Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O Deus de Janaína Paschoal

Hoje em dia ninguém mais muda o destino, estão todos só de mimimi, direita e esquerda. A direita porque simplesmente não tem força e nem sequer existe, porque ainda está acordando de seu berço esplêndido de omissão que durou décadas e a esquerda por não ter mais consciência do lastro da tradição a que descende de pelo menos duas centúrias. A época de Carlos Lacerda levando tiro na Rua Toneleiros e de Getúlio Vargas estoicamente dando tiro no próprio peito passou. O Brasil, hoje, está ao Deus dará, gostem os ateus fanáticos ou não da palavra que refere-se à divindade estar a supostamente decidir ou não o destino da la Cité des hommes.

 

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

SOBRE A FALA DO SENADOR JOSÉ ANÍBAL (PSDB-SP) ARGUINDO DILMA ROUSSEFF

É terrível este nosso idealismo burguês presente nas cabeças de burgueses e de nós outros, a maioria proletária. É terrível porque fica muito difícil pensar como José Aníbal, tido e havido no passado como de "direita", mesmo sendo tucano e um tucano é esquerdista. José Aníbal que não critica a biografia de Dilma Rousseff, ao menos paralela à dele na esquerda, mas Rousseff era mais radical. Aníbal não a critica em sua biografia mas somente nas questões administrativas e a questão mais importante que é biográfica, filosófica e ideológica é deixada de lado, como o senador ressaltou. O paradigma do Marxismo é mesmo uma revolução e é algo que dessensibiliza em relação à sensibilidade comum dos comuns, ultraconservadores, chatos e tacanhos mortais burgueses em sua moral.


domingo, 28 de agosto de 2016

Forma de livrar-se dos preconceitos

Uma forma de evitar-se ficar com o cérebro ultrassensível e irritadinho é ser um Freitgeist, é ser um livre-pensador, desgarrado de todos os clubes, seitas, gurus, doutrinas, torcidas organizadas, times e ideologias e apenas ser fiel a si mesmo, ser fiel à própria alma aprendiz e filosofante que há em todo verdadeiro filósofo.


Filosofia e Jornalismo

Eu sou estudante universitário de Filosofia e penso que o Jornalismo é o combustível do filósofo, porque o mesmo deve acercar-se da realidade sonante a fim de dar a luz o conceito e nada é mais real do que os fatos do cotidiano relatados pelos jornais, isso, claro, quando os jornalistas não mentem.

VIGARICE: DILMA FARÁ TEATRO DURANTE DEPOIMENTO

sábado, 27 de agosto de 2016

Barraco no Senado e indiciamento de Lula marcam sexta-feira épica

Loucura, o fruto proibido

Acho interessante, amigos, o que Michel Foucault diz dos loucos de que eles teriam o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, como diz o relato bíblico-mitológico da criação. Tal fruto daria à humanidade o poder de ser como Deus, pois a loucura pareceria isto, o homem achar-se Deus, dotar-se de poderes divinos. Claro, os loucos fazem isso como crianças que seriam, inocentemente, as pessoas ditas normais o fariam adredemente. O interessante é que no relato bíblico, o homem tornou-se como Deus, não talvez convertendo-se em loucos, mas o homem saíra da menoridade, tornou-se o homem que conhecemos, chegou à idade da razão, viu que estava nu. Deus mesmo no-lo reconheceu e o expulsou do Paraíso a fim de que o homem não tomasse do fruto de outra árvore, a árvore da vida, e vivessem para sempre. Penso eu, já que sendo como Deus que o homem viu a tornar-se, o Senhor Deus não quis que o homem O não apoquentasse por toda a eternidade o Todo-poderoso, sendo o homem eterno. E eis, hoje, nós, homens, no mundo, potencialmente inteligentes e capazes, porém, mortais, sujeitos ao erro e doença que podem conduzir-nos à morte.



SUJEIRA: RENAN ENTREGA GLEISI, STF E ELE MESMO

A fraqueza atrai a agressão e também algo como Deus ou a Sorte é o Senhor ou a Senhora da História, de fato, porque o PT está fraco, senão, morto, então, por que não dizer umas belas verdades na cara dos moribundos. E, também, Deus ou a fortuna inspirou Renan Calheiros a colocar um simples espelho na cara de Gleisi Hoffmann para mostrar-lhe o óbvio ululante de sua mais crassa miséria.

 

terça-feira, 23 de agosto de 2016

CONSELHOS PARA OS CANDIDATOS A FILÓSOFOS

Pitágoras de Samos
Eu, como filósofo, penso que o filósofo não deve além de não beber ou muito menos drogar-se, pois drogas e bebidas alcoólicas deprimem o juízo e a toldam a sol que há no filósofo que é a luz da razão natural, o filósofo não deve fazer sexo, deve ser absolutamente casto, porque, aprendendo com Pitágoras de Samos que criou os termos filósofo e Filosofia, a castidade reservar-lhe-á ao filósofo, depósitos de energias genésicas que tornar-lo-ão fecundo e cheio de vitalidade para um filosofar prolífico e fértil. Também o filósofo não deve fazer sexo para não ligar-se a uma esposa ou a um marido ou a um parceiro ou parceiro que pode vir a distrair o filósofo da atividade filosofante dele de amigo insaciável do saber, o filósofo ficará divido por causa do seu parceiro e filhos que para piorar de tal relação hão de surgir. Também o filósofo não deve ser promíscuo, ou seja, não deve fazer sexo sexual e nem deve masturbar-se e nem consumir pornografia, porque é conforme à luz da razão natural filosófica que um dos fins inseparáveis do sexo, além do prazer e da união do casal, é a procriação, é a reprodução da espécie, logo, sexo apenas como divertimento é algo irracional, anti-filosófico e um grande risco para se contrair doenças e para o filósofo arrumar sarna para se coçar com doenças venéreas, vínculos afetivos e família, atrapalhado-lhe a sua carreira filosófica.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Resumo pessoal acerca de Friedrich Nietzsche

Nietzsche é radical, eu diria que, em suma, ele mostra que com Platão o mundo verdade o dos instintos, do corpo e este mundo tornou-se uma fábula, através da metafísica.

A miserável vida dos não filósofos

Que vida miserável a dos não filósofos, a maioria de nossos contemporâneos, vão vivendo, apanham e nem sabem o porquê, não tem palavras para expressá-lo, não dispõem da linguagem com sentido que nós filósofos procuramos ter e mesmo assim há coisas da vida e do mundo que nos escapam, mas nos esforçamos em alguma intelecção, mas enquanto aos demais? Seguem apanhando mesmo.

Perseverança e estilo

Importa escrever e escrever, sempre, um dia conhecerão a gente, lerão nosso blog, nosso site ou nossos livros, como aconteceu com o Friedrich Nietzsche, se não for na Alemanha dele ou no nosso Brasil, alguém em um algum país do mundo saberá que a gente existe e estará tudo feito no melhor registro que é o bom e velho registro escrito.

É uma pena que eu não sou o tipo da mente construtora e sistemática, não sou desse tipo, para mim algo precisa acontecer para que eu me manifeste, sou crítico e reativo.

Eu sou no estilo como o filósofo Friedrich Nietzsche, por isso também o admiro tanto, porque ele expressava-se como eu o faço, também, através de aforismos e sentenças.

Aforismos sobre a Lógica

Éric Weil, filósofo judeu franco-alemão, diz no livro "Lógica da Filosofia" que a Lógica é a ciência do discurso coerente, mas que é impotente a fim de fornecer-nos um conteúdo para tal discurso.

Um louco com toda a incoerência de sua mente enferma pode falar-nos concretamente e em seguida filosoficamente muito mais das relações entre loucura e Filosofia do que todos os catedráticos em Lógica reunidos.

Qualquer computador, uma reles e sem alma máquina, faz uso da Lógica, mas somente o homem filosofa, como diz Miguel de Unamuno, no livro Do sentimento trágico da vida. Só o homem filosofa, porque filosofa com a carne e com os ossos, como diz o mesmo Unamuno. Filosofa o homem com a carne e com os ossos que faltam aos computadores.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

A FILOSOFIA O FUTURO E EU

Não tenho filhos e sou cristão, simpatizo também pelo Budismo, com seu Nirvana que é o nada que é tudo, e como tal o pouco ou nada que a Filosofia poderia propiciar-me, há de satisfazer-me, nada para a plebe, mas que é tudo para a aristocracia do espírito: o puro saber buscado amorosamente pelo filósofo. O dinheiro é o tudo que é nada, porquanto o cigarro acaba, os remédios acabam, a roupa fica suja e rota, a comida outrossim acaba e em excesso em nosso afã mundano pode tornar-nos feios obesos e as drogas e o álcool também acabam, não sem antes enlouquecer-nos quando à maneira da comida servimo-nos dos mesmos em demasia em nosso afã mundano. O conhecimento permanece por bem mais tempo e acima de tudo o Amor é imortal.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Com noção

A tragédia da esquerda. De repente o grande açoite do sistema e do suposto rebanho que seguiria cegamente o status quo e que veria tudo como banal, cristaliza-se em formas banais e irrefletidas que de maneira alguma são um problema para a sociedade.

A correspondência do pensamento com a realidade é um exercício sempre a algo incompleto e incognoscível para a mente humana, mas podemos ensaiar aproximações. Só em Deus pensamento e realidade coincidem, porque algo pensado por Deus é o real mesmo que Deus tira do nada e traz a existência.

Pensar com a própria cabeça e abstrair Cristo que é o próprio Deus, abstrair os santos e doutores católicos, sapientíssimos como Santo Anselmo ou Santo Agostinho ou Santo Tomás de Aquino, alguns que morreram com suas línguas decepadas, martirizados nas bocas dos leões, arrastados, decapitados como Santo Thomás More ou pelo ISIS. Abstrair, em nome de se pensar com a própria cabeça, a sabedoria e renúncia de Buda; abstrair Sócrates, Platão e Aristóteles, enfim, em nome do que seria uma vaidade de pensar com a própria cabeça e fazer tábula rasa a tantos e tantos mestres é algo de uma temeridade formidavelmente, a meu ver, temerária, eu, prudentemente, não arriscaria.

sábado, 6 de agosto de 2016

Motivo de um afastamento

O que afasta pessoas da ‪‎Religião‬ é uma visão estreita da vida. ‪‎Deus‬ é a ‪idéia‬ mais alta e necessária que o homem pode ter e a qual a inexistência, por se tratar da idéia mais alta e necessária, é impossível. Mas o homem mergulhado na mesquinharia não quer ouvir falar do melhor, não quer ouvir falar e desinteressasse acerca de Deus.

CARTA FICTÍCIA A UM PROTESTANTE

Belém, PA, 06 de agosto de 2016. (Sábado)

Prezado Doutor Protestante,

Vi seu vídeo na Internet em que você critica o editor da Bíblia, aquele que organizou a Bíblia, que no caso seria a Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Mutatis mutantis, note que o editor da Bíblia, eis que não é um editor qualquer, mas é a já referida Santa Igreja Católica Romana, fundada pelo próprio Deus, Cristo Jesus, e que por promessa divina, jamais o poder infernal prevaleceria contra a mesma. No caso, esse editor é de origem divina e exige-nos fé, sim, fé na Santa Igreja, isso é mais velho que andar para frente, é tradição desde os apóstolos: fé na Santa Igreja Católica. Caso sejamos céticos quanto ao editor, céticos em relação à Igreja, como sói ocorrer com os protestantes na poeira nominalista subjetivista moderna deles, acabaremos como os protestantes e você, Sr. Doutor Protestante, parece ser um deles, que acabam acolhendo muito mais a pesquisa histórica própria de vocês e colocam a Arqueologia, a Paleologia, a História, enfim, as ciências humanas, isso mesmo, coisa dos malvados homens desprezados por você em seu vídeo, acima da Fé. De mais a mais, Cristo Jesus mesmo disse que só herdarão o Reino dos Céus quem for como uma criança e a Fé eis que é muito disso um deixar-nos tomar-nos pela mão, à guisa de uma criança, à maneira de um filho que confia no pai, e no caso eis que é o Pai do Céu, que neste mundo expressa-se na pessoa do Santo Padre, o Papa, nosso pai espiritual maior no presente século e pastor.

Grato pela sua atenção, caro Doutor e aqui despeço-me como sempre perseverando em oração pela sua conversão ao bom senso.


JOÃO EMILIANO MARTINS NETO


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O pluralismo religioso e a sensibilidade, o que toca o filósofo

A questão do pluralismo religioso no mundo, das grandes religiões tradicionais, claro, ocorre, porque é como se fossem linhas paralelas que nunca se tocam, mas encontram-se no infinito e o infinito, evidentemente, é Deus. Buda e Cristo encontram-se em Deus, aliás, encontram-se em Cristo, nosso grande Deus e Salvador.

Já aqui mesmo neste mundo grandes mestres como Buda, Cristo ou o Profeta Mohammed acabam tocando um ser mesmo que finito como o filósofo, porque o filósofo de boa cepa busca o saber, enfim, busca a Deus, em que as linhas paralelas representadas por esses fundadores de religiões, vão encontrar-se. O filósofo tem sede de infinito, porque tem sede de saber, tem na verdade sede de Deus, acaba de certa forma fazendo-se um com Aquele que É, que tudo sabe e vê.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Quem é Nossa Senhora?

A tendência esquerdista do intelectual e do filósofo

O intelectual, o filósofo, tender para esquerda é algo compreensível, porque é como diz o filósofo alemão católico, Josef Pieper, que dizia que a Filosofia é o desaburguesamento do mundo. A imersão total do indivíduo no status quo como quer normalmente a direita é algo que não propicia a reflexão, a desbanalização do banal, o homem não sai do piloto automático. Nesse sentido, a esquerda é como o Cristianismo que se propõe a pescar homens, isto é, a tirá-los de seu meio usual, de seu caldo de cultura banal, propõe-se a tirar o homem de seu aquário dito normal.


quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Princípios de sabedoria

Pode parecer paradoxal o que dizia Aristóteles e o que diz a Bíblia sobre o princípio da sabedoria ser naquele a dúvida e Salomão em Provérbios dizer ser que tal princípio é o temor do Senhor, mas ao fim tais paralelas, e por isso eis o paradoxo, acabam se encontrando, no infinito, porque o homem precisa, como recomenda Aristóteles, sempre duvidar de seu saber humano, demasiado humano, e isso o poderá levar ao temor do Senhor, pois diante do temor de desagradar a quem tanto nos amou e deu a Sua vida a fim de salvar-nos o olho do sol que a Fé proporciona ao homem, faz-lhe ver o que não veria por suas próprias forças e o homem sábio passa a ser cético diante de uma suposta onissapiência prometida pelos incrédulos, passa então a ser sábio por tal dúvida e ceticismo através de seu temor ao Senhor.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Motivos para ser um homofóbico assumido

Qualquer conservador e cristão deve sem susto assumir-se homofóbico, porque não é normal não ter uma certa aversão a relacionamentos sexuais entre pessoas do mesmo sexo, porquanto parece evidente que mesmo um gay, se tiver ainda um mínimo de consciência moral, coraria de sair agarrando outro macho, por exemplo, na frente da família em uma reunião ou festinha de família.

A homofobia, segundo a Bíblia, é um notório vestígio de alguém que ainda tem vergonha na cara, porque a Bíblia diz que o que causa a homossexualidade é o embotamento da consciência moral. Ser homofóbico é um direito humano fundamental, porque no mínimo em um país democrático é um direito ser cristão.



Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores