Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 25 de agosto de 2019

O Céu

Autoria: João Emiliano Martins Neto



Considerações sobre o Céu. 

O Céu é a mais alta realização humana, é a mais alta realização humana de vida, alegria, doçura, verdadeira comida e bebida, felicidade, descanso e remanso, luz, sabedoria e verdade, porque face a face os salvos no Céu veem a Deus que é a própria vida, alegria, doçura que neste mundo já experimentamos ao termos como Mãe a Virgem e Sempre Virgem Maria, Filha diletíssima de Deus Pai, no Céu diante de Deus. No Céu poderá o homem finalmente ver face a face a quem matou-lhe neste mundo pelo sacramento da Eucaristia a sua fome e sede que nada criado neste mundo poderia saciá-lo. Em Deus e com Deus no Céu pode o humano coração descansar, como diz o Doutor da Graça (Santo Agostinho). No Céu o homem vê cara a cara a mesma luz que é Deus, e é com tal visão beatífica é o homem iluminado pela sabedoria e a verdade que é o mesmo Deus, luz, sabedoria e verdade que faltou-lhe neste mundo em que o homem tateava, mas podia mesmo caminhar seguro, porque ainda contava com o lusco-fusco da fé verdadeira que é a fé que é a fé divina e católica.

É preciso neste mundo querer muito o Céu para herdar o mesmo. É preciso não saciar-se com este mundo e é impossível mesmo saciar-se com este mundo, porque o mesmo passa, mas querer o Céu que é eterno, pois é aonde encontra-se a vida eterna, artigo de fé divina e católica. Neste mundo perecível e cambiante há queimadas como estamos vendo na Amazônia causadas tais queimadas pela ganância capitalista selvagem que como traça corrói o que pode ser o tesouro verde de pessoas até mesmo bem intencionadas em cuidar da natureza, mas se o tesouro de tais pessoas que é aonde encontra-se o seu coração está na Amazônia ou em qualquer outra mata ou em qualquer coisa criada e perecíveis neste mundo tais pessoas ficaram sem a sua própria alma corroída por serem coisas perecível o seu tesouro ou o seu coração será roubado pela mesma ganância capitalista ou de outro tipo que anime quem não tem o seu tesouro no Céu.

sábado, 24 de agosto de 2019

Por que há pastores bandidos?

Autoria: João Emiliano Martins Neto



Qual a causa para o banditismo no meio da liderança protestante?

Por que há pastores protestantes bandidos como o são pelo menos acusados de serem bandidos os Câmara de meu artigo passado? Eis a questão. E eu poderia respondê-la dizendo que o protestantismo tende ao comércio ou ao tráfico de bijuterias vendidas como jóias pela própria definição do protestantismo como heresia. A heresia é uma escolha, é uma palavra grega, αἵρεσις, que significa escolha, opção. O herege protestante opta, escolhe pelo que lhe é mais conveniente na fé cristã e rejeita o resto como se o cristianismo fosse uma feira, algo bem capitalista, diga-se de passagem. Não é a toa que o capitalismo tenha como espírito a ética protestante de mercado, de mera compra e venda, lucro, produção, ter e não ser. Por falar em ser desde a época do pai dos protestantes Martinho Lutero, o ser nada era para o cego, burro nominalista e louco Lutero. Nota no exame de metafísica? Zero. Sendo assim, os pastores protestantes tendem a ser criminosos, e os que não são, apenas são idiotas úteis, panacas e burros demais para não saberem que estão sendo usados por uma ideologia de mutilação e deturpação da verdade cristã que é o protestantismo que vende gato por lebre aos ingênuos sofredores deste mundo, oferece o protestantismo por seus corifeus ladrões e assassinos sobretudo d'alma humana uma falsa joia, uma pérola de plástico como se fosse uma pérola rara de alto valor.

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

A útil truculência de Jair Bolsonaro

Autoria: João Emiliano Martins Neto

A truculência e autoritarismo clássicos do atual presidente Jair Messias Bolsonaro pode estar a favor da corrupção de seus aliados evangélicos


Silas Câmara e a esposa na posse de Dilma Rousseff do PT, em 2011. Aliados da esquerda de ocasião e puro interesse

Chamou-me a atenção uma notícia que li aqui no sítio online do jornal paulista de importância nacional, Folha de S.Paulo, da derrota do atual presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de querer com truculência impor um nome seu para a superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Bolsonaro queria que fosse de um sujeito da PF do Amazonas, que é "por acaso" onde fica o domicílio da família de "pastores" hereges protestantes, os Câmara, há uns anos atrás estremecido tal domicílio por denúncias de lavagem de dinheiro descobertas em investigações da própria PF na operação Farol da Colina de que os Câmara teriam feito depósitos milionários de dinheiro de lavanderia em uma conta no banco americano Beacon Hill Bank of America. Um tal de Alexandre Silva do Amazonas, o nome da indicação autoritária de Jair Bolsonaro. Eu acho que o fulano seria uma marionete indicada por Silas Câmara, um dos membros da família Câmara, deputado federal acusado de corrupções e irmão dos "pastores" hereges protestantes Samuel, Daniel "Dan" e Jônatas Câmara. Marionete Alexandre Silva, pois a sede da TV Boas Novas da família Câmara fica no Estado do Rio e os recursos milionários descobertos no exterior é evidente que eram para financiar o império de comunicação social de tal família de hereges. Silas é aliado de ocasião de Jair Bolsonaro, porque até ontem o tal Silas e seus acusados de comparsas consigo de sua família era aliado do Partido dos Trabalhadores (PT) de Dilma Rousseff. Porque é claro como o dia em Belém do Pará ao meio-dia, tal oportunismo dos Câmara explica-se porque agora os Câmara passaram para o lado de Bolsonaro a fim de aproveitando-se da bendita onda conservadora brasileira salvar o próprio poder e o dinheiro da aliança espúria do presidente atual que se diz católico com os evangélicos a fim de auferir a influência de tal segmento de evangélicos na sociedade brasileira atual e para também garantir os dízimos pagos pelo zé-povinho porteiro de prédio e empregadinhas domésticas a serviço da classe média que frequentam as Assembléias de Deus no Brasil todo, seita protestante dos Câmara, um povão desgarrado da verdade católica, gente trouxa fanática e crédula na farsa protestante. 


Os acusados e irmãos: Jônatas e Samuel Câmara

Ou seja, em tudo isso bem se vê que é útil a bem conhecida truculência de Jair Bolsonaro para uns certos acusados de serem meros bandidos comuns como o são estes Câmara reles cães sarnentos oportunistas caçadores e farejadores de níqueis.


"Dan" Câmara, um dos irmãos, ex-comandante geral da Policia Militar do Amazonas e condenado a devolver 600 mil reais aos cofres públicos que seriam usados para a compra de ambulâncias no Amazonas

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Eu, um obscuro revolucionário comunista?

Autoria: João Emiliano Martins Neto



Eu acho que eu seria um obscuro revolucionário comunista. Obscuro, porque eu ainda não li a obra de Karl Marx a fim de acercar-me de uma forma de comunismo mais científico e filosófico, também obscuro, porque eu sou um ilustre desconhecido, pois vivo no fim do mundo encravado na amazônia legal ou amazônia brasileira. Mas o meu lado comunista é que eu não acho que sem a igualdade a pólis humana possa sobreviver se alguns homens são vistos como ontologicamente abaixo uns dos outros ou abaixo uns dos outros na cadeia alimentar como ocorre nas selvas. Sou comunista no sentido de que um mero e essencial cristianismo mesmo no que se refere à amizade, ao perdão, o amor que tudo perdoa, aliás, tudo suporta e crê, além da tolerância e do bom senso de se tentar, com a graça de Deus, conviver os homens uns com os outros não seja possível sem ver como gente, de fato, uns e outros homens quando certos homens parece que fizeram curso para patrão, curso para patrão a fim de calcarem sob os próprios pés os seus irmãos humanos com um orgulho tal como se estivessem diante de cães ou ratos e não prontos a servir como o próprio Deus Jesus Cristo veio para servir, dar a vida por todos e Ele mesmo, Deus, é que é o único e primeiro dos ofendidos por nossos pecados.

Parece-me que o meu comunismo é um estado de espírito, já diria algo assim José Saramago.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Questões simplesmente filosóficas sobre o cristianismo

Autoria: João Emiliano Martins Neto



Questões sub specie philosophorum acerca do cristianismo (catolicismo).

Se o catolicismo não é uma ideia entre outras como diz o senso comum cristão, então, o que o distinguiria como tal ou quem seria o último filósofo da história da Filosofia que finalmente com o catolicismo fechou o mercado de ideias com a ideia das ideias, que seria o catolicismo tal ideia? Seria santo Tomás de Aquino, o último filósofo, ele, o autor de um cristianismo naturalista, bem racional, a partir do aristotelismo? Jesus Cristo existiu, então, de fato? Mas é possível a existência de Cristo com os feitos, diz a religião cristã: miraculosos, diriam os mais céticos: "mágicos" feitos por Ele, é possível tais coisas fantásticas ou mágicas ser possível feitas por um homem como multiplicar pães e peixes, ressuscitar Ele mesmo, Cristo, dos mortos ao terceiro dia depois de ter sido assassinado em uma cruz pelo Império Romano ou segundo alguns céticos Cristo teria morrido apedrejado? Seria possível a um homem ressuscitar mortos, dar visão a cegos, curar outros tantos doentes como leprosos e "hemorroísos" (uma pessoa com fluxo de sangue contínuo) e coisas semelhantes? Ok, um devoto cristão dir-lo-á, mas Cristo é Deus, mas Deus e homem? Seria algo bem, por assim dizer, mágico, deveras, um homem e Deus simultaneamente. E Deus no cristianismo e no judaísmo ser criador ou ter feito tudo do nada pode ser confirmado com a razão? Segundo santo Tomás, não, pois só se saberia que Deus é criador, porque a Bíblia Sagrada revela isso, no entanto a Bíblia só é algo digno de crédito para quem em tal livro no mesmo crê, pois tal pessoa é um judeu observante  fiel ou se se é um cristão fiel. Agora, algo como Deus é a culminância já da filosofia grega pagã pré-cristã, para além da ideia popular grega politeísta à época clássica, mas sem a ideia fantástica ou mágica do divino com uma atividade tão radical como criar, isto é, fazer tudo do nada, incluindo-se o próprio mundo.

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Na antecâmara do confessionário

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Resumo: Neste texto tento motivar, preparar o fiel e mostrar a importância do sacramento da penitência.

Na antecâmara do confessionário o fiel está a se preparar para se encontrar com a gloriosa manifestação da graça e da misericórdia divina. Se for um bom padre a atender o fiel a glória divina será de alguma forma vista pelo fiel a resplandecer na face do padre ou também do bispo e os tais hão de acolher o fiel disposto a não mais desprezar o Sumo Bem que é Deus, o qual dá sabedoria, conhecimento, juízo, discernimento ao fiel a tal ponto de separar o fiel: santificá-lo para os deveres para com consigo, o Santo, a Majestade Divina.

Porém, pouco importando a bondade ou não pessoal do padre ou do bispo, é eficaz por si mesmo e perdoa os pecados o sacramento da penitência recebido pelo fiel quando das palavras do padre: Ego te absolvo peccatis tuis, in nomine Patris, et Filii et Spiritus Sancti. Amen.

É algo substancialmente bom estar diante de Deus confiado de que Ele sabe de nossa fraqueza e insuficiência de por nós mesmos cumprirmos os seus dez mandamentos, ainda que a glória de Deus seja tornada um tanto ou bastante opaca por maus sacerdotes que querem, tanto quanto nós, pecadores que vamos nos confessar, toldar com uma reles peneira de vanglória o sol que é Deus e que brilha no confessionário ao acender novamente a chama da fé em nossas almas ao sermos absolvidos.

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

A missão do cristão

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Maria como Rainha de todos os santos (Regina Omnium Sanctorum)

Resumo: Um esboço da missão do cristão neste mundo a dar uma humanidade a Cristo, a fazer Cristo encarnar-se neste mundo ao longo da História.

A missão do cristão é a salvação de sua alma e é a salvação do máximo de pessoas, de almas, de seu círculo de relações. O cristão é chamado a dar uma corpo, uma humanidade a Cristo Jesus como Maria, nossa Senhora, deu um corpo a Cristo, a Deus, por Seu sic et fiat à vontade de Deus e por Seu testemunho e sacrifício de fé, esperança e amor. Como Maria, a primeira cristã e Mãe da Igreja, a Imaculada Conceição, o cristão é chamado, pela interseção gloriosa de Maria, o cristão é chamado a dar o seu sic et fiat à vontade de Deus que é a mesma Verdade, além de ser também Sabedoria, Luz e Vida e o cristão é chamado a dar o seu testemunho e a sacrificar-se em fé, esperança e amor ainda que isso lhe custe o testemunho supremo e extremo do derramamento de seu próprio sangue.

Na pureza, paciência, um possível indescritível sofrimento, até mesmo terrível dor e lágrimas abundantes como Cristo, como Maria e todos os santos que o antecederam e que lhe são contemporâneos o cristão é chamado a por tais meios, com a ajuda da graça de Deus e pela interseção de todos os anjos e santos cuja Rainha e Soberana de ambos é Maria Santíssima, é chamado o cristão a cumprir a sua missão neste mundo e por isso a iluminar e a embelezar este mundo como as luzes e enfeites de Natal por seu testemunho de fé, fé firme em Deus, fé firme no que Deus revelou por meio do que ensina a Santa Igreja; por seu testemunho de esperança, esperança de que a graça de Deus há de chegar-lhe em sua vida pelos méritos de Cristo e testemunho de amor, amor a Deus sobre todas as coisas e amor ao próximo como a si mesmo, porque Deus o amou o cristão primeiro, ressuscitou o cristão, por sua graça divina, o cristão que outrora pagão estava morto e sepultado em seus delitos e pecados por meio do batismo e do sacramento da penitência Deus deu-lhe vida e vida em abundância, então, o cristão com fé firme, esperança na graça, porá o cristão em sua missão neste mundo a sua fé em atividade pelo amor.

Eis a missão do cristão. Amém.

domingo, 4 de agosto de 2019

Uma justificativa filosófica para a questão do divino


Uma justificativa filosófica de minha parte sobre a questão do divino: Deus ou deuses.

A questão do divino, se eu puder estritamente de maneira filosófica justificá-la, afora os costumes religiosos, é a culminância da reflexão humana. O homem ao buscar pelos porquês dos porquês dos porquês dos porquês o homem chega a algo de mais necessário que não é ele mesmo e que não é nenhum bem por mais benéfico que seja, nem mesmo a sua própria vida que um dia há de passar, mas o homem chega ao divino e que está acima, também, de uma mera literatura de uma suposta pluralidade de deuses, como bem viram os gregos filósofos antigos, mas encontra-se em algo como o Sumo Bem, como dizia Platão, Sumo Bem que dá a vida a tudo, é o Ser necessário, e ao homem dá a sabedoria, pois a ausência de tal Sumo Bem é como o mundo sem o sol que cai nas trevas e morre . A questão de Deus e do divino é claramente vista como quando os astros do céu não são mais ofuscados pelas luzes das grandes cidades ou quando mais nada neste mundo pode saciar o homem ou quando o homem não possa mais tentar saciar-se com nada deste mundo.

"Não é preconceito e nem direitismo": o crassus philosophus filosofando

Bandeira do movimento LGBT

João Emiliano Martins Neto: Meu amigo, eu tenho um amigo que me dá fácil o bumbum dele. (risos)


Um amigo: Já comeu ele meu amigo?


João Emiliano Martins Neto: Sim.


Um amigo: Risos.


João Emiliano Martins Neto: Ele era casado, e tem filhos, largou a mulher pra viver a tal homossexualidade.


Um amigo: Esses caras curtem essa parada mesmo. Viver isso não é bom.


João Emiliano Martins Neto: Meu amigo, tenho que fugir desta maluquice de homossexualidade. A coisa seduz, mas dá em destruição no final.


Um amigo: Sim.


João Emiliano Martins Neto: Não é preconceito e nem direitismo, não, meu amigo, é que não dá certo por si mesma a homossexualidade, as pessoas não discriminam tanto assim, não.


Um amigo: Eu gosto de uma xoxota meu amigo.


João Emiliano Martins Neto: A coisa é intrinsecamente má, diz a Igreja, e com razão, nossa Igreja é filosófica e não fideísta fanática


Um amigo: Sim. Mas o tanto de padres gays que tem.


João Emiliano Martins Neto: Meu amigo, estou pra ver homossexualidade funcionar. Há muitos padres gays, sim, e segundo um amigo meu, outrora sacristão, lá da Capela Nossa Senhora de Lourdes, daqui de Belém, quando eu contei pra ele que eu tentei entrar no seminário pra ser padre, mas o reitor lá do seminário maior daqui do Pará não aceitou-me, porque eu disse a verdade pra ele sobre a minha vida. É que eu, graças a Deus, digo a verdade mesmo. Eu, se fosse padre, se um dia, quem sabe, eu vir a ser padre, vou viver sempre a castidade que eu já procuro viver, graças a Deus.

É complicado, meu amigo. É que a homossexualidade é uma inclinação difícil de viver com tal coisa, porque é uma transgressão e como tal é mais apetitosa, porque eu acho que é porque foge ao feijão com arroz comum, chato e tedioso da heterossexualidade que é, então, considerada como algo banal.


Um amigo: Sinto vontade de comer xoxotas todos os dias (risos). Uma colega tá querendo me dar.


João Emiliano Martins Neto: Rapaz, eu não sinto vontade de dar, não, eu não tenho estrutura pra isso, não sou mulher (risos).


João Emiliano Martins Neto: O meu amigo gay é um tarado (risos). Ele é gente boa, mas é um louco por sexo, voraz. Os gays sexualizam tudo, impressionante.


Um amigo: Esses caras vêem sexo em tudo.


João Emiliano Martins Neto: Em tudo, reduzem tudo a pênis, bumbum, boca. Tem que tentar tirar essas coisas da cabeça dessas pessoas, purificá-las, por isso que Cristo disse, o puros felizes são, pois verão a Deus. Tem que desviar a rota do diálogo para outras coisas para aproveitar a energia sexual para outras coisas, nem digo mais edificantes, mas outras coisas, outras. Tem que desembaçar o vidro, tem que dar visão para essas pessoas gays. Está embaçado, está opaco, elas não vêem outras coisas, a não ser sexo, Deus, então, fica longe. É complicado, meu amigo, de uma certa forma a própria Igreja eu acho que não sabe o que fazer com os gays, o padre Paulo Ricardo diz que é um assunto a se discutir, ele fica só atacando o protestantismo, vive torrando o saco de evangélico pra lá, evangélico pra cá, Martinho Lutero aqui e acolá e os gays quase nunca ele diz nada. É uma obsessão deste clérigo padre Paulo, o protestantismo, mas e o outro -ismo que é o homossexualismo? Homossexualismo conquista muita gente, também. Eu não sei como entrar em contato com o padre Paulo, há um e-mail pessoal, dele? Eu nunca conversei com ele, nem me imagino dialogando com padre Paulo, ele parece muito elitista. Esse padre Paulo parece um bispo.. Quem de nós falamos com nossos bispos? Raríssimos de nós. Padre Paulo fez curso pra patrão, por acaso? Fez curso pra bispo? (risos)

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Aristóteles, Platão, gêneros e espécies e a façanha existencial

"O Triunfo de Santo Tomás de Aquino"(1366-67), de Andrea da Firenze

João Emiliano Martins Neto: Lucas, eu li a postagem indicada na hiperligação que tu postastes supra, e, bom, se Martinho Lutero não era nominalista, apesar de ter indicado textualmente em algum lugar que ele era da "facção ockhamista" e nas Tischreden (Conversas à Mesa) é Lutero mesmo quem se indica como "terminista" ou o outro nome para nominalista.

Mas, ao contrário dos irmãos e amigos que em tua postagem comentaram, eu fico do lado de Aristóteles, porque se as coisas são apenas conhecidas, de fato, em um mundo a parte, o das ideias de Platão, então, cai-se na incognoscibilidade da coisa em si mesma de Immanuel Kant, por causa da crítica chamada de "Terceiro Homem" de Aristóteles contra a tal teoria platônica. O que é o Terceiro Homem? É que à ideia de cavalo, ou a "cavalidade" cuja cópia e sombra de tal ideia encontra-se neste mundo, no entanto, ao chegarmos n'outro mundo aonde estaria o tal ideal de cavalo lá mesmo já teremos a necessidade de um terceiro cavalo ou um terceiro homem, pois no mundo das ideias, segundo Aristóteles, teremos mesmo no mundo das ideias a sombra ou a cópia de cavalo que temos neste mundo e assim até ao infinito. Então, verdade: as coisas, as coleções: gêneros e espécies, conforme a resolução genial de santo Tomás de Aquino, inspirado em Aristóteles, temo-las neste mundo pelo conhecimento sensível ou in re nas coisas mesmas apreendidas pelos sentidos, temo-las na mente de Deus ou antem rem ou como que no "Livro da Vida", em termos bíblicos, e temo-las as tais coleções em nossa própria mente que é a ideia dos conceptualistas, isto é, post rem.

De todo o jeito, ao contrário do que pensam os protestantes e também poder-se-ia incluir os judeus e outros fora de Roma como os pagãos, os descrentes ou os gentios muçulmanos, em geral, sem o Evangelho e sem a Lei (Torá) é possível o homem ser salvo, como também concorda o Papa Francisco, com enorme dificuldade pode um homem fora de Roma e fora da sinagoga ser salvo, desde que tal homem siga os rigores de sua própria consciência aonde está inscrita a lei divina que é a lei natural, mas nesse caso o herege protestante, o cismático ortodoxo, o pérfido judeu, o ateu, o agnóstico, o pagão idólatra ou o herege sarraceno (muçulmano) terão uma grande dificuldade, eles hão de ser os autores de uma verdadeira façanha existencial.

Fonte: Área de comentários do blogue de Lucas Banzoli.

Direita versus Esquerda


João Emiliano Martins Neto: A homossexualidade é um grande mistério. Por que? Porque se conhecimento é conhecimento pelas causas, e a causa da homossexualidade é múltipla passando pelo mero gosto por gente do mesmo sexo, também passando pelo desgosto que pessoas já experimentaram por gente do sexo oposto a chegando no limite até mesmo de traumas psicológicos ou psiquiátricos como causa da homossexualidade, então, diante de um mistério é até mesmo cruel colocar o Estado para punir a mera crítica, se é isso que prevê tal lei anti-homofobia, diante da homossexualidade. Mas é claro que a direita sempre pouco afeita ao pensamento, logo, pouco afeita à crítica, porque a direita aferra-se ao preconceito que a si gera o costume e o hábito, a direita quer o seu direito de crítica resguardado, como a direita que defende a liberdade a direita defende a liberdade para si em detrimento da igualdade defendida pela esquerda que pode ser propiciadora da liberdade, talvez tal lei esquerdista anti-homofobia possa dar mais cidadania e com isso liberdade pela igualdade à homossexualidade com o também ajuste de tal lei anti-homofobia a que meras críticas ao comportamento homossexual possam ser feitas tais críticas sempre resguardando a integridade moral e física das pessoas homossexuais como a integridade moral e física de qualquer pessoa deve ser resguardada em nossa Politeia brasileira, ainda que a conduta homossexual de qualquer maneira seja em si mesma comprovadamente um atentado à integridade moral e física das pessoas por ser má: inapropriada, porque o costume tem sido do homem dar-se à uma mulher e vice-versa e o próprio corpo de um e outro encaixa-se bem anatomicamente em nosso período evolutivo atual de nossa espécie humana.


Luiz: João Emiliano Martins Neto, mais uma vez, se vê pelo seu comentário, o quanto você vive com a mentira, o quanto a verdade não está ao seu lado.
O homossexualismo por si só é antinatural, pois vai contra o princípio de que o homem nasceu para a mulher e a mulher para o homem.
Não existe uma lei “anti-homofobia”, o que existe é através da ditadura do judiciário a criminalização da homofobia como intuito calar principalmente as religiões que criticam esse tipo de ato sexual. Não tem como o criminalizar algo sem que exista uma lei anterior.
Diferentemente do que você diz, a direita, ao contrário da esquerda, pensa, aceita crítica e não é gado como vocês da esquerda.
Você confunde preconceito com ter um pensamento bem articulado, com bases solidas, coisa que difere completamente do pensamento raso como o seu.
É patético como vocês da esquerda querem ter todo o direito de falarem o que vocês quiserem, já quando os outros falam, vocês defendem até o fuzilamento do indivíduo.
A igualdade que vocês esquerdistas defendem é uma igualdade falsa, uma igualdade do qual os esquerdistas fazem uma lavagem cerebral nas pessoas para que elas possam serem controladas totalmente pelo Estado, fingindo assim, que elas conseguiram algum “direito”.
A direita (ou boa parte dela) defende uma liberdade com limites éticos, não uma liberdade promiscua como você quer.
Essa criminalização irá prejudicar mais do que ajudar, pois além de se criar uma casta de gente diferente uma das outras, irá também prejudica-los no mercado de trabalho e nas outras relações pessoais.


João Emiliano Martins Neto:
Luiz, eu não sou esquerdista, e se tu não reparastes, mas eu fiz uma crítica à direita e à esquerda, até porque a questão da homossexualidade é apressadamente apreciada politicamente, porque na verdade é a homossexualidade um mistério, porque onde está a causa para tal fenômeno? O que há são causas as mais disparatadas para a homossexualidade, incluindo-se eu já ia esquecendo-me, o embotamento da consciência moral, como escrevera são Paulo aos romanos.




Morgiana: Luiz

Sou contra a homossexualidade, mas discordo desse seu comentário aqui:

"O homossexualismo por si só é antinatural, pois vai contra o princípio de que o ((homem nasceu para a mulher)) e a mulher para o homem."

Paulo discorda:

1 Coríntios 11: 9. além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas sim a mulher por causa do homem.

A homossexualidade é errada porque a mulher foi feita para o homem.
João Emiliano Martins Neto27 de julho de 2019 13:47

Morgiana, eu penso um seguinte, um religioso como um cristão, um judeu, um muçulmano, um hindu ou um budista ou um político ou militante político esquerdista ou direitistaa podem ser o quanto queiram a favor ou contra a homossexualidade, mas um filósofo ou um cientista sobre a homossexualidade enquanto não reunirem evidências para uma causa ou alguma coisa como causas mais unívocas ou pelo menos mais coerentes para o fenômeno da homossexualidade, devem o filósofo e o cientista suspenderem o juízo se pró ou contra a homossexualidade, mas é claro que há de cara uma forte evidência física, fisiológica, biológica e anatômica para não aconselhar o sexo anal, pois o ânus não é órgão reprodutor, mas excretor.



Luiz:
João Emiliano Martins Neto, algumas coisas que você escreve tem um viés esquerdista.

O seu texto é visivelmente uma crítica a direita e um elogio a esquerda.
Você está sendo contraditório ao querer que se descubra cientificamente as causas do homossexualismo e ao mesmo tempo defende a decisão do STF, pois assim como no Brasil, vários outros lugares do mundo está se criminalizando a homofobia, prejudicando assim, os estudiosos do assunto.
Morgiana, não discuto o que Paulo disse, o que eu quero destacar é que as pessoas do mesmo sexo não devem ter relação uma com a outra.


João Emiliano Martins Neto: Luiz, eu acho o meu texto que o mesmo é "verdadista", se tu me permites o neologismo, é a favor da verdade. A direita é evidente que é movida ou empaca como o burrinho por causa do preconceito causado pelo costume, pela tradição e por causa do hábito e vindo do povo é puro preconceito e irreflexão de zé povinho caipira pobre de direita que precisa adotar a idéia do patrão a fim de não perder o ganha pão e vindo da parte de intelectuais o direitismo é burrice e também preconceito, a esquerda pelo menos abre-se à reflexão, abre-se ao pensamento que é um devir, que submete-se de bom grado a tal movimentação do espírito próprio do pensar, submete-se ao espanto que é a raiz da Filosofia.

Eu penso que uma lei anti-homofobia pode dar mais cidadania a pessoas homossexuais, mas é claro que há grupos que defendem o hábito, tradições e o costume hão de se opor, é claro, mas, por enquanto, cientificamente enquanto eu não souber a causa da homossexualidade ou causas mais coerentes para tal fenômeno tão discutido, se é que existem tais causas ou uma causa, e conhecimento é pelas causas (segundo Aristóteles), o juízo do filósofo e do cientista deve ser suspenso sobre tal assunto, porém, não se pode tratar um LGBT ou mais concretamente um gay ou uma lésbica como incapazes ou como monstrinhos, porque se fosse assim um Elton John nunca teria composto a canção Your song ou o Papa Leão X, que dizem que era homossexual, não teria sido um grande devoto da Virgem Maria, segundo um padre de uma igrejinha dos jesuítas que eu frequento em minha cidade. Leão X não teria dado uma bela resposta às 95 teses de Martinho Lutero e não teria Leão X combatido a heresia do conciliarismo que coloca a autoridade dos bispos do mundo todo reunidos em concílio acima da autoridade do Santo Padre, o Papa.



Luiz: João Emiliano Martins Neto, não existe veracidade alguma nas coisas que você escreve.
Você usa palavras baixas para acusar a direita daquilo que você é. Ou seja, você usa de hostilidade com quem pensa diferente de você, não aceitando ninguém que não seja de esquerda, ninguém que não seja alienado.
Acusar as pessoas que não concordam com a homossexualidade de preconceituoso é simplesmente não ter o mínimo de argumento.
Dizer que a esquerda se abre para a reflexão é no mínimo ingenuidade. Vocês não aceitam a divergência, gostam de um pensamento único e ainda se fazem de vítimas quando são contestados. Esquerda e pensar na mesma frase não combinam. Eu não estou nenhum pouco interessado com o que tal filosofo diz, a minha preocupação é com a realidade.
Para quem se acha tão inteligente por ser “filosofo”, eu, terei que explicar novamente para ver se você entende. Não existe uma lei “anti-homofobia”, o que existe é através da ditadura do judiciário a criminalização da homofobia como intuito calar principalmente as religiões que criticam esse tipo de ato sexual.
E impossível se criar um crime sem existir uma lei anterior.
Novamente, você é contraditório ao querer que se descubra cientificamente as causas do homossexualismo e ao mesmo tempo defende a decisão do STF, pois assim como no Brasil, vários outros lugares do mundo esse tipo de lei que criminaliza a homofobia acaba prejudicando os estudiosos do assunto.
Não se faça de desentendido, ninguém está tratando o homossexual como incapaz ou monstrinho, sim, apenas, discutindo que não é um ato normal o homossexualismo, assim como não é aceitável a criminalização da homofobia.
O Elton John ou o Papa Leão X serem homossexuais não irá mudar o meu pensamento.
Esqueça um pouco o Martinho Lutero, não estamos discutindo sobre ele.


João Emiliano Martins Neto: Luiz, eu também não discuti aqui contigo sobre Martinho Lutero, eu só citei o reformador de forma muito en passant e ilustrativa da capacidade de um suposto homossexual, até mesmo fisicamente homossexual notório, que teria sido Leão X. A Filosofia, e se pensa por excelência ao se filosofar, é um desaburguesamento do mundo e como tal é uma saída da zona do conforto, é uma luta de classes, por assim dizer, do zé mané proletário pensante cuja única riqueza sua é o seu amor à verdade eele está muito magro em sua atividade da busca do mais real contra o todo-poderoso poltrão burguês acomodado e gordo que assenta-se preguiçosamente e languidamente em sua poltrona anestesiado em sua irreflexão. A Filosofia incomoda, é uma pedrada na janela de casa que é algo imóvel e estático como tudo o que se refere à direita, à tradição, ao hábito e ao costume. Mas pode-se ter boa vontade com a direita, pode-se ter boa vontade com a força política do preconceito, porque o preconceito é legitimamente compreensível, visto que é uma reserva moral diante do que é desconhecido por ser novo ou em outro caso na atividade do pensar busca-se o incomum no comum, não necessariamente o novo, faz-se, por conseguinte, a desbanalização do banal ao ver-se por um outro ângulo o que é comum e banal no mundo, e isso também incomoda os homens da tradição que por preguiça não queiram refletir. Ora, como pode-se esperar isso tudo da direita? Na atual luta esquerda versus direita no Brasil o próprio filósofo Olavo de Carvalho diz-se um homem de esquerda, aparentemente, por que? Porque há todo um status quo esquerdista no Brasil que ele questiona, ele quer a quebra do chamado estamento burocrático dos poltrões de esquerda ou de uma esquerda aburguesada em seus privilégios, pois foram ideias de esquerda, aliás muito mitigadas desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comprometeu-se na eleição do ano de MMII em não mudar os fundamentos liberais da economia brasileira, mas foram ideias de esquerda, apesar de tudo, que inspiraram os homens nossos dirigentes e intelectuais nas últimas pelo menos duas décadas. Ou seja, algo como esquerda, para usar a linguagem da política moderna: direita e esquerda, é a esquerda paradigmática para uma atividade de crítica e reflexão, é evidente que é, mesmo que a onda conservadora seja muito forte hoje no Brasil e em outras partes do mundo. Não queira, então, caríssimo irmão e amigo Luiz, idealizar demais a direita, não trate-a como algo como que sub specie aeternitatis.



João Emiliano Martins Neto: "Criar" é algo tão radical a tal ponto, porque é algo que se faz a partir do nada, caro irmão e amigo Luiz, que é somente para Deus o ato criador, o homem apenas produz ou transforma algo a partir de alguma já preexistente, é o homem em especial causa formal e Deus causa material, vendo de forma bem sucinta. Eu sei que se não há crime contra algo sem a lei positivada, eu sei, eu não discuti isso, mas tu és, caro Luiz, tão duro e incompreensivo em teu direitismo o que é próprio da direita ser assim, que tu não consegues ver que agora, hoje, no ano de MMXIX há a lei anti-homofobia positivada para o povo gay, lésbica e assemelhados e eu acho que já vem tarde, porque eles podem ser pecadores o quanto possam ser e o são e estão condenados ao inferno por Deus e pela Igreja Romana caso não larguem tal estilo de vida, mas são gente capaz e muito brilhante: Leão X que o diga e comprove, pois ele soube dar o passo inicial contra a Reforma protestante no século XVI, então, agora tais pessoas têm cidadania, a pólis e até mesmo a Igreja e o cristianismo precisam deles



João Emiliano Martins Neto: Luiz, mas eu te entendo, agora refletindo um pouco melhor, que, não compete ao Poder Judiciário legisferar, até aonde eu sei de Direito aqui no Brasil, mas somente ao Legislativo, no entanto, é que sabe como é, os homens do Direito devem lutar pelos direitos humanos e se o vício contra a natureza que é a homossexualidade prejudica o homem, mas não o torna terrivelmente ruim, pois Your Song de Elton John, os computadores inventados pelo homossexual, Alan Turing, e as decisões inspiradíssimas por Deus pelo bem da Santa Igreja de Leão X, outro, dizem, homossexual, o vício deles contra a natureza não os impediu de serem os homens certos no momento certo.


João Emiliano Martins Neto: Morgiana, em um certo sentido, nem tu e nem ninguém, nem mesmo o Luiz, duro, logo, incompreensivo como pedra, nem ele não pode ser contra a homossexualidade de forma absoluta. Por que? Porque todos nós somos em um certo sentido homossexuais, porque, a menos que se seja impotente o homem, frígida a mulher ou assexuado, todos nós somos capazes de nos excitarmos diante de nosso próprio corpo que é evidente que é de nosso mesmo sexo, pois somos nós mesmos.


Fonte: Área de comentários do blogue de Lucas Banzoli.

Ministro Weintraub no Morning Show

O final foi besta com mitada ou a lacração da direita representada por Weintraub e Coppolla mais como pano de fundo a banalmente a escarnecer, mas não se pôde discutir minimamente a obra e o pensamento de Paulo Freire que é, sim, muito discutido no mundo todo e laureado. Freire que tem um método que é mais reflexivo e menos senhorial, que é bem ao gosto do brasileiro duro e incompreensivo como pedra e empacado como o jumento em seu conservadorismo, e é próprio de quem é conservador precisar empacar. A ideia freireana que eu acho com gente muito inteligente que vai se revelar no futuro a ideia de Freire como necessária, visto que postos de trabalho mecanizados como um jumento é mecanizado, não precisa parar a fim de pensar como convém a um ser humano, vão acabar tais postos de trabalho com o avanço da tecnologia como na área de inteligência artificial, e como ficarão os que foram educados para serem animais de tração como o jumento apenas aptos a servirem a uma sociedade senhorial: conservadora como a nossa? Aliás, parabéns ao ministro Weintraub que reconheceu a vocação esquerdista de defesa do pequeno e do pobre na Revolução Francesa de 1789, um fato histórico sonante.




quinta-feira, 1 de agosto de 2019

O cristianismo e o ranço ou o crassus philosophus filosofando


João Emiliano Martins Neto: Lucas, sobre este teu post, aqui, sobre a justificação pela fé ou somente pela fé, como concluíram os reformadores e a carta de são Paulo aos gálatas, pode até parecer um excesso de Filosofia da parte de Roma, mas segundo um curso recente do padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior chamado Lutero e o Mundo Moderno, a ideia e esteio da igreja protestante que é a ideia da sola fides não tornaria a fé cristã em uma fé reflexiva, ou seja, uma fé na fé, porque também baseado na ideia nominalista de que Deus pode ser inclusive mal ou tornar o que seja o bem em mal e vice-versa, então, o que restaria ao fiel não seria uma fé em Deus, porque objetivamente Deus seria ambíguo, então, só restaria o dom da fé ao fiel a fim d'ele ser justo e com isso ser salvo? Parece-me que a fé cristã é um desafio constante à velha Filosofia de origem pagã, tu não achas, caro amigo Lucas?


Lucas Banzoli: Nenhum protestante afirma uma coisa dessas (de que Deus possa ser mal ou ambíguo). A fé salvífica não é "fé na fé", mas fé no sacrifício substitutivo de Jesus Cristo em nosso favor, que resulta em frutos (boas ações) que fazemos pelo próximo. Cuidado com os espantalhos que apresentam do protestantismo, é melhor conhecer o pensamento dos reformadores lendo os seus escritos do que pelos cursos de seus detratores.


João Emiliano Martins Neto: Lucas, agradeço-te pela resposta. Bom, eu até acho que o padre Paulo pega pesado no intelectualismo tomista dele, mais adiante explico essa minha tal impressão, contudo o próprio Martinho Lutero dizia-se textualmente um membro da facção ockhamista e ockhamismo é nominalismo, ou seja, é aquela coisa de que as coleções como gêneros e espécies seriam apenas nomes ou não teriam qualquer nexo com as coisas mesmas e é por isso que o próprio Deus torna-se malvado e ambíguo ao poder decretar que algo de bem pode ser mal e vice-versa, porque o conhecimento das coisas é impossível, as coisas não são coisas concretas, são tudo termos ou nomes ou flato vocis um som vocal. Ou há, similarmente, também, diz Lutero textualmente, de que o que se pode saber do homem é como um desenho mal feito de homem e não uma ideia clara e distinta, a respeito de algo concreto chamado de homem com o seu gênero próximo e diferença específica a distingui-lo. A tese central desse padre no referido curso Lutero e o Mundo Moderno, que é exatamente o que faz tu discordares de Lutero, caro amigo Lucas, a ideia desse padre é que os protestantes, hoje, como é o teu caso, Lucas, é que vocês não pensam segundo as ideias modernas e revolucionárias do mestre e pai de vocês, Lutero.

Lucas, eu digo que padre Paulo pega pesado no intelectualismo tomista que ele adota, é porque em um outro curso de si em que ele menciona de novo Lutero, padre Paulo tem obsessão em refutar as ideias e os homens protestantes, o padre diz que é doentia a ideia de Martinho Lutero de que o cristianismo seria algo sub contraria specie, isto é, por exemplo, Cristo foi condenado injustamente à morte e à morte em um madeiro, logo, infamante morte para que de tal crime e injustiça imensuráveis o homem, mediante a fé em tal Cristo, pudesse ser virtuoso e a tal homem, desde que fiel, a ele chegasse a justificação, o padre ao concluir tal ideia com ranço anti-protestante esperado conclui por um diagnóstico psicopatológico contra Lutero. No entanto como pode ser uma patologia de Lutero se a própria pregação cristã, tal pregação, a vida mesma do Messias e dos personagens do cristianismo no Novo Testamento como são Paulo, apóstolo, e nas vidas dos santos comensuradas na História da própria Igreja é inteiramente isto de sub contraria specie? Por que? Porque, de fato, de espécies contrárias como a fraqueza, dos doentes, e até dos mortos de diferentes formas de morte que Cristo e os santos ressuscitam, da pobreza, da puerilidade das crianças, da loucura da pregação e não da suposta sabedoria dos doutores, e nem da riqueza, saúde e força física dos ricos, em inúmeras pregações desse mesmo padre Paulo tão rançoso, é mostrado que Deus triunfa nos seus pobres santos e os santifica e os fazem vencer o mundo tão mais forte do que eles dando-lhes graça e que Deus sempre resiste ao soberbos.


Lucas Banzoli:Essa história de que "Lutero era nominalista" é bem mal contada. É o tipo de coisa que você basicamente só ouve em blogs de apologética católica de quinta, não em fontes sérias, muito menos em fontes primárias. O Vitor Barreto já rebateu isso em 2015 nos comentários abaixo (a propósito, em resposta a você mesmo):

http://heresiascatolicas.blogspot.com/2015/06/famoso-pastor-sueco-se-converte-ao.html?showComment=1433486323363#c1845315293018842182


Fonte: Área de comentários do blogue de Lucas Banzoli.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores