Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A mente extemporânea

Por João Emiliano Martins Neto

Por vezes é doce com pimenta
Inconsentânea
A mente extemporânea.



O Mundo nas Mãos

Por Dom Alberto Taveira Corrêa (Arcebispo Metropolitano de Belém)
 

Ao olhar para tua imagem de Nazaré, nós te contemplamos Mãe, simples e amiga. Teu rosto mostra seriedade e serenidade, delicadeza e firmeza.

Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Nossa Senhora de Nazaré, aqui estamos, mais uma vez, para conversar contigo e de ti aprendermos a viver com Jesus, de Jesus e para Jesus. Conduze-nos a Ele, para que recebamos seu amor e sua graça.
Ícone de Nossa Senhora de Nazaré


Muitas imagens e pinturas foram feitas para retratar-te, ó Maria. Quantos títulos foram cunhados pelos poetas e pelo povo, porque Deus te deu a graça de manifestar-te, modelo e intercessora, em muitas partes desta terra de nosso Deus. Aqui no mundo do Círio, és chamada de Nossa Senhora de Nazaré! 


O Círio de Nazaré e uma correta teologia mariana

Por João Emiliano Martins Neto
 
 seria blasfemo nosso Senhor dizer com Davi e com qualquer um de nós que Maria O concebeu em iniquidade.

Penso que a Igreja Romana poderia orientar a toda a humanidade e a nós paraenses que veneramos Nossa Senhora de Nazaré ao invés de ceder à regionalismos ou às pressões do fantasma que é o cisma gnóstico protestante ao mostrar que o culto à Maria,


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O que seria dos protestantes sem a Igreja Católica?

Por Conde Loppeux de la Villanueva

 Recordemos que o ápice da Inquisição espanhola foi também o auge da cultura espanhola, o Siglo de Oro, onde uma penca de escritores, moralistas, teólogos, juristas, místicos, poetas e músicos brilhou por todo o século de Felipe II.

 Alguns evangélicos detestaram minhas explanações em um artigo que publiquei sobre os “pecados” históricos e teológicos do protestantismo. Meu amigo Julio Severo, blogueiro de confissão protestante e militante cristão pró-vida, postou uma resposta em sua página, que é cheia de equívocos históricos. Na verdade, suas declarações apenas revelaram aquilo que critiquei no imaginário protestante. A idéia errônea de uma Igreja Católica irremediavelmente corrupta e de uma “Reforma” moralizadora e salvadora da Cristandade. Até o dado momento, não vi nenhuma refutação realmente convincente.




O protestantismo do século XVI ameaçou destruir todas as bases culturais e históricas do Catolicismo na Europa. Em nome dos erros da Sola Scriptura e de outras idiossincrasias teológicas, queria apagar da memória cerca de quase mil e quinhentos anos de Cristianismo. Ou na melhor das hipóteses, reescrever essa tradição e essa história conforme as conveniências de cada seita ou grupo político apologista do cisma reformado. De fato, esse apagão cultural ocorreu dentro da cultura protestante. Monarcas como Henrique VIII saquearam os mosteiros e templos católicos, expulsando ou executando monges e padres e obrigando toda a uma população a aderir à sua nascente igreja particular. Na Alemanha foi até pior. Igrejas foram queimadas, obras de arte foram destruídas e os católicos foram obrigados à conversão forçada ou assassinados. A Alemanha foi um verdadeiro palco de guerra civil e religiosa.


sábado, 12 de outubro de 2013

O Círio de Nazaré e o condenado

Por João Emiliano Martins Neto

 Se Deus fez assim ao homem e fez-se homem em Cristo, imagem de carne, como condenaria o culto às imagens?

Há muito isolado por suas condições psicopatológicas em uma cela, o condenado vivia a estudar as leis penais brasileiras para melhor defender-se em próximas audiências, além de ler muita Literatura que é sempre no mundo todo fonte segura de conhecimento da alma humana.



sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O Credo do Reacionário (Por Erik von Kuehnelt-Leddihn)

Citado em We are Time 

Como um reacionário honesto, eu naturalmente rejeito o Nazismo, Comunismo, Fascismo e todas as ideologias relacionadas que são, de fato, um reductio ad absurdum da chamada democracia e do “povo no poder”.
 
I

Erik von Kuehnelt-Leddihn

Eu não hesito em anunciar que sou um reacionário. Eu tomo com um profundo orgulho, na verdade. Não vejo mais razão em olhar para a frente, para um futuro desconhecido, ao invés de olhar para trás nostalgicamente para valores conhecidos e comprovados.

O termo "reacionário", na forma em que uso, não representa um conjunto de ideias definitivos e imutáveis. Representa uma atitude de espírito. Como um reacionário, eu me ressinto em opor o espírito e as tendências da época em que sou obrigado a viver e buscar restaurar o espírito que teve a sua melhor personificação em períodos já passados.

As circunstâncias em que o termo "reacionário" é aplicado como um epíteto para fascistas e outras marcas do homem moderno - as quais um verdadeiro reacionário tem apenas desprezo -  não é minha culpa.




terça-feira, 8 de outubro de 2013

Participe da campanha pela libertação de pastor preso no Irã

Do site Verdade Gospel


cristãos ao redor do mundo estão sendo motivados a orar em favor da liberdade religiosa e pela vida do pastor Saeed, por meio de encontros e vigílias de oração.


O Centro Brasileiro Para Lei e Justiça (CBLJ) continua com a campanha de oração mundial em favor do pastor americano Saeed Abedini. Para intensificar a ação o CBLJ pede que os participantes tirem fotos segurando uma placa com os dizeres: FREE SAEED.


domingo, 6 de outubro de 2013

Método da loucura

Por João Emiliano Martins Neto


Ele não pagou ao tráfico aqueles quilos de drogas apreendidos pela polícia, estava, então, marcado para perecer nas garras dos criminosos. No dia do acerto de contas como é a praxe desse tipo de mal, estava a vítima acompanhado de seu irmão e então!


Sobre a renúncia de Marina Silva ao sonho de ser Presidente

Por João Emiliano Martins Neto 


- "Eduardo, você está preparado para ser presidente do Brasil? Eu vou ser sua vice e estou indo para o PSB - contou Marina, relatando ainda que Campos ficou mudo, mas muito eufórico." (Marina Silva, ecochata e ex-futura pré-candidata à presidência do Brasil)

quem como o PT é capaz de tocar o projeto da chamada Pátria Grande na América Lat(R)ina?
 



Penso que Marina renunciou porque importa manter o projeto comunista brasileiro e latino-americano promovido pelo PT.


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Praça da República de Belém do Pará

Por João Emiliano Martins Neto

Fitando Mariane a musa dos republicanos ingratos brasileiros, na posse do cume do mastro do obelisco e monumento-mor da referida praça, senti-me como os republicanos de 1889 a trair um rei.

Manhã ensolarada na Praça da República de Belém do Pará.


PORTO ALEGRE CULTUA ASSASSINO DILETO DE TARSO GENRO

Por Janer Cristaldo

 É espantoso que, quase oitenta anos depois da Intentona, duas décadas após a queda do Muro, os gaúchos tenham de conviver com uma homenagem ao assassino que Tarso Genro cultua como herói.


De 1964 para cá, uma insólita mania tomou conta do país, o culto a assassinos como se fossem heróis. Desde Che Guevara a Lamarca, Marighela e Luís Carlos Prestes.


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Agilidade para perdoar

Por João Emiliano Martins Neto


"para quem não trabalha, mas acredita naquele que torna justo o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça." (Romanos 4:5)


Santo Egídio
 A disputa era grande naquele Dia do Senhor para subir a rampa de acesso à capela de Santo Egídio, daquela distante cidade.

"Eu entro primeiro!" - dizia um.

"Não! Eu entro primeiro!" - dizia outro.

"Por que?" - perguntou o primeiro.



Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores