Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Marisa Lobo propõe abaixo-assinado contra o grupo "Porta dos Fundos"

 Do site Guiame

 Em sua proposta, Marisa e a advogada Damares Alves alegam que o grupo esteja agindo com intolerância religiosa, ferindo assim a liberdade e dignidade humana. 

_______________________

Marisa Lobo propoe abaixo assinado contra o grupo "Porta dos Fundos"Conhecida por se posicionar contra atitudes que caracterizam desrespeito ao cristianismo, a psicóloga Marisa Lobo propôs recentemente - junto à advogada Damares Alves - um abaixo-assinado contra a conhecida produtora "Porta dos Fundos".
 
Em sua proposta, Marisa e Damares alegam que o grupo - conhecido por produzir vídeos de humor - esteja agindo com intolerância religiosa, ferindo assim a liberdade e dignidade humana.
 
O texto ainda lembra que a lei brasileira pune com rigor atitudes de intolerância religiosa, conforme o Art. 208, § 1 do Código Penal.
 
O grupo já teria provocado também a indignação do deputado e pastor Marco Feliciano, que expressou publicamente sua revolta contra atitudes ofensivas da produtora.
 
Confira a nota oficial abaixo:
 
Prezados amigos e irmãos, 
 
Com fundamento no art. art. 5°, VI, que prescreve: 
 
É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção dos locais de culto e suas liturgias. 
 
Eu Marisa Lobo, psicóloga e cristã, juntamente com minha amiga Damares Alves, advogada e cristã, protocolamos junto ao Ministério Publico REPRESENTAÇÃO contra a Produtora Porta dos Fundos requerendo a imediata instauração de inquérito civil e posterior ação civil pública, bem como inquérito criminal e ação penal, em face dos responsáveis pela produção e divulgação de vídeos que sob o argumento e o manto de um suposto humor fomenta a intolerância contra os cristãos e escarnece a fé de milhões de brasileiros. 
 
Assim, convidamos todos os cristãos, que assim como nós se sentem ofendidos com a publicação e divulgação de vídeos que escarnecem nossa fé, vilipendiam objetos de culto e que zombam de nosso Deus a assinarem e a divulgarem o presente abaixo assinado que será anexado à denuncia entregue ao Ministério Público. 
 
Abaixo-assinado contra a Produtora PORTA DOS FUNDOS 
 
"A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a crenças e práticas religiosas ou mesmo a quem não segue uma religião. É um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana. O agressor costuma usar palavras ofensivas ao se referir ao grupo religioso atacado e aos elementos, divindades e hábitos da religião. Há casos em que o agressor desmoraliza símbolos religiosos, destruindo imagens, roupas e objetos ritualísticos. Em situações extremas, a intolerância religiosa pode se tornar uma perseguição. Crítica não é o mesmo que intolerância. O direito de criticar encaminhamentos e dogmas de uma religião, desde que isso seja feito sem desrespeito ou ódio, é assegurado pelas liberdades de opinião e expressão." 
 
Assim, 
 
Considerando que: intolerância religiosa ainda é desafio à convivência democrática e que humor sem limites quando ultrapassa a barreira da tolerância religiosa, pode promover, de forma subliminar e/ou direta, uma verdadeira perseguição moral aos cristãos por meio da promoção do escarnio público pelas redes sociais; 
 
Considerando que: o direito de criticar dogmas e religiões é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença ou de não ter religião é crime inafiançável e imprescritível; 
 
Considerando que: escarnecer da religião de um grupo, de seu Deus e de seus símbolos religiosos com o claro objetivo de desconstrução de uma fé pela via da ridicularizarão, não pode receber proteção sob alegação de liberdade de expressão, de opinião ou artística; 
 
Considerando que: a lei brasileira pune com rigor quem promove a intolerância religiosa conforme prevê o Art. 208, § 1 do Código Penal - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940 , a saber: 
 
CAPÍTULO I 
 
DOS CRIMES CONTRA O SENTIMENTO RELIGIOSO 
 
Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo 
 
Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Ver tópico (199 documentos). 
 
Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa. 
 
Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência. 
 
 
Considerando que: a Produtora Porta dos Fundos vem promovendo intolerância religiosa induzindo internautas a perseguirem cristãos pela via da ridicularizarão, incentivando inclusive a violência moral quando deixa claramente publicado os comentários de cada vídeo em seu canal no youtube; 
 
Como cidadãos cansados de ver nosso Deus escarnecido e nossos objetos de cultos ridicularizados, apoiamos pedido de providencias formulado junto ao Ministério Público contra a produtora Porta dos Fundos. 
 
A iniciativa visa impedir que a citada produtora continue promovendo a intolerância religiosa, a indução de internautas à perseguição aos cristãos pela via da ridicularizarão induzindo e a incitação à violência moral conforme observado claramente nos comentários de cada vídeo a seguir indicados. 
 
No mesmo sentido apoiamos o pedido da imediata retirada dos 10 (dez) vídeos de humor intolerante, a saber: 
 
 
Os vídeos que estão no processo são: 
 
Vídeos ( ESPECIAL DE NATAL) - (ADÃO) - (DEMÔNIO) - ( ARCA DE NOÉ) - (DEUS)(CONFESSIONÁRIO) - (10 MANDAMENTOS) - (EXORCISMO)- (SETOR DE RH - JESUS) - (MODA) 
Quem souber de mais vídeos nos comunique. 
 
Apoiamos, e também requeremos, que seja imediatamente determinada, a proibição da Produtora Porta dos Fundos de vilipendiar os objetos de culto, satirizar o líder máximo das religiões e ridicularizar nosso Deus, O Senhor Jesus Cristo, que é o Salvador dos cristão como nos ensina a Bíblia Sagrada. 
 
Não temos dúvidas que a Produtora Porta dos Fundos promove a intolerância religiosa por meio do humor sarcástico, quando escarnecem de nosso Deus, da fé cristã, induzindo internautas a promoverem uma verdadeira guerra de ofensas aos cristãos. 
 
Existe mais uma petição no Rio De Janeiro contra o Porta dos fundos também, quem puder ajude assine. segue link http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR67101.
 
Nos ajude a denunciar promovendo este abaixo assinado. 
 
Liberdade de expressão não dá os direitos de promover intolerância religiosa. 
 
 
Marisa Lobo psicóloga e cristã 
 
Damares Alves advogada e cristã
 
Pelo respeito a Sociedade cristão do Brasil e do mundo 
 
Para acessar a petição, clique aqui.
 
Com informações de PeticaoPublica.com.br

sábado, 25 de janeiro de 2014

Coluna Social

Por Gustavo Nogy

 ROLEZINHO É TROMBADINHA ATRÁS DE SEU ROLEXIZINHO.

MAIS UM POUCO e o governo baixa decreto: “Não se admite a morte de homossexuais no país!”. Homicídio já nem será o caso. Homossexual nenhum morrerá: nem de causas naturais, nem de doenças genéticas, nem de acidentes de trânsito, nem por conta de guerras nucleares e, naturalmente, nem por suicídio.

Kaíque Augusto, 17, jogou-se de viaduto do centro de SP. Triste, profundamente triste. Eu lamento. Chesterton dizia que "O homem que mata um homem, mata um homem. O homem que se mata, mata todos os homens". O suicídio é a forma mais teologicamente triste de se matar alguém. Um homicida mata um outro homem: alguém por quem se nutra ódio, desprezo, paixão. O suicida mata, ao matar-se a si mesmo, a idéia de que existam homens.

No entanto, ainda pior do que um suicídio – banal, cotidiano, anônimo – é o suicídio ideologicamente absorvido. Maria do Rosário – que não honra o nome uma única vez na vida – se apressa em fazer da tristeza, palanque: “As circunstâncias do episódio e as condições do corpo da vítima, segundo relatos dos familiares, indicam que se trata de mais um crime de ódio e intolerância motivado por homofobia. De acordo com dados do Relatório de Violência Homofóbica, produzido pela Secretaria de Direitos Humanos...”. Ela não esperou que as investigações avançassem. Ela queria o cadáver ainda quente – e vermelho – para disparar suas bravatas e justificar o orçamento.


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Neotomismo

O movimento neotomista caracteriza-se, em geral, pelo seu esforço de atualização constante e abertura aos novos problemas e novas interrogações vindas de todos os lados da filosofia.

Papa Leão XIII
É a tentativa de fazer renascer o tomismo, o sistema filosófico de São Tomás de Aquino, no seio da modernidade. O neotomismo pretende manter, no fundamental, todas as características atribuídas à filosofia tomista, que considera representar o ponto mais elevado da escolástica medieval. Das teses tomistas destaca-se a tese mediadora da acesa problemática que ocupou a filosofia medieval, na tentativa de definir uma posição quanto ao problema do realismo e do nominalismo. A tese tomista inspirou-se em Aristóteles para defender que o género é real (realismo), mas que a substância primeira é o indivíduo (nominalismo), como individuação do género.Os neotomistas pretendem que o pensamento de São Tomás foi o ponto culminante do saber filosófico e daí o apelo para a necessidade de a ele retornar.
Santo Tomás de Aquino

O tomismo, após o seu período de ampla divulgação, na Idade Média, acabou por ir ficando no esquecimento durante a modernidade, até que o Papa Leão XIII faz uma exortação, na encíclica Aeterni Patris, em 4 de agosto de 1879, em favor do regresso ao tomismo por parte dos católicos, dando assim o impulso necessário para que o movimento neotomista já iniciado em Itália se pudesse desenvolver. Há a destacar, como personagens fundamentais neste renascimento, ainda na primeira metade do século XIX, Buzzetti, depois Serafim e Domingos Sordi, Luís Taparelli d'Azeglio e Mateus Liberattore. Na Alemanha foi precursor do neotomismo o jesuíta G. Kleugten.Na Universidade Católica de Lovaina, em 1889, constituiu-se o Instituto Superior de Filosofia, de inspiração tomista. Em Portugal, logo em 1879, após a encíclica de Leão XIII, teve início no Seminário de Coimbra uma cadeira de filosofia tomista. Depois, em 1880, fundou-se a Academia Conimbricense de Santo Tomás d'Aquino. Em 1896 deu-se início a outra cadeira de filosofia tomista.O movimento neotomista caracteriza-se, em geral, pelo seu esforço de atualização constante e abertura aos novos problemas e novas interrogações vindas de todos os lados da filosofia.

Fonte: Infopedia

Devoção mariana e amor pela humanidade

Por João Emiliano Martins Neto

Maria deveria ser a grande bandeira de uma humanidade aprimorada, porque livre do pecado pelos méritos de Cristo.


Ícone mariano de Nossa Senhora de Nazaré
Entendo que a devoção mariana, a devoção por Nossa Senhora pode fazer-nos verdadeiros amantes da humanidade. A devoção mariana seria um verdadeiro humanismo, pois disse um santo, que a glória de Deus é o homem vivo. Ora, ninguém de nós meras criaturas é mais vivo - glorificou mais a Deus - que Nossa Senhora Maria Mãe de Deus. Ninguém, pois por sua imaculada conceição Maria não sofre da morbidez imposta a nós outros homens pelo pecado original.

Maria deveria ser a grande bandeira de uma humanidade aprimorada, porque livre do pecado pelos méritos de Cristo. Quem ama a Nossa Senhora, ama a humanidade e dá mais glória por ter feito maravilhas a sua serva Maria, criatura como a gente, nossa irmã e nossa Mãe.

Tolerar 'rolês' é o caminho do caos

domingo, 12 de janeiro de 2014

Trecho de uma carta a um irmão separado

Por João Emiliano Martins Neto

ao contrário do que ensina a orgulhosa teologia da prosperidade muito disseminada entre vocês amados irmãos separados 

"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!" (São Mateus 5:4 Bíblia Ave Maria)

Caro irmão,
Apreciei deveras a seu último sermão em sua, como nós católicos devemos chamar às igrejas protestantes, comunidade eclesial. Apenas gostaria de lembrá-lo - ao contrário do que ensina a orgulhosa teologia da prosperidade muito disseminada entre vocês amados irmãos separados - a respeito da humildade de um Deus como o nosso que se fez homem. Também esse Deus nasceu em uma manjedoura ao alertá-lo que poupe de se gabar por Deus ser mais propício a um do que a outro. Pois, se, por exemplo, há gente humilde, que, segundo suas palavras, não conseguem; se há pessoas que não são amadas verdadeiramente; se há pessoas angustiadas ou cansadas, eis que segundo as beatitudes (São Mateus 5:1-12) são consideradas pessoas felizes, apesar de suas lágrimas e sofrimento.




Que neste aniversário de nossa Belém, capital do Pará

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Os erros de Augustus Nicodemus sobre a doutrina da graça no catolicismo

Frequentemente os protestantes se confundem ao exporem a doutrina católica da graça. Chamam-na de pelagiana, de semipelagiana, meio sem muito critério, sem muito sal. É velha tal acusação, que data de João Calvino. Focaremos, nessa postagem, a acusação de semipelagianismo, doutrina condenada infalivelmente.

Para entendermos as várias posições da graça, utilizaremos um gráfico feito por Garrigou-Lagrange, em sua obra "Comentários ao Tratado da Graça" :
Não pode a graça ser "eficiente por si mesma" e "não eficiente por si mesma", pois tal violaria o princípio lógico tertium not datur. As posições teológicas, heréticas ou não, situam-se entre esses dois extremos, em maior ou menor intensidade. Sustenta esta posição, de modo geral:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores