Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 27 de julho de 2014

Email fictício para um irmão

Por João Emiliano Martins Neto


Caro irmão, como vai? Quero parabenizá-lo a respeito de seu último discurso proferido na última reunião nossa da Legião de Maria sobre o perdão. Realmente, eu devo, nós devemos perdoar e eu espero que você me perdoe, devemos ser generosos ilimitadamente pois todo nós já fomos perdoados, curados por Deus, libertos quando o nosso grande Deus Jesus Cristo morreu e ressuscitou para nos salvar.
 
ABRAÇOS meu irmão!

sábado, 19 de julho de 2014

Amor à Filosofia

Por João Emiliano Martins Neto

É um forte pressentimento
Eis na verdade algum tipo de vazio, o porquê da busca
De união um sentimento
De porquês, quididades, mas já houve um discernir
As perguntas que hão de vir
Sagazes
De quem simplesmente ama a Filosofia.
 

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Filosofando o filosofar

Por João Emiliano Martins Neto

O diálogo é uma interessante forma do fazer Filosofia no mundo. Mas, infelizmente as vezes o por excelência amante da verdade que é o filósofo se encontra quando em um debate em um profundo monólogo, quando os seus dialogantes não querem, temem e tremem, por terríveis e abissais preconceitos, nada menos que a mais pura verdade.

terça-feira, 8 de julho de 2014

A invejosa

Por João Emiliano Martins Neto

Há muito, mas há muito tempo atrás, havia uma certa religião no mundo em que algo como o divino era buscado filosoficamente. Como talvez os hindus e os filósofos com o deus deles procedem, os seguidores dessa religião buscavam ao Ser supremo, diferente dos judeus, cristãos e muçulmanos que seguem ao deus que a eles foi revelado pelo seu próprio deus, mas os seguidores dessa antiga religião falavam do que eles mesmos encontraram usando apenas as suas mentes.

O fato é que por ser uma religião filosófica e na História da Filosofia quase só haver homens, machos, em suas fileiras, nessa religião todo o serviço para o seu deus é feito por intermédio de homens. Sempre havia sido assim até que uma certa mulher resolver questionar.

- Nós mulheres somos capazes também. Somos gente, somos inteligentes, podemos liderar na nossa religião. - alegava a pretensa reformadora.

- Mas meu amor, - objetava o sumo-sacerdote daquele ano e marido da mulher reformadora, - claro que você é gente e é inteligente e capaz, ninguém questiona isso, mas é que os protagonistas do pensamento humano e de nossa religião que é fruto desse pensamento sempre foram homens. Como acontece no Cristianismo aonde Jesus Cristo escolheu 12 homens, pilares daquela fé, na nossa religião o destino sempre alicerçou a Filosofia nossa mãe, através de homens. - ponderava o santo sacerdote.

Enfim, passaram-se 50 anos e a mulher invejosa do serviço reservado aos homens conseguira criar um grande cisma nessa religião de antanho, mas o engraçado era que na tentativa de filosofar da parte das mulheres filhas então do cisma elas sempre contavam em seus estudos com ninguém menos que seus antecessores homens que pensaram a Filosofia e a religião. Bem pouco com mulheres e seu temperamento digamos que passional antifilosófico.

O candidato-anestésico

Por João Emiliano Martins Neto

Sabe-se que em uma terra muito distante havia um candidato a governador daquele lugar que mesmo sendo um dos ministros do atual governo, ele era ministro de uma curiosa pasta que como que anestesiava através de medidas as mais criativas do universo, as medidas chocantes do governador atual, era o Ministério Moderador. Entretanto, ele achava estranho as tais medidas chocantes que consistiam em cobrar de pessoas com todo tipo de poder desde o poder econômico como os ricos a fim de que pagassem altíssimos impostos progressivos (somente os ricos pagavam tal tipo de imposto). Outras pessoas com outros tipos de poder como pais de família, juízes, deputados e senadores daquele lugar eram seduzidos a antes de mais nada confiarem cegamente as suas responsabilidades a esse malvado governante, além de darem dinheiro para que o mandão detivesse todo o poder na prática junto com todo o dinheiro naquele distante lugar.

- Sempre achei estranho por ver que em outros lugares isso não ocorre em que o atual governante quer todo o poder sobre seus governados, o que inclui ter mais dinheiro que o mais rico deles. - comentava o candidato a um de seus conselheiros de campanha.

Ao que esse conselheiro muito sábio desse homem sempre lembrava-lhe.

- Você é quem decidirá se continuará com tal concentração terrível de poder. Espero que decida-se por ser justo e bondoso ao libertar o seu povo para que cada um assuma a sua responsabilidade e que mesmo os ricos fiquem com o que lhes é de direito por mais ricos que eles sejam. Não seja você como outros candidatos nesta eleição o estão chamando de candidato-anestésico.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Cada um com seus pecados

Por João Emiliano Martins Neto

Era uma reclamação constante daquele comunista o fato de ser vizinho de um hospital público barulhento por ser como os comunistas queriam: estatal e por isso sempre abarrotado de pacientes naquela litorânea república.

- Cara! Eu nem ligo se esses asquerosos pacientes vão me perdoar, mas sou comunista, mesmo, doente, e por isso apoiei na última eleição o nosso candidato a presidente. - confessava o homem para um seu amigo pastor evangélico.

O fato é que o comunista era também radialista, cristão e nas últimas semanas falava sempre sobre caridade e paz somente por fé em Cristo e assuntos outros ligados à religião cristã.

- Você fala com insistência dos assuntos de nossa religião. O seu programa é ouvido em toda a nossa pobre república. Será que darão crédito à sua pregação, pois todos sabem que você é um notório apoiador do partido que há anos vem destruindo nosso País? - ponderava o pastor.

- Mais um problema, então, para esse bando de pobre, pois se tornarão pessoas rancorosas, até mesmo anticristãs, que ninguém vai nem querer entrar no elevador com esses medonhos. Vão preferir as escadas. - respondeu o infeliz.

- É verdade, cada um com seus pecados. Todavia se me permite corrigi-lo, anticristão será e é só você, pois você não prega o Evangelho com sinceridade. - finalizou o pastor.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores