Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Como vencer o socialismo?

O individualismo é um erro que atomiza e torna em uma poeria e algo fragmentado o homem o que resulta na liberação das drogas, como mostrou-se favorável à tal porcaria o Rafael Hide no vídeo, supra. Os coletivismo também é um erro que torna o homem da mesma forma em um ente atomizado e fragmentado como uma poeira só que a serviço do Estado. No caso do individualismo quando o cara drogado estiver bem louco de tanta droga na cabeça, e sem o Estado ou a Igreja, que o pare, por que ele não agredirá o seu próximo mais próximo como o seu familiar ou o vizinho? Não há mais sociedade, não há mais família, Igreja, Estado, coletividade alguma, mas somente ele, o indivíduo, recortado do real a ser um reizinho a fazer as próprias regras a si mesmo em detrimento do real que é muito maior do que a vâ filosofia de coletivistas e individualistas.

 

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Poeminha pra Jesus

Autoria: João Emiliano Martins Neto

Ó Jesus
Meu Divino Rei
Minha luz
Verdade de minha grei
A Tua Santa Igreja
Tu és a Palavra, Tu és a Lei
Neste mundo aonde a mentira sobeja
O engano, o disfarce a ilusão
Ameaçado pela confusão da solidão
Mas em Ti, ó minha rocha
Não serei confundido
Encimando como uma acessa tocha
A humilde e bruxuleante vela acesa na oração
Do teu cajado me consola
E guia-me a mim a tua pobre ovelha

DÓRIA ABANDONA JOICE HASSELMANN

Eu vejo que não há dois lados, mas um só lado, há a direita a combater-se à si mesma em um duelo de gladiadores. Está havendo, ao meu ver, uma antropofagia na própria direita, como havia na esquerda entre Joséf Stálin e Leon Trotski e vice-versa ou aqui no Brasil Luiz Inácio Lula da Silva contra Leonel Brizola e vice-versa na eleição do ano de MCMLXXXIX. O remédio para tudo isso e nós, da direita, somos mais porosos ao que seja o bem, porque estamos à direita de Deus Pai, falta a nós, direitistas, mais consciência cristã, falta-nos ser menos uma direita apenas liberal economicista liberal materialista como um certo lado da esquerda é mais economicista marxista materialista. Falta-nos a nós, direitistas, sermos mais cristãos, termos mais a Cristo no coração a fim de que as corôas de reis deste mundo que ambicionamos a gente as deposite aos pés de Cristo Rei que é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Deus dos deuses, porque Deus é um só, não é homem algum, e Cristo e só Ele é o Rei do universo.

 

domingo, 13 de outubro de 2019

Feliz Círio de Nazaré 2019

Autoria: João Emiliano Martins Neto



Feliz Círio de Nossa Senhora de Nazaré deste ano de 2019 a toda a Igreja Católica Romana de Belém do Pará e também do mundo inteiro, mas em especial em Belém aonde acontece a Festa do Círio, desejo um feliz e santo Círio a todos os homens de boa vontade. Celebraremos neste ano de 2019 como tema do Círio, "Maria, Mãe da Igreja". Maria, a Mãe da Igreja em Belém e no mundo todo. Felizes e gratos somos todos nós, que, se fiéis a Deus, com a ajuda da graça de Deus, pela recepção frequente e normal dos sacramentos da penitência e da Eucaristia podemos sobretudo e normalmente pelos sacramentos estar unidos a Deus por Maria Santíssima como na chamada "corda do Círio" que durante as procissões do Círio da noite de sábado e das manhãs de cada segundo domingo de outubro de cada ano pode-se estar atrelado por tal corda à Maria e por isso a Deus, a corda como um símbolo para os sacramentos pode estar-se unido à berlinda aonde encontra-se na procissão do Círio de Nazaré a chamada "imagem peregrina" da Divina Theotókos. Podemos, então, ser considerados por Maria Santíssima os seus bons filhos, membros do corpo místico de Jesus Cristo (I Coríntios 12,27; Colossenses 1,18) e por isso membros da Igreja gerada na ordem da natureza no ventre de Maria que gerou a cabeça e o corpo que misticamente é a Igreja que na ordem natural faz parte o corpo em harmonia com a cabeça de Cristo Filho de Maria e que é um só com Cristo.



Maria como boa árvore (São Mateus 7,17), Ela, a Imaculada Conceição (Eclesiástico 24,5; São Lucas 1,28), gerou o Ente santo (São Lucas 1,35) que é Cristo e com isso na ordem da graça, de forma mística gerou a Igreja, como dito antes corpo de Cristo na pessoa de Seus filhos de boa vontade, porque fundamentalmente mediante a fé em Jesus Cristo e por fé do princípio até o fim da carreira cristã neste mundo (Romanos 1,17) e frequentadores dos sacramentos, orantes do Santo Rosário e de outras orações com perseverança e sem esmorecimento e praticantes de boas obras enquanto se está no corpo (II Coríntios 5,10) na paciência, com sabedoria, no perdão, pela pureza e castidade, por meio da reconciliação, pelas obras de misericórdia corporal como a esmola e nas obras de misericórdia espiritual como o dar bons conselhos, em tudo amando e servindo até o fim, até a morte se Deus assim o quiser e permitir, tornamo-nos filhos de Maria, filhos de Deus, membros da Igreja, enfim, tornamo-nos o novo homem que não vive mais para si mesmo, mas para Deus servindo aos homens sobretudo nos mais pobres.


Cartaz oficial do Círio deste ano de 2019

Feliz e santo Círio de Nazaré de 2019, cujo tema é "Maria, Mãe da Igreja". Participemos deste Círio aqui no município de Belém, a capital do Estado do Pará e no mundo todo, graças a Deus, com uma boa consciência purificada de todo erro, evitando-se a gula e a embriagues muito comuns quando do "almoço do Círio", fugindo à malícia, evitando o orgulho, raiz de todo pecado, e livre de todo ressentimento, cultivando-se o silêncio em oração, e sendo sábios e lúcidos amantes e comprometidos com a verdade e o bem pela observação da Palavra de Deus, pela recepção do sacramento da penitência um pouco antes da grande Festa do Círio que realizar-se-á neste ano no dia 13 de outubro do ano da graça de 2019, e participemos em comunhão afetiva e efetiva com toda a Igreja, os nossos irmãos e em paz e comunhão como nosso mestre, doutor, pai e pastor, o Arcebispo de Belém, d.Alberto Taveira Corrêa, e em paz e comunhão com a Sé de Pedro, portanto, como quem, de fato, é bom filho de Maria gerado na ordem da graça, de forma mística, no ventre de nossa Mãe, a Virgem e Sempre Augustíssima Virgem Maria, Matriz e Geradora da Santa Igreja Católica Romana, a única e verdadeira Igreja de Cristo. Amém.

sábado, 12 de outubro de 2019

Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e os pobres

Autoria: João Emiliano Martins Neto




Se a Augustíssima Virgem Maria que celebramos hoje, dia 12 de outubro de 2019 que é também o Dia das Crianças e Maria fez-se simples e humilde como uma criança para merecer o Reino dos Céus, em solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sendo Maria tão presente e amada aqui na pobre e desprezada América Latina, e em particular no Brasil, Ela que é a face doce, feminina, por isso frágil de Deus, a face do serviço humilhado a Deus, eu penso que é porque algo como justiça social não é inveja como querem os fortes e seus defensores. A própria Igreja Católica Romana defende a justiça social em seu Catecismo, porque é evidente, justo e verdadeiro como tudo o que a Igreja defende, é evidente, justo e verdadeiro que pouquíssimos com tudo e uma pletora de uma maioria de gente com pouco ou nada como ocorre terrivelmente no Brasil ou nos países comunistas, que teoricamente deveriam ser campeões em justiça social, é um absurdo.

Já que a classe média menciona tanto em meios culturais como em palestras, cursos, universidades, nos jornais e nas redes sociais online o filósofo Friedrich Nietzsche para se opor com um luxo burguês ao cristianismo, eu penso, então, que Nietzsche tem uma visão muito dura, pedante, fria e distante no que se refere às maiorias, e por isso abomina ideias teoricamente mais generosas como a democracia, o cristianismo e o socialismo. Nietzsche, grande escritor e poeta que ele era, um Joaquim Maria Machado de Assis alemão, mas, infelizmente, Nietzsche desperdiçou a sua vocação literária sendo duro, pedante, frio e distante do povo. Ele era um bem nascido europeu branco, nunca foi um homem rico, mas um homem com uma mentalidade de classe média do Velho Mundo que como uma ponte que é tal classe, e isso ocorre no Brasil hoje, Nietzsche preferiu distanciar-se dos mais pobres, os mais frágeis, e com isso de forma cômoda, irrefletida, pouco sóbria, preguiçosa e até mesmo com temor servil ficar do lado dos mais fortes. Ora, isto é desumano e brutal. Na dúvida, já diria Dom Pedro Casaldáliga, que se fique do lado do pobre, e ele está certo, porque é evidente, justo e verdadeiro, vai-se dar mais força a quem já a tem como os ricos, bonitões, saudáveis, musculosos, gostosões e cheios da grana e poder? Vai-se dar mais força a quem já a tem em abundância e abandonar o pobrezinho fraco e exausto, ferrado totalmente e esmagado da vida?


Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Mãe do povo brasileiro, Rainha e Imperatriz do Brasil abençoe este Brasil, abençoe a toda a América Latina, abençoe a nós, brasileiros do Estado brasileiro do Pará que amanhã hemos de comemorar o seu Círio e abençoe aos pobres do mundo inteiro, sobretudo aos pobres de espírito que com muito poder, dinheiro ou sem essas coisas são os humildes, que são os que como Maria são cumulados de graça por Deus, pois os ricos e orgulhosos deste mundo acabam sem nada, pois os bens criados são destinados a podridão ou a serem roubados pelos ladrões.

domingo, 6 de outubro de 2019

Por que Olavo de Carvalho é filósofo

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho é um dos escritores mais comentados e criticados, mas pouco ou nada mesmo estudado pelos seus críticos que diante o que seriam contradições no discurso de Carvalho não levam em conta a postura dialética apropriada a quem se diga filósofo que é a de se lidar com contrários para compreender o todo, por isso acham até mesmo que Olavo de Carvalho não seria um filósofo, de fato, porque ele não é um ideólogo ou um panfletário ou um sofista a cunhar discursos meramente brilhantes e persuasivos cheios de palavras de ordem. Quero aqui tentar lançar luz em pelo menos um item do que seria a filosofia de Carvalho, acho que já fiz algo parecido em postagens passadas sobre o professor Olavo, mas a mim serve também como um farol para iluminar o mar revolto de revoltas e ódios contra Olavo de Carvalho a fim de mostrar para ti, meu leitor, que ao meu ver o filósofo Carvalho seria filósofo com efeito.

Vejam o chamado "conhecimento por presença" de Olavo de Carvalho. Ou seja, como com um realismo extremado chega-se às coisas mesmas relegadas à constante tentação dos filósofos de tudo idealizarem diante do real que se impõe a si mesmo, deveras, apesar dos joguinhos linguísticos dos sofistas. Houve um idealismo idealismo que foi num crescendo desde o nominalismo ockhamista passando pelo cartesianismo até a filosofia transcendental de Immanuel Kant, depois o domínio do desejo sobre o ser em Hegel até o erro fatal do mundo de narrativas e não mais de busca da verdade de Jacques Derrida. Por isto exposto em revista não faria de Olavo um filósofo? Claro que o pensamento de Carvalho, ao meu ver, precisa ser descompactado em livros temáticos mais assertivos com os temas cardeais como o citado do conhecimento por presença da filosofia olaviana, porque há uma vastidão de aulas por ele proferidas ao longo de anos e que dão umas milhares de páginas.

Há um fato que eu julgo meramente circunstancial como é próprio da Política que é por Olavo de Carvalho apoiar o atual governo do Brasil de Jair Messias Bolsonaro, então, as picuinhas políticas costumam obliterar a capacidade e acuidade intelectual de quem critica Carvalho, ele que se diz um intelectual. Ao meu ver não enxergar nada de filosófico, genuinamente filosófico em Olavo de Carvalho é ignorar por completo tudo, absolutamente tudo acerca do brasileiro mais ilustre e influente de todos os tempos, o qual conseguiu mudar o rumo de seu próprio País, o Brasil, que ia no rumo da loucura e ódio esquerdista. Olavo tem a ideia dele de conhecimento por presença, como dito e isso sem contar a teoria dele dos quatro discursos de Aristóteles, itens que o inscrevem, sim, seguramente como filósofo formalmente, até pela descoberta de Olavo de uma significação segura para o que seja a Filosofia como a busca da unidade do conhecimento na unidade da consciência e vice-versa. Tal significação, conceito do que seja a Filosofia identifica filósofos que inclusive são céticos, os que negam a possibilidade de se chegar à verdade ou ao conhecimento, pois todo aquele que buscou unificar o saber na unificação de sua consciência atributo da alma humana, e inversamente, também, tal homem é filósofo e se Carvalho cunhou um tal conceito sumamente perene filosófico e definidor da Filosofia como ele não é filósofo?

É isso, meus amigos, mais um artigo meu sobre o que seja Olavo de Carvalho como filósofo em que tento reafirmar o que simplesmente vejo como filosófico em Carvalho contra o tumulto fascista e comunista, enfim, sempre esquerdista que impõe contra a verdade de um gênio e sua obra um véu de obscuridade por pura sofística, retórica, propaganda, marketing quando não pura histeria e loucura de grupos políticos totalmente desmoralizados e desonrados sobretudo por si mesmos pela opção decidida que fizeram pelas trevas.

sábado, 5 de outubro de 2019

Reeditando o meu objetivo na vida

Autoria: João Emiliano Martins Neto



Há já algum tempo atrás eu fiz um vídeo que se encontra presente no número das páginas deste meu blogue (conferir aqui) em que expresso o meu objetivo na vida. Então, aqui por escrito reedito tal objetivo meu na vida qual seja que é o objetivo de sendo professor de Filosofia expressar o que seja propriamente o amor à sabedoria, o amor a querer descobrir o que está encoberto pela miopia ou mesmo cegueira a que o cristianismo imputa tais deficiências ao pecado original que relegou a consciência humana tornando-a em inconsciência humana a tantos homens que como nós podemos andar neste mundo como mortos-vivos, viventes, mas mortos e sepultados na ignorância e no que o cristianismo chama de pecado cuja raiz é o orgulho que faz o homem achar-se como Deus ainda que o homem tenha se tornado, deveras, como Deus ao transgredir no Éden, mas mortal por estar privado do fruto da árvore da vida (Gênesis 3,22), por isso está o homem a errar por aí no mundo sendo um pequeno deus, porque em estado de maioridade, mas perecível.


Platão

Meu objetivo na vida é o ensino do amor ao diálogo da alma consigo mesma, como Platão define o conhecimento, que é também um diálogo com outras almas no que a alma humana ou a capacidade de racionalidade para além das meras sensações apropriadas ao mundo instintivo dos animais há no homem e que o homem tem de descobrir o que há de mais raiz, o que há de mais fundamental pela crítica às noções consagradas pelo costume que é próprio do filósofo a desbanalizar o banal, a fazer uma crítica da cultura.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores