ser um homossexual não praticante ou o que se poderia dizer um ex-gay, espiritualmente, porque escreveu São Paulo que nenhuma acusação há para quem está em Cristo Jesus (Romanos 8, 1) e porque ser homossexual é algo que está ligado a também uma prática sexual com pessoas do mesmo sexo. 


Bom, o caso concreto foi o seguinte, ontem a noite, dia 14 de setembro de 2020, eu mais uma vez aproximei-me do diabo armado com uma arma mortal contra a minh'alma ao aproximar-me de uma ocasião de pecado, porque é com extrema dificuldade, como eu disse acima, que busco cotidianamente vencer o pecado homossexual, então, conheci um rapaz que do outro lado da rua onde eu estava fumando o cigarro olhava-me com desejo sexual e ele estava inclusive excitado. Muito bem, seguiu-se que eu troquei algumas palavras com ele a distância e depois atravessei a rua e depois de atravessá-la notei que ele estava excitado por debaixo da bermuda, ele estava, de fato, com o pênis ereto. Conversamos um pouco ele queria ir à minha casa a fim de termos relação sexual, pois talvez pelo adiantado da hora da noite os meus familiares estivessem dormindo, perguntou o que eu gostava de fazer sexualmente e disse ser o ativo. Ele quis o meu número de telefone, mas eu achei melhor não fornecê-lo, pois o conhecera há pouco tempo. Apareceu um outro rapaz, mais jovem e belo na parada do ônibus onde nós nos encontrávamos, é uma parada de ônibus que fica bem na frente de minha casa na Travessa Quintino Bocaiúva entre as avenidas Comandante Braz de Aguiar e Nossa Senhora de Nazaré em Belém, a capital do Estado do Pará. Muitas vezes eu tentado por meus desejos torpes homossexuais fico a fumar na frente de minha casa que fica em tal Travessa Quintino Bocaiúva a observar os homens do outro lado esperando os ônibus e ontem foi fatal, o diabo conseguiu dar uma boa aproximada de sua arma mortal bem junto de minha cabeça... O rapaz viu que não poderia ter um relacionamento ocasional promíscuo como costuma ocorrer com frequência na homossexualidade seguiu-se que ele me dispensou sem mais para expressamente ficar com o rapaz jovem que chegou logo em seguida a eu atravessar a rua e ir até esse sujeito promíscuo para conversar com ele. Nós dois, aliás, dois promíscuos e infiéis e talvez muitos mesmo de nós, homossexuais, somos de todos nós, homens, uns dos outros, por isso não somos de nenhum de nós. 


É a promiscuidade homossexual gay de cada dia que eu acho que é muito fundada em uma estrutura própria da homossexualidade que por ser uma transgressão da norma heterossexual, em alguma medida também pelo desprezo que o homossexual ainda sofre da sociedade e não sem razão porque nós homossexuais tendemos a ser uns promíscuos cruéis como aquele rapaz da parada do ônibus, segue-se que talvez por tudo isso nós, homossexuais, vivemos em um esgoto e submundo com relação à afetividade. Parece que na homossexualidade o Cupido flecha-nos a nós, gays, nos subterrâneos da existência.

Memória de Nossa Senhora das Dores ou Maria, uma Mãe que ora por seus filhos

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Nossa Senhora das Dores

 Resumo: Um devocional mariano pelo dia da Memória de Nossa Senhora das Dores, a Mãe e Senhora que até hoje é Mãe de dores, chora e intercede no Céu pela salvação de Seus filhos.

 

Neste dia 15 de setembro de 2020 a Santa Igreja Católica Romana faz memória de Nossa Senhora das Dores, uma Mãe que ora por seus filhos. Maria orou por Seu divino Filho Jesus Cristo, o qual tinha a missão de restaurar todas as coisas por Seu sangue precioso, por Seu extremo amor e dando a maior prova de amor que é a de dar a vida (São João 15, 13) pela salvação de todos os homens, mesmo que em benefício do pior dos homens que possa haver, a quem o Cristo chamou de amigos ainda que nós todos fôssemos inimigos (Romanos 5, 8, 10) à época de Sua morte vergonhosa em uma cruz. Diante de tal missão uma espada transpassaria o Coração Imaculado de Maria (São Lucas 2, 35), Mãe de Jesus Cristo, Mãe de Deus, a fim de prová-La e Maria orou, orou muito. Maria orou, rezou por Cristo e rezou por todos nós, os Seus futuros filhos que Cristo nos adquiriria por Seu sangue, curaria-nos de toda chaga mortal do pecado como a serpente que Moisés levantou no deserto (São João 3, 14) que curou os israelitas, com a colaboração co-redentiva de Maria por Seu sim, sic et fiat, ao projeto do Pai, quando da anunciação do Senhor feita pelo anjo (São Lucas 1, 31), de salvar a todos os homens e para que todos chegassem ao conhecimento da verdade (1Timóteo 2, 4), mas sobretudo Nossa Senhora esteve de pé diante do madeiro em que estava preso o Seu Filho, Maria Senhora Nossa esteve de pé dando o Seu testemunho e sacrifício de fé, esperança e amor.


Não é incomum os ícones marianos verterem lágrimas misteriosamente e miraculosamente, pois até hoje o Cristo é ofendido por nossos pecados, pois ao pecarmos sobretudo com gravidade com mãos assassinas levantamos um martelo a pregar de novo e de novo o Cristo no madeiro, como mostrou a nossa Mãe celeste em La Salette.

 

Nossa Senhora de La Salette, Mãe de dores a chorar por seus filhos desviados

Maria por seus superabundantes méritos é a onipotência suplicante, tudo pode ao rogar a Deus por nós todos os Seus filhos diletos e chora abundantemente e sofre para que cheguemos ao termo de nossa jornada vitoriosos, porque tendo o Cristo Jesus como Nosso Senhor e por isso como nosso Salvador, por isso não contando com nossa própria força e nem gabando-nos de sermos justos por nossas obras, mas confiando principalmente na misericórdia divina.

 

Invoquemos com fé o nome sagrado e poderosíssimo de Maria, a Mãe que por suas dores, Nossa Senhora das Dores, faz o inferno e o mal estremecer por Sua vida de escondimento e serviço sofredor até o fim, até o ponto de entregar o Seu Filho único, por amor a Deus sobre todas as coisas e por amor ao Seu próximo, nós, os homens todos, como a Si mesma.

domingo, 13 de setembro de 2020

Pensamentos - Deus

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Basílica de Santa Maria em Trastevere (Roma) onde Sua Eminência o Cardeal Dom Matteo Maria Zuppi pratica um pouco de comunismo cristão e dá aos necessitados uma ceia na época do Natal

Resumo: Pensamentos meus sobre Deus fundamentados na realidade da Igreja Católica Romana que neste mundo testemunha que Deus veio a este mundo em Jesus Cristo, o Deus feito homem, e reina por aqui na presença da Igreja.

 

Friedrich Nietzsche, o filósofo-poeta louco e ousado dizia que não se encontrava Deus nem por trás da história e nem pela frente ou em parte alguma, se eu bem recordo é mais ou menos assim que ele diz, mas eu protesto diante de tais palavras, porque Deus está bem presente neste mundo. Deus está bem presente em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana que foi fundada pelo próprio Deus Jesus Cristo e Cristo deixou os seus apóstolos santos como Seus sucessores e fundamento da Igreja junto com os profetas (Efésios II, 20) e os apóstolos santos deixaram sucessores até os dias de hoje que são os bispos do mundo inteiro desde que em comunhão e paz com o sucessor do apóstolo São Pedro que é o Papa. O Papa e os bispos do mundo todo em uma linhagem apostólica contínua receberam dos próprios apóstolos, seus mestres, a presença mesma e o testemunho do Deus feito homem neste mundo que é Jesus Cristo.


O homem fora da Igreja Católica como foi o caso de Nietzsche e há gerações, porque a família dele era de pastores luteranos, sempre estiveram fora da comunhão com Deus em Sua Santa Igreja e por isso Nietzsche terminou como São Tomé que longe do colégio apostólico nos dias que se seguiram à morte e ressurreição de Cristo, então, São Tomé também estremeceu na fé, duvidou de Deus, duvidou da ressurreição do Cristo, temeu os poderosos de sua época, visto também que a ideia vulgar judaica de ressurreição era de que a ressurreição ocorreria no último dia (São João XI, 24), o dia do Juízo Final e não como a ressurreição de Cristo como a primeiro a ressuscitar, primícia dos que dormem (1 Coríntios XV, 20), pois Cristo prometera que ressuscitaria ao terceiro dia após a Sua morte. São Tomé também não era incólume como a Virgem Maria, Nossa Senhora das Dores que se sofreu com a morte infamante de Seu Filho, mas Sua fé não estremeceu. Deus, então, está bem presente em Seu reino neste mundo que é a Igreja Católica e ainda que de forma imperfeita nas comunidades eclesiais dos irmãos separados que são os protestantes, os quais, hoje no Brasil, pregam de forma muito pujante o evangelho, sobretudo as comunidades pentecostais.


Os milagres ocorrem mesmo que não noticiados pela grande mídia liberal e até mesmo anticristã, as vidas são restauradas, encontram um sentido e um alento que só o Deus que se fez homem em Cristo e que no milagre contínuo da transubstanciação nas santas missas de pão e vinho tais coisas se tornam em corpo e sangue de Jesus Cristo e que comido o Cristo pelo homem no ser mesmo do homem os maus impulsos são refreados e a consciência humana é iluminada com a luz da fé. Deus está bem presente para quem tem vida de Igreja, vida de oração, reza o Santo Rosário diariamente e tem vida sacramental. A Igreja Católica está sempre de portas abertas para o mundo todo e para toda a criatura humana em sua catolicidade e em sua apostolicidade para testemunhar que Deus em Jesus Cristo veio a este mundo, irrompeu na história humana e mais, como um proletário carpinteiro explorado na, por assim dizer, mais-valia de todos os tempos fruto de seu trabalho duro e cotidiano explorado pelos burgueses de todos os tempos a fim de instaurar o Reino onde cada um tenha conforme a sua necessidade e disponha à comunidade conforme a sua capacidade conforme claramente se pode ler e interpretar que houve um comunismo cristão na Igreja da era apostólica em Jerusalém (Atos II, 44, 45) e que o ideal social, político e econômico cristão é o comunismo.

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Pensamentos - Homossexualidade

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Resumo: Pensamentos sobre a homossexualidade em uma reflexão onde o pensamento seja conduzido a ir com a coisa mesma que é a homossexualidade onde a mesma deva conduzir o pensar.

 

A homossexualidade designa ora um desejo afetivo e sexual subjetivo por pessoas do mesmo sexo e ora uma prática sexual com pessoas do mesmo sexo. Hoje a homossexualidade é vista como algo normalizado nas sociedades ocidentais e mesmo por governos ditos de direita conservadores como o governo de Donald Trump na América ou de Jair Messias Bolsonaro no Brasil atual. Ainda que o próprio presidente Bolsonaro com o intuito de agredir um jornalista que lhe fez uma pergunta incômoda, Bolsonaro tenha dito que o sujeito teria "uma cara de homossexual terrível". Porque na verdade a relação de certos indivíduos de direita com a homossexualidade é uma relação ambígua de amor e ódio, morde e assopra. Certas pessoas mais conservadoras por seus escrúpulos morais e segundo uma concepção antiga que a ciência tinha da homossexualidade como doença mental não aceitam as pessoas homossexuais e também em alguma dessas pessoas alegadamente mais escrupulosas há uma consciência culpada e pesada por estarem na verdade a praticar atos homossexuais às escondidas, então, escravas como o são da direita ou da religião elas tem inveja dos outrora escravos homossexuais hoje libertos que vivem as suas vidas afetivas e sexuais à luz do dia e agem tais escrupulosos como capitães do mato de seus senhores a caçarem os homossexuais praticantes e assumidos.


Eu já ouvi um conservador como Bernardo Pires Küster, um líder conservador atual brasileiro, a dizer em um evento de pessoas de direita que a direita aceitaria os homossexuais caso eles fossem não praticantes... Mas que negócio é esse? Tratava-se de um evento partidário ou um evento de alguma religião ou da Igreja? Quer, por acaso, Küster, um Hezbollah ou um Fatah no Brasil? Isto é, um partido religioso em pleno Estado laico? Quantos partidos conservadores ocidente afora não tem homossexuais em suas fileiras? Então, o homossexual deve ser sempre esquerdista se a própria esquerda outrora considerava a homossexualidade como uma degeneração burguesa que atrapalharia a revolução? Se bem que se a ciência, como tudo o que é humano, pode evoluir e as próprias agremiações de direita que certamente nem sempre aceitaram os homossexuais em seu meio, hoje os aceitam, bem como a esquerda faz o mesmo.


Eu penso que a homossexualidade não resiste a quem busca refletir. Primeiro porque é evidente que a prática sexual é tal e qual como algo que deveria ser aberto à vida e a homossexualidade fecha o que seria a finalidade do sexo para a geração de filhos. Em segundo lugar, estou me baseando muito no que diz o Catecismo da Igreja Católica, não há uma complementariedade afetiva genuína na homossexualidade, visto que tal prática por ocorrer entre pessoas do mesmo sexo é curioso que um dos pares ou ambos em uma medida razoável deverão ser pessoas mais masculinas em um certo sentido ideal, porque é o ideal do homem que se busca em uma dupla de dois homens, os gays. Sendo que também um dos tais secundariamente poderá ser mais feminino se na dupla gay um dos componentes da dupla for, como é comum ocorrer, ou um bissexual ou um heterossexual por ocasião desviado da prática comum heterossexual própria a ele. O mesmo esquema vale inversamente no caso de lésbicas se a dupla se der entre duas mulheres como o ideal em tal caso é o da mulher, ambas deverão ser idealmente femininas e delicadas, mas costuma ocorrer que um dos componentes da dupla é mais masculinizada. Parece que em tais duplas um dos dois ser mais feminino, no caso dos gays, ou uma das duas ser masculinizada é o não raro o mínimo que se vê corriqueiramente por aí ou ainda em uma só pessoa coexistir elementos mais ou menos femininos os masculinos como traço apropriado da inversão homossexual que os caracteriza. Há, como demonstrado, na homossexualidade uma grande complicação e mão de obra, coisa que no outro lado, no relacionamento comum, normal e natural heterossexual se vê dispensado, visto que na heterossexualidade ocorre, de fato, além da abertura à vida, ocorre a tal complementariedade afetiva, um homem e uma mulher com seus perfis sexuais polares íntegros, por assim dizer, que se complementam afetivamente com perfeição.


O que poderia-se dizer que é mero preconceito de pessoas teleguiadas, aterrorizadas e fanatizadas por uma educação muito rígida e conservadora, é que a homossexualidade gera vergonha, culpa, é um desafio aos escrúpulos simplesmente presentes na consciência de todo homem ou mulher normais. Eu penso que não tem jeito, o homem tem inscrita em sua consciência a lei divina e é no santuário ou recinto íntimo e privado da própria consciência que o homem orientado pela reta razão que uma reflexão honesta o fará dirigir a sua vontade para o que seja a verdade e o bem e daí poderá julgar os rumos que a mesma vontade tomou e diante do Deus que está sempre assentado em Seu trono em tal santuário, pois Deus mesmo é a raiz e a culminância do que seja o bem e a verdade que o homem na homossexualidade acaba por prestar contas por ter trocado Deus e sua vontade que é contrária à homossexualidade, conforme o que diz a própria natureza e sua ordem queridas por essa mesma verdade e bem personificadas em Deus.

 

Para concluir aqui esta minha atitude de pensar ou de adentrar a verdade sobre o mundo fazendo uso da fecundidade que pensando bem o marxismo e o comunismo podem dar ao pensamento, é claro que na sociedade capitalista e burguesa interesseira por lucro e dinheiro, onde Deus virou dinheiro, que pessoas homossexuais poderão ser preteridas aos bons empregos ou poderão ganhar menos do que pessoas heterossexuais. Ou seja, a uma consciência transcendental e metafísica ou espiritual, hoje, substitui-se a consciência de classe se se trata de homossexuais empobrecidos ou proletarizados. Há a ideia perene segundo Karl Marx da luta de classes e há de acertar quem ficar do lado dos pobres, então, a outrora consciência espiritual na prática hoje de um mundo tão materialista que ocorra à consciência de classe social onde o oprimido é o homossexual e o opressor é heterossexual, sobretudo é oprimido aquele pobre homossexual mais afetado, isto é, mais feminino no caso de um gay ou mais masculina, no caso de uma lésbica, porque, realmente, a homossexualidade é uma limitação pessoal ou é algo sui generis que não raro marca uma pessoa humana com certos trejeitos que podem ser muito escandalosos e isso a prejudica em detrimento de suas capacidades que poderiam ser muito úteis para a prosperidade de um mundo que se quer mais solidário, justo e fraterno.

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Pensar com a própria cabeça?

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Friedrich Nietzsche

Resumo: A própria cabeça pode muito bem ser auxiliada pelas cabeças dos mestres, levando-se em conta os erros que eles cometeram e que podem ser evitados ao ouvir as suas orientações salutares fruto de suas cabeças experientes.

 

Pensar com a própria cabeça é visto como um ato liberatório, mas pensar é fácil, é ter um instrumento para ter acesso à verdade sobre o mundo, a realidade, mas isso não quer dizer que o pensamento com a própria cabeça seja dócil diante do que a verdade sobre o mundo tem para apresentar que pode ser trabalhoso para se digerir, muito triste e duro. Por isso eu acho interessante pensar com as cabeças maduras dos mestres que já trilharam um caminho rumo ao entendimento, a sabedoria, e deixaram lições imortais inclusive pelos erros que cometeram a fim de os evitarmos. Eu penso com as cabeças dos mestres, a minha cabeça pode ser ainda virgem e inexperiente. Um de tais mestres é Olavo de Carvalho, e também Platão, Aristóteles, Santo Tomás de Aquino, Karl Marx ou Friedrich Nietzsche. Mas, tirando as doenças que afetaram as cabeças de alguns deles, com exceção de Santo Tomás, Aristóteles e mesmo Marx, que apesar de não ter uma pegada metafísica ou religiosa, mas é um clássico sobre a modernidade e o capitalismo que causam a exclusão da maioria do povo alheio às conquistas e riquezas produzidas por esse próprio povo excluído que é o trabalhador proletário. Com relação às doenças, Platão acabou dilacerado e vendido como escravo em um mercado, porque quis ser o último filósofo representado por um chefe doutrinário autoritário chamado que philosophus basileus, o rei filósofo. Carvalho acabou dilacerado pela direita e pela esquerda, então, vê paranoicamente e farisaicamente comunistas em todo lugar em uma noção reacionária sobre o mundo como se ao longo da História todas as grandes ideias não tivessem sido revolucionárias. Por fim, Nietzsche acabou dilacerado por seu vitalismo, apego à expansão dos instintos como índice de verdade e sabedoria o que o levou a pegar sífilis das prostitutas italianas. Ainda que Nietzsche tenha nos deixado a lição no mínimo interessante do homem como parte de um conjunto de forças do cosmos e que na expansão dos próprios instintos, a vontade de poder, o homem deixaria de ser um ressentido em busca de deprimir os fortes que dão vazão aos seus instintos, fazendo tais ressentidos tudo ter um sentido moral ou cristão para camuflar a própria impotência de viver a plenitude da vida.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Uma defesa da esquerda

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 


Resumo: Uma minha defesa da esquerda para além de sectarismos políticos


A esquerda pode ser muito filosófica por questionar o banal que é o que é tradição, costumes, noções consagradas. A esquerda questiona o status quo podendo ver um evidente pé de barro no mesmo status quo e assim almeja a revolução e quem nunca foi revolucionário que atire a primeira pedra, porque os cristãos já foram revolucionários ao questionarem a cultura e religião clássica antiga ou a própria burguesia já revolucionou na época do feudalismo e do cristianismo em nome da livre expressão e concorrência de ideias. 

 

Mas, hoje, por causa da influência de um Olavo de Carvalho, fundador de seita política de direita fanática e sectária as pessoas tem um horror com relação ao que seja a esquerda. Mesmo sendo um grande filósofo, mas ele é curiosamente e coincidentemente um doente que não recebeu alta do manicômio em que foi internado, os médicos dali não queriam que ele saísse, contudo a pedido da família ele recebeu alta. Eu, pelo menos recebi alta nas duas vezes na vida em que eu fui internado, uma no Hospital de Clínicas Gaspar Viana e da outra vez na Clínica Mário Machado em minha cidade natal e aonde vivo de Belém, a capital do Estado do Pará.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores