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quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Os erros de Augustus Nicodemus sobre a doutrina da graça no catolicismo

Frequentemente os protestantes se confundem ao exporem a doutrina católica da graça. Chamam-na de pelagiana, de semipelagiana, meio sem muito critério, sem muito sal. É velha tal acusação, que data de João Calvino. Focaremos, nessa postagem, a acusação de semipelagianismo, doutrina condenada infalivelmente.

Para entendermos as várias posições da graça, utilizaremos um gráfico feito por Garrigou-Lagrange, em sua obra "Comentários ao Tratado da Graça" :
Não pode a graça ser "eficiente por si mesma" e "não eficiente por si mesma", pois tal violaria o princípio lógico tertium not datur. As posições teológicas, heréticas ou não, situam-se entre esses dois extremos, em maior ou menor intensidade. Sustenta esta posição, de modo geral:

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Eis, acima, um justo destino para os seguidores dos revolucionários esquerdistas, liberais e libertários.

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