Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

A perplexidade fundamental

Autoria: João Emiliano Martins Neto

A perplexidade fundamental é o espanto diante do tamanho da covardia humana ou da minha própria covardia e a pedra de tropeço que é querer preservar o próprio interesse pessoal a qualquer custo. Ou o homem liberto da caverna platônica tenebrosa, corajosamente, volta à caverna aonde estão os seus antigos companheiros ainda em algemas,


terça-feira, 27 de novembro de 2018

O homem atual: sepultado no inferno

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Eis mais um artigo meu, caro amigo leitor, de inspiração cristã, assim espero e espero que também com uma pegada metafísica, isto é, filosófica como convém a um crassus philosophus ou quem sabe mais que isso, porque um crassus philosophus christianus, ou seja, um filósofo, com a ajuda de Deus, fortemente cristão.


segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Esquerda, uma armadilha para o homem

Autoria: João Emiliano Martins Neto




A esquerda é uma armadilha para o homem. Não que a esquerda em si seja o mal mesmo encarnado em quem é esquerdista, porque é justo questionar uma certa inflexibilidade de pedra e aço que os capazes do mundo da direita em seu farisaísmo queiram impor sobre os outros, mas a esquerda por princípio tende a ser uma armadilha e por que? Porque na busca de ampliação de espaços na democracia para certos grupos excluídos historicamente como os LGBT, mulheres, negros, estrangeiros ou pobres,


Homens que fazem sexo com homens: sexo, poder e afeto

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Foto tirada por mim na praça da República de Belém (Pará, Brasil), local antigo de encontro de HSH.

Homens que
fazem sexo com homens (HSH) é a idéia criada por médicos para descrever o fato de homens que relacionam-se carnalmente com outros homens, machos transando com machos, como causa de certas doenças venéreas. Muito bem, tentarei aqui nestas próximas mal traçadas linhas, amigo leitor, tentar entender tal fenômeno partindo de minha experiência concreta no homossexualismo e mesmo que eu não fosse homossexual é patente que há homens que ardem de desejo venéreo por outros homens e que são homens que não têm exatamente trejeitos, "pinta", aquele estereótipo do gay ou da bicha: o homossexual clássico.


domingo, 25 de novembro de 2018

Festa de Cristo Rei, um reino fora deste mundo

Autoria: João Emiliano Martins Neto




Pela gula de um reino neste mundo descarta-se o reino de Cristo Jesus Senhor nosso que ocorre somente fora deste mundo. Nesta festa de Cristo Rei do universo lemos na leitura do evangelho da Missa o Cristo diante de Pôncio Pilatos dizer que o reino d'Ele não é deste mundo. Claro que desde o século IV com os imperadores Constantino Magno e Teodósio o cristianismo ganhou grande impulso mundano ao virar a religião do Império Romano e a partir daí quanta opressão, totalitarismo, mortes, sangue e lágrimas correram no mundo conhecido à época, como relata o grande filósofo Michel Onfray em


sábado, 24 de novembro de 2018

O lugar comum do mundo

Autoria: João Emiliano Martins Neto



Mundo e rico como termos de tudo o que é alheio ao povo eleito, pobre diante de tal mundo, mas rico para Deus, eleito por Deus que fora o povo hebreu sem qualquer qualidade intrínseca a tal povo, como diz a Bíblia Sagrada. Os hebreus que cunharam tais termos como mundo e rico para o resto da humanidade, por tais termos de inspiração hebraica, eis a raiz inegável de nossa civilização ocidental, cuja glória de tal povo hebreu é Jesus Cristo, mas que fora rejeitado pelos israelitas, todavia,

sábado, 17 de novembro de 2018

Eu, o crassus philosophus filosofando

Debate filosófico meu na página oficial, pessoal e homônima de Olavo de Carvalho no Facebook.



Olavo de Carvalho:

Tentar vencer os comunistas por meio de leis em vez de derrotá-los no campo intelectual e cultural é conceder a eles uma honra que não merecem, é abrir-lhes, de graça, o caminho da hegemonia.
O problema central a ser discutido dia e noite é: Os comunistas exercem ou não exercem um controle ditatorial das opiniões na universidade e na mídia? Sabemos que exercem. Só falta prová-lo de maneira irrespondível. Tão logo esse ponto esteja firmemente estabelecido na consciência popular, o controle hegemônico cairá de podre, assim como o império eleitoral dos partidos de esquerda ruiu ante o simples acúmulo das provas de corrupção.


sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Direita e esquerda. Esquerda e direita: o espanto

Autoria: João Emiliano Martins Neto



O princípio da Filosofia é o espanto. Ou o cara fica besta, sem saber, surpreso, a coisa pega ele de chofre: de calças nas mãos como o ladrão, será como o ladrão que Jesus Cristo voltará quando de sua segunda vinda para o Juízo Final, ou não é Filosofia, pelo menos a Filosofia à maneira que fazia Filosofia, de maneira forte e raiz como faziam mestres como Sócrates ou como filosofa um Dr. Paulo Ghiraldelli Júnior, diante da diferença, diante do novo e diante de um lado que antes não se vira da coisa que é a idéia do perspectivismo.


quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Entusiasmo, eudaimonia e alegria da verdade

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Se no cristianismo Deus é a verdade, a palavra entusiasmo de origem grega significa ser transportado, arrebatado por uma entidade divina e Deus mesmo por seu Espírito Santo é o Espírito de verdade e tal Espírito divino habita no homem, no corpo do homem como Seu templo, eis que o verdadeiro cristão, o orante a todo instante, aquele que recebe com frequência os sacramentos da penitência e da Eucaristia,

terça-feira, 13 de novembro de 2018

A fortaleza gay

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Quero escrever sobre o que eu chamarei de fortaleza gay que é a capacidade das pessoas LGBT, as lésbicas, os gays, transgêneros e demais no mundo a viver o modo deles sui generis de afeto invertido nadando contra a maré, não no sentido necessariamente de querer destruir a preferência heteronormativa, se é que heteronormatividade ou heterossexualidade não é algo postiço como tudo o que é civilização é algo postiço para tornar esquisitão o bicho-homem como bicho-homem.

domingo, 11 de novembro de 2018

Seta ou companheiro: a caminho do mundo vindouro

Autoria: João Emiliano Martins Neto

Max Scheler

O filósofo alemão Max Scheler, católico, sofria do pecado, vício contra a castidade, ele era um mulherengo de marca. Então, diziam-lhe que, olha, o senhor é tão católico fiel, mas tem problema com o teu desejo incontrolado em relação às mulheres e tal, muito bem, mas Scheler dizia que ele era uma seta a indicar o caminho correto, ele apenas não era, por conseguinte, o companheiro que conduziria concretamente com uma vida virtuosa um fiel no caminho do mundo vindouro de bem-aventurança no Céu.

sábado, 3 de novembro de 2018

Comemoração a quem é fiel

Autoria: João Emiliano Martins Neto



Ontem, dia 02 de novembro, a Santa Igreja católica romana comemorou o dia dos fiéis defuntos. Foi um dia de festa e comemoração a quem é fiel, aos finados, e não a qualquer finado ou morto como pensa o vulgo ignorante, mas a finados especiais, os já salvos, mas que ainda estejam a serem purificados no purgatório.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

O status quaestionis protestante 501 anos depois

Autoria: João Emiliano Martins Neto



A reforma na Igreja de Jesus Cristo proposta por Martinho Lutero, hoje, degringolou em puro dinheirismo liberal econômico burguês dessas seitas neopentecostais lideradas por no mínimo gente acusada de serem bandidos comuns, aonde o trabalho que gera riqueza, enfim, as tais boas obras tão questionadas por Lutero que Roma colocava nas costas dos fiéis como pesados fardos, tais coisas substituíram o simples dom da fé que vem do Alto, que vem de Deus ao fiel.


Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores