Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Rascunho contra os judeus

Um cristão contrito é infinitamente mais fiel a Deus do que o mais raçudo e legalista dos hebreus. Porque o pérfido judeu confia na força do sangue, da carne e da raça enquanto o cristão confia só na graça, na lei da graça e da fé.
Não há fidelidade a Deus fora da graça. Quem pensa em aperfeiçoar-se pelas obras da lei é um cachorro, é carnal e cego que se engana a si mesmo e está sob maldição, porque diz a Bíblia que maldito é aquele que não cumprir tudo aquilo que manda a lei e Cristo fez-se maldição por nós cumprindo-a com sua vida e ministério impecáveis, perfeitíssimos e irrepreensíveis. Nesse sentido os judeus não são mais o povo eleito, porque a eleição é pela graça, mediante a fé, para que ninguém se glorie. Judeu é aquele que o é espiritualmente, na circuncisão do coração e não do prepúcio. Judeu é aquele que rasga o coração e não as vestes, como diziam os profetas muito antes de Cristo.

Um cristão com firme propósito de não mais pecar no confessionário é um verdadeiro judeu e é realmente fiel a Deus do que um judeu na carne, no sangue e na raça guardando o sábado ou se abstendo de comer carne de porco.

Homilia Diária.155: Sábado da 2.ª Semana da Quaresma - A Alegria de Deus

Meu comentário: Hoje durante a Santa Missa não pude deixar de me emocionar à vista da leitura dessa parábola preciosa do filho pródigo. Que Pai maravilhoso temos no Céu e não só um Pai, mas também uma Mãe, Maria Santíssima, a Mãe de misericórdia e refúgio dos pecadores que com o seu sim e com o seu fiat nos deu o banquete eucarístico de salvação bem na cara de nossos inimigos humanos e angélicos que querem porque querem dizer que não há jeito para nós, que não haveria paz, perdão, misericórdia. Mas há jeito pra gente, desde que a gente faça o firme propósito de não mais cair, então, a graça virá e seremos fortes em face mesmo que das mais terríveis tribulações.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Testemunho de Fé 284: 2.º Domingo da Quaresma - Nossa meta é a glória do Céu



Da planície, da sombra, do comodismo e do alto luminoso Tabor


Preguiça e gula são atualmente, a meu ver, lugares de sombra e planície em minha vida. Como os apóstolos Pedro, João e Tiago que subiram com Jesus Cristo ao Tabor para exercitar a oração e viram ali Cristo resplandecer aos seus olhos sonolentos, depressivos, que nós filhos de Maria, também, subamos a Deus pela oração que nos eleva da planície do comodismo. Como Abrão, ainda sem o outro "a" no nome, citado na liturgia deste domingo, que saiamos do comodismo de nossa parentela, junto com Cristo para buscar a Deus. Então, nossas sombras iluminar-se-ão, serão bem conhecidas, serão tratadas e curadas e a voz de Deus que outrora falava de diversas formas pela Lei (Moisés que falou com Cristo no Tabor) e os profetas (Elias, outrossim, que falara com Jesus no monte) ressoará na boca do Pai mandando escutarmos o seu Filho Jesus, o Eleito, cumprimento de toda a Lei e os profetas.

79 - Oração: a porta da santidade

32 - A Resposta Católica: Qual o valor da oração?

sábado, 20 de fevereiro de 2016

A doutrina do dom das línguas em Santo Tomás de Aquino

Por Missão Cristo Rei



Santo Tomás de Aquino, ao comentar o Capítulo XIV da primeira carta de São Paulo aos Coríntios, escreveu:

"Quanto ao dom de línguas, devemos saber que como na Igreja primitiva eram poucos os consagrados para pregar ao mundo a Fé em Cristo, a fim de que mais facilmente e a muitos se anunciasse a palavra de Deus, o Senhor lhes deu o dom de línguas" (S. Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pag 178.)

Vê-se, portanto, que o dom de línguas foi dado aos primeiros cristãos para que anunciassem a religião verdadeira com mais facilidade. Os Coríntios, por sua vez, desvirtuaram o verdadeiro sentido do dom de línguas:

"Porém, os coríntios, que eram de indiscreta curiosidade, prefeririam esse dom ao dom de profecia. E aqui, por ‘falar em línguas’ o Apóstolo entende que em língua desconhecida e não explicada: como se alguém falasse em língua teutônica a um galês, sem explicá-la; esse tal fala em línguas. E também é falar em línguas o falar de visões tão somente, sem explicá-las, de modo que toda locução não entendia, não explicada, qualquer quer seja, é propriamente falar em língua" (S. Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 178-179.).

Temos aqui uma consideração importante. Para São Tomás, o “falar em línguas” pode ser entendido de duas formas:

a) falar em uma língua desconhecida, mas existente, como no caso de Pentecostes, no qual pessoas de várias línguas compreendiam o que os apóstolos pregavam.

b) a pregação ou oração sobre visões ou símbolos.

E o doutor angélico confirma isso mais adiante:

"suponhamos que eu vá até vós falando em línguas’ (I Co 14, 6). O qual pode entender-se de duas maneiras, isto é, ou em línguas desconhecidas, ou a letra com qualquer símbolos desconhecidos" (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 183.)

Haja vista que a primeira forma de falar em línguas é suficientemente clara – ou seja, que é um milagre pelo qual uma pessoa, que tem por ofício pregar às almas, fala numa língua existente sem nunca a ter estudado – consideremos a segunda forma de manifestação desse dom, segundo São Tomás. Neste caso, falar em línguas é uma simples predicação numa linguagem pouco clara, como, por exemplo, falar sobre símbolos, visões, em parábolas, etc:

"(...) se se fala em línguas, ou seja, sobre visões, sonhos (...)” (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 208.).

E ainda:

[lhes falarei] “ ‘Em línguas estranhas’, isto é, lhes falarei obscura e em forma de parábolas" (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 200).

"(...) em línguas, isto é, por figuras e com lábios (...)" (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 200.)

Para São Tomás, quem assim procede, isto é, usa de símbolos nas práticas espirituais, tem o mérito próprio da prática de um ato de piedade. Caso o indivíduo compreenda racionalmente o que diz, lucra, além do mérito, o fruto intelectual da ação.

Quem reza o Pai-Nosso, por exemplo, mesmo sem compreender perfeitamente o valor de suas petições, tem o mérito próprio da boa ação de rezar. Por outro lado, quem reza o Pai-Nosso com o conhecimento de seu significado mais profundo, lucra, além do mérito, a consolação intelectual da compreensão de uma verdade espiritual. Por esse motivo, São Paulo exorta aos que “falam em línguas” – ou seja, que usam símbolos nos atos de piedade – para que peçam também o dom de “interpretar as línguas”, quer dizer, de compreender o que diz por meio simbólico, afim de que possa ganhar, além do mérito, a compreensão racional do ato.

No que se refere ao uso público do dom de línguas, o Apóstolo determina que ele nunca deve ser usado sem que haja intérprete, ou seja, sem que haja quem explique os símbolos para os que não os compreendem.

Comentado o versículo 27, no qual São Paulo exorta que não falem em línguas mais que dois ou três durante o culto público, diz São Tomas:

"É de notar-se que este costume até agora (...) se conserva na Igreja. Por que as leituras, epístolas e evangelhos temos em lugar das línguas, e por isso na Missa falam dois (...) as coisas que pertencem ao dom de línguas, isto é, a Epístola e o Evangelho" (Santo Tomas de Aquino, Comentario a la primera espistola a los Conrintios, Tomo II, pg 208.)

Para São Tomás, a leitura da Epístola e do santo Evangelho, na Missa, são a forma de "falar em línguas" que a Igreja conservou dos tempos apostólicos! Nada mais contrário ao delírio pentecostal carismático!

Ora, no que diz respeito a "interpretação das línguas", na Missa, depois da Epístola e do Evangelho, o padre faz o sermão, pelo qual explica os símbolos dos textos sagrados que foram lidos. O sermão é, pois, a 'interpretação das línguas' (Epístola e Evangelho) que foram faladas na Missa. Fica, portanto, bastante claro o verdadeiro significado do dom de línguas, que nada mais é do que:

1 - o milagre de pregar o Evangelho numa língua sem a ter estudado ou

2 - o simples fato de usar uma linguagem simbólica na vida espiritual, seja na oração particular, seja na oração pública, sendo que nesta última é necessário alguém que "interprete as línguas", ou seja, que explique o significado dos símbolos ao povo, função dos ministros da Igreja.

A corrida

Caros amigos, pratico corrida e noto que talvez de todos os esportes, a corrida, seja aquele que mais exige ousadia e perseverança. Ousadia para aumentar a velocidade na marcha e a distância e tempo percorridos. Perseverança para não largar tudo quando o corpo exige que não avancemos mais na busca por excelência e por isso em desafiá-lo a ir mais longe e de forma mais intensa.

Homilia Diária.149: Sábado da 1.ª Semana da Quaresma - "Amai os vossos inimigos"

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Sugestão para os protestantes

Só há uma Igreja, um só batismo, uma só fé e também a Escritura diz que todos nós bebemos de um só Espírito. Ora, quando do surgimento dos tipos de seitas protestantes mais sujas e loucas que são os pentecostais e neopentecostais (Assembléias de Deus, Quadrangular, Deus é amor ou Igreja Universal e etc.), tais seitas causaram espécie e escândalo nos protestantes mais antigos e por isso mais próximos de Roma, pois os pentecostais e neopentecostais exigem um tal batismo no Espírito Santo como uma segunda benção, como se o cristão verdadeiro não tivesse recebido o Espírito quando creu e foi batizado em nome da Trindade que inclui esse mesmo Espírito e essa tal segunda benção confunde o batismo cristão na água ao batismo do Prodromos (São João Batista) em água, mas só para arrependimento, ainda não era o batismo cristão.

Enfim, essa pulverização de seitas protestantes só podem envenenar, perverter e perder os tais alegados eleitos espalhados em várias seitas e a mercê de bandidos de paletó que dominam tantas seitas sujas e loucas. Os protestantes se quisessem sobreviver ao longo dos séculos, já que eles se acham tão melhores e certos do que nós católicos, eles deveriam corrigir tais rumos de relativismo, desunião e discórdia e se unirem de vez.

A condição da humanidade, hoje

A humanidade antes de Cristo é que era nada ou menos até que nada. Hoje nós somos todos os seres humanos sem exceção de um só, filhos adotivos de ninguém menos que do próprio Deus, por graça, mediante a fé em Cristo. Basta apenas colher os frutos dessa benção pela obediência e perseverança na fé em Jesus ainda que sofrendo e ainda que sendo chamado ao martírio.

Homilia Diária.148: Sexta-feira da 1.ª Semana da Quaresma - A virtude da benevolência

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A causa da santidade

Ser santo é ser realmente humano, como diz Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Dom José Saraiva Martins, Prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos. Devemos ter fé, rezarmos o Rosário, fazermos jejum ao menos o de abstermos-nos de carne às sextas-feiras, como manda a Igreja, ou colocarmos nossos joelhos ao chão por pelo menos uns 30 minutos por dia em oração para que Deus dê mais santos ao mundo, incluindo a nós mesmos, que nós mesmos, cada um de nós individualmente, deveras, sejamos santos. Não queiramos por fardos pesados nas costas dos outros, fardos que nem nós mesmos nem com o dedo queiramos movê-los, até porque se virar santo é tirar o coração de pedra desumano e monstruoso para colocar um coração de carne humano, decente e sensível como sagrado coração de Cristo, essa operação para o ser humano é das mais dolorosas, sabia caro leitor? Porque não prestamos, nós homens, eis a verdade.

Homilia Diária.147: Quinta-feira da 1.ª Semana da Quaresma - A oração de petição

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Baixeza e mesquinharia sem fim

Essa desculpa desses filhas da mãe de que a Igreja está cheia de hipócritas e que, por isso, optam não participar da mesma, baseia-se inteiramente em pressupostos da moral cristã. Eles são cristãos e se esqueceram disso? Ora, quem está fora da Igreja de Cristo e vem julgá-la usando como arma o próprio Cristianismo é que é de uma hipocrisia para não dizer que é um sintoma de psicose pura e simples dos mais atrozes. Que gente é essa, esses neopagãos, que vem nos criticar desse jeito tão tosco? Pelo menos os pagãos antigos, pré-cristãos, ainda podiam ser elogiados por um Santo Agostinho como tendo vícios esplêndidos. Ora, os neopagãos pós-cristãos, atuais, são apenas de uma baixeza e mesquinharia para não dizer esplêndida, mas sem fim.

Homilia Diária.146: Quarta-feira da 1.ª Semana da Quaresma - A preguiça de crer

A essência da coragem

Por Olavo de Carvalho

"Toda covardia é um egoísmo e uma falta de amor ao próximo. Se o sujeito é covarde, é porque ele está querendo se preservar em primeiríssimo lugar, ou seja: aconteça o que acontecer — pode cair o mundo —, ele tem de sair inteiro. A pergunta é: por que você e não o seu vizinho? Lembrando a frase de Eric Voegelin: “Toda vida humana está integrada em uma hierarquia de bens”. Isto é básico. Hierarquia de bens: este bem que eu desejo não é tão valioso quanto aquele outro. Por exemplo, a vida moral começa no instante em que o bebê tem de escolher entre a posse de um objeto desejado e a amizade com o irmãozinho, não dá para ter as duas coisas ao mesmo tempo. Sempre se tem de fazer uma escolha, e nessa escolha entra uma hierarquia de bens. Nós estamos fazendo essas escolhas o tempo todo e quando fazemos a escolha errada, em geral, é porque não nos lembramos que existe uma hierarquia, que existe o mais importante e o menos importante; [que existe] a perspectiva da vida eterna ou a limitação da vida a este espaço terrestre. Como seres biológicos, nossa tendência é defender, em primeiro lugar, nossa subsistência biológica — é instintivo. E é um valor, sem dúvida. Você continuar vivo é um valor. Por que você e não o outro? Por exemplo: há um incêndio, você vai salvar a si mesmo e deixar seu filho queimando lá dentro ou vai salvar seu filho com o risco da sua própria vida? Você terá de fazer uma escolha. O problema da coragem, no fim das contas, é apenas uma questão de [escolher] qual é o bem que você preza mais. Se você descobre bens maiores, no fim das contas a sua própria vida não tem mais importância; o importante não é conservar a vida, mas gastá-la e se preciso perdê-la em função de um bem maior, de um bem que merece ser mais amado. É só este o problema, ou seja, a covardia é uma falta de amor ao próximo, em primeiro lugar, e de amor a Deus, em segundo lugar [que morreu na cruz por nós]. [A coragem] não é uma virtude que tem em si a sua própria substância, ela deriva de uma outra coisa, ela deriva da noção do bem maior. Não se trata de se tornar mais corajoso fazendo exercícios (alguns exercícios podem ser úteis, evidentemente).

(...)

Quando fomos fazer o recenseamento escolar no sul do Estado, estávamos em quatro, e um deles era um sujeito meio — como diria o povo — boiola. A primeira vez que ele meteu o pé na lama, disse que não ia mais, que ia voltar. Vamos supor que eu fosse ele, que eu tivesse ficado desesperado porque meti o pé na lama e quisesse voltar para casa. Se eu voltasse para casa, estaria deixando os três sozinhos lá, eles poderiam precisar de mim. Ele só pensou no seu conforto, ou seja, a hierarquia de bens dele termina aí: o meu conforto acima de tudo. Isto é apenas covardia? Não, o básico da covardia é a maldade. Quando você se tornar um sujeito bom, tiver amor pelas pessoas, você cuida delas primeiro.
Hoje mesmo eu estava lembrando, está aqui a Stella Caymmi: uma vez eu estava dando aula na Casa do Estudante, no Rio de Janeiro, e de repente chega a Stella e começa a soprar na orelha de um por um (estávamos no nono andar), sem criar alarme: “Vá descendo a escada devagar porque está pegando fogo no sétimo andar”. E um por um [os alunos] foram descendo. Um sangue frio admirável. Ela poderia ter dado no pé, gritando [e pensando] em se salvar. Ela não poderia ter feito isso? No entanto, ela ficou mais tempo lá, se arriscando para que o mal não acontecesse aos outros. E a Stella não é nenhum Schwarzenegger, não é nenhum soldado da guerra do Afeganistão.
A coragem nasce do amor ao próximo, é só isso.

Então, não se preocupe em ser corajoso, pois a coragem é um resultado, não uma causa. A causa é o amor ao próximo ou falta dele."

O que é a Palavra de Deus

E a Palavra de Deus não é um livro, mas é uma pessoa, Jesus Cristo, que está vivo em um corpo chamado Igreja que em seu cume e apoteose nos oferece o sacramento da Eucaristia que é o corpo, a alma e a divindade de Cristo curando nosso corpo e nossa alma divinamente, isto é, com misericórdia e soberanamente.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Semel pater, semper pater

Escrevi uma carta aberta (conferir aqui) a um padre de uma grande e importante paróquia e santuário daqui de minha cidade, que é a paróquia e santuário de nossa padroeira, a Virgem de Nazaré, dizendo para ele o que costuma dizer o Codex Iuris Canonici, que diz, "semel catholicus, semper catholicus". Bem, ele é um padre imoral, que se desviou, arranjou mulheres e filhos e o nosso arcebispo o afastou de suas funções. Caberia, então, para esse padre maluco parafraseando o brocardo latino que eu a ele dissesse: "semel pater, semper pater". Ou seja, uma vez padre, sempre padre, como diz o Catecismo da Igreja Católica de que o sacramento da ordem é indelével. Enfim, caros amigos, triste marca essa de alguns católicos e até sacerdotes ordenados que se desviam para a heresia, apostasia ou imoralidade, mas sempre levarão a indelével tatuagem, por assim dizer, dos membros do Reino de Deus que por maldade resolveram se afastar.

Coitados dos anjos


Coitado do nosso anjo da guarda. Ter que aguentar esses seres chamados de humanos com suas paixões, veleidades, leviandades, baixezas, caprichos... Eles que tem a visão beatífica, veem a Deus face a face ter que contemplar o penico que somos nós humanos. Nós que somos meio que adolescentes, isto é, somos uma transição entre o animal, néscio e pueril e o anjo com nossa abertura para a totalidade do real, isto é, com nossa razão que nos aproxima dos próprios anjos. Enfim, haja saco para os anjos nos aturarem.

Mensagem de Olavo de Carvalho

"Não é do meu costume fazer isto, mas peço a todos os meus alunos e leitores que VIRALIZEM esta mensagem no Facebook, em outras redes sociais e em toda parte:

Primeiro o Facebook bloqueou a minha página. Logo em seguida, a da minha esposa, Roxane. Agora, a da minha filha Leilah.

Isso é uma campanha organizada para me destituir de todo meio de expressão? É.



Depois de excluído do Globo, da Zero Hora, do Jornal da Tarde e da revista Época, malgrado o enorme sucesso dos meus artigos entre dezenas de milhares de leitores, depois de mil tentativas de hackear o meu site pessoal e o do Seminário de Filosofia, é preciso impedir o meu acesso até mesmo às redes sociais, para que se cumpra a instrução baixada anos atrás pelo líder comunista Milton Temer: “Do Olavo de Carvalho não se fala.” Sim, é preciso calar o Olavo de Carvalho e deixar o espaço todo à mercê de detratores semi-analfabetos que se esmeram na produção de lendas difamatórias e provocações idiotas contra um autor que mal conseguem ler.

Os bloqueios no Facebook só vêm quando a central da empresa no Brasil recebe um número volumoso de denúncias em massa no prazo de umas poucas horas. Isso só pode acontecer em duas circunstâncias: (a) um post é tão obviamente escandaloso que suscita imediatamente a indignação espontânea de centenas de pessoas; (b) uma militância organizada, rapidamente posta em ação a chamado de um articulador, se faz de escandalizada e, no tempo hábil, entope o Facebook com denúncias fingidas. O bloqueio é automático.

Conhecendo-se a tolerância cúmplice do Facebook para com tantas mensagens obscenas e criminosas, é óbvio que nenhum bloqueio de mensagem minha pode se explicar pela hipótese “a”. Nunca o sr. Paulo Ghiraldelli, por exemplo, foi bloqueado pela sua apologia dos pedófilos, nem mesmo por suas especulações psicóticas sobre o coito anal como prática generalizada muito anterior, historicamente, à “descoberta” da penetração vaginal...
Vejam agora o post que, publicado em meu nome na minha Fan-Page, suscitou o bloqueio da página da minha filha:

“Analfatbetismo funcional é PHODA. Digo que a física de Aristóteles só se tornou conhecida na Europa a partir do século XIII e aí vem um sábio -- um tal de Daniel Portes -- me contestar e me chamar de charlatão, dizendo que na Espanha islâmica ela era conhecida muito antes. E desde quando civilização hispano-árabe e civilização européia são a mesma coisa? Comete vários erros de gramática e ainda diz que não pode discutir com quem não sabe escrever. Haja saco.”

Antes mesmo do bloqueio eu já havia descoberto que Daniel Portes não era um simples indivíduo, mas uma equipe organizada, pronta a dar ares de grande contestação erudita a provocações idiotas baseadas em informações erradas e insignificantes.

O sr. Portes, assim como seus cúmplices, tem aquela mania de exatidão em minúcias irrelevantes, que é característica do analfabeto funcional com presunções intelectuais. Não compreendendo o que lê, acha que pode brilhar mediante o expediente de corrigi-lo tomando a sua própria incompreensão como régua aferidora.

O fato é que as obras de ciências naturais de Aristóteles não se disseminaram na Europa cristã antes de introduzidas no currículo da Universidade de Paris a partir de 1200, devendo sua difusão maior ao “succès de scandale” gerado pela sua proibição em 1227, seguida pelo monumental esforço de defesa empreendido, já na segunda metade do século, por Sto. Alberto Magno e Sto. Tomás de Aquino, que as integrou definitivamente na cultura européia.

Que alguém as tivesse lido em árabe e até produzido traduções numa nação islâmica antes disso é detalhe perfeitamente alheio ao assunto, como deve percebê-lo à primeira vista qualquer leitor normal. Mas o analfabeto funcional acha que apegando-se a essa minúcia extemporânea pode desmoralizar um autor e ainda fazer-se de grande erudito.

Os que correram imediatamente em seu socorro já saíram proclamando que, com essa bobagem, o cidadão havia cumprido o sonho bobo que é hoje compartilhado por milhares de incapazes: “destruir o Olavo de Carvalho”. O simples fato de que confessem tão abertamente um objetivo criminoso e achem que podem enganar a platéia recobrindo-o de uma aparência de zelo erudito já revela a inveja mesquinha e odienta que os inspira – um sentimento que só nasce e prospera nas almas dos incapazes e fracassados.

Diante disso, bloqueei o acesso da equipe Portes à minha página, o que em nada atentou contra a sua liberdade de expressão, da qual continuaram desfrutando nas suas páginas, com aquela alegria feroz de sagüis alucinados cujo maior objetivo na vida é destruir a reputação de um escritor mediante a crítica confusionista, não dos seus livros, nem mesmo dos seus artigos ou aulas, mas dos seus posts no Facebook.

Esse fato prova, pela zilionésima vez, que o critério de bloqueio empregado pelo Facebook é em si mesmo imbecil, imoral e criminoso – um incentivo a qualquer campanha difamatória dotada de um pouco de organização."

Homilia Diária.145: Terça-feira da 1.ª Semana da Quaresma - A Oração do Pai-Nosso

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Algo de impensável

A falta de amor deve ser vista como algo impensável da parte de quem quer se que se diga cristão e amor de perdição é o que nos cabe, porque devemos estar dispostos a dar a nossa vida, como Cristo, pela salvação do mundo. Impensável, porque como cristãos que somos, os alter Christus, corpo de Cristo, a sua Igreja que o somos devemos em tudo ser igual à cabeça que é o próprio Cristo como o nosso corpo até a ponta do dedão do pé é análoga à nossa cabeça por ser o que nós somos, integralmente, em totalidade, plenitude e identidade. Devemos ser sacrifício de homem, não mais banais homens como os pagãos. Não, não somos banais, somos o cântico novo, somos o Novo e Eterno Testamento de amor de Deus pela humanidade.

Homilia Diária.144: Segunda-feira da 1.ª Semana da Quaresma - Julgados pelo Amor

Minha vitória sobre a pornografia e a masturbação

Com a graça de Deus, eu consegui pelo menos nos últimos três ou quatro meses, aproximadamente, livrar-me do vício da pornografia e da masturbação. Amigos, quase toda a semana encontrava-me ao confessionário confessando aos padres esses mesmíssimos pecados, mas consegui libertar-me. É preciso lutar, rezar muito, confessar-se sempre e sempre a cada queda ou abster-se resolutamente da recepção do sacramento da Eucaristia enquanto se não acerta as contas com Deus. Sempre participar das missas aos domingos mesmo que você não comungue e lutar até se livrar desse vício ou ao menos, se Deus quiser que você seja como que martirizado por esse vício de pornografia, que o fiel vá para o Céu com a palma da vitória do martírio e do heroísmo.

Publicidade e propaganda

Chamar esses camaradas cismáticos de ortodoxos é fazer publicidade e propaganda gratuita pra eles. São cismáticos e ponto. Sofrem do mesmo complexo de Édipo dos protestantes, pois mataram o próprio pai, o Papa, para, desgarrados e na rua da amargura, pedirem arrego e fortalecerem os poderes deste mundo de trevas como acontece na Rússia em que a tal igrejinha cismática eslavófila vive de conchavos com o Kremlin, com o herdeiro da KGB: Vladimir Putin.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Homilia Diária.143: Sábado depois das Cinzas - A murmuração

Famílias católicas e famílias de merda

Os irmãos Joseph e Georg Ratzinger como neo-sacerdotes dando sua primeira bênção sacerdotal.

Que lindo, dois católicos, Joseph e Georg, fiéis, na mesma família e ainda sacerdotes. Enquanto isso há famílias soi disant católicas de merda como a minha aonde não há pelo menos dois leigos medianos. Quando em meio à minha família, eu sinto-me sempre profundamente só em minha, com a graça de Deus, ao menos mediana vocação piedosa.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Devoção à Santíssima Virgem Maria - Explicação com Padre Paulo Ricardo

Maria, o amor de Maria e a Quaresma

Maravilha termos u'a Mãe como Nossa Senhora. De todas as criaturas e acima de todas as criaturas mesmo os mais espertos, ilustrados, poderosos e ardilosos homens até os mais gloriosos serafins e querubins, porque Nossa Senhora é aquela simples criatura como nós, mas do amor perfeitíssimo. O amor de Maria é o amor sem mescla, é um amor intacto, o amor que desde a criação Deus sonhou receber de suas criaturas a Ele, o seu Criador, o nosso grande Deus e Salvador. Que nessa época de Quaresma 2016 e na Quaresma somos chamados a labutar, e em todas as quaresmas, até a Parousia, que, pela nossa consagração total e sem quaisquer reservas ao imaculado coração da Virgem, a gente possa contar com esse cheio de glória amor de Maria para sermos verdadeiramente cristãos, corpo de Cristo, para sermos Igreja, para sermos outros cristos não por obras para que ninguém se glorie, não por nossos méritos e pelos nossos esforços, que como diz a Bíblia, são trapos de imundície e só geram em nós o orgulho e um senso de que Deus estaria em débito conosco como foi o triste caso do irmão soberbo e ressentido do filho pródigo, narrado no Evangelho.

O Jardim das Aflições - Teaser 2

O que aconteceu com a Quaresma? - Padre Rodrigo Maria

Homilia Diária.142: Sexta-feira depois das Cinzas - A lei da abstinência

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Padre Paulo Ricardo: Oração Da Salve Rainha e a Esperança - Acampamento De Ano Novo 2016

Homilia Diária.140: Quarta-feira de Cinzas - As três obras quaresmais

Compreendendo a história da minha Igreja

Um atleta consumado e o fumo

Comecei a praticar corridas, ontem, dia 09 de fevereiro do ano da graça de 2016. Achava que como sou fumante convicto, fanático, impenitente e inveterado eu não estaria em condições de correr, mas tudo foi muito bem, com a graça de Deus. Percebo-me como um atleta consumado, estou a meu ver em perfeitas condições físicas, pois corri sem cansar-me deveras. Estou cheio de força e vigor para a maior glória de Deus. Acho que sou um verdadeiro atleta e consegui isso tudo só nas caminhadas, longas caminhadas que junto com uma dieta rigorosa fizeram-me perder mais de 50 quilos em 9 meses de perseverança e paciência.

Tudo isso fumando pra danar, caro leitor. Desconfio que, entre tantos outros indivíduos bem-aventurados fumantes, sou mais uma prova de que os males do cigarro são ilusórios. São só fruto de mentes loucas, como diz o autor do livro de Provérbios, que pretendem, doidos de pedra como eles só, estenderem os olhos de um extremo a outro da terra para tudo controlar.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Homilia Diária.138: Segunda-feira da 5.ª Semana do Tempo Comum (P) - O Tempo da Igreja

A Arca da Aliança ontem e hoje


Naqueles dias, o rei Salomão convocou à sua presença, em Jerusalém, os anciãos de Israel, os chefes das tribos e os chefes das famílias de Israel, para levarem da Cidade de David, que é Sião, a arca da aliança do Senhor.
Todos os homens de Israel se reuniram junto do rei Salomão, no mês de Etanim, que é o sétimo mês, durante a festa dos Tabernáculos.
Quando chegaram todos os anciãos de Israel, os sacerdotes e os levitas pegaram na arca do Senhor.
Transportaram-na juntamente com a Tenda da Reunião e todas as alfaias sagradas que nela se encontravam.
O rei Salomão e toda a comunidade de Israel, reunida junto dele, diante da arca, ofereciam em sacrifício tantos carneiros e bois que não se poderiam contar nem calcular.
Os sacerdotes colocaram a arca da aliança do Senhor no seu lugar, isto é, na parte interior do templo, chamada Santo dos Santos, sob as asas dos querubins.
Os querubins estendiam as asas por sobre o lugar da arca, cobrindo a arca e os seus varais.
Na arca não havia nada, além das duas tábuas de pedra que Moisés, no monte Horeb, aí tinha colocado: as tábuas da aliança que o Senhor estabeleceu com os filhos de Israel, quando eles saíram da terra do Egipto.
Logo que os sacerdotes saíram do santuário, uma nuvem encheu o templo do Senhor
e os sacerdotes não puderam continuar a exercer o seu ministério por causa da nuvem: a glória do Senhor enchia o templo.
Então Salomão exclamou: "O Senhor decidiu habitar na nuvem escura.
Edifiquei-Vos, Senhor, uma casa para vossa morada, um lugar onde habitareis para sempre". (1º Reis 8,1-7.9-13)



Uma das leituras de hoje da Missa, a do Antigo Testamento, primeiro livro de Reis (supracitado) tem uma dimensão mariana que pode ser facilmente apreendida se somos devotos sinceros e fiéis de Nossa Senhora. A Arca da Aliança do Antigo Testamento que para a Nova Aliança, segundo título dado pela Igreja, pertence hoje à Santíssima Theotokos, porque, diria eu, como na primeira Arca continha somente as tábuas da Lei recebida por Moisés no monte Horeb, em Nossa Senhora, a nova Arca da Aliança estava contida as tábuas da Lei no amor de Nossa Senhora a Deus muitíssimo acima do amor de todos os santos e anjos. E, também, porque as tábuas da Lei esteve como que de outra maneira, porque no ventre mesmo da Deipara Virgem Maria que concebeu o Filho de Deus Jesus Nazareno.

A questão Deus

A questão Deus não se reduz a meras fantasias e mitos como fadas e duendes, segundo os ateus. Deus, eu diria, é o horizonte do infinito, é o que torna tudo o que há de possível e finito como possível. Em si mesmo o finito é incapaz e impossível. O mundo, você, eu, uma pedra ou um cavalo não nos fizemos a nós mesmos. Deus é o infinito, e é impossível, como costuma acontecer na vida de ateus, colocar a natureza, alguma coisa que vemos no mundo como uma pessoa, um carro, um animal como uma divindade, mas esse é sempre o destino trágico do ateu. Acho que se você, caro leitor, dizendo basicamente essas coisas para um ateu acho que você verá, caso ele seja estritamente honesto e honestidade é um dever mais que estrito de todo bom estudante, se ele não vai parar a fim de refletir.

Protestantismo, certo absurdo total

O Protestantismo é um absurdo total é o total mergulho do Cristianismo na obscuridade do subjetivismo e do individualismo. É o fim da Igreja, é o fim da instituição, é a porta do inferno querendo prevalecer contra a Igreja. Digo isso, por exemplo, com relação ao sacerdócio referido em um vídeo por um tal Reverendo Augustus Nicodemus, o papai Smurf herético da seita dos presbiterianos calvinistas que mesmo com barba branca ainda não aprendeu nada na vida. Ora, Cristo é o único sacerdote, claro que o é, mas a Igreja, nós todos e em especial o clero e haviam ordenações já na época dos apóstolos, pois São Paulo constituiu São Timóteo e São Tito como bispos. Ora, Cristo é o único sacerdote, mas Ele é a cabeça da Igreja e nós somos o corpo, a Igreja propriamente dita. Sendo nós todos sacerdotes de alguma forma, chamados a dar a vida se preciso for para que os pecadores como os protestantes ou os muçulmanos tenham o tempo que for preciso para que se convertam. Mas a instituição, a Igreja, subsiste no seu clero, no Papa, nos bispos do mundo inteiro em comunhão com o Papa e nos presbíteros e diáconos. Sem a Igreja, instituição, sem esta bendita instituição intermediária na sociedade resta somente a razão de Estado, resta somente o secularismo e a onipotência estatal para proteger o subjetivismo, o individualismo e as disputas entre as seitas protestantes, permitindo a tal liberdade religiosa para que, ao fim e ao cabo, Satanás seja adorado em uma certa Marcha para Satanás que houve no Brasil há algumas semanas atrás.

Diferenças

Uma diferença entre o santo e fiel católico e o pobre diabo pecador protestante é que o católico ama a Deus, é alguém livre, por isso procura amar o seu Papai Criador, enquanto o protestante vive na ilusão de um fanatismo histérico imposto aos gritos por algum bandido comum trajado de paletó Armani em algum boteco, alguma seita protestante perdida em alguma esquina do fim do mundo.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

"Cristianismo bíblico" e Cristianismo católico

O Sacrário, Nossa Senhora e o tempo

Sacrário de Nossa Senhora do Pilar (Minas Gerais)

O tempo diante do Sacrário só faz sentido quando, totalmente consagrados à Santíssima Theotokos, reconhecemos que ali naquela caixinha sagrada aquela carne e aquele sangue e aquela alma humana de Cristo e divindade do Filho de Deus tão definitivamente unida à humanidade do mesmo Cristo Jesus, é alma, corpo, sangue e coração sagrado frutos da alma, corpo, sangue e coração imaculado de Maria Senhora nossa.

282. 5.º Domingo do Tempo Comum - Do mar, Jesus pesca os que estão na terra



sábado, 6 de fevereiro de 2016

Um dever imperioso

Devemos duvidar de tudo, incluindo duvidar da própria dúvida e incluindo devemos duvidar de uma tal glória ao que chamamos de divindade. Porque bem disse o mestre dos sábios (Aristóteles), o princípio da sabedoria é a dúvida e o homem sábio é o homem feliz que irradia o máximo de lição a respeito do fim supremo do homem que é e sempre será a felicidade que pode estar bem distante da histeria muito comum dos protestantes que gritam em altos brados nos púlpitos de suas seitas, perturbando e infelicitando a vizinhança, eles gritam: - SDG (Soli Deo gloria)!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Idéia anti-judaica

Obedecer a Torá não salva, porém só desperta o orgulho de quem a tenta cumprir. Só a fé em Jesus salva, sem obras, pra que ninguém se orgulhe.

Milagres em abundância

Corpo incorrupto de São Pio de Pietrelcina adentra neste momento à Basílica de São Pedro, hoje, dia 05 de fevereiro de 2016.
Milagres como esse do corpo incorrupto do Padre Pio e de seu ministério sacerdotal tão apaixonado, porque sofrido e cheio de desafios e aventuras, assim como o corpo incorrupto de Santa Bernadette Soubirous e de seu ministério da mesma forma marcante, sofrido, apaixonado e etc. são entre muitas e inumeráveis provas de que não passam ou de ignorantes e simples retardados mentais ou ainda bandidos safados todos aqueles que se recusam a se tornarem católicos. Se forem selvagens da floresta ou doentes mentais, Deus certamente os perdoará por ignorância invencível, quanto ao resto espero que se ferrem o quanto antes por desprezarem tão grande amor, misericórdia, salvação e provas abundantíssimas de veracidade que só encontramos na religião católica.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Para participar com fruto da Santa Missa



Micro consideração histórica acerca do idealismo

O idealismo até o século XVII, diria eu, ainda que ensimesmado na suposta realidade do eu, do cogito, ainda se apoiava em algo como Deus para garantir a comunicabilidade como o mundo e com o próprio eu. A partir do século XVIII, basicamente com Kant, o eu toma as rédeas da situação e passa a impor um preconceito subjetivista atroz sobre a realidade que o transcende e o vence.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Objetividade


Sejamos objetivos. Deus quis entrar no mundo em forma humana, sendo assim Maria foi indispensável na consecução desse desígnio. A matéria, a causa material, por assim dizer, desse Deus, não poderia ser uma mulher qualquer como o são as nossas mulheres comuns pecadoras, precisava ser a "kecharitomene", a agraciada, como disse o Arcanjo, isto é, uma imaculada, a humanidade primordial sem a culpa original para dar vida ao próprio Deus imaculado. Ora, diante de tal colosso, como, então, nós católicos não teríamos por Nossa Senhora uma devoção acima da devoção que temos a todos os santos e anjos se, por exemplo, no caso dos anjos um anjo do porte de um São Gabriel mostrou uma tal admiração pela caridade de Maria ao chamá-la de agraciada?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Meu elogio da loucura

Se como Erasmo de Roterdã eu pudesse elogiar a loucura, eu diria, segundo a minha própria experiência de vida na loucura que foi para mim o transtorno bipolar, eu diria que os efeitos do estado maníaco que experimentei, pois nunca caí em depressão, foram os mais estimulantes para que eu pudesse desempenhar atividades comuns do dia-a-dia e até mesmo atividades intelectuais, vez que eu conversava com pessoas pelas redes sociais na internet.


Viva, então, essa como que santa loucura que são os episódios maníacos do transtorno bipolar ou meio que unipolar no meu caso. Glória, então, à boa disposição, bom humor e boa vontade que não se encontra em indivíduos ditos normais.

Mas é claro, eis que é um estado este, dos episódios maníacos, assim como os depressivos, exigem tratamento, porque levam o paciente a cometer atitudes que podem levá-los mesmo a correr risco de morte como a busca de esportes radicais no estado maníaco ou o suicídio pela perda do sentido e motivação para viver nos casos de depressão.

Mas, um viva, de toda forma, ao que possa haver de incomparavelmente recompensador e bom mesmo nas maiores dores e abismos sem fundo na vida. Trata-se do bem vencendo, é Deus querendo tirar de uma experiência amarga, raízes amargas escondidas no solo duro, escuro e sujo, mas doces frutos de superação, amor, fé, perseverança, paciência, perdão, compaixão, enfim, santidade.

Carta aberta ao padre Geffison Silva

Padre Geffison Silva,

Padre Geffison Silva

Salve Maria.

Como vai? Queria dizer para o senhor que os padres, bispos, os leigos, também, são importantes na Igreja, eles são a Igreja, são a face visível de Cristo, são o corpo de Cristo. Nós meros leigos irmos à Igreja por causa de um padre, por amor a um sacerdote ordenado é algo normal e até recomendável, porque qualquer católico é a face visível de Cristo por ser o seu corpo, a sua Igreja. Eu mesmo me considero filho espiritual de um padre bem diferente do seu estilo moderno sentimentalista condenável, sou filho do Padre Paulo Ricardo de Azevedo Jr. (http://www.padrepauloricardo.org) que é um padre, graças a Deus, conservador. Note que um clérigo ou um leigo que se corrompe é o corpo de Cristo que é ferido. É Cristo sendo novamente exposto ao vitupério, a surras e crucificação.

Semel catholicus, semper catholicus. Por tudo isso, sigo rezando pelo senhor, pela sua recuperação espiritual, ainda que certamente não mais com uma função de sacerdote ordenado na Igreja, mas sempre sacerdote o senhor será por ter recebido um sacramento indelével como o da ordem, mas assim como eu que sou leigo até o mais augusto cardeal e o próprio Papa, nós todos somos sacerdotes do Altíssimo. Somos reis, profetas e sacerdotes, porque recebemos o sacramento primordial de nossa fé que é o batismo. Por isso que é certo o brocardo latino que diz que uma vez católico, sempre católico.

Que Deus o abençoe, por Maria nossa Mãe Santíssima Nossa Senhora de Nazaré que Ela una o seu coração ao coração imaculado dela com cordas do Círio de fé, esperança, sobretudo amor ainda que pelo sofrimento já que somos todos reles pecadores empedernidos e fracos e em cordas do Círio de sacrifício ainda que o nosso testemunho de sacrifício seja o de cuidar de uma família com muitos filhos e até mesmo dar a nossa vida, verter o nosso sangue por amor a Deus acima de todas as coisas.


ABRAÇOS!"

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores