Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Que é ser um protestante

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" - Efésios 2:8-9 (ACF)


Neste dia 31 de outubro, chamado de dia da Reforma Protestante, gostaria, caros leitores, de deixar uma seguinte análise, abaixo, eu diria que metafísica a respeito do que é ser um protestante.

 + + +

Notem que, caros leitores, eu acho que nós, os protestantes somos como que umas crias típicas do Catolicismo Romano. Por amarmos a liberdade, por amarmos a saudável e justa para com nossa consciência através da ordem mental imposta pela Ciência, por sermos criativos, por gostarmos bem pouco de um certo servilismo aleijante a uma ainda que justa, pois vem de Deus (Romanos 1.13), hierarquia, porém muitas vezes corrompida, essas e outras características fazem de nós muito romanos, ocidentais, mesmo. Somos nós, os cristãos bíblicos, como que romanistas desgarrados. Somos - graças a Deus - protestantes: cristãos de raiz, consumados, cristãos que bebemos nas fontes de água viva, bíblicos, verdadeiros.

Obrigado meu Deus pela Reforma!






Sola gratia!



JOÃO EMILIANO MARTINS NETO

sábado, 29 de outubro de 2011

Cântico das Criaturas (poesia cristã)

Eu sou criatura
Eu sou feitura

Deveras da ternura
De Deus
Maior que o pecado
A feiúra
Bem maior que a pecaminosa cegueira
Sem eira e nem beira
Minha e de qualquer criatura.


JOÃO EMILIANO MARTINS NETO

Cristianismo e Política

Uma religião tradicional como o Cristianismo eu percebo como uma idéia muito mais do lado da Direita conservadora que entende que deve defender o real como algo que de fato o é: persistente, incontornável, inflexível e perene do que como uma idéia de Esquerda com o tal "dinamismo", a roda viva louca revolucionária defendida pelos infantis esquerdistas.

Difícil é para a Esquerda recalcitrar contra este aguilhão de que não pode querer sempre e em todo caso dar uma de moderninha, isto é, querer começar sempre tudo do nada como se, por exemplo, a defesa dos valores de Cristo como a tolerância perante os defeitos alheios (pecado humano) não fosse um certo aspecto da própria realidade a ser levado em conta. Nesse sentido, o Evangelho do Reino de Deus é direitista, sim!


JOÃO EMILIANO MARTINS NETO

sábado, 22 de outubro de 2011

O Penhor (poesia cristã)

Senhor Jesus Cristo és Senhor
Minha devassa língua pecadora tal santo penhor confessa
Para graciosa salvação de um confessante.
Do contrário no mesmo instante
Resultaria um nunca injusto a qualquer homem sofrer muitíssimo
Por mim o Vosso imerecidissimamente ardente clamor de dor santíssimo
Nos átrios da Casa do Pai
Em confissão de fé no Senhor
Em dor
O Justo Cordeiro sem mácula
Ai!
Que morreria por um'alma tão devassa...


JOÃO EMILIANO MARTINS NETO

domingo, 9 de outubro de 2011

Mensagem sobre o Círio

O Círio de Nazaré, devoção católico-romana celebrada como é típico dos católicos, na capital do Estado brasileiro do Pará, junto com todo o Cristianismo mais antigo: catolicismo-romano e ortodoxos, é fruto de uma época menos livre, pelo menos como hoje a liberdade é concebida como tal. O Cristianismo mais antigo é fruto de um tempo durante o qual a fonte primária da fé em Cristo que é a Bíblia, não era muito conhecida e franqueada para leitura aos predestinados pelo SENHOR para irem para o Céu. Por isso, acho que o Círio como todo o Cristianismo mais antigo, são muito mais fruto de hábitos inveterados de homens.


Contudo, quero abençoar a fé desses meus irmãos cristãos mais antigos, os quais, mesmo que sejam membros de uma outra e estranha comunidade e com outros hábitos próprios, porque seremos sempre em essência filhos de Cristo - discípulos do Senhor - se confessarmos com uma fé sem fingimento - apesar de nossas limitações humanas, apesar de tudo e todos - a Cristo como nosso único e suficiente Salvador. Logo, destarte, somos um só corpo, cuja cabeça é o nosso Senhor.



Deus abençoe os verdadeiramente eleitos de Deus, espalhados pelo Brasil e pelo mundo todo.


Sola gratia!
 

JOÃO EMILIANO MARTINS NETO

Contra o ateísmo militante

Comentário meu na blogosfera (http : / /libertatum.blogspot. com/2011 /10/ censuras- virtuais. html )
 
Ateísmo militante é burrice e amoralismo militante. Não que eu saiba em que pé estão os estudos acerca da existência de Deus, porém, sei por experiência própria de que qualquer diálogo inteligente filosófico e científico (teológico, por exemplo, cf. na Bíblia Rm 1:20) vai sempre chegar, por fim, no fato aporético, como se diz em Filosofia, ou seja, incontornável de que Deus existe, mesmo e ponto.

Acho todo ateu, agnóstico e indiferentes uns no fundo, no fundo em verdade é um bando de traumatizados pela vida: abusados sexualmente na infância ou ingratos e odientos para com o próprio pai (homem), nunca pessoas honestas e inteligentes.


JOÃO EMILIANO MARTINS NETO

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Kardecismo, sim! (crítica contra o Espiritismo)

Nesse meu pobre e infeliz País, o Brasil, onde sempre somos tão assombrados por tantos livros e filmes de espíritos, guias, entidades, trapaças, jeitinhos brasileiros, charlatanices, histrionismos e semelhantes, gostaria de testemunhar, hoje, aqui para vocês meus caros leitores a respeito de que quando fui espírita por 8 anos desta minha - bíblicamente falando espero que única, definitiva e decisiva (Hebreus 9:27) - atribulada existência, eu sempre ouvi rumores de uma disputa entre os gentios espíritas de que Allan Kardec não fundou o Espiritismo, mas que codificou a tal técnica para diálogo com o sobrenatural. Bem, gostaria de criticar aqui de que se o tal Kardec codificou o Espiritismo, creio que o francês fez uma péssima codificação, porque Kardec confundiu Cristianismo e Espiritismo em um certo nível filosóficamente inaceitável: o da justifiça divina. Deus para o Espiritsmo não é justo, não é amor: não perdoa jamais o pobre homem fraco e pecador.

Para o Espiritismo, Cristo é apenas um modelo, um bom exemplo, por isso, inválido no nível que o homem mais precisa que é o do perdão divino para a salvação da historicamente débil alma desse mesmo homem.

O Espiritismo poderia muito bem prescindir de uma idéia como a cristã que é tão antípoda ao voluntarismo odiento que caracteriza a filosofia espírita.

O Espiritismo que conhecemos é Kardecismo, sim, por incompetência e/ou desonestidade do tal Kardec.


Sola gratia!


JOÃO EMILIANO MARTINS NETO

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores