Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 29 de abril de 2017

Descobrindo a Filosofia com Pondé - Ep.02: Os Pré-Socráticos

A Filosofia como o a Ciência e o humano conhecimento, em geral, pode ser a semente da descrença, pelo que se entende da fala do professor Pondé sobre os pré-socráticos, e eu digo isso, porque sou cristão e como tal preciso saber conviver com a sede de saber, enquanto estudante universitário de Filosofia, que é o meu caso, e o dever de fidelidade e amor a Deus e não ao saber, acima de todas as coisas. É um desafio, mas uma coisa é certa, um correto entendimento da fé, de fato, não impede o conhecimento, não na medida em que tal conhecimento não seja uma vã curiosidade para o homem se ensoberbecer achando que pode manipular com crueldade aos outros homens e a criação ou a natureza inteira com objetivos malignos.

 

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Paulo Eduardo Martins alerta: "Petistas de batina!"

A Igreja Católica Romana, pelo menos aqui no Brasil, tem uma visão muito unilateral do Cristianismo, ao achar que Cristo foi mais que um judeu reformista, mas um judeu radical revolucionário como os zelotes ou os sicários, assim como certos círculos tradicionalistas católicos romanos tomam a Cristo como um fariseu tout court, quando Cristo Nosso Senhor cobriu os fariseus de esporros e críticas, mas, por outro lado, mandou ao povo obedecer-lhes, só não imitar-lhes o exemplo, e Cristo mesmo, alertou aos que se vestiam de vestes talares - trajes dos fariseus - como más pessoas, mas Cristo, mesmo, no Apocalipse é retratado como um ente trajado de vestes talares a andar por entre os candelabros de ouro que eram as igrejas. Ora, é preciso ver que o Cristianismo, mais especificamente Jesus Nosso Senhor é equívoco quando qualquer facção política de direita ou de esquerda, O toma como estandarte de sua bandeira, pois Cristo é os dois. Ele, o Cristo, é ora de esquerda e de direita, mas uma esquerda e direita com entendimento. Cristo é um liberal de esquerda quando ofereceu a salvação, Cristo ofereceu uma espécie de bolsa-graça e bolsa-fé para a salvação e justificação humana diante de Deus; Cristo ofereceu o tempo da Igreja para a reconciliação do homem com o seu Criador e não simplesmente encerrou a História ao punir os maus sumariamente, como queriam os hebreus que sonhavam com uma restauração sobretudo política a Israel. Mas Cristo também é um tradicionalista reacionário de direita quando disse à mulher adúltera e a outros pecadores perdoados e curados que não tornassem mais a pecar, além de Nosso Senhor ter dito que não veio abolir a Lei, mas dar-lhe cumprimento. Enfim, os bispos comunistas apóstatas do Brasil, esses padrecos de batina, muito deles gays, prestam um desserviço aos católicos brasileiros, fazendo com que na prática, o povo afaste-se da Igreja de Roma, indo parar nas garras de pastores protestantes bandidos que pregam o extremo oposto que é um capitalismo selvagem e ganancioso da teologia da prosperidade tão ou mais contrário, ainda, ao espírito do Evangelho.

 

quarta-feira, 26 de abril de 2017

O bispo e a psicóloga pró-aborto

A Dona Valeska Zanello, a aborteira, acha mesmo que saúde mental é matar um ser humano nascente? Ou saúde mental é tornar genérico, questão de gênero, o que se é especificamente como se ser humano e macho ou fêmea?



quinta-feira, 20 de abril de 2017

A Religião do povão versus a Ciência das elites e suas heranças

Logo de cara, à queima-roupa, a Religião, o Cristianismo, para ser mais específico, é visto como coisa da grande massa ignorante, é visto como coisa do povão. Pelo menos nos círculos da sociedade mais escolarizados e abastados burgueses, e, repito, burgueses, pois nos últimos tempos no Brasil em que o pensamento marxista tem sido majoritário, pelo menos nas elites, o que é até mesmo uma contradictio in terminis, porque algo majoritário para uma elite e elites são sempre uma minoria de escol, mas, ora, não era Karl Marx quem dizia que a Religião é o ópio do povo e que seria a ideologia das classes opressoras burguesas para manter o pobre proletário alienado? Ora, todavia, são essas mesmas classes burguesas quem mais desprezam a Religião, e também o tabaco, porque dizem que estudaram mais, além de não sofrerem mais na pele as intempéries metafísicas de medo, morte, solidão, fome e violência mais de perto, tal qual sofrem os pobres proletários e proscritos deste mundo? Parece-me evidente que, então, já em Marx algo como a Religião e de resto a cultura sempre foram, então, instrumentos de manipulação das massas por parte das elites. Bom, este meu post, caríssimo amigo leitor, quer falar que logo de cara a Religião é vista como coisa do povão, de gente ignorante e pobre, ok, muito bem. Porque que pessoa sábia segundo este mundo e cauta, humanamente cauta, aceitaria como dogma, como verdade indiscutível de que o mundo teria saído do nada pela intervenção de um Ser a que chamam de o deus e tal? Que coisa mágica seria essa, de do nada, ex nihilo, sair tudo? Bom, o fato é que uma idéia de origem do mundo e do universo como o Big Bang, parece conferir o estatuto de verdade, pelo menos segundo um debate que assisti aqui entre Christopher Hitchens e William Lane Craig, à idéia de criação hebreu-cristã. A Ciência, então, confirmaria a Bíblia, o relato da criação bíblico. As almas mais avisadas e escolarizadas preferem aguardar por seus métodos para tomarem uma decisão, as classes inferiores de cara creem, tem fé, mas ó diabos, se a humana Ciência confirmaria a fé, por conseguinte, eu prefiro ficar, por suprema cautela, antes com o meu Evangelho e a Bíblia do que com uma mera promessa, uma confiança meio que idolátrica, absolutamente ridícula, no homem e na sua Ciência, Filosofia ou artifícios.

Bom, era basicamente o que eu gostaria de dizer a vós, meus caros leitores, o passo inicial para todo o projeto humano neste mundo é o da fé, é o da confiança, sem a mesma, se a cada passo precisarmos raciocinar como loucos absolutamente obsessivos, a buscar definições de maneira febril sobre cada passo que formos dar, não sairemos do lugar. Como diziam os medievais, é preciso crer para compreender e nós, cristãos, com uma genuína espiritualidade, sabemos bem em quem cremos, como disse São Paulo, não nos valemos, nós, cristãos, de maneira unilateral somente do homem, do pobre homem que tão miseravelmente ao longo da História faliu, mas confiamos em nosso Deus cristão e hebreu, que, como prova a mesma História, legou-nos, por sua Igreja, uma civilização portentosa como a ocidental e o que o homem apartado de Seu Deus nos deu senão regimes tirânicos como os marxistas-leninistas ou nazistas que a tudo e todos levou à ruína e à morte, não é mesmo, caro leitor?

sábado, 15 de abril de 2017

Mensagem de Feliz Páscoa 2017

Se você na vida, caro amigo leitor, sente-se desanimado, perdido na vida, em grande dúvida e desamparo, tal qual tantas vezes e foram inúmeras - acredite - eu mesmo já me senti dessarte, faça assim, achegue-se e apegue-se a Cristo Jesus Nosso Senhor e Redentor, pois a Ele podem achegar-se e apegar-se os pequeninhos, humildes e pobres deste mundo que não são os sábios segundo este mundo com suas filosofias vãs, cientificismos e artes rococós soberbas. Podem achegar-se e apegar-se a Cristo, até mesmo pequenos em estatura como o grande e piedoso rei Davi que prefigurou a pessoa de Cristo em seus salmos, porém não podem achegar-se e apegar-se a Cristo os orgulhosos mundanos que querem fazer justiça social e espiritual contando apenas com a força bruta, em partidos políticos de extrema esquerda ou aqueles fariseus hipócritas santarrões, que dispensam, ambos, de direita e esquerda: a graça; mas apegam-se e achegam-se ao Redentor, os pobres como gays, ainda que arrependidos e confusos por uma prática sexual e afetiva destrutiva, todavia, desprezados por uma sociedade homofóbica e machista; a Cristo aproximam-se as prostitutas arrependidas por uma conduta imoral que esmaga as suas consciências; a Jesus achegam-se e apegam-se os encarcerados que reconhecem que fizeram mal à própria consciência e ao bem comum; apegam-se e achegam-se a Cristo Jesus todos aqueles cristãos piedosos e sinceros que cansaram de sistemas religiosos pseudocristãos como o católico romano, porque descobriram as maravilhosas doutrinas da graça da Reforma Protestante do século XVI que neste ano completa os seus 500 anos, e com isso perceberam a maravilhosa graça de Deus e que notaram que somente a mesma graça é capaz de salvar o homem, sobretudo, descobriram o pilar e baluarte da Igreja Protestante, a única verdadeira neste mundo, que diz que o homem tornar-se justo e meritório aos olhos de Deus somente pela fé (sola fide) em Cristo, sendo, então, com graça somente (sola gratia) e sola fide para essas pessoas, Cristo como concretamente e realmente o Salvador. Aquele que pode apegar-se e achegar-se a Cristo é, outrossim, você, mesmo, meu amigo que o mundo com o seu discurso sofista, logo, por definição sofisticado e complicado desprezou a simplicidade de seu coração que queria conhecer o diálogo, a misericórdia, o perdão, uma vida de devoção pelas coisas mais belas e elevadas, e o amor você queria conhecer, meu amado, diante de tanta inflexibilidade do mundo, diante do inchaço da ciência a robustecer de vazio, de nada, os corações de pedra dos cientistas, escribas e filósofos mundanos soberbos. É pouco o que você quer, meu amigo, é simples, mas é tudo o que você precisa, então, busque por Cristo, pois Ele aceitou ser pobre como todo homem é na verdade pobre, deve ser todo escravo, humilhado aos pés de seu Deus e devotado ao seu Criador, todo homem e também os anjos, por isso tanto quanto os anjos santos servem aos homens que hão de herdar a vida eterna, o Cristo, o Verbo divino encarnou-se, viveu na pobreza de Nazaré, uma localidade esquecida das terras dos judeus, foi carpinteiro, pregou, foi perseguido, não tinha uma pedra para assentar a cabeça, foi açoitado, sofreu os horrores de doze horas de escárnio antes da crucificação e ainda foi crucificado e morreu entre dois ladrões, sendo que um arrependeu-se e o outro não. Cristo te entende, meu amigo leitor, Cristo entende o homem, mesmo o maior, principal ou primeiro dos pecadores a menos que tal homem seja soberbo o suficiente para não aceitar a misericórdia salvadora de tal Deus.

Apegue-se e achegue-se, então, meu amigo leitor, pela oração e pelos sacramentos do batismo e da Ceia Santa dos pés de Nosso Senhor Jesus e Ele há de curar, libertar, alegrar você e te dar a salvação, Cristo que é a nossa Páscoa, Cristo que é a travessia do anjo da morte, enviado por Deus para destruir os rebeldes, mas que pelo sangue do Cordeiro Jesus Cristo, tal anjo, por ordem de Deus, é de nós, os fiéis, ele é desviado, somente pela graça (sola gratia) e somente pela fé (sola fide). 

Feliz, portanto, e Santa Páscoa, meu amigo e que Deus vos abençoe.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Cristo, o Grande Humanitário

Ó meu Deus, ó Cristo, Sois o grande humanitário, Sois o amor, Sois o grande e maior amigo dos homens. O Vosso afeto, ó Nosso Senhor Jesus Cristo, pelos homens, Vossa amizade é algo indizível por nós e o que tínhamos a oferecer-Te senão a nossa indiferença cadavérica, assombrosa, fria, rígida, putrefata e insensível de nosso coração de pedra morto e sepultado em nossos delitos e pecados? Grato a Ti sou, ó Amado, ó Filho de Deus que tão-somente por graça e tão-somente por fé, somente para a glória de Deus, nos tornaste a nós, os homens, irmãos Teu e filhos de Deus, também, pois somos nós, homens crentes, um só contigo, um só corpo que é a Igreja. Grato a Ti sou, ó Deus Todo-poderoso criador de céu e terra, porque compraste-nos por preço, o alto preço de Vosso sangue preciosíssimo, o sangue de Ente divino como Vós imaculado.

Preserva a nós, a Tu Igreja, ó Jesus, do império e tormento do inferno que certamente encontra uma entrada em nossos corações no orgulho, pois foi o orgulho que um dia fez perder a mais excelente das criaturas, o anjo Lúcifer, e então o inferno, o mal e o pecado foram concebidos. Preserva-nos a nós, os Vossos santos, da doença, vício e paixão do orgulho dos pecados inconfessáveis, mas de também por outro lado de querermos fazer justiça com as nossas próprias mãos, quando sabemos se formos cristãos verdadeiros, porque filhos da Reforma Protestante do século XVI, que o homem torna-se justo e meritório aos olhos de Deus somente por fé (sola fide) em Vós, ó Cristo Jesus, para a glória de Deus Pai e na força do Espírito Santo em Quem fomos todos nós, os santos, batizados e com fogo, também, para incendiarmos purificando e iluminando este mundo impuro e de trevas para abundarmos em dons espirituais, mas sobretudo no fruto do mesmo Espírito.


Amém.

Súplica a Deus por fidelidade

Ó CRISTO, MEU DEUS Todo-Poderoso, meu Redentor, não permitas que eu me afaste de Vosso amor. Como disse o Apóstolo (São Paulo) nada há de separar os santos de Vosso amor, nenhuma intempérie dita metafísica como fome, nudez, frio, espada, perseguição, nada há de separar-nos de Vosso amor. Eu sou pecador, ó meu Cristo, ó meu Irmão maior e primogênito, sou o maior, o principal e o primeiro dos pecadores, mas ajuda-me com Vossa graça para que eu seja consagrado, para que eu vença e seja desgarrado da dispersão, para que eu vença o que é mundano, aparente e transitório pelo uso de minha razão natural a princípio que em minha profissão como filósofo eu saiba desconfiar de tudo que de cara se apresente a mim a fim de que eu busque a inteligência de tudo o que há, incluindo a inteligência acerca de Ti mesmo, ó meu Deus, porque queres que nós, homens, tua semelhança, porque seres inteligentes e com volição, queres, ó Deus, que amemos a Ti com toda a nossa inteligência, entendimento e espírito. Faz de mim em minha contemplação e interpretação do que é comum ao mundo, faz de mim, ó Cristo, mente e inteligência divina, faz de mim, filósofo, um santo filósofo, isto é, um mestre da suspeita, faz de um com efeito filósofo e santo, porque consagrado, livre da dispersão, livre do que é profano, faz-me livre de achar-me um sábio, aliás contrário do filósofo, mas que ao cabo eu acabe é como um louco, abaixo do nível humano, como um animal, não mais imagem Tua, ó meu Cristo de Deus, isto é, santo, consagrado, amigo da verdade, mas somente em busca do que é mundano, terreno, animal, transitório e indigno.

Eu sou fraco, ó meu Deus, eu sou pó. Tu sabes, ó meu Deus, todas as coisas, sabes o quanto eu sou mal, porque a Tua Palavra que é suficiente e poderosa e infalível no-lo revela-me isso, mas sobretudo revela-me que do nada tudo fizestes e que sem vós o homem nada pode fazer e que o homem é um cadáver antes de convertido à vossa religião, ó Cristo. Preserva-me, meu Deus, do orgulho, caso eu seja um eleito Vosso, caso eu seja um predestinado desde antes da fundação do mundo para a redenção. Sois maior que todos. Não há filósofo, cientista, artista, artífice, ser humano ou angélico maior, melhor e mais iluminado do que Vós, ó Cristo, que por Vosso Santo Espírito contemplas a tudo e sabes absolutamente de tudo. Não há sedução vinda de homens ou de anjos que buscam tanto o saber e a ciência, mas nunca chegam à verdade, porque cegos, loucos e soberbos não querem ouvir a Tua voz que diz, Tu mesmo o disseste, que Sois a verdade. Preserva-me, guarda-me a mim e a todos os meus irmãos, guarda a vossa Igreja, do poder das trevas, isto é, do erro fatal que é o orgulho.

Tudo isso eu vos peço, ó meu Pai, ajuda-me, ajuda-nos, no nome santo de Vosso Filho, o Senhor Jesus Cristo e Amém.

terça-feira, 11 de abril de 2017

A esquerda e a chatice

Bom, caros amigos, já ouvi de um direitista que o esquerdista, que a esquerda na pessoa de seus correligionários, os esquerdistas, são chatos. Ora, a chatice como aquela coisa repetitiva, maçante e que aborrece pode ser mesmo a nota constante do esquerdista, pelo menos os mais extremistas, porque ateus, que defendem uma salvação pela Política, pela força bruta humana, algo sem dúvida alguma orgulhoso, perverso e incrédulo, que não acolhe a graça divina. Mas, eu diria que vejo algum fruto em tal chatice que seria, deveras, uma estruturação da sociedade, através do Estado com suas leis e instituições, a fim de propiciar no aqui e agora da civitas hominum, historicamente, socialmente e concretamente, a estruturação de condições materiais e reais para que o pobre e o proscrito como o louco, o gay, a mulher, a prostituta, o viciado em drogas ou alcoólatra ou o operário possam viver dignamente, ainda que diante de suas vicissitudes, diante de suas intempéries metafísicas que os referidos pobres e proscritos e tantos outros não conseguem vencê-las humanamente. Ora, tais intempéries metafísicas como a do louco que precisa tomar os seus remedinhos psicotrópicos prescritos pelo médico, tais intempéries são mais chatas ainda do que os protestos dos chatos esquerdistas e por dever de consciência, sobretudo cristã, uma sociedade com o seu Estado, leis e instituições, por dever de consciência bem pode e deve socorrê-los, coisa que a chamada caridade privada seria sempre restrita.

Nós, os esquerdistas podemos ser chatos, sim, mas o mundo deficitário que jaz no maligno com suas mazelas: as intempéries metafísicas, é mais chato ainda e o individualismo burguês liberal de certos círculos direitistas, na, ao meu ver, na pressa de recolher-se ao seu atomismo doméstico individualista, apenas torna qualquer boa intenção de tais individualistas em algo sumamente aquém das reais necessidades da sociedade dita cristã, pois arrogam-se dizerem-se cristãos, mas que na prática não milita o máximo possível necessário para ao menos minorar o sofrimento humano.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Unum est necessarium

Os homens de ação apressadinhos e nervosinhos que me perdoem, mas eu quero ser filósofo, eu quero ser o homem da inação e da inutilidade. Minha ação é a contemplação. Sou inútil mesmo, não quero simplesmente transformar o mundo, mas interpretá-lo de diversas maneiras, compreender antes, saber o que seja a essência, o que seja a verdade acerca do real e dizê-la. Para mim o mundo é como um templo religioso em o qual eu o observo, observo, medito sobre o mesmo, eu o admiro, vejo com admiração, vejo o mundo com sempre renovado espanto, o mundo que para os apressadinhos e nervosinhos homens de ação é banal, usual, cotidiano, ordinário e indiferente que eles querem modificá-lo, eles não querem saber, querem agir, vivem às cegas. Acho que não quero isso para mim, não, amigos, todavia, quero saborear o mundo, aspiro por saber, conhecer, eis a minha praia: aspiro pelo filosofar. Para mim, como disse Cristo à Marta, irmã de Maria e de Lázaro, seus amigos de Betânia, lá na terra dos hebreus, como disse Cristo a Marta, só uma coisa é necessária - unum est necessarium - e saber é que é necessário, filosofar é preciso, viver não é preciso para já; sem qualquer orientação a vida torna-se inútil, ignorante, nas trevas e indigna de ser vivida.

Um acesso à minh'alma

Para além de eu ser um homem baixo, hoje com barbas brancas, precocemente, com cicatrizes na testa, fruto de minhas peraltices de infância, para além de meu nariz ser meio achatado, eu digo que tenho uma alma, tenho um ser, tenho e sou um ente racional, com uma alma mortal segundo o Filósofo (Aristóteles), mas eterna segundo a teologia cristã, pelo menos a católica romana e a protestante mais clássica, baseada na Bíblia, segundo diz o livro do Apocalipse.

Eu tenho um ser, uma alma que quer viver, mas que as vezes pode corromper-se, pode obscurecer-se, como a sulamita do livro de Cantares da Bíblia, que, decerto que confiada e confiando em os homens, seus irmãos, foi mandada a cuidar das vinhas que lhe não pertenciam e acabou obscurecida com a alma dos pecadores, acabou preta, ainda que bela, mas enegrecida pelo pecado que deforma o homem. Meu ser, então, eu diria interpretando o livro de Cantares, ou o ser de todo o homem, sua alma, é bela para Deus, o esposo, Salomão, mas pode acabar abatida, maltratada pelo pecado, pelo pecado do homem que preferiu confiar mais em si mesmo e em seus irmãos, os homens, do que em Deus. No meu caso, caro leitor, que padeço do pecado da preguiça, eu prefiro confiar mais em mim mesmo e na ajuda humana como a dos meus pais que sustentam-me financeiramente, do que confiar em Deus e no oferecimento de sua graça para aperfeiçoar a minha natureza que há de ser apta a fim que eu faça mover céus e terras, se preciso for, para que eu cumpra a minha missão neste mundo.

Veja, meu amigo leitor, não se assuste, minha alma parece um castelo assombrado, mal iluminado e com goteiras, enegrecido pelo pecado, lamentável... Se puder, ore por mim, caro leitor, peça a Deus que envie a sua graça e seus anjos para como labaredas de fogo que eles são, que eles formem uma muralha do fogo consumidor que é o nosso Deus, a fim de que o tormento do inferno que esteja a seduzir-me para o pecado da preguiça bata em retirada, com a minha própria colaboração, outrossim, na forma de mais orações, jejum e determinação para que eu cumpra a missão que a mim, o Emiliano, o maior dos pecadores, para que eu cumpra a minha missão nesta vida.

Que Deus tenha misericórdia de todos nós. 


Amém.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

O filósofo, um ser sempre pausado


O verdadeiro filósofo vive em pausa para filosofar, enquanto os homens comuns, não filósofos, agem, fazem História, dão material durante a luz do dia da História, pois como disse Nosso Senhor Jesus Cristo só é possível agir durante do dia, para o filósofo, como a coruja que é o símbolo do filósofo, assim que cair a escuridade da noite, o filósofo ter material para em sua eterna pausa, poder filosofar, explicar a ação dos homens de ação e dar-lhes alguma orientação para a ação.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Solus Christus e nada mais! Martinho Lutero e a Reforma Protestante.

Roma, para nós, protestantes, é passado e nós a sobrepujamos, como reconhece aquela peste vestida de negro verdadeira ave de mau agouro careca chamada Paulo Ricardo de Azevedo Júnior. A questão, agora, é sobrepujarmos, nós, os que formos predestinados para a vida eterna, a nossa missão atual como protestantes é vencermos a quinta coluna de uma estranha Roma que assola o meio protestante com a tal teologia ou demonologia da prosperidade gananciosa e capitalista selvagem e que vem de carona com a ascensão da direita liberal e individualista, atual, brasileira, que tentar seduzir os pobres para não terem nenhuma moralmente justa consciência de classe, com a promessa de reino dos céus, aqui mesmo neste mundo, através do ensino materialista e hedonista da prosperidade material, sobretudo para beneficiar com fácil e profícuo enriquecimento a pastores bandidos e arruaceiros histéricos, conduzidos coercitivamente por policiais a fim de deporem, que arrancam a lã e a pele de suas ovelhas, despedaçam-lhe e devoram-lhe as carnes para por fim, esmiuçar-lhes os ossos.

 

sábado, 1 de abril de 2017

COMO A IGREJA DEVE REAGIR ÀS DOUTRINAS DE ESQUERDA NO MEIO CRISTÃO? | PN...

Excelente a explanação do reverendíssimo Nicodemus. Bom, a esquerda é uma vergonha, pelo menos a esquerda atual brasileira e latino-americana que nos quadros do Foro de São Paulo passou a dar suporte político ao crime, ao que seja ainda crime em praticamente todo o mundo como é o caso do aborto, o sequestro e o tráfico de entorpecentes. Porém, eu mesmo, venho dizendo-me, ultimamente, de esquerda, mas eu defendo uma como que esquerda conservadora, uma espécie de esquerda dialeticamente de direita, porque eu vejo que nossa fé cristã não pode ser como a mesma veio a tornar-se, desde o advento da modernidade, com a Reforma Protestante do século XVI, como uma religião privada, subjetivista, restrita à insignificância doméstica ou eclesiástica de nossas igrejinhas de esquina que ignoram o que os nossos próprios irmãos protestantes ensinam, e não só ignoram, mas também discordam do que o outro irmãozinho ensina em outra esquina, porque o protestante e o Protestantismo, eu vejo que é marcado pela divisão e pela pluralidade. Então, meus irmãos e amigos, o Cristianismo, pelo menos o nosso protestante que dizemos ser o verdadeiro, por sua consistência e fidelidade bíblica, o Cristianismo precisa ser social, político e histórico, concreto neste mundo, que sejamos sal e luz, que a vontade do Pai seja feita assim na terra como no céu, à maneira socail. Então, nesse ponto, eu me aliaria à esquerda na defesa de que o Estado, não um Estado balofo como quer a esquerda radical e atéia marxista no-lo quer, mas um justo Estado com suas leis e instituições, que o Estado, que o Príncipe propicie o Evangelho neste mundo e em especial em nosso País, o Brasil. Nesse ponto, então, de uma concretude histórica do Evangelho, eu defendo a esquerda, também por seu cuidado maior pelos pobres, do que a direita que é mais liberal, privatista e mais dura diante dos incapazes de viverem e vencerem no sistema chamado mundo.

 

Reforma da Previdência pode não passar. E aí?

Eu penso que a Previdência, que é a famosa Viúva, deveria acabar, no sentido de acabar o instituto da aposentadoria para pessoas, mesmo que idosas, mas com capacidade mental, sobretudo, e física para trabalharem, porque há muita gente que ou ainda não chegou à terceira idade, ou são velhos bem capazes, que já aposentados, ficam sendo sustentados pelo erário público para ficarem com chatice e ranhetice de velhos durante décadas a fio antes de finalmente morrerem e irem direito para o quinto dos infernos.

 

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores